(Na imagem, Marcelo Bretas e Sergio Moro curtindo um cineminha)
A previsível chuva de piadas e memes sobre a prisão de Michel Temer inunda, neste momento, as redes sociais.
Mas será que há motivo para risadas? Na minha visão, somente em um nível bastante superficial – e ingênuo – de análise.
Uma análise um pouco mais profunda não pode prescindir da constatação de que trata-se de mais uma prisão antes da condenação do réu, como costumam ser as prisões ordenadas pelos todo poderosos juízes da Lava Jato. Parece ser mais um ato autoritário do juiz Marcelo Bretas, parceiro de primeira hora de Sergio Moro na aplicação de métodos medievais de condução do processo penal.
Há consideráveis evidências do envolvimento de Temer em esquemas de corrupção, não há dúvida. É certo também que estamos tratando de um inimigo político do campo popular e dos trabalhadores brasileiros que, na vice-presidência da República, articulou um odiento golpe na democracia para assumir o poder.
São motivos para esquecermos que a Lava Jato é uma operação truculenta que costuma passar por cima da lei para atingir fins políticos? Se entendemos a esquerda como o campo que luta pela liberdade humana, em todos os seus sentidos, é evidente que não.
O poder de arbítrio do qual figuras como Bretas encontram-se investidas – graças à propaganda midiática e ao acovardamento dos tribunais superiores – é incomparavelmente mais danoso à democracia brasileira do que qualquer esquema de corrupção do qual Temer faça parte.
Aprofundando ainda mais o debate, adentramos na seara do timing político. Dois fatos merecem nossa atenção.
O primeiro são as importantes derrotas recém sofridas pela Lava Jato no STF, como na questão da competência da Justiça Eleitoral para julgamento de crimes comuns quando associados a crimes eleitorais e do veto à criação da esdrúxula fundação que o MPF tentou emplacar para abocanhar uma bolada de 2,5 bilhões de reais a serem usados nebulosamente.
O segundo é o sangrento conflito que Moro, líder inconteste do Lava Jato F.C., que inusitadamente virou um time permanente do campeonato político nacional, acaba de protagonizar com Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados. Moro pressionou Maia para que este acelerasse a tramitação do seu “inovador” projeto “anticrime”. A resposta de Maia foi chamar Moro publicamente de “funcionário do Bolsonaro” e dizer que o herói de Curitiba está “confundindo as bolas” ao passar por cima do presidente da República nas tratativas institucionais com a Câmara. Moreira Franco, aliado de Temer que também foi preso hoje, é sogro de Rodrigo Maia.
As prisões de Temer e Franco têm todo o cheiro de serem estratégia da Lava Jato para emparedar tanto o STF, caso este venha a julgar os inevitáveis pedidos de habeas corpus, quanto Rodrigo Maia.
Estamos nos acostumando com isso, mas é sempre bom lembrar o quão absurdamente ditatorial é o uso de prisões com vistas à luta política. Colocar um ser humano em uma jaula deveria ser o último recurso de uma sociedade minimamente civilizada diante de um criminoso. Usar o encarceramento para fins políticos, como se faz abertamente e sob aplausos generalizados desde que Moro foi alçado a super-herói, é apenas repugnante.
Tudo leva a crer, portanto, que a Lava Jato está usando sua musculatura para voltar aos holofotes e angariar o apoio da opinião pública. Esse apoio é importante para garantir o sucesso de seu macabro projeto político: ainda mais poder para o inchado, truculento e autoritário sistema de justiça brasileiro – composto por Judiciário e Ministério Público.
Sendo assim, dar risada da prisão de Temer e Moreira é, de certa forma, fazer o jogo dos meganhas da Lava Jato. É juntar-se, ingenuamente, ao senso comum que aplaudirá mais uma demonstração do poderio ditatorial que reles juízes de primeiro grau acumularam ao arrepio da Constituição e das leis.
Evidentemente, não é fácil remar contra o maré. Uma discussão mais profunda é a deixa para um idiotizado qualquer bradar “defensor de bandido” e etc. Entretanto, se a esquerda não tiver capacidade para refletir sobre os acontecimentos políticos com um mínimo de pensamento crítico, quem o fará? Aproveitemos que os tempos áureos da popularidade da Lava Jato ficaram para trás.
O problema não é fazer piada. O humor é, afinal, uma afiada arma na luta política.
A questão é sabermos identificar quem merece, de fato, ser alvo de chacota. Se falharmos nessa tarefa, a piada somos nós.
Galego
22/03/2019 - 08h36
A unica coisa que o PT acertou na ultima década foi a #AVerdadeVencera
Ja temos 2 desmascarados na cadeia, só falta a Dilma para acabar com a mentira dos 4 govrnos petistas que quebraram o pais.
Belchior
21/03/2019 - 21h42
A esquerda tem que exigir a prisão de todos os corruptos. Michel Temer é chefe de quadrilha. Se a prisão dele e do sogro do Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, é uma estratégia da lava-jato contra Maia e o STF,, cabe a Maia e ao supremo não aceitarem o jogo e defender a punição de qualquer um que esteja envolvido em corrupção. Se a lava-jato se precipitou na prisão que o STF corrija dentro da lei. Agora achar que devido a disputa de Moro com Maia etc, ninguém mais pode ser preso é um equívoco político.
Gerri Sherlock Araújo
21/03/2019 - 21h33
A propósito, foi Pedro Breier quem publicou, aqui mesmo no Cafezinho, o artigo ridículo “O grave erro de Ciro Gomes” (em 21/02/2018).
Deixei meu comentário à matéria.
Paula Trancoso
27/05/2019 - 01h27
Só pra não se esquecer de jeito nenhum:
o PT — juntamente com o petismo — é um lixaço e desgraçado. Além de ser um partido Kitsch político. Barangão, obsoleto, parado no século XX, cafonérrimo, bregaço.
Gerri Sherlock Araújo
21/03/2019 - 21h30
Esse Pedro Breier só fala besteira!
Quem quer análise jurídica sobre a prisão de Temer, ouça o comentário do Wálter Maierovitch:
http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/253058/mantido-solto-ele-continuaria-delinquir-diz-maiero.htm
Não foi abusiva!
Chupa, Temer!
Pedro Breier
21/03/2019 - 23h23
Bom, Sherlock, os motivos apresentados pra prisão preventiva são bastante genéricos. É uma discussão jurídica na qual a posição que considera a prisão como abusiva é bastante razoável.
Quanto ao timing, não há muita margem para discussão. Usar prisão para fins políticos é, repito, repugnante, seja quem for o preso.
Orfao do Molusco
22/03/2019 - 00h21
Deixa de ser ridiculo, rapaz! Ate parece que prisoes deste tipo sao decididas de uma hora pra outra, ao bel prazer do juiz! So a sua mente esquerdofrenica e capaz de associar as prisoes de hoje a um fato que ocorreu ontem.
Batista
22/03/2019 - 01h19
Não é repugnante, não…, é CRIME.
Roque
22/03/2019 - 07h55
Pedrinho pato novo… Só da fora…
Sergio Araujo
22/03/2019 - 10h30
Todo dias aconteçe algo.
Se nào fosse a palhaçada entre Maia e Moro teriam associado a prisào de Temer à viagem de Bolsonaro dos EUA ou inventado outra
Sem esass conexoes (muitas vezès fantasiosas) alèm de narrar os fatos ninguem teria muito a escrever à nào ser Lula Livre.
Ivan
22/03/2019 - 05h15
Esse walter maierovitch sempre foi um direitopata dos piores, daqueles que só “enxergam” os crimes dos outros.
Batata
21/03/2019 - 20h25
O (des)governo Bolsonaro esta adorado o show da prisão do temer já que tira o fracasso e o vexame
de seu entreguismo lá nos estados unidos das primeiras páginas. Ainda como não tem projeto e nem propostas para apresentar ganha um tempo.em meio a grave crise que cerca seu (des)governo. Neste vácuo a lava jato tenta ganhar protagonismo com a coligação partidária MP/ PF. Bozonaro em sua live hoje apresentou um festival de fake news e aproveitou para defender suas ações entreguistas vergonhosas.
lucio
21/03/2019 - 19h57
1) atras de tudo tem os EUA (com objetivo de destruir a economia brasileira)
2) temer cumprio exatamente a agenda ditada pelos EUA
3) apesar disto, foi atingido
4) os EUA SEMPRE agem assim: primeiro se servem de um cachorrinho e depois o abatem
5) aquele que agora assumiu o papel de cachorrinho será abatido no futuro
Alécio
22/03/2019 - 08h31
E vc usando internet e computadores dos EUA para dissiminar suas bobeiras.
Admar
21/03/2019 - 19h41
quer dizer que o BozoNalro protegeu o Temer na Câmara dos Deputados por duas vezes para que ele não fosse Impitimado, e agora o Temer é Lula e vice versa???????????
Admar
21/03/2019 - 19h37
Temer foi protegido pelo BozoNalro duas vezes na Câmara dos Deputados para que não fosse Impitimado, agora o Temer é Lula?????????
Batista
21/03/2019 - 19h28
Prender Temer, criminoso poupado enquanto atendia interesses anteriores da classe dominante, para atender agora interesses outros da agenda política do seu braço lavajateiro, ou qualquer outro cidadão, à socapa e ao arrepio da lei, escancara que deu nisso o golpe contra Dilma e a Constituição:
Ao invés do Estado Democrático de Direito, que garante os direitos fundamentais dos cidadãos, estamos atolando cada vez mais o Brasil no Estado de Exceção, que não garante ninguém, a não ser os operadores de plantão da barbárie jurídica pretendida, como garantia de poder, inviabilizando e condenando o país a colônia penal no estado policial sonhado pelos lavajateiros.
Enquanto isso, cuervitos aqui cevados contra o PT, em revoada, bicam o Cafezinho.
Sergio Araujo
21/03/2019 - 19h39
Exato,
a exceção do Brasil è a normalidade dos paises pseudo normais ou normais.
Renato
21/03/2019 - 19h09
Temer Livre ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sergio Araujo
21/03/2019 - 18h59
Jà que a Dilma nunca decidiu nada, serà porque Lula escolheu esse tal de Temer como vice da Dilma ?
Serà que um sabia dos rolos do outro ?
Allex
21/03/2019 - 18h49
Excelente artigo. E como bem dito: os estragos de um sistema judiciário completamente politizado e ideologizado são tão graves e perniciosos (quando não superiores) a qualquer esquema de corrupção.
Sergio Araujo
21/03/2019 - 19h24
Sò no Brasil mesmo para ler uma coisa dessa.
Ivan
21/03/2019 - 20h25
Exatamente Allex
A Vingança dos Sith
21/03/2019 - 18h46
O juiz bretas ainda quer escolher o juiz do supremo.
Zé Maconha
21/03/2019 - 20h02
Melhor nome que eu já vi hahaha
kalifa
21/03/2019 - 18h40
Texto muito bom! Lamentável à democracia as prisões dos golpistas mishell e angorá serem incrivelmente “circenses” e arbitrárias. Ambos merecem prisão, claro, mas não “linchamento”. De bom, a certeza que a cada dia perde mais força a “Justiça ” curitibana , e, consequentemente, fica mais perto o dia em que se reestabelecerá a democracia no país.
Zé Maconha
21/03/2019 - 18h08
Concorco com o Lupe.
É um enorme deserviço deixar os lacaios do miliciano comentarem aqui.
Não sei se é parte da estratégia anti PT do Miguel.
Não vem nimguém de direita argumentar aqui , só militantes pagos fazer a única coisa que a rede de crimes virtuais de Bolsonaro sabe fazer:
Atacar Lula e o PT.
Ou talvez vocês do Cafezinho sejam inseguros e precisem ler constantemente comentários de bolsominions para se sentirem mais inteligentes.
Para mim isso beira o masoquismo.
LUPE
21/03/2019 - 18h34
Caro Zé M
Eles são muito mais que simples “bolsominions”,
esses são apenas politicamente tolos.
Aos que eu me referi
são agentes dos nossos inimigos ,
que nos últimos tempos,
por exemplo entre muitos outros crimes,
nos levaram o nosso pré sal ,
e preparam o crime
da Reforma da Previdência …….
Alan Cepile
21/03/2019 - 20h30
Deixa os pobres de direita da bozolândia se divertirem!
Estocadora de Vento
22/03/2019 - 00h26
Quer dizer que liberdade de expressao so vale pra quem concorda com voce? Quer dizer que liberdade de imprensa so vale pra quem fala bem do presidiario de Curitiba? Faz o seguinte, vai comentar la no Brasil171, vai!
Gabriel da Silva
21/03/2019 - 17h57
ate com a prisao do “golpista” voces acham oportunidade pra se fazer de vitima. ta na hora de parar, ta feio.
Elton
21/03/2019 - 17h52
A força tarefa esta louquinha para meter a mão nos 2.5 bilhões de propina que os americanos prometeram.
Ivan
21/03/2019 - 18h10
Não fale disso, os bolsominions não gostam.
Garibaldi
21/03/2019 - 17h50
A lava jato é um poder paralelo, com tentáculos no STF, no parlamento… Vamos ver como serão as reações. Uma época atras o grande senador Requião propôs uma lei de abuso de autoridade. Ninguém o seguiu… Hoje tiraram esse grande brasileiro sem rabo preso para renovar o senado. Ta na hora de retomar esse projeto!
Paulo
21/03/2019 - 18h36
Requião é um nacionalista autêntico, e isso louvo nele. Mas, de resto, é um tolo que foi enredado para a narrativa petista…
Garibaldi
21/03/2019 - 19h41
A lei de abuso de autoridade não tem nada de petista. Foi o único que tentou enfrentar o lavajatismo
Sergio Araujo
21/03/2019 - 19h53
Imagina o nivèl do elemento.
LUPE
21/03/2019 - 17h49
Caros leitores
Tudo bem, o “Homem” é notoriamente da CIA,
Colaborou para derrubar o melhor governo que o Brasil jamais teve
(veja as estatísticas oficiais do Banco Mundial. )
Ajudou a levar Temer ao Poder ,
que entregou 5 TRI do pré sal aos nossos inimigos..
Mas por que o Cafezinho
acolhe
os “comentaristas”
também da TIA,
membros da quadrilha ,,
que só serve aos nossos inimigos
em suas inúmeras pilhagens
(que a Grande Mídia esconde,
não informa, não comenta,
não informa as pessoas).
“Comentaristas”
que só fazem achincalhar,
pisotear, denegrir a imagem e a reputação
do HONRADO Lula,
que tanto bem fez ao Brasil
(que a Grande Mídia etc. etc.).
“Comentando ” aqui
estão os agentes de nossos inimigos
(podem aparecer outros ….)
>>>>>> Olavo
>>>> Sérgio Araújo (tem outro Araújo, parente? também agente,
que tá destruindo o comércio exterior do Brasil)
>>>> Brasileiro da Silva
>>>> Geraldo
>>>>> Roque
>>>>> Renato
>>>>> Justiceiro
>>>>> Marquinho Ferreira
BeaBa
21/03/2019 - 17h11
Estranho que a delação inicial foi recusada pela farsa jato em 2016 em curitiba.
Olavo
21/03/2019 - 16h57
Eu estou rindo é dos militontos pelegos com pena do Temer. Tbm pudera, votaram nele e na beocia da Dilma. Eita povinho ruim de voto. Lula preso, Temer preso e logo teremos a estocadora de ventos enjaulada tbm.
Sergio Araujo
21/03/2019 - 19h49
Acho que a Dilma ficou por fora,
alèm de nào ser confiavèl nem para fazer compra no supermercado, me parece um ambiente exclusivamente machista.
Sérgio Araújo
21/03/2019 - 16h42
A esquerda luta pela liberdade humana ?
Geraldo
21/03/2019 - 16h59
Lula é Temer e Temer é Lula!!!!! Temer Livre!!!!
Brasileiro da Silva
21/03/2019 - 17h00
Sim. Desde que o “humano” divida propina com eles.
Sergio Araujo
21/03/2019 - 19h14
kkk,
os advogados de esquerda estào lutando para a liberdade dos proprios clientes.
LUPE
21/03/2019 - 18h15
Caro Sergio, “comentarista”
Não vale a pena argumentar com você ,
mas, para informar as outras pessoas,
vamos lá:
1. >>>>> Em 1918
esquerdistas
tiraram milhões de pessoas da miséria,
atraso e vida desesperadora.
Foi na Rússia, sabia ?
2 . >>>> Em 1950
esquerdistas
tiraram mais de bilhão de pessoas da miséria, atraso
e vida desesperadora.
Foi na China, sabia ?
3. >>>> Em 1958
esquerdistas
tiraram milhões de pessoas da miséria, atraso
e vida desesperadora.
Foi em Cuba, sabia ?
4.>>>> Em 1966
esquerdistas tiraram milhões de pessoas da miséria, atraso
e vida desesperadora.
Foi na Líbia, sabia ?
Mas aí vieram os da DIREITA
e na ganância do petróleo
bombardearam impiedosamente o país,
destroçaram o país,
trucidaram milhões de pessoas inocentes,
aleijou e deformou outras centenas de milhares de pessoas .
Inclusive crianças
terrivelmente aleijadas
e deformadas.
5. >>>> Em 1966
esquerdistas tiraram milhões de pessoas da miséria, atraso
e vida desesperadora.
Foi na Líbia, sabia ?
Mas aí vieram os da DIREITA
e na ganância do petróleo
bombardearam impiedosamente o país,
destroçaram o país,
trucidaram milhões de pessoas inocentes,
aleijou e deformou outras centenas de milhares de pessoas .
Inclusive crianças
terrivelmente aleijadas e deformadas.
6. >>>> Em 1979
esquerdistas
tiraram milhões de pessoas da miséria, atraso
e vida desesperadora.
Foi no Iraque, sabia ?
Mas aí vieram os da DIREITA
e na ganância do petróleo
bombardearam impiedosamente o país,
destroçaram o país,
trucidaram milhões de pessoas inocentes,
aleijou e deformou
outras centenas de milhares de pessoas .
Inclusive crianças
terrivelmente aleijadas e deformadas.
Mas a Grande Mídia mundial,
com poucas exceções
é controlada,
manipulada ,
por pessoas com alma de direita.
Insensíveis aos sofrimentos de seres humanos,
desde que não sejam eles mesmos………..
Paulo
21/03/2019 - 18h32
Só enquanto não está no poder…
Sérgio Araújo
21/03/2019 - 16h38
Prisões preventivas tem todos dias a centenas.
Amanhã tá em casa, temos que rir sim.
Jota
21/03/2019 - 16h33
Pedrinho, menino criado pela vovó, tá com peninha do temeroso? Vá pra rua e grite bem alto, Temer Livre!!!!!
Geraldo
21/03/2019 - 16h31
Dilma, agora canta comigo, um, dois, três, agora chegou a minha vez… kkkkkkkkkk. Esta dupla Putê/PMDB é muito canalha mesmo.
cabra retado
21/03/2019 - 16h43
kkkkk poha roki tu eh burro pra carai memo muda di nome ma num muda o jeitaum burro di iscreve kkkkkk
num ingana nem meus caxorro kkkkkkkkkkkkkkk
Roque
21/03/2019 - 16h24
Temer é Lula, e Lula é Temer. Portanto, Temer Livre!!!! Kkkķkkk Quem ficou feliz foi o calango bebum condenado, pois, agora ele vai ter a companhia do companheiro para bater um papo e jogar dominó. Ninguém solta a mão de ninguém. Kkkk
Max Miliano
21/03/2019 - 16h20
O pré sal já foi entregue, temer enquanto era entreguista e era aplaudido por bolsonaristas. Agora esta obsoleto. O entreguista da vez é bolsonaro.
Nostradamus ( bacia & banquinho )
21/03/2019 - 16h19
Peço encarecidamente ao Miguel pelo menos mais um daqueles programas de análise do JN de hoje. Ou da programação da Globo de hoje. Afinal parecia criticar o Bolsonaro… será ? Bem o que ela quer mesmo é a reforma da previdência, nem que para isso deixe de criticar o nazista… Não dá para entender. Sobre a prisão do Temer eles alegam um monte de mentiras como motivos. Ora, não houve julgamento e isso eles não falam. Sadi de M!!! Por mais vampiro que ele tenha sido, bandido tem direitos. O que se vê é que perdemos o referencial completo!
Alan Cepile
21/03/2019 - 16h06
Pedro, mais um excelente texto e concordo 100% com ele, mas questão aqui talvez não seja somente de prender um cidadão antes do julgamento, o que, por si só, já é repugnante, mas a prisão de um ser nefasto que foi um dos capitães do golpe que jogou o povo brasileiro nesse mar de m…. e que agora desentende-se com a outra ala da quadrilha que fez parte do mesmo golpe. Lembra do Tropa de Elite? É a mesma coisa, duas facções se matando… Pena é tudo o que eu não estou sentindo neste momento.
Renato
21/03/2019 - 16h48
Garanto que você, militonto petista, não achou nada repugnante prender os assassinos (?) de Marielle antes do julgamento, né !
Nostradamus
21/03/2019 - 17h05
Você não sabe o que está falando e desconhece a lei… os caras foram pegos em flagrante com armas estocadas. Quer ser contra o PT seja mas para de ser boçal ignorante.
Renato
21/03/2019 - 19h06
Caro rumiante , eles foram presos preventivamente . Junto com a prisão preventiva houve cumprimento de mandados de busca e apreensão. Quando o flagrante foi lavrado o miliciano já estava preso. Por que petistas são tão burros ??
Alan Cepile
21/03/2019 - 17h11
Já ouviu falar em prisão preventiva?
Deixa de ser lulista! rs
ari couto
21/03/2019 - 18h35
Imbecil, não se aça de besta comparando coisas totalmente diferentes. Até onde se sabe,Temer não tinha em casa 117 fuzis, não assassinou uma líder negra e não oferece qualquer risco para a sociedade. Mas esse não é o ponto principal e o articulista mostra muito bem que se trata de mais uma iniciativa da quadrilha lava jato que continuo sua luta para destruição completa do Brasil
Sergio Araujo
21/03/2019 - 19h19
Temer Livre entào !!…seja democratica ou vale sò pro Lula ?
El Bartho
21/03/2019 - 15h42
O jogo está ficando pesado, e se o pres. da câmara aceita um pedido de impeachment por exemplo falta de decoro (golden shower) entre outros… porque se o botafogo arregar tá ferrado, é só entregar o que eles querem e irá fazer companhia ao Cunha.
Justiceiro
21/03/2019 - 15h33
Vocês já marcaram quando vai ser a manifestação “TEMER LIVRE!” ????
Pedrinho, volta para a zaga que no ataque você só faz merda.
Com a prisão de Temer cai de vez aquele discurso odiento de que a justiça só perseguia o PT, só mandava prender Lula.
Paulo Preto, do PSDB, tá preso; Bero Richa, também. Agora chegou a vez de Temer e você vem com esse discursinho de que defendem a lei?
Acabou.
Celso Roberto Villas Bôas de Oliveira Leite
21/03/2019 - 15h19
Os risos estão certos e, com toda certeza são de alegria e não de zombaria, demostrando que o País caminha no sentido correto, principalmente quando se faz valer uma cláusula pétrea de nossa CF: “Todos são iguais perante a Lei.”
Marquinho Ferreira
21/03/2019 - 15h19
E o PT, hein?
O PT é desgraçado.
“Muito engana-me, que eu compro”
E o PT®? Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta?
Eis:
Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros.
Nada espontâneo.
Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Fiat®
Touro: Brutalmente Lindo”). Não tem nada a ver com um projeto de Nação.
Eis aqui a superficialidade do PETISMO:
0.
“Coração Valente©”
1.
“Pátria Educadora©” [Buá; Buá; Buá].
2.
“Controle social da mídia” (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
3.
“A Copa das Copas®”
4.
“Fica Querida©”
5.
“Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
6.
“Foi Golpe®”
7.
“Fora Temer©”
8.
“Ocupa Tudo®”
9.
“Lula Livre®”
10.
“® eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
11.
“O Brasil Feliz de Novo®”
12.
“Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkkk]
13.
“Ele não®”.
14.
“Haddad agora é verde-amarelo ®” [rsrsrs].
15.
“LUZ PARA TODOS©” (KKKKK).
16. (…e agora…):
“Ninguém Solta a Mão de Ninguém ©”
17.
“SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.
PT© é vigarista e desgraçado.
Vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.
É o tal de: “me engana que eu compro”.