Trechos:
“sou amigo do Lula há 30 anos, é um velho camarada e sofro muito com o que está acontecendo com ele”
“preciso respeitar o tempo do PT, e esperar esse trauma extraordinário”
“presidente Michel Temer, que está aí por um golpe de Estado, é processado por corrupção e formação de quadrilha”
“[A esquerda Portugal] tem sido [minha inspiração] em várias questões”
“Tenho visto o que está acontecendo em Portugal”
“perversão neoliberal tem feito muito mal à Europa”
No RTP
Ciro Gomes diz que o Brasil tem um Presidente corrupto
O candidato à Presidência do Brasil, Ciro Gomes, diz que o país tem um Presidente corrupto e atravessa uma fase muito grave. Numa entrevista exclusiva à RTP, Ciro Gomes admite que o Governo de esquerda em Portugal tem sido uma inspiração e continuará a ser, caso consiga chegar à Presidência do Brasil.
Zarbonil
25/06/2018 - 00h21
Então ele não atacou o Lula e nem o PT em Portugal? Só falou da amizade com Lula?Não falou q não é preocupação dele a união da esquerda? Não falou q a prisão do Lula é legal e injusta? Não falou…………………. Por que será q não falou nada disso em Portugal?
Sandro
25/06/2018 - 07h12
Essa esquisofrenia petista tá dificil de engolir. Falam como se Ciro Gomes fosse do PT, como se ele fosse obrigado a fazer campanha para Lula mesmo sendo candidato.
Petista agora exige que todos sigam a sua cartilha, caso contrário começam o baixo jogo da maledicência. Ta complicado demais tanta cegueira e intolerancia! Que saco!!!
Luiz Nalin
24/06/2018 - 22h42
Que tal trocar o nome do blog, de o cafezinho para o chá do ciro?
Sandro
25/06/2018 - 07h13
Quanto mimimi
Ernesto Silva
24/06/2018 - 22h42
Estranho esse negócio de amigo há 30 anos. É assim que o Temer falava do Coronel Lima e do parça José Yunes. É lamentável que o Miguel nem de longe perceba os riscos desse blá blá blá da amizade política. E o Ciro deve ser “amigo há 30 anos” de muita gente. É um grande perigo.
Alan Cepile
24/06/2018 - 20h22
Ciro continua firme com seu discurso.
Sigamos adiante.
Nilson Moura Messias
24/06/2018 - 20h12
Estou acessando o cafezinho do ciro, lembrando um programa de humor, se não me engano, de Agildo Ribeiro, “O cabaré Brasil”. O cafezinho do ciro virou lero lero….
Sandro
25/06/2018 - 07h13
E ?
gN
24/06/2018 - 19h52
Me desculpe mas Portugal é basicamente o q sobrou da esquerda na Europa!
JOAO BATISTA
24/06/2018 - 23h16
A RTP está entrevistando pré-candidatos, não apenas o Ciro.
Portugal é um caso êxito de coalizão de governo sem entrega do patrimônio público a partidos como vimos nos escândalos que levaram e levarão vários políticos brasileiros para a cadeia, recentemente. Nesse quesito, merece destaque positivo a trajetória de Ciro que foi prefeito, governador, deputado estadual e federal, secretário de Estado e ministro de Itamar e Lula e nunca teve sequer acusação de malversação de recursos públicos. Ciro não rouba e não deixa roubarem.
Ultra Mario
25/06/2018 - 17h51
Portugal é exemplo de governo de esquerda. Enquanto a neoliberal Espanha definha com desemprego (45% dos jovens de lá estão desempregados) desde a crise financeira, Portugal retomou o crescimento e já está extinguindo o desemprego graças a investimentos públicos, contrariando a cartilha da UE.
GERALDO GALVÃO
24/06/2018 - 19h17
O jogo está sendo jogado: O Lula é um exímio estrategista político. Na hora certa ele, e seus advogados, saberão o que fazer. Se em último caso ele entender que deve ser substituído por outro nome – que não seja Ciro Gomes: É preferível o país passar pela tragédia Brontossauro. Quem sabe como a Fênix, o Brasil possa renascer das cinzas. O Ciro ao se aliar ao PFL/DEM e PP, no primeiro turno, assume um programa de governo consensual com os dois partidos mais conservadores, e corruptos da história da República. Miguel, isso é diferente de alianças nos estados e municípios onde não se elaboram políticas públicas para a saúde, educação e segurança.
Sandro
25/06/2018 - 07h14
ha ha ha
Ultra Mario
25/06/2018 - 17h54
Renascer das cinzas? Assim como a Grécia?
Pára de ser bobo. No momento que o economista do Bolsonaro cortar os subsidios como prometeu, o agro que paga as nossas contas vai ser destruido. E vai levar séculos até termos uma industria consolidada de novo.
Pqp petistas estão tão irritantes quanto bolsominions.
JOAO BATISTA
24/06/2018 - 16h27
Ciro assumiu compromisso com:
– retomar os campos do pré-sal pelo regime de partilha;
– reverter reforma trabalhista e terceirização total, que levaram os trabalhadores brasileiros ao século 18.
– equilíbrio fiscal, a partir de gestão austera e taxação de rentistas, acionistas de empresas e grandes fortunas, o que NENHUM governante sequer tentou antes;
– projeto nacional de desenvolvimento a partir das compras do Estado para saúde, defesa e naval, entre outros, gerando empregos aqui e não no exterior;
– investimento maciço em educação, com lastro na renda do pré-sal, a exemplo da exitosa experiência do Ceará, cujo desempenho de alunos da rede pública é a melhor do país;
– reforma política que recoloque executivo e legislativo em seus devidos é imprescindíveis papéis na democracia.
Enfim, é possível divergir ou mesmo entender que outros candidatos farão mais e melhor que isso se eleitos, mas é inegável a contribuição que Ciro já deu ao processo democrático popular ao apoiar Lula e Dilma em suas eleições e governos. Agora, ele vem a público, de forma autêntica, transparente, colocar seu currículo e sua biografia à disposição da sociedade, ele que foi prefeito, governador, deputado estadual e federal, ministro de Itamar e Lula e secretário de estado, além de exitosa passagem como gestor na iniciativa privada.
Ciro tem formações acadêmica, pessoal, profissional e política que o qualificam para presidência. Chegou a hora de superar a disputa entre dois grupos políticos que deram grande contribuição ao país, mas cujo modelo sectário e conflituoso está superado é penalizando o país. É hora de buscar convergência e é a isso que Ciro se propõe, ouvir todos e agir em favor daqueles que merecem e precisam de ação do Estado, os pobres.
GERALDO GALVÃO
24/06/2018 - 19h24
Não vai ser com o PFL e PP que ele vai conseguir essa proeza. Aliança no 1º turno pressupõe um programa de governo que satisfaça aos condôminos envolvidos. E nem com um partido forte que possa se impor, o Ciro pode contar.
Sandro
25/06/2018 - 07h15
OLha só, as eleições nem acabaram e o PT já aparece como eventual oposicionista do Governo Ciro. Vai ser engraçado ver o PT e o PMDB de mãos dadas, na Oposição! hahahahaha
GERALDO GALVÃO
25/06/2018 - 11h31
Deixa de ser burro cara! Responda sobre o que comentei: O inviável plano de governo do Ciro numa aliança com os dois partidos mais direitista e corruptos da história da república (PFL e PP), como não bastasse a aliança histórica com os coronéis da família Jereissati. O que se discute são as contradições do Ciro, e não a sua improvável eleição.
Werner Dietzold
24/06/2018 - 14h50
No PSDB ele apoiava Covas mas tinha profundo respeito por Aureliano Chaves…Temer nao assumiria O Governo porque ele nao iria deixar…admira o Governo de Esquerda Portugues(quando em Portugal)…admirara a monarquia sueca quando em estocolmo? Torce pelo flamengo no rio,corintians em sp,atletico em mg,inter em poa,etc,…?”Tirou daqui Múcio…”
Wilton Santos
24/06/2018 - 14h34
A reforma da previdência proposta pelo Ciro não tem nada de esquerda. Nada mais é do que a continuidade do golpe. Eu não confio no Ciro Gomes, gostaria que a alternativa ao Lula fosse o Requião!
JOAO BATISTA
24/06/2018 - 19h28
Wilton, permita -me.
A proposta de Ciro para a previdência estará explicitada no plano de governo, mas as linhas gerais divulgadas são, sim, inovadoras e de esquerda, para usar um termo que você utilizou.
Inovadora porque garantirá a quem recebe mais que 3 a 4 salários mínimos manter seu poder de compra após a aposentadoria, o que não ocorre hoje. Hoje, o trabalhador contribui pelo teto e recebe sua pensão com o desconto do fator previdenciário, o que dificilmente alcança 4 mil reais, dos quase 6 mil reais de teto. Ou seja, o piso estará garantido pela previdência social, o que passar desse piso poderá ser recebido bastando que o trabalhador contribua para isso, através de uma previdência pública, administrada por trabalhadores, mas em regime de capitalização, o que individualiza a contribuição. Cada um receberá pelo que pôde ou quis poupar ao longo de sua vida laboral. Ao mesmo tempo que garante o pider de compra do futuro aposentado, essa reserva poderá financiar obras de infraestrutura necessárias ao país, como ocorre em países desenvolvidos.
De esquerda, porque garantirá o pagamento das pensões, pelo Estado, através da atual previdência oficial, para todos, até o teto de 3/4 salários mínimos, o que alcança mais de 90% da população trabalhadora, sem que seja necessário que um operário ou camponês tenha que contribuir até 69 anos, como quer o governo golpista.
Em linhas gerais, é isso.
Assista aos vídeos de Ciro e tire suas próprias conclusões.
Abraço
Sandro
25/06/2018 - 07h16
Tá dificil é confiar em Petista, hoje em dia!
GERALDO GALVÃO
25/06/2018 - 11h35
Mas vai ter que aturar. O piso do PT/Lula é 30 % na largada, na campanha agrega mais uns 15%, o que dá a vitória no 1º turno.
Ultra Mario
25/06/2018 - 09h18
O sistema atual está morto e todos os países que ainda o usam como a Venezuela e Argentina estão quebrados.
Patrice L
24/06/2018 - 14h24
Miguel
Meus respeitos.
Mas, dentro da atual lógica cafezinha:
– o Ciro tem uma agenda mais à esquerda que o PT e vai poder governar; o Lula, não
– o Lula tinha uma alta rejeição e não conseguiria governar; o Ciro, pela recente pesquisa Ipsos, tem um índice bem maior, mas vai poder governar
– o Ciro deu entrevista à RTP e oh mostrou-se triste com a prisão do Lula; mas aqui pros brazucas diz que apoia a Lava Jato; que a prisão do Lula foi legal, mas é injusta (vai entender essa construção!!)
Pois é, esse tanto de incoerências!!
E olha que não falei do Cafezinho, vanguardista e brilhante na luta pela regulação da mídia, apoiar quem diz que não irá proceder com isso!!
Miguel do Rosário
24/06/2018 - 17h39
Patrice, essa pesquisa de rejeição é furada. Todo mundo com rejeição igual de 60%? Sem estratificação por região, faixa de renda e escolaridade? Desculpe, eu levo pesquisa a sério.
Cíntia
25/06/2018 - 01h13
Miguel, e sobre as incoerências apontadas pela Patrice, algo a dizer?
artzN
25/06/2018 - 09h00
1a: Lula, nem nenhum outro PTista conseguirá governar, como ficou bem evidente com Dilma. Lula tem 8 processos correndo na justiça e só no primeiro já está condenado em 2 instâncias. Eleito, vai ocorrer o que hoje ocorre com Dilma. Pressão da oposição por impedimento, e para se livrar, vai ter que lotear novamente o poder com os piores, vai ter q
artzN
25/06/2018 - 09h13
1a: Lula, nem nenhum outro PTista conseguirá governar, como ficou bem evidente com Dilma. Lula tem 8 processos correndo na justiça e só no primeiro já está condenado em 2 instâncias. Eleito, vai ocorrer o que hoje ocorre com Dilma. Pressão da oposição por impedimento, e para se livrar, vai ter que lotear novamente o poder com os piores, vai ter que apoiar medidas intragáveis… são 8 processos! Vai ser o mesmo inferno de Dilma repetido. Uma queda de braço que só quem perde é o Brasil. De outro lado Ciro tem o nome sem nenhuma mancha, não teve o desgaste político de ter sido poder por 12 anos e tem o pulso forte necessário para comandar as reformas que precisamos há muito tempo (e que foram ignoradas pelo PT);
2a. Ciro apoia a Lava-Jato, mas condena algumas arbitrariedades do juiz Moro. Apesar de achar injusta, não considera ilegal a prisão de Lula, e não há nenhuma contradição nisso. Quantas medidas do STF são tomadas de modo que 3 consideram injustas, mas 4 consideram justas, e por isso, é concedido? Como o HB do próprio Lula, por exemplo. Pelo fato de 3 considerarem injusto algo, não faz da decisão da corte ilegal em nada. O que Ciro diz é simplesmente: ele juiz do caso teria inocentado Lula por falta de provas substanciais, mas não é ele que decide e sim o sistema judiciário, que decidiu pela condenação na 1a instância e em um colegiado de 2a;
3a. Regulação de mídia é coisa de quem não sabe debater. De quem acha que para ganhar uma discussão tem que calar o oponente. Censura nunca mais! Esse mesmo povo que luta pela regulação da mídia hoje, condenou quando a ditadura a regulava. Ou seja, quando é o meu grupinho no poder aí deve haver regulação da mídia, mas quando for os outros, a mídia deve ser totalmente livre. Isso sim é incoerência. Ciro diz bem: “Eu teria motivos de sobra pra defender a regulação da mídia, pq só eu sei o que já sofri injustiças pela mídia, mas não é certo que o poderoso do dia regular a mídia, pq vai parecer muito que quer apenas destruir os ataques sobre si mesmo, o que se deve fazer é incentivar profundamente a pluralidade das mídias, e não deixar apenas pequenos grupos tendo acesso a difusão da informação, e educar o povo para saber filtrar a informação que chega a ele”.
Patrice L
25/06/2018 - 14h11
1) uma equação em que a prisão do Lula é legal, porém injusta, não bate! só bate se torturar as palavras e seu sentido
2) ninguém aqui falou em censurar a mídia corporativa (aliás, essa é a fala da direita e da própria mídia corporativa para evitar a regulação); falamos de quebrar o monopólio da expressão facilitada por uma concentração pornográfica dos meios de comunicação nas mãos de uns poucos
3) aplaudo e desejo sorte a qualquer projeto que incentive e fomente a mídia alternativa, o contraponto à mídia da direita; acho, porém, insuficiente para a desejável pluralidade de vozes se não interditar a concentração e propriedade cruzada dos meios
4) Miguel, que tem sido um batalhador dentro do tema, podia desenvolver um post específico sobre o que o Ciro pretende a respeito – e, a se eleger, se ele vai ser bem sucedido
Valéria
24/06/2018 - 13h56
O que verdadeiramente pensa Ciro?
JOAO BATISTA
25/06/2018 - 01h05
Assista aos vídeos em que Ciro fala para trabalhadores, estudantes, empresários, políticos, jornalistas.
Todo candidato tem que apresentar linhas gerais de seu plano de governo à justiça eleitoral para obter registro.
Sandro
25/06/2018 - 07h17
Em plena era da informação e da internet, sua pergunta é inaceitável! Se esse é o nível dos petistas, a coisa tá feia mesmo