China pede que EUA parem de provocar problemas entre ela e América Latina
2019-04-16 11:32:49丨portuguese.xinhuanet.com
Beijing, 16 abr (Xinhua) — A China pediu na segunda-feira que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, pare de provocar problemas entre ela e a América Latina.
Segundo reportagem da mídia, Pompeo fez comentários hostis sobre a China e as relações entre ela e a América Latina durante uma visita ao Chile e outros países latino-americanos.
“É totalmente irresponsável e irracional o secretário de Estado dos EUA (Mike) Pompeo difamar a China de forma imprudente e provocar problemas das relações entre a China e a América Latina. Nós nos opomos fortemente a isso”, disse Lu Kang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.
A cooperação entre a China e os países latino-americanos, orientada por princípios de respeito mútuo, igualdade, benefício mútuo e resultados ganha-ganha, concentra-se no desenvolvimento comum e contribui significativamente para o crescimento econômico e a melhoria de bem-estar das pessoas dos países latino-americanos, disse Lu.
Há muito tempo os Estados Unidos consideram a América Latina como seu próprio “quintal” e frequentemente pressionam, ameaçam e até mesmo derrubam outros regimes, acrescentou. “Acreditamos que os países latino-americanos farão julgamentos corretos sobre quem é um amigo de verdade e quem é falso, e quem desrespeita regras e espalha desordem.”
O porta-voz também apontou que há muito tempo um grupo de políticos norte-americanos critica a China, criando uma barreira entre ela e outros países.
Chamando tais ações de “vergonhosas”, Lu enfatizou que mentiras serão sempre mentiras e que “o senhor Pompeo deve parar de fazê-las”.
Publicado no Xinhua
Paulo
16/04/2019 - 22h25
Bem, os chineses não deixam de ter certa razão, nesse argumento de que os EUA, historicamente, têm considerado a América Latina seu “quintal”. E a prova cabal dessa afirmação encontra-se assentada nas políticas de relações exteriores americanas dos séculos XIX e XX, dominadas pelas ideias de Monroe e Roosevelt, e expressas nas fórmulas teóricas intituladas a “América Para os Americanos”, e o “Big Stick”. Mas, caberia aos chineses o bom senso – até aqui não demonstrado – de manter-se, igualmente, fora da América Latina…
LUPE
16/04/2019 - 23h13
Caro Paulo, agente, a serviço de nossos inimigos, pago em dólares.
Cuméquié????????????????????????
Brasil abrir mão de bilhões de dólares ????????????????????????????
PQP, é muita desfaçatez , caro Paulo…………….. você se expôs demais desta vez,
como agente de nossos inimigos……………………
Paulo
16/04/2019 - 23h26
Caro Lúmpen, estou a serviço da verdade, tal qual eu a entendo e professo (porque ela não tem dono). Entenda: não quis dizer que o Brasil não deva fazer negócios com a China, quis dizer que a China não deve ter qualquer ingerência política ostensiva na América Latina, trazendo para o subcontinente resquícios de uma “Guerra Fria” que já não existe (ou não deveria existir, muito menos por aqui, o que só prejudica a irmandade latino-americana). E o mesmo vale para a Rússia (especialmente) que já enviou assessores militares para a Venezuela..
LUPE
16/04/2019 - 23h39
Ora caro Paulo
Pare com esse blá blá blá pseudo “intelectual”.
Você na verdade está dizendo
“estou com Olavo de Carvalho”
“estou a serviço dos inimigos do Brasil e dos brasileiros”
“Estou apoiando fora China, ”
“fora bilhões de dólares para o Brasil, ”
“Fora milhares de empregos para os brasileiros”
Como diz o “guru” Olavo,
posto no inconsciente dos brasileiros
como amigo do Bem
“Meu negócio é ffff……………. com tudo”
Leia-se , como você ,
Paulo , que está a serviço………….
F…………………… COM O BRASIL
f……………… COM OS BRASILEIROS………………………
Beleza Paulo,
que eu sempre desconfiei ………………
BANDIDO TRAIDOR DA PÁTRIA
MAS, O CULPADO É O PT……………………
Paulo
17/04/2019 - 00h06
Lúmpen, Lúmpen, que fardo esclarecer aos que pouco atentam para a diplomacia certas condições peculiares de “país colonizado”, inserido subalternamente na economia mundial, que infelizmente caracterizaram nosso Brasil. Vocês, da esquerda (e da direita), não ajudam, apostando tudo no embate direita x esquerda, verdade x mentira, honra x desonra, caráter x desfaçatez. Quando o vejo por aqui, como um “cavaleiro da triste figura”, tal qual Dom Quixote, bradando incansavelmente pela combatividade exacerbada, nada mais posso fazer que me apiedar, que exercer a tolerância em nome da brasilidade, para que não se ponha tudo a perder. E, olha, esse Governo Bolsonaro bem que pode fazê-lo. Tenho que admoestar e advertir à direita e à esquerda. E suportar as incompreensões de ambos os lados. Mas…vamos em frente!
LUPE
17/04/2019 - 00h33
Caro Paulo reles bandido a serviço de nossos inimigos .
Ainda bem que seu pseudo intelectualismo
(de m……)
é tão confuso
que ninguém consegue ler………….
E O PT É QUE CULPADO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Paulo
17/04/2019 - 00h45
O PT tem sua parcela de culpa, que não é pequena (ao contrário)…mas, você a releva e a absolve de antemão.
LUPE
17/04/2019 - 01h34
Caro Paulo
Agora você se entregou de vez.
Colaborador de nossos inimigos,pago em dólares,
tal como Brasileiro da Silva, Justiceiro, Degas, Roque, Flávio,
e muitos, muitos outros.
Ou você e os “outros” são a mesma pessoa?
De qualquer modo,
para as outras pessoas verem que você é bandido
a serviço no Cafezinho
para manter aceso
o ódio ao petismo,
Cliquem em
https://jornalggn.com.br/noticia/fhc-vs-lula-dilma-um-quadro-comparativo/
marco
17/04/2019 - 11h41
Acho inacreditável ficar defendendo o interesse dos “gringos”.
Entreguismo puro.
Num contexto geopolítico semelhante Vargas exigiu a construção da CSN para se posicionar com os “Aliados”.
Ate mesmo o militares defenderam o interesse nacional com as” 200 milhas”, e com o “Programa Nuclear”contra o interesse americano.
Como defender uma política subserviente a interesses que não são os nossos sob a justificativa de “liderança moral dos EUA”.
Os povos da Terra sabem da decadência moral que a tirânia das 17 agências de inteligência pagas pelo contribuinte americano impuseram ao Planeta.
NeoTupi
16/04/2019 - 18h07
O problema não é os EUA (que fazem seu jogo), o problema são os bozos que acatam ordens dos EUA contrárias aos interesses nacionais do próprio país.
As boas relações recentes com China (que até Temer manteve) tinha o projeto da ferrovia transoceanica em andamento com capital chinês (saindo de Goias em conexão com a ferrovia Norte-Sul, cortando todo o Mato Grosso, toda Rondônia, o Acre e o Peru ligando as regiões produtoras do agro-negócio brasileiro ao pacífico, tornando nossos produtos mais competitivos).
Com Bozo hostiliando, a China vai investir em outros lugares (já investe em ferrovias na Indonésia, Vietnam, Camboja, Laos e nos países africanos, certamente irá investir no agronegócio e mineração nestes países). Afinal já vão comprar muita soja dos EUA em vez do Brasil, porque negociou direto com aquele que Bozo acha seu chefe e bate continência. Com isso a China perde o interesse em construir a ferrovia (talvez mude os planos para o Peru-Bolívia-Paraguai que também produzem soja). Isso porque os Bozos (incluindo os filhos influentes) dizem que querem trocar a China pelos EUA como maior parceiro comercial.
Hairy Heart
17/04/2019 - 07h56
Exatamente isso…. Condenavam os governos dos petebas por supostamente estarem agindo com ideologia e o que fazem agora ???
.
Preferem trocar uma relação comercial “ganha x ganha” (com a China) por uma relação “ganha x perde” (com os USA), pois os americanos nunca negociam com cucaratchas (latinos) visando que estes ganhem algum benefício na relação comercial com o Tio Sam… é sempre e somente EXPLORAÇÃO sem retorno benéfico ao Brasil !!! E o governo Bozo aqui fazendo justamente o que dizia condenar nos governo da petezada: AGINDO POR IDEOLOGIA !!!
LUPE
16/04/2019 - 17h43
Caros leitores,
Ponte que caiu, mas,
onde tem o ……….
com as calças
nos comentários de alguns?
O que tem a discutir
é que o atual “presidente”
já deu um prejuízo ao Brasil
e aos brasileiros
de centenas de milhões
(ou bilhões?) de dólares
ao escorraçar a China.
Por que falar em Coreia,
outras guerras
dos nossos inimigos?
Desvio de raciocínio
sobre o prejuízo dos empresários,
prejuízo de brasileiros
com o traidor ato do “presidente” ,
o de escorraçar a China?
Sérgio Araújo
16/04/2019 - 16h27
Quem tá a todo vapor no Brasil é a China não os Estados Unidos.
Alguém já viu fechar uma loja brasileira e abrir uma de americanos ?
Até as “Lojas Americanas” são cheias de porcarias Chinesas !! Kkk
enganado
16/04/2019 - 15h50
Meu caro china, com os U$$$$raHell não existe conversa, pois com esta gentinha a coisa é na marra, ou seja, não têm ganha-ganha, só existe os mesmos GANHANDO. Qto a Vc, fodam-se!!! Se assim não for, vai na intervenção militar, coisa que até hoje não aprenderam NADA x NADA, pois NÃO vencem nenhuma desde 02 / set / 1945, rendição do ex-Japão. Cabe ressaltar que Japão e Alemanha não existem mais como países, não passam de bases militares avançadas. Aliás é isto que querem fazer com a VENEZUELA, a última resistência aos ANGLO_SIONISTAS, visto que a alma dos __brasileiros__ está totalmente entregue a esse país , Lúcifer=U$$$raHell, por isso estamos isentos de um desembarque de sua tropas. Vão vencer???? O militares daqui se borram de medo do US Army, é de envergonhar qq Patriota.
LUPE
16/04/2019 - 16h02
Caro Enganado,
Caracas, !!!!!!!!!!!!!!!
Pelo menos faça-se entender .
Você é do Bem
ou é um mais “comentarista”, a serviço,
pago em dólares
para “comentar” no Cafezinho?????????
brasileiro
16/04/2019 - 16h20
A oposição boliviana pediu intervenção aos norte americanos, pois não suporta um governo socialista e indígena se saindo melhor que “os escolhidos”.
Gilmar Tranquilão
16/04/2019 - 16h30
Enganado,
Seu nick é perfeito, alguém te enganou kkkk
Indochina, Vietnam, Laos, Camboja, Afeganistão, baía dos Porcos…. Tudo depois de 1945.
#VcFoiEnganado
Ivan
16/04/2019 - 16h37
De certa forma podemos acrescentar ainda a guerra da Coréia, onde pode não ter perdido, mas tb não venceu. O Afeganistão, considerado um segundo Vietnam, e a Síria, onde pode não ter entrado diretamente, mas apoiou o lado que perdeu.
marco
16/04/2019 - 17h21
Concordo com a maior parte de seu comentário, exceto a parte de que os gringos perderam todas desde 1945.
O objetivo não é ganhar , mas sim continuar capturando a maior parte do orçamento sob a rúbríca de Segurança é Defesa.
Veja por exemplo o 11 eleven, é o genérico do ataque japonês a Pearl Harbor, serviu para unir o pais e justificar uma guerra que dura até hoje.
LUPE
16/04/2019 - 15h49
Caros leitores
O atual presidente
não está empenhado
em servir ao país em que nasceu.
O atual presidente escorraça a China,
destrói o grande mercado
que o PT construiu ,
junto à China.
Parece,
ao que tudo indica,
que o atual presidente,
a serviço talvez,
está empenhado
em destruir o Brasil.
Só os mal informados
e os tolos
não percebem…………..
MAS, O CULPADO É O >>>> PT !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Alan C
16/04/2019 - 15h43
“Acreditamos que os países latino-americanos farão julgamentos corretos sobre quem é um amigo de verdade e quem é falso, e quem desrespeita regras e espalha desordem.”
É isso.
helio dias horvath
16/04/2019 - 15h33
Uma ou duas linhas para um reparo indispensável à matéria. A República Popular da China não pede aos EUA para parar de insuflar certos governos da América Latina contra ela. A República Popular da China exige que os EUA abandonem esse comportamento.