As Maiores Enchentes do Brasil

A enchente em Petrópolis ,nesse ano de 2022, causou mais de 200 mortos e desaparecidos. Infelizmente essas tragédias são comuns na história brasileira.

Santa Catarina é um dos estados que mais sofre com enchentes e inundações e no ano de 1855 é registrada uma das primeiras tragédias. Bruno Otto Blumenau, fundador da colônia que se tornaria Blumenau, relata que em menos de 36h o rio Itajaí-Açu subiu a uma altura de mais de 63 palmos do nível normal, algo em torno de 15 metros.

As enchentes e deslizamentos ocorridos no mês de março de 1967 em Caraguatatuba resultaram em cerca de 436 mortes (moradores falam que foi o triplo). Uma tragédia que teve repercussão mundial com o nome de Hecatombe.

Uma das maiores enchentes registradas na Vale do Rio Doce e no Espírito Santo aconteceu no ano de 1979. Os estragos foram bastante intensos, a repercussão da tragédia foi mundial para se ter uma ideia. Muitas cidades foram prejudicadas.

A causa da enchente foi o grande acúmulo de chuva ocorrido entre o final de janeiro e começo de fevereiro de 1979 na bacia do Rio Doce. No dia 3 de fevereiro aconteceu o pico da cheia do Rio Doce e o nível da água acabou subindo bem rapidamente.

Ao todo essa enchente deixou 47.776 desabrigados, 74 vítimas fatais e 4.424 casas atingidas.

Só em Ipatinga (MG), foram 10 mil desabrigados e 42 mortos.

Após o período de grandes chuvas no mês de novembro de 2008 começaram as enchentes no estado de Santa Catarina. Ao todo foram 135 mortos, 9.390 de moradores que tiveram que abandonar as suas casas e mais de 5.617 de desabrigados.

No mês de janeiro de 2010, o Rio de Janeiro e São Paulo passaram por grandes dificuldades com as inundações e deslizamentos de terra. No Rio de Janeiro o Morro Carioca, no centro de Angra dos Reis, foi uma das regiões mais atingidas pelos deslizamentos de terra.

A estrutura inadequada das encostas foi agravante. Ao todo  inundações e deslizamentos deixaram pelo menos 75 mortos e centenas de feridos na região Sudeste do país.

Os estados de Alagoas e Pernambuco sofreram com as enchentes no mês de junho de 2010. Foram mais de 30 municípios dos dois estados que sofreram com essa situação e declararam estado de emergência.

Enchentes e deslizamentos de terra atingiram o Rio de Janeiro, em  2011. Os municípios mais afetados foram Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, e outros da Região Serrana. Os serviços governamentais contabilizaram 916 mortes e em torno de 345 desaparecidos.

A cidade paulistana de Embu das Artes sofreu com as enchentes em 2021.

Mais sobre Política?