A REDENÇÃO DE LULA

Após prisão ilegal, Lula lidera as intenções de voto para as Eleições de 2022

Foto: Ricardo Stuckert

Retirante nordestino de Guaranhuns/PE, Lula inicia sua vida política liderando greves de Sindicatos no ABC Paulista, durante a Ditadura.

Foto: Irmo Celso

Após as greves de 79/80, sindicalistas liderados por Luiz Inácio Lula da Silva decidem criar um partido político, e assim nasce o Partido dos Trabalhadores, o PT.

Foto: Juca Martins  Olharimagem  Acervo CSBH-FPA

Em 1986, Lula é eleito deputado federal constituinte, pelo PT, com a maior votação do País, e participa da elaboração da Constituição Federal, promulgada em 1988.

Agencia Câmara

Em 1989, disputa sua primeira eleição presidencial. É derrotado por Fernando Collor de Mello, no Segundo Turno.

Reprodução

Na 4ª tentativa, após moderar seu discurso e ter de vice o empresário José Alencar, Lula é eleito presidente da República em 2002.

Foto: Planalto Ag. Brasil

Já no 1º Mandato, Lula alcançou altos índices de popularidade.  E teve o Bolsa Família como grande marca de seu Governo.

Foto: Ricardo Stuckert

Mesmo com acusações e o escândalo do Mensalão, Lula se reelege presidente do Brasil, em 2º turno contra Geraldo Alckmin (PSDB)

Foto: Wilson Dias. Ag. Brasil

Com baixo desemprego, Lula, em 2012, encaminha sua sucessão elegendo a desconhecida Dilma Russeff, como a 1ª mulher presidenta do Brasil. A "mãe" do PAC, dizia Lula.

Foto: Ricardo Stuckert

Lula viu as manifestações de 2013 derrubarem a popularidade de Dilma e alimentarem um sentimento de antipetismo no país.

Fonte: Twitter

Em 2014 se inicia a Operação Lava Jato que passa a acusar os Governos PT de corrupção. Com métodos não convencionais, a operação prende empresários e investiga políticos. Forçando "delações" premiadas.

Reprodução

Em eleição apertada, Dilma derrota Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB)

Foto: Ricardo Stuckert

Antigos aliados, com medo das investigações da Lava Jato, comandados por Michel Temer, vice de Dilma, derrubam a presidenta, acusando-a de não impedir as investigações. 

Foto: Lula Marques

Mesmo sem provas contundentes, o juiz Sergio Moro condena Lula por corrupção, tendo a sua decisão confirmada no TRF-4, tornando Lula inelegível para 2018.

Reprodução

Moro determina a prisão de Lula em Curitiba.

Foto: Marcelo Casal JR.  Ag. Brasil

Sem Lula no pleito, Bolsonaro se elege presidente e Sergio Moro vira ministro da Justiça de Bolsonaro.

Foto: Amtonio Cruz Ag. Brasil

Acampamento Lula Livre é montado em frente a sede da PF de Curitiba/PR, onde Lula ficou preso. Atos "Lula Livre" acontecem pelo Brasil e mundo. Foram 580 dias de prisão e de acampamento.

Foto: Claudio Kbene

REVIRAVOLTA: Vazam gravações de conversa entre Moro e os procuradores da Lava Jato, comprovando o conluio e a suspeição de Moro. Seus atos são anulados e Lula é solto e se torna elegível.

Foto: Lula Marques

Lula se torna pré-candidato à presidência em 2022 e lidera com folga as pesquisas.

Foto: Filipe Araujo fotos publicas

Para Lula, a vitória em 2022 para presidente seria a sua redenção vinda do povo. Uma resposta as eventuais injustiças cometidas contra ele e o Partido dos Trabalhadores.

Foto: Ricardo Stuckert

Em 2022, teremos a volta por cima de Lula?

Lula voltará a ser presidente do Brasil?

Foto: Ricardo Stuckert

Acompanhe a trajetória de Lula