Rodrigo Neves (PDT), ex-prefeito de Niterói, tenta a cadeira do Palácio das Laranjeiras. Tem como trunfo a sua elogiada gestão da cidade de Niterói. Tem conseguido construir um arco de apoio que vai desde a setores do PT ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).
Na Saúde,pretende contratar mais médicos e melhorar a gestão dos profissionais de saúde. Garantir maior agilidade e transparência no agendamento de exames, consultas e cirurgias. Aumentar o orçamento da saúde do estado em 20%
Rodrigo quer dar um choque de gestão na secretaria de segurança pública para que a prioridade volte a ser o policiamento das ruas. Interromper imediatamente a crescente expansão territorial do tráfico e da milícia.
Implantar programas de atividades esportivas, culturais e de qualificação profissional para os jovens que vivem nas comunidades e periferias. E estabelecer um amplo programa de qualificação e treinamento para os policiais.
Rodrigo deseja reabrir e modernizar os CIEPs do estado, garantindo ensino em tempo integral. E dobrar os recursos destinados ao ensino técnico e profissionalizante em todo o estado.
Fala em abrir frentes de trabalho em todo o estado para recuperar a infraestrutura das unidades de educação e saúde. Implantar um amplo programa estadual de renda básica. Estabelecer linhas de crédito para as micro e pequenas empresas.
Cláudio Castro (PL) tenta a reeleição. Assumiu o Governo após o impeachment de Wilson Witzel por corrupção. Castro tem usado os recursos provenientes da concessão da CEDAE para pavimentar sua reeleição, construindo um amplo arco de apoio a seu lado.
Fala em criar um milhão de novos postos de trabalho, através de obras de infraestrutura e a construção do Metrô Leve na Baixada Fluminense e da Linha 3 do Metrô convencional, que ligaria o centro do Rio à Niterói e São Gonçalo. Além de diversas outras obras, do programa Rio Canteiro de Obras.
Quer ampliar o Programa Segurança Presente, um projeto de patrulhamento complementar ao trabalho realizado pela Polícia Militar em determinadas regiões do estado. De acordo com o plano de governo do candidato, o objetivo é instalar 15 novas bases do Segurança Presente no estado.
Pretende a reforma de 50 Cieps, tornando as escolas ambientes mais tecnológicos e em horário integral.
Na área da Saúde, Cláudio Castro pretende promover uma ampla reforma das unidades de saúde pública do estado.
O professor de história Marcelo Freixo (PSB) foi deputado estadual e federal. Busca nessa eleição se aproximar de um eleitor mais moderado, trazendo inclusive como vice Cesar Maia.
Quer implementar o Programa DESENVOLVE RIO, um pacto pelo desenvolvimento do Estado com base na melhoria do ambiente de negócios. Além de apoiar o crescimento do complexo econômico-industrial da saúde no Rio de Janeiro
Pretende criar um programa CORRENTE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: DA PRIMEIRA INFÂNCIA AO PRIMEIRO EMPREGO, instituindo um Pacto Estadual pela Educação.
Na Segurança, implementar o PROGRAMA POLÍCIAS TREINADAS E EQUIPADAS a partir do investimento na MODERNIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS. Formular e implementar planos regionais de segurança pública. Além de um novo plano diretor do sistema prisional do RJ.