Aos 76 anos, o ex-presidente Lula tenta retornar ao Palácio da Alvorada. Após uma prisão injusta, fruto de um processo repleto de ilegalidade, Lula tenta retomar o protagonismo da esquerda no comando do País.
Adotando uma linha mais moderada, chamou Geraldo Alckimin para ser seu vice-presidente. Vejamos suas principais propostas:
Lula fala da criação de oportunidades de trabalho e de emprego com a retomada dos investimentos em infraestrutura e em habitação; a reindustrialização nacional em novas bases tecnológicas e ambientais. E a retomada da política de valorização do salário mínimo.
Quer a retomando as metas do Plano Nacional de Educação. Para os alunos que ficaram defasados por conta da pandemia, um programa de recuperação educacional concomitante a educação regular.
Dar condições ao SUS para retomar o atendimento às demandas que foram represadas durante a pandemia, atender as pessoas com sequelas da covid-19 e retomar o reconhecido programa nacional de vacinação. A volta do Mais Médicos e a Farmácia Popular, além do fomento ao Complexo Econômico e Industrial da Saúde.
Quanto ao Meio Ambiente, fala em combater o uso predatório dos recursos naturais e estimular as atividades econômicas com menor impacto ecológico. Para isso, será necessário recuperar as capacidades estatais, o planejamento e a participação social fortalecendo o Sistema Nacional de Meio Ambiente e a Funai.
Defende a implantação do Sistema Nacional de Cultura e a adoção da política de descentralização de recursos para Estados e o maior número possível de municípios, além de políticas para reestruturar a cadeia produtiva cultural.
Quer implementar e aprimorar o Sistema Único de Segurança Pública, modernizando estratégias, instrumentos e mecanismos de governança e gestão.
Tem-se colocado como oposição a privatização da Petrobras, Eletrobrás, Correios e bancos públicos.
A Petrobras terá seu plano estratégico e de investimentos orientados para a segurança energética, a autossuficiência nacional em petróleo e derivados, a garantia do abastecimento de combustíveis no país.