O TRF4, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal do Paraná, se manifestaram contra a saída temporária de Lula da prisão para participar do enterro de seu irmão.
Para registro histórico, confira aqui os documentos.
Indefiro da PF
Indefiro do MPF-PR
Indefiro do TRF4
Opinião do blog: O Cafezinho lamenta a ausência de espírito humanitário (sem falar no desapego aos direitos constitucionais do indivíduo) das instituições jurídicas brasileiras. Milhares de presos ganham, todos os anos, o direito de comparecer ao enterro de parentes próximos. Não há explicação plausível para que esse direito não tenha sido dado a Lula.
O enterro acontece às 13 horas de hoje. A defesa de Lula recorreu ao STJ e ao STF.
Atualização: Toffoli, presidente do STF, acaba de conceder o direito a Lula de sair temporariamente da prisão para encontrar seus parentes perto do local do enterro (já que este já acabou). Confira aqui a íntegra da decisão.
Atualização 2: Lula não aceitou as condições impostas pela justiça, de se encontrar com parentes numa unidade militar de São Bernardo do Campo, e decidiu não ir.
vitor f
30/01/2019 - 21h09
Lula não é fernandinho beira mar! Não precisa escrever longo texto! Será que a milícia da família bozo não daria segurança !
Justiceiro
30/01/2019 - 19h21
Menos, menos…
O direito de um preso poder sair da cadeia para ir velar um parente próximo(irmão, por exemplo) tem que ter algumas considerações.
Imagine se Fernandinho Beira Mar pedir pra ir ao velório de um irmão seu no morro? A justiça vai deixar? é claro que não, pois existe o risco de fuga, os traficantes se reunirem e resgatarem o preso, risco de morte para a escolta etc.
Então, não é um direito liquido e certo.
Lula queria transformar o velório em comício. Para isso, basta ver que Gleisi fez convocatória, não para velar o morto, mas para fazer baderna para que Lula seja solto. Ela mesma se entregou, mostrou que o velório era só um pretexto.
Ademais, quando estava solto, Lula perdeu dois irmãos e não foi ao enterro de nenhum dos dois.
Ah, Toffoli liberou para que Lula fosse ter um encontro com familiares, MAS SEM celular, microfone, comício…e em uma Unidade Militar.
Lula não quis.
Walter
31/01/2019 - 07h51
Um nordestino peão de fábrica que foi eleito presidente, tem que pagar pelo crime de ter sido eleito presidente. Afinal… a paulistrocracia, seus aliados e seguidores jamais irão perdoar esse crime.
Justiceiro
31/01/2019 - 10h34
Abraham Lincoln era filho de lenhador. Se esforçou muito e se tornando advogado. Foi o presidente dos Estados Unidos que acabou com a escravidão naquele país.
Até hoje, Lincoln é referenciado pelos seus concidadãos. Os eleitos presidentes sentem um orgulho imenso ao fazerem seu juramento na Bíblia usada por Lincoln.
Lula foi eleito e reeleito e ainda elegeu e reelegeu sua teleguiada. Se houvesse esse ódio todo que você fala contra Lula, ele jamais teria sido eleito pra qualquer coisa.
Lula tá preso porque roubou, é corrupto. Ter nascido pobre não absolve ninguém.
João do Amor Divino de Santanna e Jesús
31/01/2019 - 10h53
Não tem prova que roubou nada. Foi preso por isso, justamente,pq ainda é extremamente popular e ganharia de novo a eleição.
Aqui ninguém é idiota. Por mais que vc repita que é corrupto ninguém engole, td mundo sabe o que aconteceu. Use sua tática no what.
Franco
31/01/2019 - 09h10
És verdadeiramente um justiceiro, além de um absoluto ignorante em direito, daí as argumentações vazias e inconsistentes. Olha a lei do retorno, cambada de energúmenos. Um dia saberás que estás errado e não poderás retroceder pois não ouvistes os profetas e enviados.
Franco
30/01/2019 - 19h17
Triste poder judiciário, refém das forças políticas e agora da vaidade e da prepotência. Quanta diferença de poder quando o Zé da Justiça era o Ministro e não mandava em ninguém e os de antes e de agora que podem tudo e nada respeitam, a não ser suas próprias leis e convicções.
Paulo
30/01/2019 - 18h53
Se havia, de fato, o direito, foi mal…
JUAN
30/01/2019 - 17h33
Digo e repito esse judiciário brasileiro em conjunto com a marginalizada polícia federal,SÃO CRIMINOSOS.
claudio
30/01/2019 - 17h12
CHOCANTE. Sim, chocante será o dia em que Moro, Tofolli e tantos outros morrerem e tiverem de enfrentar seu julgamento, depois de longo estágio no umbral é claro. Pior ainda quando tiverem LULA a sua frente a pedir clemência para eles. aí e somente aí eles entenderão a diferença entre LULA e eles.
virie d
30/01/2019 - 15h27
Direitalha lixo , escoria
Roque
30/01/2019 - 14h31
Quando o calango viu que não ia ter comício no velório, desistiu…
João Ferreira Bastos
30/01/2019 - 14h51
Tu és um merda.
Sebastião
30/01/2019 - 17h11
Não ter comício seria esta a sua vontade. Mas, se Lula tivesse tido oportunidade de ir, a própria imprensa, e pessoas do seu nível, estariam lá fazendo cobertura e gritando. Assim também como os admiradores de Lula. Mas deixe está, e continue assim, com esse seu pensamento.
Roger
30/01/2019 - 14h26
Lula não matou ninguém é está preso e incomunicável. Já o presidente da Vale não posso dizer o mesmo. Mais ou menos uns 90 mortos já e continua solto e serelepe dando entrevistas, nesse caso o Moro não diz nada tb. O presidente da Vale faz o que quer e a justiça tá com as pernas abertas levando vara da Vale.
Moro não gosta do Lula porque o Lula não é mais presidente, se fosse ainda mandatário o Moro táva puxando o saco dele como fez com o Temer e faz com o Bolsonaro.
Tudo isso quer dizer medo do povo. Sentença fajuta, tabajara, comprada e combinada a sentença entre juízes e MP.
Lula é mais que um preso político ele é um preso de guerra. A guerra de classes, a guerra entre direita e esquerda, a guerra entre o mal e o bem.
Zé Maconha
30/01/2019 - 14h16
Gente calma , o Ciro disse que não há ameaça a democracia , o Miguel disse que o caso Queiroz não era nada , lembram?
Teve outro texto publicado aqui que dizia que ameaças a deputados são normai numa democracia.
Tá tudo “bem”.
Bruno Wagner
30/01/2019 - 13h57
Canalhas canalhas canalhas!
DITADURA
30/01/2019 - 13h37
FASCISMO.
Orestes neves
30/01/2019 - 13h30
A “lama” não é só a Vale! Justiça enlameada…Estado de exceção…Leis rasgadas…arbítrio ! Lula não é mais nem Preso Político…É na verdade um Homem Sequestrado!!! O mundo civilizado está envergonhado e pede Lula Livre!!! Justiça! Justiça !Justica ! Será que ainda existe nesse país ????
brasileiro
30/01/2019 - 13h11
Eles não suportam a idéia de serem iguais ao povo. Precisam ser venerados, ‘superiores’, para preencher o vazio que tem.