O Cafezinho repudia veementemente a covardia da família Bolsonaro contra a Forum e se solidariza integralmente com seu editor, Renato Rovai.
***
Na Forum
Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro processam Revista Fórum
“Bolsonaro e seus filhos têm que explicar o esquema Queiroz e o enriquecimento com compra e venda de imóveis. A Fórum não tem nada que explicar. Temos é que continuar fazendo jornalismo. E é o que faremos”, afirma Renato Rovai, editor da Fórum.
Por Redação
Na sexta-feira (18), a Fórum recebeu na sua sede um mandado de citação postal de um processo movido pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro, e por seu filho, o deputado federal, Eduardo Bolsonaro. A revista está sendo processada junto com o fotógrafo Luiz Araújo Marques, o Lula Marques. O motivo é a publicação feita por ele e publicada pela Fórum de uma conversa de Bolsonaro com Eduardo, em que num dado momento o pai diz que não vai visitar o filho na Papuda.
A ação movida pelo presidente da República e o deputado federal tem por objetivo uma indenização por “uso abusivo de imagem e violação de privacidade e conduta difamatória”.
“Na verdade essa é a forma que a família Bolsonaro encontrou para nos ameaçar e tentar nos intimidar, mas já aviso que isso não nos fará mudar em nada nossa linha editorial. Bolsonaro e seus filhos têm que explicar o esquema Queiroz e o enriquecimento com compra e venda de imóveis. A Fórum não tem nada que explicar. Temos é que continuar fazendo jornalismo. E é o que faremos”, afirma Renato Rovai, editor da Fórum.
O editor também disse que já conversou com os advogados da revista e com o fotógrafo Lula Marques. E que todos estão dispostos a enfrentar o processo denunciando a intimidação e o seu viés de censura inclusive internacionalmente.
“São dezenas de reportagens que já foram feitas e premiadas com fotos reportando conversas entre personagens políticos. Desde bilhetes a mensagens de celulares. O fato de eles estarem usando isso para nos processar mostra o quanto eles desprezam a liberdade de imprensa”, conclui Renato Rovai.
Alan Cepile
22/01/2019 - 12h58
O mundo jurídico brasileiro precisa sair do jardim da infância!
Vão trabalhar pra justificar esse caminhão de privilégios e deixem as pessoas em paz!!
Sebastião
22/01/2019 - 10h45
Por que esperou tanto tempo assim? Agora q%que se tornou presidente, que ele tomou essa atitude?
vicente
22/01/2019 - 08h00
Vou explicar pra alguns leitores do blog que não entenderam por que razão o processo, no caso da revista Fórum, é perseguição.
Os blogs de esquerda não tem amplo financiamento empresarial como acontece com os blogs de direita. O pessoal trabalha por amor à causa e não por dinheiro. Se quisessem dinheiro, se venderiam a uma Veja da vida, a uma Globo e seriam patrocinados pelo Itaú, pela Ambev e teriam advogados à vontade.
Contratar advogados é caro. Ter que se defender em um processo simplesmente por publicar que é suspeito o pai dizer pro filho que será preso se descobrirem o que está fazendo não é acusar, é simples constatar e noticiar.
Processar alguém por isso significa fazer a pessoa gastar um monte de dinheiro pra se defender. Fica como um aviso: se publicar algo contra mim, eu te processo de novo. Aí, as vozes contrárias ao governante (?) em questão vão sendo silenciadas.
É assim que funciona.
Paulo
21/01/2019 - 23h49
Não vejo perseguição. No caso, trata-se do exercício de um direito, apenas. Mas discordo dos Bolsonaros sobre a conveniência política de fazê-lo…
Renato
22/01/2019 - 01h26
Correto !
ari
22/01/2019 - 12h54
Paulo, não vejo dessa forma, mas sim como um ato de covardia. Se vc é presidente da república obviamente suas possibilidades de sair vitorioso são imensas. Quantos juízes vc acha que tem coragem para dar uma sentença contra um presidente da república. De mais a mais, o Forum exerceu sua liberdade de imprensa e não investiu contra a honra pessoal de ninguém
Renato
22/01/2019 - 15h16
“Se vc é presidente da república obviamente suas possibilidades de sair vitorioso são imensas”. Se o julgamento foi realizado pelo legislativo, até concordo. Pelo judiciário, não. Lula , quando presidente, e os filhotes, perderam várias ações . O que não se pode aceitar é que se faça a condenação de alguém que entre na justiça tentando reparar , a seu ver , algum abuso. Quando um deputado de esquerda entra no judiciário processando alguém por crimes contra honra, não vejo ninguém com mimimi !
Nilton
21/01/2019 - 22h21
Perseguisão política e desespero.
A caça as bruxas nos escritórios públicos, escolas, universidades, jornalismo.
Típico de regimes conhecidos.
Renato
22/01/2019 - 01h29
Bruxas devem ser cassadas mesmo. Serviço público não é lugar de Bruxas, é lugar de gente competente , de gente que não se utilize dos cargos para propagar ideologias !
Marcus Padilha
22/01/2019 - 09h20
É mesmo? Então a promeira coisa a ser feita é enxotar os que propagam as ideologias do Olavo de “Cavalo” com um belo chute no meio do cool.
Renato
22/01/2019 - 15h10
Eu garanto a você que detentores de cargos em comissão que , num governo petista propagaram a ideologia de Olavo de Carvalho , tomaram um chute sim !
Baixinho
22/01/2019 - 22h07
Ao Renato…concordo contigo… até quem defende ideologicamente o olavo de carvalho seria chutado deste governo…vide o ministerio da educacao e das relacoes exteriores… alias geniais…
Renato
21/01/2019 - 21h00
Ué, ameaçaram meter a porrada em alguém? Meteram a arma na cabeça de alguém ? Desde quando entrar na justiça contra alguém que , se julga, tenha cometido ilícito , constitui intimidação ?
Baixinho
22/01/2019 - 22h14
Genial, renato, voce afirma que os direitos sao desrespeitados quando ha o limite da tortura fisica, ameaca de morte ou as vias de fato? Lamento voce é repugnante!