Recentemente, Ku Klux Klan entrou no debate brasileiro, após um dos candidatos, Lula (PT), dizer que a manifestação pro-Bolsonaro (PL) parecia encontro da Ku Klux Klan.
A fala gerou polêmica. Ciro Gomes reagiu com uma postagem.
Em Natal, um grupo de bolsonaristas então começaram a organizar um evento, fazendo trocadilho com CusCuz, prato típico do nordeste
Mas vc sabe o que é a Ku Klux Klan?
A Ku Klux Klan é uma organização formada por supremacistas brancos que surgiu nos Estados Unidos depois da Guerra Civil Americana com o intuito de perseguir e promover ataques contra afro-americanos e defensores dos direitos desse grupo.
O nome da organização (Ku Klux Klan) faz menção à palavra do idioma grego kyklos, que significa “círculo”, e à palavra do inglês clan.
A Ku Klux Klan ficou conhecida pela perseguição que promovia contra negros e simpatizantes a concessão de direitos civis dos negros no sul dos Estados Unidos, cometendo atos de violência, como espancamentos até a morte e enforcamentos de suas vítimas.
Os símbolos dessa organização terrorista era um capuz cônico e uma vestimenta, ambos na cor branca. O objetivo dessa roupa, além de esconder a identidade dos que se envolviam nos atos de violência, era o de intimidar as vítimas. Na segunda fase do Klan, os membros da organização também adotaram a cruz em chamas como símbolo.
O Klan atualmente está diretamente ligado com ideais supremacistas, anticatólicos, antissemitas, antiliberais, anticomunistas, além de promoverem discurso de ódio contra muçulmanos e LGBTs e terem envolvimento com movimentos de neonazistas.
Recentemente, um ex-líder da KKK falou sobre Bolsonaro. Bolsonaro nega envolvimento com o grupo.