O papel do treinador na formação da visão de jogo: exemplos de mestres do futebol brasileiro
Foto de planet_fox por Pixabay
Jogadores geralmente possuem uma visão de jogo limitada pela função que desempenham em campo, de modo que cabe aos treinadores observar o “todo” e coordenar os atletas em direção ao sucesso.
Para o torcedor médio, desacostumado a acompanhar o futebol brasileiro mais de perto, o papel de um treinador acaba sendo bastante subestimado. Enquanto atletas em campo ganham todo o apreço por suas performances (ou críticas, quando há uma derrota), os treinadores nem sempre são lembrados.
Os torcedores mais apaixonados pelo esporte, por outro lado, não cometem esse erro: o sucesso ou o fracasso de um clube dependem em grande parte da condução da equipe por parte dos treinadores. Um bom treinador pode levar atletas medianos à vitória ou dirigir excelentes futebolistas ao fracasso.
Nesse texto nós vamos lembrar de alguns dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro, aproveitando seus exemplos para jogar luz a aspectos indispensáveis a um bom líder. Ao fim, temos certeza que você ganhará um apreço diferente por esses heróis do esporte nem sempre valorizados.
1 – Zagallo
Zagallo é um daqueles indivíduos que tem uma história longa na seleção brasileira, primeiro como jogador e então como treinador, onde foi ainda mais bem-sucedido. Como atleta, ele participou das Copas do Mundo de 1958 e 1962, ambas vitoriosas. Como treinador, Zagallo liderou e venceu em 1970.
Além de sua vitória como treinador da equipe em 1970, Zagallo também coordenou o Brasil em 1974, em 1994 (dessa vez como auxiliar), em 1998 e 2006 (mais uma vez como auxiliar). Como uma lista tão extensa de participações e vitórias em Copas do Mundo, fica óbvio o porquê de ser um dos maiores.
2 – Telê Santana
Se perguntarmos aos mais apaixonados pelo futebol brasileiro qual é o maior treinador da história do país, as chances são altas de que o nome de Telê Santana seja o mais mencionado dentre todos. E a posição do técnico como ídolo não vem à toa, considerando o extenso histórico de conquistas no país.
Telê Santana foi duas vezes campeão do Brasileirão, liderando o São Paulo e o Atlético Mineiro, assim como campeão da Arábia Saudita, Copa Libertadores, Taça do Mundo e Recopa Sudamericana. Como treinador da seleção brasileira, Telê não conquistou uma vitória, mas ainda é lembrado com carinho.
3 – Carlos Alberto Parreira
Conforme o site https://visaodejogo.com.br, um elemento indispensável para ser um grande treinador de futebol é ter uma excelente visão de jogo, coisa que Carlos Alberto Parreira conhece muito bem. Seu maior feito foi a conquista da Copa do Mundo de 1994, motivo pelo qual é celebrado como um dos gigantes.
Assim como os treinadores, os torcedores também precisam ter uma visão de jogo acurada, nesse caso nas apostas esportivas pela internet, a fim de ter os melhores palpites. Ter informações atualizadas e conhecer o adversário é importante, algo que Parreira, com a bem-sucedida carreira, sabe muito bem.
4 – Aymoré Moreira
Aymoré Moreira é o treinador mais antigo dessa lista, mas um que não merece jamais ser esquecido pela história do futebol nacional. Ele foi o responsável pela segunda Copa do Mundo vencida pelo Brasil em 1962. Aymoré dirigiu a seleção em 61 partidas, dentre as quais obteve grandes 37 vitórias.
5 – Luiz Felipe Scolari
Para fechar a lista de maiores técnicos, precisamos falar daquele que é um dos treinadores mais recentes da seleção brasileira: Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Mesmo quem não acompanha o futebol nacional sabe que Felipão foi quem conduziu a nossa seleção à vitória da Copa do Mundo em 2002.
A trajetória de Felipão como jogador ocorreu entre os anos 1973 a 1981, mas foi como treinador que ele se encontrou. A carreira começou em 1982 e segue firme até os dias de hoje, com dezenas de clubes liderados, centenas de partidas disputadas e incontável número de vitórias sob o seu comando.
Outros treinadores de destaque incluem Lula, Vanderlei Luxemburgo, Rubens Minelli, Muricy Ramalho, Osvaldo Brandão, Ênio Andrade e mais. Seja no comando de times brasileiros ou gringos, esses técnicos mostraram que possuem visão de jogo e conduziram os clubes em direção ao sucesso.
O fato de boa parte dos maiores treinadores do futebol brasileiro serem ex-jogadores não é coincidência: com a experiência dentro do campo, esses profissionais aprendem a não subestimar a importância de diferentes posições. O que todos têm em comum é a visão de jogo completa, dedicada e, claro, flexível.