Podemos conceituar fake news como todo conteúdo comprovado e propositadamente falso, mas com aparência de verdadeiro, capaz de provocar algum dano, efetivo ou em potencial. É uma desinformação proposital, com intuito de enganar para determinado propósito.
Levantamento IPSO/2018 mostra que 62% dos entrevistados no Brasil admitiram ter acreditado em notícias falsas, um valor acima da média mundial que é de 48%.
Redes sociais e comunicadores instantâneos, como Whatsapp e Telegram, tem se mostrado como as principais ferramentas de difusão da desinformação proposital.
A preocupação é tanta que diversos órgãos estatais tem procurado combater as chamadas "Fake News". O próprio TSE temem da influência da desinformação no resultado das eleições, levando a população ao engano, influenciando sua capacidade democrática de escolha.
O próprio sistema eleitoral, com as urnas eletrônicas, é vítima de diversas 'fake news" que atacam sua lisura e segurança.
- Títulos sensacionalistas ou milagrosos? Tenha dúvida, geralmente são feitos para acumular cliques e não necessariamente passar veracidade.
como evitar fake news?
- Procure as informações em veículos de credibilidade, especialmente aqueles que você já conhece e confia.
como evitar fake news?
- Confira a data da publicação. Uma notícia real, porém, antiga, pode causar pânico ou criar expectativas sobre alguma situação já resolvida ou controlada.
como evitar fake news?
- A fonte realmente existe? É um canal com credibilidade? Há outras publicações duvidosas nesta plataforma? É sempre interessante investigar mais a respeito do site em questão.
como evitar fake news?
- Consulte sites de verificação gratuitos. Repassar informações falsas, ainda mais se forem de grande complexidade, é perigoso. Não alimente as fake news.