Menu

Bootcamp de programação: como desenvolver suas habilidades em poucos meses

Você já percebeu que o número de agências bancárias pelo Brasil está cada vez menor? Pois é, isso tem um culpado: a tecnologia. Este exemplo pode parecer bobo, mas demonstra bem como muitas coisas do nosso cotidiano estão deixando de ser “físicas” para se tornar digital. Quando chegamos neste ponto, em que mal percebemos a tecnologia nos rondando, é sinal de que ela está cravada em nossas vidas.

Por isso que profissionais da área de TI estão se destacando no mercado de trabalho. Afinal, praticamente todos os produtos, aplicativos ou serviços estão, de alguma forma, conectados à internet ou a algum dispositivo eletrônico. Assim, as empresas estão investindo pesado em mão de obra qualificada para aprimorar seus desenvolvimentos.

O “problema” – se é que é mesmo – é que as instituições não querem esperar muito. Ou seja, quem estiver na fila, provavelmente terá uma oportunidade. Por isso, muitas pessoas,sejam elas da seara de tecnologia e até aquelas que querem simplesmente mudar de área, estão apostando no bootcamp de programação para aprender a programar e adquirir as habilidades necessárias de forma muito rápida e eficaz.

Então, vamos ver neste artigo as diferenças entre um bootcamp de programação e um curso tradicional, e como escolher um bom curso!

A eficiência de um bootcamp

Se colocarmos um bootcamp de programação ao lado de um curso oferecido por uma universidade, veremos que ambos são cursos de desenvolvimento, com foco na geração de profissionais capacitados a atender a demanda do mercado de trabalho. Assim, ambos os cenários levam o aluno para o mesmo destino final: aprender a programar para conseguir uma oportunidade de emprego. Entretanto, a estrutura – ou o caminho a ser percorrido pelos estudantes – é muito diferente entre eles.

No caso das universidades, há um amplo conhecimento em diversas áreas, com bastante teoria e certo nível de aprofundamento em cada tema. Em contrapartida, o bootcamp de programação apresenta um método diferenciado! Este curso tem como característica ser “imersivo”. Ou seja, ele trabalha a fundo aspectos teóricos, mas também coloca o aluno diretamente em contato com situações práticas, sendo que todas elas estão diretamente ligadas às demandas do mercado de trabalho. Tudo isso, inclusive, em poucos meses de estudo.

E é por isso que o bootcamp está sendo a escolha preferida dos alunos que querem aprender a programar e não tem muito tempo e exigem pressa para criar habilidades e, assim, mudar ou alavancar suas carreiras.

Bootcamp é conhecimento acessível e democrático

Não importa se você é um adolescente que está prestes a finalizar o ensino médio ou um profissional já experiente de qualquer área, muitos abandonam uma possível carreira na área de TI por medo de alguns possíveis conhecimentos prévios exigidos, como a matemática. Sabemos que cálculo está longe de ser uma disciplina adorada pelas pessoas. Porém, achar que é necessário habilidades incríveis desta matéria para entrar no ramo da tecnologia não é uma realidade mais. Pelo menos quando falamos de um bootcamp.

Como você acompanhou anteriormente, este é um curso que forma profissionais de TI focando nos pontos em que de fato vão ser exigidos pelas empresas. Ou seja, mesmo que a matemática faça parte das aulas, ela será ministrada de forma muito direta e clara, sem que você precise aprender nada do zero!

A gente diz isso, pois seria mentira afirmar que um bootcamp não aborda esse tipo de conteúdo. Até porque não tem como imaginar um analista ou cientista de dados sem o mínimo de conhecimento em números e estatísticas para seu trabalho. Ou então, desenvolvedores web que querem focar no back-end. Afinal, vão lidar com algoritmos bem complexos. 

Mas mesmo assim, um bootcamp não vai te colocar em uma situação de pressão, em que você precisa chegar dominando este conhecimento. O curso vai te guiar de forma leve, passando principalmente por conceitos básicos de programação e resolução de problemas para que você possa aprender a programar e, assim, ter vantagem real na carreira.

Mercado de TI: se desenvolva do zero ao profissional

Se a primeira parte deste artigo não ficou claro, você deve entender que a tecnologia tomou conta das relações corporativas e até mesmo pessoais. E muitas das empresas estavam muito pouco preparadas para essa mudança, o que as estão fazendo correr atrás de profissionais qualificados – ou nem tão qualificados assim. Fato é que o mercado de TRI está muito aquecido.

Com o relógio correndo rápido demais e os concorrentes se desenvolvendo, o tempo se tornou algo muito precioso, seja para as instituições e para quem quer trabalhar nesta área. No famoso “unir o útil ao agradável”, o bootcamp de programação soluciona todas essas demandas.

É tão simples assim? É, mas também não é! Afinal, você precisa, claro, encontrar um bom bootcamp que, de fato, vai te dar vantagem na carreira.

Os primeiros passos de um bootcamp

Assim como você encontra diversas propagandas de universidades, a popularização do bootcamp aumentou e muito o número de instituições que ofertam esse tipo de formação. Mas cuidado, um bom curso precisa dar ao aluno ferramentas necessárias para seu desenvolvimento, como:

Currículo: aqui, você deve procurar por uma grade curricular que de fato tenha compatibilidade com o que o mercado de trabalho está exigindo dos profissionais desta área. Assim, você tem certeza que terá a imersão correta para suas necessidades.

Experiência: um bom bootcamp vai além de aspectos técnicos. Ele aprofunda e muito em experiências. Muitas vezes, o aluno se debruça em atividades reais, permitindo que ele crie um portfólio robusto e se destaque no recrutamento das empresas.

Dinâmico: sabemos que muitos aqui já trabalham, seja com TI ou não. E, por isso, não podem ficar à mercê de horários restritos das escolas. Então, o curso deve ter horário flexível, permitindo que o aluno estude no horário em que melhor julgar produtivo.

Tutoria: o curso deve contar com tutores experientes e com didáticas precisas. Além disso, eles precisam estar disponíveis e acessíveis para tirar dúvidas, criar network e trocar experiências de trabalho.

Reconhecido: não adianta fazer um curso em que o mercado de trabalho não valida ou considera importante. Por isso, um bootcamp deve ser reconhecido pelas empresas como formadores de bons profissionais,

Comece sua carreira com a TripleTen

Com as dicas acima, ficou fácil você escolher o bootcamp que vai te dar a formação necessária para atender o mercado de trabalho. Mas se você quer aquela colher de chá para decidir, aqui vai: TripleTen! 

Multi-premiada nos Estados Unidos, a escola oferece diferentes cursos na área de TI, como: 

Na TripleTen, mais de 5 mil alunos já se formaram, com 87% deles conseguindo um novo emprego em apenas seis meses. Simples assim!

E se isso não é suficiente para você começar sua carreira, lance o cupom FUTUROBR30 e ganhe 30% de desconto na sua inscrição na TripleTen Brasil!

Apoie o Cafezinho