Como já é característica do partido, o PSB vai fazer mistério até o último minuto. O governador de PE, Paulo Câmara, é a favor de apoio a Rodrigo Maia para a presidência da Câmara dos Deputados, tendo inclusive dado uma entrevista (publicada hoje) à Folha de São Paulo, defendendo essa posição.
A liderança do partido na Câmara, o deputado Tadeu Alencar, é contra o apoio a Maia.
O PSB é um partido com alguns problemas. Quase não tem militância, por exemplo. Mas é um dos que jogam com mais astúcia o jogo da política.
Ao deixar a decisão em suspenso, o PSB aumenta o preço político dela, podendo, na última hora, obter promessas vantajosas de Rodrigo Maia.
Tudo pode acontecer, portanto. PSB pode liberar a bancada (o que me parece o mais provável), pode apoiar seu próprio candidato, o JHC, ou pode se juntar ao bloco e apoiar Maia.
***
PSB adia reunião sobre apoio à presidência da Câmara
Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 10:35
Sem definição sobre a eleição da presidência da Câmara dos Deputados, o PSB decidiu adiar a reunião que seria realizada nesta segunda-feira (21), em Brasília, para aprovar a indicação. A previsão do líder da bancada socialista, Tadeu Alencar, é de que o encontro aconteça até o início da próxima semana, poucos dias antes de começar a legislatura.
Uma parte da sigla defende o apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e outra o caminho contrário, por causa da aliança do demista com o PSL de Jair Bolsonaro.
“Faltam definições no tabuleiro”, justificou Tadeu Alencar em relação ao adiamento. “A gente entendeu que valeria a pena esperar a marcha dos acontecimentos”.
Dois posicionamentos podem influenciar na decisão dos socialistas. De um lado, PDT e PCdoB, que anunciaram um bloco de oposição com o PSB e indicaram apoio a Maia. Do outro, o PT, que, consolidando um grupo alternativo contra o presidente da Câmara, pode ficar com os socialistas.
Para Tadeu Alencar, mesmo que tenham candidatos diferentes, PSB, PDT e PCdoB podem permanecer no mesmo bloco. Por isso, os socialistas ainda devem buscar conversas com os outros partidos. “A posição deles também influencia a nossa, como podemos ficar juntos”, afirmou.
O PSB elegeu 32 parlamentares, o PDT terá 28 e o PCdoB, que não conseguiu ultrapassar a cláusula de barreira, nove.
Na reunião, serão votadas a indicação à presidência da Câmara e a formação do bloco.
“Também é preciso ter clareza sobre o que vão fazer os demais partidos de oposição. O que vai fazer o PT? Se não tivermos tamanho num bloco alternativo, ficamos com as posições prejudicadas (para a Mesa Diretora e as comissões)”, avaliou.
Sozinho, o PT elegeu 56 deputados.
O líder da bancada socialista é contra o apoio a Rodrigo Maia, defendido, por exemplo, pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que é vice-presidente nacional do partido.
Maia esteve no Recife na última quinta-feira (17) e conversou com o governador. Tadeu Alencar não foi aos eventos com o presidente da Câmara. Na sexta (18), o parlamentar levou o deputado federal alagoano JHC, que é candidato ao comando da Casa pelo PSB, para conversar com Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas.
“JHC precisa de uma decisão do partido”, defendeu Tadeu Alencar nesta segunda-feira.
O líder do PSB vai a Brasília para conversar com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, sobre o assunto. O deputado federal diplomado João Campos, que anunciou em entrevista à Rádio Jornal o adiamento, também está na capital federal.
Vivaldi
22/01/2019 - 11h52
Esta eleição tem que ser cancelada.
Na base do fake news e da onda de ódio o crime organizado chegou ao planalto.
BRASIL UM PAIS DE TOLOS.
Justiceiro
22/01/2019 - 13h06
Qual eleição deve ser cancelada?: A da Câmara? Mas ainda nem aconteceu, só dia 01/02.
Sossega rapaz, e para de ficar lendo muito o 247.
Marcos Videira
22/01/2019 - 11h13
Esse Paulo Câmara NÃO é um sujeito confiável.
Ele faz qualquer acordo, com qualquer meliante, para manter seu poder político.
Carlos Eduardo
22/01/2019 - 09h38
Só o PT pode!
rs
Sandro
22/01/2019 - 13h54
Disse tudo meu caro! Só o PT pode!!
Que preguiça de ler comentários dos amigos petistas. Infelizmente estão iguais ao Bolsominions.
Paulo
22/01/2019 - 00h41
PSB: Pensando Sobre o Botafogo!
Rodrigo Souza Gomes
21/01/2019 - 23h54
O PSB de Pernambuco implodiu boa parte do partido para se salvar na última eleição. E eles foram totalmente decisivos na cassação de Dilma. Assim, eles estão aguardando para ver qual a melhor decisão para eles, mesmo que implodindo o bloco de centro-esquerda.
Batista
22/01/2019 - 11h47
Não apenas eles, o PDT também, pois os votos dos dois somados, dados a favor do impeachment, se ficassem na abstenção ou contra, teriam evitado o golpeachment e o Brasil atolado no brejo, desde então, até hoje e sem data visível no horizonte político, nos próximos quatro anos.
Renato
22/01/2019 - 14h07
Pra que evitar o impeachment? Para aquela “incompetenta” quebrar ainda mais o país ??