O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, tenta desafiar Zema. Seu jeitão sério ganhou popularidade nas redes sociais. Conta com o apoio do ex-presidente Lula.
O plano de governo de Kalil defende o fortalecimento do agronegócio. Diz que a agricultura familiar é uma vocação de Minas Gerais.
A proposta é que a geração de empregos e capacitação sejam desenvolvidas regionalmente, de forma a explorar as vocações de cada território e cultura.
Kalil prevê um programa para a alocação de médicos para a área de saúde da família e investimentos em unidades de atenção primária à saúde. Quer a implantação de um serviço de telessaúde sob gestão do estado em parceria com instituições de ensino superior.
Na Educação, Kalil propõe a formação continuada dos educadores e a valorização dos servidores da área. Defende também avanços na implementação do ensino médio em tempo integral.
Kalil defende que prevenção e tecnologia sejam prioridade na segurança pública.
O PSDB tentará a candidatura do deputado Marcus Pestana. Pestana já foi secretário de Saúde da gestão Aécio Neves. Tem apoio de Ciro Gomes.
O candidato propõe como foco na Educação a qualificação nos ensinos fundamental e médio por meio de parceria com os municípios, fortalecimento do papel das diretoras das escolas estaduais e valorização dos professores.
O programa propõe ações multilaterais nas cadeias produtivas do agronegócio, da indústria e dos serviços. Focando em inovação, a melhoria da produtividade e da competividade da economia mineira, objetivando a geração de empregos e renda.
Pestana promete “especial atenção às oportunidades abertas relativas ao modal ferroviário. O Rodoanel Metropolitano e a duplicação da BR-381, (...) assim como soluções para ampliação do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)"
Pestana defende investimentos no sistema de inteligência das polícias mineiras, valorização dos policiais e modernização do sistema prisional. Propõe também fortalecimento do programa Fica Vivo.
O atual governador Romeu Zema (NOVO) tenta a reeleição. Prometendo uma gestão liberal, Zema acabou por fazer uma gestão pragmática. Embora aliado de Bolsonaro, Zema tem buscado se por mais neutro quanto ao presidente.
Zema propõe elaborar um projeto da Lei de Responsabilidade Fiscal Mineira e uma nova regulamentação do ICMS. Além de acelerar a burocracia mineira, concedendo licenciamento mais célere.
Criação de um fundo estadual para concessão de microcréditos para agricultores familiares.
Na Educação fala em expandir o programa Trilhas do Futuro para aumentar a oferta gratuita de cursos técnicos. Além da expansão do Projeto Somar e a oferta de ensino médio integral.
Na Segurança promete a integração das bases de Informação da Segurança Pública entre as diversas forças de segurança, além de ampliar o plantão digital de atendimento policial, para 24hs.
Zema promete finalizar a entrega dos Hospitais Regionais. Além de ampliar o rol de procedimentos cirúrgicos do Opera Mais.