Lula, Bolsonaro e Ciro cresceram, Marina e Alckmin caíram. Com 4%, Amoedo entra no jogo.
Esse é o resumo da pesquisa FSB/BTG Pacual divulgada hoje. Registrado no TSE com o número BR-01057/2018, o levantamento entrevistou 2 mil pessoas, por telefone, no último dia 28 de agosto.
É provavelmente a última pesquisa que traz cenário com o ex-presidente Lula, e a primeira divulgada após o início do horário eleitoral (apesar de realizada antes do início dele).
No cenário com Haddad no lugar de Lula, Jair Bolsonaro oscilou de 24%, no levantamento da semana anterior, para 26%.
Marina, por sua vez, experimentou queda de 4 pontos, de 15% para 11%.
Ciro Gomes foi o candidato que mais cresceu, ganhando 4 pontos, de 8% para 12%, assumindo tecnicamente o segundo lugar.
Alckmin oscilou para baixo, de 9% para 8%, enquanto Haddad ganhou um ponto e foi para 6%.
Amoêdo se manteve com 4% dos votos, assim como Álvaro Dias, que seguiu com 3%.
“Não votaria em ninguém” se manteve em 18%, brancos/nulos somam 4%, enquanto “não sabe/não responderam” foi para 6%.
No cenário com Lula, o ex-presidente aparece à frente, com 37% (tinha 35% na pesquisa da semana anterior), seguido de Bolsonaro, com 22% (estável).
Ciro subiu de 5% para 7%, e assume o terceiro lugar técnico, depois de Lula e Bolsonaro.
Marina caiu de 9% para 5%. Alckmin ficou parado em 6%.
Na espontânea, Lula caiu de 26% para 21%. Bolsonaro cresceu de 19% para 21%. Ciro dobrou de 2% para 4%. Alckmin e Marina oscilaram de 2% para 3%, mesmo percentual de João Amoedo.
Os gráficos usados nessa matéria são da Gazeta do Povo e do site Poder 360.
Acesse aqui para ver a íntegra da pesquisa.
JOÃO BATISTA
04/09/2018 - 06h52
Ciro é o único candidato com propostas concretas para o Brasil. Os demais limitam-se à retórica de sempre, uns como viúvas de deus lula, outros como escravos do deus mercado.
Ciro é o candidato para deixar no passado a disputa, predatória para os brasileiros, entre pt e psdb, que almejam apenas o poder.
Ciro 12!
Tom
04/09/2018 - 04h50
Ciro no segundo turno com o retardado do bolsonaro. So pra ter o gosto desse idiota ser destruido no ultimo debate.
Carcará
03/09/2018 - 18h26
Este merece é tomar no … para ficar feliz e sossegado.
carlos cond
03/09/2018 - 17h08
UÉ .. NÃO TO ENTENDENDO ..
NÃO ERA A ESQUERDA Q PEGARIA EM ARMAS ??
COLOCARIA FOGO NO BRASIL ??
PARARIA TUDO ??
PODEM VIR..
FAZ TEMPO Q DIGO..
ADORARIA UMA GUERRA CIVIL .. ESQUERDA X DIREITA..
ADORARIA… PARTICIPAR DESSE VERDADEIRO LEVANTE POPULAR..
E QUE SABER.. TOMARA MESMO Q ESSA MODA PEGUYE E ESQUEDISTA COMEÇE APANHAR NA RUA DIA E NOITE ATE IRA EMBORA P VENEZUELA.
BOLSONARO NO GOVERNO
MORO NO SUPREMO
ESQUERDA PODE GRITAR POR Q VOCES VÃO APANHAR.
hocuspocus
03/09/2018 - 17h31
Vá tomar teu remédio moleque.
Tomas
04/09/2018 - 04h43
Volta pro seu videogame mulecote! analfa rsrs
Laerte moreira
04/09/2018 - 17h10
è o que dá deixar essa molecada em más companias…..Muleque, vai já fazer coco, e depois tomar banho, anda……………….
Vladimir
03/09/2018 - 11h53
Essa pesquisa mostra crescimento do Boçalnaro. Tudo indica que é manipulada. Não entendo porque vocês a publicam. Muita inocência. O Boçalnaro já fala até em fuzilamento do pessoal da esquerda. Não o subestimem. Nos anos 30 subestimaram o nazi-fascismo. Deu no que deu.
Damião Bonfim
03/09/2018 - 11h40
É comovente o que ocorre com Lula. Entretanto, na situação COMOVENTE EM QUE O BRASIL SE ENCONTRAR, perceber que o mais expressivo partido de esquerda do País abandona a discussão da política nacional para enforcar discurso em campanha que se ocupa mais de falar do Lula do que do Brasil, já deu! Se o interesse do PT é ter Lula livre (como expressiva parcela da população o quer também, que o faça pelas vias judiciais), mas se aproveitar da comoção popular para orientar voto a candidato que se esquece do País para promover quase que um culto à personalidade Lula é desrespeito às demandas nacionais (um verdadeiro “ópio para o povo”). Enquanto o PT usa a propaganda eleitoral e parte da impressa esquerdista para falar do Lula, Ciro Gomes trata do Brasil e seus problemas, que estão longe de se limitar ao Lula e a condução judicial de sua demanda. Tomará que Ciro se consolide a ponte de chegar ao 2° turno e que as pessoas não deleguem seu voto à vontade do Lula, porque o que numa eleição dessas se deve colocar em discussão é um “projeto de País” (quem apresenta a proposta mais viável para o desenvolvimento nacional) não simplesmente a indicação de um nome cujo respaldo não é o que propõe, mas quem lhe indica. Pelo visto, O PT promoverá todo tipo chicana, mesmo sabendo qual será o resultado. Uma pena que muita gente pactua com esse teatro. Ciro 12!
CezarR
03/09/2018 - 14h36
Eu nunca entendi a Marina em segundo e o Ciro atrás. Pelo bem do povo brasileiro, que o Ciro se consolide! Se não for o Ciro, que o PT trabalhe o Hadadd de fato, embora o melhor fosse o apoio ao Ciro.
Damião Bonfim
03/09/2018 - 22h30
É importante observar que essa pesquisa vem de um setor não muito simpatizante das propostas de Ciro, e que além dela, o Data Poder também tem indicado Ciro em 2º (o que sempre pareceu mais de acordo com a realidade). Marina está se desgastando com a esquerda, possivelmente perderá intenção de votos de partidários de Lula cujo voto não é ideológico e que não se obriga a votar em Haddad. Talvez Ciro se beneficie mais ainda desse processo.
Rodrigo
04/09/2018 - 02h30
Eu votei no PT para presidente em 4 eleições. Nunca santifiquei político, me incomodei com atitudes de Dilma mas sempre acreditei no plano de governo e fui contra o teatro do impeachment. Nesse ano porém estou profundamente decepcionado com a postura do partido. O próprio Damião em outro comentário já disse em outras palavras.
O Brasil é um país muito sofrido, com injustiças demais, riquezas sendo parasitadas e uma demanda insana por qualidade de serviço público e infraestrutura. É egoismo demais ficar focando a campanha na prisão de Lula e na salvação dele quando temos milhões muito mais urgentes de serem salvos. O PT não pode usar o voto das pessoas como pedido de gratidão pelo bom governo Lula, isso beira o coronelismo. É preciso união, o PT se arrisca a permitir um segundo turno de Bolsonaro x Alckmin por pura diluição de votos. Pensem: 30% Bolsonaro, 20% Alckmin , e ai 10-15% em Haddad, Ciro e Marina cada. Iriam ficar TODOS de fora sendo maioria. Tudo em nome do poder? De uma salvação partidária? Isso é egoismo. A decepção vem disso. Ciro Gomes tem um excelente plano de governo, que atende a esquerda mas não se esquece do pequeno , médio empresario. Por que o abandonaram? Não enxergam que ele cresce , que está encantando jovens? Se tivesse o apoio da esquerda bateria de frente com Bolsonaro e o engoliria no segundo turno (já beira fazer sozinho, mas a TV pode impedir). Muita gente que eu conheço está desistindo do PT por essa postura. Não sinto raiva, eu fico triste, triste mesmo, pq meu inimigo é outro, e vocês estão entregando o Brasil pra essa gente por causa de orgulhinho barato. ACORDEM!
jones
03/09/2018 - 11h30
#Ciro12
Alan Cepile
03/09/2018 - 11h25
Em todas as pesquisas sem Lula o Bolsonaro cresce e Haddad patina.
Lulistas da extrema direita….
Luis Castro
03/09/2018 - 11h25
Pesquisa manipulada com um único objetivo de favorecer o chamado Partdo Novo do Amoedo, que traz de novo o velho e surrado projeto neoliberal. Dizer que Haddad só cresceu um ponto me engana que eu gosto. Agora vai chover pesquisas para todos os gostos vão manipular até bem próximo do pleito para então aparecer a verdade. Aí então vai ser um tal de uns despencaram e outros subirem do nada. Todo o pleito é a mesma coisa e as pessoas ainda se deixam levar.
Baruch
03/09/2018 - 11h00
Escolher entre o neoliberalismo verde oliva ou verde floresta seria uma tarefa ingrata. Espero que a pesquisa se confirme com Ciro no segundo turno.