O Governador do Estado é o chefe da administração estadual e representante do Estado. Obedece a Constituição Federal e a Constituição Estadual.
A Constiuição de 88 adotou um modelo cooperativo, na qual União, Estados e Municípios são solidariamente e igualmente responsáveis por diversas políticas públicas.
Saúde, Educação e Meio Ambiente são exemplos de áreas em que os entes são todos responsáveis em conjunto, embora haja uma divisão quanto ao enfoque, determinado pela preponderância de interesses: nacional, regional ou local.
O Governo do Estado cuida de assuntos de interesse regional. E mesmo nessa lógica cooperativista, há áreas ou privativas ou nas quais os Estados tem destaque na atuação.
Os Estados costumam ser os responsáveis pela gestão dos grandes hospitais e emergências do Estado. Ficando o atendimento de saúde básica a cargo dos municípios. Isso não impede a sua atuação também nesse nicho.
Gestão e prevenção de grandes tragédias e situações de calamidade pública, os Estados se destacam atuando via Corpo de Bombeiros e via Secretarias de Defesa Civil.
Transporte intermunicipal também fica sob gestão do Governador. Linhas de ônibus intermunicipais, trens, metro e transporte aquaviário são exemplos. Inclusive atuando na regulação das concessões e preço das passagens.
Na Educação, o Ensino Médio e Técnico costumam ser de responsabilidade do governo estadual. Porém, não é incomum que os Estados criem suas próprias Universidades Públicas, o que geralmente é feito pela União.
A Segurança Pública é uma das principais áreas de atuação dos Estados. O Governador tem o comando sobre a Policia Militar, que faz o trabalho ostensivo.
Também é de responsabilidade do Governador a atuação da Polícia Civil, responsável pelo papel investigativo e de inteligência no combate a criminalidade.
Ao Governo do Estado cabe a promoção do Desenvolvimento Economico Regional.
Acaso o Governador cometa algum chamado crime de responsabilidade, ele pode ser retirado do cargo sofrendo um processo chamado de Impeachment, processado e julgado na Assembleia Legislativa.