Camilo Santana (PT) encerra sua bem avaliada gestão a frente do Governo do Ceará. Entretanto, vê a oposição liderar as pesquisas por indefinição do nome do seu sucessor.
Vejamos os candidatos a ocupar o Palácio da Abolição. O xadrez político do Ceará.
Camilo renunciou ao Governo para disputar o Senado Federal, assumindo sua vice, Izolda Cela (PDT), a primeira mulher a assumir o governo do Ceará.
Izolda, fruto de uma aliança entre PT e PDT, herda uma boa avaliação do Governo Camilo. Mas ainda não deslanchou nas pesquisas.
Izolda se notabilizou por ser uma das peças chaves da revolução na educação no Ceará.
Entretanto, o nome mais forte na disputa do PDT é o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Com uma boa gestão, fez seu sucessor na capital cearense.
Roberto Cláudio é o favorito da família Ferreira Gomes, tendo grande proximidade com o Senador Cid Gomes.
Assim como Izolda, enfrenta a rejeição vinda do desgaste do grupo político dos Ferreira Gomes, há muito tempo no poder no Ceará.
Capitão Wagner (União) tem se posto como antagonista ao grupo dos Ferreira Gomes. Se notabilizou pelas greves na área de Segurança Pública.
Lidera a corrida eleitoral. A indefinição do PDT e o desgaste do grupo Ferreira Gomes lhe beneficia.
Sua proximidade com Bolsonaro e sua participação no motim da Policia Militar, que levou terror ao estado em 2020, lhe traz grandes prejuízos eleitorais.