Menu

Considerações a partir da sabatina de Ciro na Jovem Pan

Como a maioria dos internautas, assisti à sabatina de Ciro Gomes na Jovem Pan tentando encontrar falhas. Afinal, ele é um candidato importante, e os brasileiros, traumatizados por tantos golpes sucessivos contra a soberania popular, devem ficar infinitamente mais atentos às qualidades e defeitos dos candidatos do que em outras eleições. Os entrevistadores da Jovem […]

188 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Como a maioria dos internautas, assisti à sabatina de Ciro Gomes na Jovem Pan tentando encontrar falhas. Afinal, ele é um candidato importante, e os brasileiros, traumatizados por tantos golpes sucessivos contra a soberania popular, devem ficar infinitamente mais atentos às qualidades e defeitos dos candidatos do que em outras eleições.

Os entrevistadores da Jovem Pan começaram a sabatina apertando o pré-candidato do PDT justamente sobre a questão de seu temperamento, que poderia lhe tirar votos, e Ciro Gomes comprovou que esse é, de fato, seu calcanhar de aquiles.

A sorte de Ciro Gomes é que as entrevistas da Jovem Pan são todas muito tensas, sempre beirando o “barraco” (muitas descambam mesmo para o barraco), mas isso não é desculpa.

A impressão que temos é que o candidato faz um esforço enorme para não explodir.

Outro ponto negativo é procurar brigas e atritos de maneira gratuita, como nas falas sobre o vereador Fernando Holiday, chamado de “capitãozinho de mato”, e na acusação ao presidente de Michel Temer, chamado de “corrupto”. Temer pode até ser corrupto, e há denúncias suficientes – com provas materiais contundentes – de que a acusação pode ser verdadeira, mas acho que é possível travar um debate político mais qualificado do que simplesmente lançar acusações de ordem criminal contra um adversário.

Neste mesmo sentido, também acho desnecessárias as invenctivas que Ciro faz contra o PMDB, dizendo que vai “destruir o partido”, embora acrescentando que o fará pelas vias “democráticas”. Pode até ser um anseio legítimo, ou mesmo nobre, de Ciro Gomes, mas para que falar isso? Quem destruirá o PMDB “democraticamente” serão os eleitores, e nada indica que essa destruição acontecerá tão cedo. Até lá, Ciro Gomes, caso eleito, terá que lidar com parlamentares do PMDB, assim como do PP e do DEM, com os quais, dizem alguns, poderá se aliar.

Ciro Gomes estava nervoso demais na sabatina, a meu ver. Se eu fosse dar uma nota de 1 a 10, daria nota 5, os pontos perdidos pela agressividade desnecessária e por outros motivos que exponho nesse post.

A sabatina de Bolsonaro na mesma rádio é nota zero, mas comparar Bolsonaro com qualquer outro candidato é covardia, porque ele é ruim demais.

Outro ponto negativo foi a referência tola, ofensiva, a uma posição do PT sobre a Venezuela (“não sou como o PT, que alisa o regime Maduro”).

Não havia sido perguntado ao pré-candidato o que ele achava da posição do PT em relação ao chavismo, então Ciro produziu um atrito inteiramente desnecessário, e até mesmo contraditório, porque a resposta de Ciro Gomes sobre a Venezuela foi muito próxima à posição do PT, que nunca foi exatamente de “alisar” o regime chavista e sim de defender a soberania do país vizinho.

Ciro Gomes defendeu, corajosamente, a democracia venezuelana. Confrontado por Marco Antonio Villa se achava que a Venezuela era uma democracia, Ciro respondeu categoricamente que sim, que a Venezuela era uma democracia.

O pré-candidato lembrou que a oposição venezuelana participou do processo eleitoral em que foi derrotada, recentemente, por Nicolas Maduro, então seria incongruente, da parte dela, e da parte da nossa própria elite, chamar a Venezuela de “ditadura”.

“Nossa elite pirou”, disse Ciro, referindo-se ao ódio irracional que parte da nossa elite, obviamente atiçada pela mídia imperialista, desenvolveu contra a Venezuela.

Ciro então faz uma crítica muito forte à vassalagem do governo brasileiro aos Estados Unidos, na questão da Venezuela, defendendo que o Brasil assumisse uma posição de mediador, e não de inimigo do regime Maduro.

O pré-candidato, subindo o tom, alertou para o fato de estar sendo criado, em nossa vizinhança, e por culpa dessa vassalagem ao império do norte por parte do governo brasileiro, o surgimento de um perigoso conflito entre potências: de um lado, Estados Unidos convidando a Colômbia para integrar a Otan, fazendo ameaças militares diretas à Venezuela; de outro, Rússia e China estabelecendo laços militares com a Venezuela.

“Isso é perigoso para o mundo!”, alertou Ciro Gomes, dando a entender que atuaria, como presidente, para conter as agressões imperialistas contra o país vizinho.

Perguntado sobre a Lava Jato, Ciro respondeu protocolarmente, como manda o figurino eleitoral: “sou inteiramente a favor”.

Num depoimento recente, Ciro fez reflexões um pouco mais elaboradas sobre a Lava Jato, em que faz as críticas necessárias à destruição das empresas.

Apesar de entender que a Lava Jato é a ponta de lança do ataque imperialista ao Brasil, também entendo que um pré-candidato não pode responder de outra maneira em se tratando de uma operação que se tornou, na cabeça da esmagadora maioria da população, sinônimo de luta contra a corrupção.

Eu já vi, inúmeras vezes, lideranças petroleiras, Roberto Requião, Dilma, sem falar do ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, falarem exatamente a mesma coisa.

Ninguém tem coragem de falar mal da Lava Jato, a não ser meia dúzia de blogueiros malucos, como eu, que não tem preocupação eleitoral.

A Lava Jato é uma operação imperialista de grande sofisticação contra a qual já perdi as esperanças de vencer a golpes de retórica. Grandes juristas do Brasil e do mundo já denunciaram os erros da lava Jato e nada aconteceu.

Os lavajateiros fazem o que querem, sem preocupação de nenhuma ordem. Prendem empresários e políticos sem provas. Fecham as maiores empresas do país. Pressionam o STF a mudar a Constituição. Derrubam governos. Fazem jornalistas importantes ser demitidos e perseguidos.

A Lava Jato se tornou o partido político mais orgânico da direita brasileira, e ninguém consegue confrontá-lo porque ela não aparece como um partido, mas como uma missão sagrada de extirpar a chaga da corrupção no país.

Para derrotar a Lava Jato é preciso vencer as eleições presidenciais, ocupar o Poder Executivo, e através dessa ocupação, democrática, simbólica, política, fazer o Judiciário recuar. Daí é preciso nomear para o STF e STJ ministros que tenham coragem para enfrentar a mídia, principal sustentáculo da Lava Jato, e que sejam comprometidos com valores democráticos e constitucionais contrários ao lavajatismo.

Outra maneira de derrotar a Lava Jato é organizar, via ministério da Justiça, debates, seminários, eventos e reuniões, em que os arbítrios e as violências judiciais sejam denunciadas com a qualificação que a gravidade do tema merece.

O governo precisa construir sistemas de inteligência e contra-inteligência, aliados a ferramentas eficazes de comunicação, para fazer a ofensiva contra a Lava Jato.

O Executivo precisa se reaproximar das Forças Armadas, para ajudar a reconduzi-las a um pensamento nacionalista, que se contraponha ao desmonte da indústria e do nosso sistema de defesa. Isso também ajudará a derrotar a Lava Jato, visto que se trata, como já disse, de uma operação imperialista que também teve como objetivo desmontar, suspender ou atrasar por tempo indeterminado alguns programas estratégicos de defesa, como a construção de Angra 3, o submarino nuclear, a compra dos caças sueco, etc.

A posição de Ciro sobre Lula permanece firme e coerente: ele considera a sentença de Sergio Moro “injusta”. É o que afirmou na entrevista.

O pedetista não concorda, no entanto, com a narrativa do PT de que a prisão de Lula é parte de uma conspiração política golpista, que incluiria a participação ativa do judiciário, por entender que essa posição seria incompatível com a esperança, por parte do ex-presidente, de reverter judicialmente a sua condenação, inclusive para ser candidato e eleito presidente da república.

A narrativa petista, de fato, carrega contradições extremamente problemáticas, e acho que Ciro Gomes tenta caminhar sobre uma linha tênue, que o permita fazer a crítica à condenação de Lula (sempre qualificada por ele, categoricamente, de “injusta”), e ao mesmo tempo não se deixar contaminar pelos problemas do PT com a justiça, o que o prejudicaria eleitoralmente, além de o tornar alvo da mesma justiça partidária. Essa contaminação não interessa ao campo popular, que precisa vencer as eleições. Os candidatos a presidente do PT em 2006, 2010 e 2014 (Lula e Dilma) agiram rigorosamente da mesma maneira, tentando separar suas plataformas de campanha dos problemas judiciais que afligiam o seu partido, seguindo também a lógica pragmática de que precisavam vencer as eleições. O problema é que o PT venceu as eleições presidenciais e não usou o poder outorgado pelas urnas, como deveria ter feito, porque tinha mandato popular e legitimidade democrática para tal, para desmontar a máquina golpista que estava sendo construída pelo conluio entre mídia e judiciário. Pelo contrário, o PT continuou nomeando os mais votados para o cargo de Procurador Geral da República, e levando para o Supremo ministros sem compromisso com valores democráticos.

O PT precisa compreender, e explicar à sua militância, que a estratégia de Ciro é necessária, porque a esquerda não pode cometer a irresponsabilidade de se deixar aprisionar junto com Lula em Curitiba. A esquerda precisa vencer o partido judicial pelo voto popular, e para isso precisa travar uma batalha simbólica extremamente sensível. Vencida essa batalha eleitoral, iniciaremos outra, tão difícil quanto, que é de pressionar a opinião pública, a classe política e o próprio presidente da república, a cortar as asinhas do judiciário e do ministério público, os quais precisam ser fortes e autônomos, mas submetidos à lei e à autoridade que as urnas conferem ao poder político.

Neste sentido, de que somente as urnas tem condições de derrotar o partido judicial, a narrativa petista, de que eleição sem Lula é fraude, é um tiro no pé, porque reduz o poder de fogo da última arma em mãos da soberania popular, que é justamente o processo eleitoral. As eleições vão acontecer, o PT está decidido a participar de uma maneira ou de outra, tanto no pleito para presidente (com Lula ou sem Lula) como para deputado, senador, governadores, etc, então elas tem de ser fortalecidas moralmente, por ser a única arma que nos resta. O povo brasileiro não tem mídia, não tem armas de fogo, não tem apoio do “mercado”. Todas as potências do mundo parecem unidas numa grande conspiração para subjugar e explorar uma população vulnerável e desprotegida de quase 210 milhões de pessoas. O povo também não tem as “ruas”, como parte de uma esquerda delirante parece não ter entendido. A única grande arma, mas que é a arma mais poderosa de uma democracia, que sobrou à classe trabalhadora, é o processo eleitoral, com todos os defeitos, contradições e limites. Então cabe às organizações populares, incluindo aí os partidos políticos, agirem com responsabilidade, e usarem o voto da melhor maneira possível para derrotar os adversários.

Voltando à sabatina de Ciro Gomes, outro ponto crítico é um certo orgulho excessivo do candidato de pretender mostrar que sabe tudo, em detalhes milimétricos, sobre qualquer questão. Bolsonaro tem o defeito exatamente oposto, que é ter orgulho de não saber absolutamente nada de nada. A sabedoria, como diria um filósofo oriental, está no caminho do meio. O candidato não precisa saber exatamente os decimais e percentuais de qualquer dado sensível sobre economia. O que é necessário é ter conhecimentos sólidos e gerais sobre os temas, e saber explicá-los, em palavras simples, para o povo. O segredo eleitoral de Lula sempre foi a capacidade de falar com simplicidade ao povo. Ciro Gomes precisa se esforçar para se comunicar de uma maneira mais simples e compreensível.

Nessa entrevista à Jovem Pan, por exemplo, houve momentos em que Ciro Gomes parecia estar falando para uma plateia de PHD em economistas, e não ao público em geral.

Atualização: Um ponto muito bom na entrevista, foi a defesa que Ciro Gomes fez do conceito de “golpe de Estado”, explicando que Dilma Rousseff não cometeu nenhum crime de responsabilidade, e enfatizando que a presidenta era uma pessoa “honrada”.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eduardo

21/06/2018 - 17h33

Se você acha que ele fala para PHD’s em economia então não conhece nada de economia. Ele erra em princípios básicos como confundir custo da dívida (juros) com principal da dívida (capital amortizado), somente para defender seu ponto de vista e enganado pessoas, como você,que não conhecem o básico de economia.

gN

19/06/2018 - 17h34

E Ciro Gomes é vaiado em evento em BH após ficar nervoso e abandonar o palco…

Rogério

19/06/2018 - 17h27

Independente da qualidade das idéias do vereador, só a referência racista e depreciativa do Ciro Gomes ao vereador já deve eliminá-lo de qualquer possibilidade de nós representar como presidente.

Sergio Sete

19/06/2018 - 16h21

Este é o ponderado Ciro (comportamento mais do que conhecido há anos) que querem eleger:

Ciro se irrita, de novo, e sai vaiado
Brasil 19.06.18 15:45

O irritadiço Ciro Gomes se irritou de novo diante de uma plateia de prefeitos e deixou o palco sob vaias no Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte, relata a Folha.

“Ciro considerou pouco o tempo de cinco minutos de fala e de três minutos para resposta concedidos no evento e perdeu a cabeça quando foi interrompido após a primeira pergunta”, escreve o jornal. O tempo era igual para os sete pré-candidatos participantes.

“Falar coisa séria por cinco minutos. Vocês acham delicado isso? Eu não sou demagogo”, disse o pedetista, que em seguida questionou a ausência de Jair Bolsonaro.

Ao ser informado de que teria cinco minutos para as considerações finais, disse apenas “muito obrigado a todos”. Saiu vaiado e não quis falar com os jornalistas no final.

O ANTAGONISTA

Rafa

19/06/2018 - 14h01

Lula Livre!
Free Assange!

    gN

    19/06/2018 - 17h35

    Free Assange…nem o Equador aquenta mais o figura…

Gustav Correa

19/06/2018 - 13h34

O Ciro precisa explicar pq o partido dele PDT que se diz de esquerda (talvez no passado), tem apoiado certos retrocessos como a PL 8939/17 e, pq a insistência em solicitar apoio aos golpistas DEM, SD e PP? Ciro e PDT não tem honrado a História do BRIZOLA que foi de luta, a favor da soberania nacional e contra golpista como globo e etc. Seria um questionamento a ser feito ao Ciro.

    Dio

    19/06/2018 - 13h49

    Além disso ciro tem que explicar essa história do controle remoto?
    Tá com ou contra o golpe?

Edvino Paulo Jamielniak

19/06/2018 - 12h31

Muito fraquinho esse candidato Ciro Gomes, vai perder feio para o Bolsonaro.

    Newton Muniz

    19/06/2018 - 12h33

    Perfeito, nem o povo cearense vota neste candidato. BOLSONARO 2018 JÁ NO PRIMEIRO TURNO

    Everson

    19/06/2018 - 12h59

    Fraquinho em que? Nossa de lucidez em ti nada. E finaliza ainda jogando confetes em Bolsonaro. Trouxa sou eu de usar meu tempo com um cochinha e além disso, absolutamente alienado.

      Maurico

      19/06/2018 - 13h15

      É perda de tempo mesmo Everson.

Newton Muniz

19/06/2018 - 12h28

Podem falar tudo do Ciro Gomes? mas ele é um sábio, pois disse que Bolsonaro não irá para o segundo turno. Com certeza não irá, pois não teremos segundo turno, BOLSONARO vai dar uma surra em todos candidatosa da quadrilha dos PTralhas e será presidente já no primeiro turno. Chega de ladrões da pátria no poder. BOLSONARO 2018

marco antonio

19/06/2018 - 12h25

hahahahahhahha….coroné psicopata….democracia na Venezuela….pqp…..realmente a ignorância é uma dádiva.

Diego

19/06/2018 - 12h06

É tanto especialista nos comentários querendo falar bonito que não conseguem por M antes de P e B, não sabem escrever autor com U, entre muitos outros que não sou professor para ficar corrigindo.
Apesar de discordar com alguns aspectos do Sr. Rosário, devo admitir que em diversos pontos disse a verdade sobre o temperamento do Sr Gomes e seus ataques gratuitos de fúria simplesmente para atrair votos dos anti-Bolsonaros.

Rafael

19/06/2018 - 11h58

O interessante é que você se esqueceu de falar das controvérsias no quesito economia, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,
Foi pífio o montante de idéias para o pagamento ao FMI.
O PT pagou a dívida, certo, blz.
E porque o Brasil deve ainda?
Ciro é um poço de incógnitas e loucuras, o carinha lá do DEM nem tinha sido chamado à conversa, MDS!

Charles

19/06/2018 - 11h51

Esse teu testo é tão ridículo quanto vc jornaleco de meia tigela! Vc tem que respeita Bolsonaro que é um dos poucos políticos que defende a honra da família brasileira tá bom? Vem fazer esse testusinho malicioso defendendo o comunismo .vc é muito é discarado pra não dizer tendencioso. É melhor Jair se acostumando tá?

    Paulo Rogério

    19/06/2018 - 12h36

    E você nos faça um favor: Vá aprender à escrever antes de vir aqui cagar regras!!!
    O eleitorado do Bolsonaro é tão ignorante quanto o próprio. Se ele está fugindo de debates para tentar esconder a falta de conhecimento, os seus seguidores fazem questão de aparecer em todas as caixas de comentários para representar o “candidato”…pela estupidez, é claro.

      Silas Neves

      20/06/2018 - 00h23

      Manda os outros aprenderem a escrever e coloca letra maiúscula depois de dois pontos e usa crase em preposição.

        Paulo Rogério

        21/06/2018 - 18h55

        Isso chama-se CORRETOR ORTOGRÁFICO!!! Nem sempre ele ajuda ou corrige corretamente. Já o seu problema é semianalfabetismo mesmo!!!

João Ostral

19/06/2018 - 11h40

Acho que já deu para perceber que os defensores do cirismo tem o mesmo comportamento dos trolls de direita, né? Mesmos argumentos que desqualificam o PT e o Lula, mesma postura ofensiva, a recusa de combater argumentos com argumento, usam as mesmas frases prontas do antagonista, veja, globo. Porque será, hein?

Guilherme

19/06/2018 - 11h30

Realmente, o Ciro já conquistou a esquerda e o que poderia conquistar dentro dos eleitores de seu campo, bam como intelectuais e acredito que o discurso dele agrade uma parcela considerável do empresariado. A partir de agora é aparar essas arestas que foram muito bem expostas nesse texto, para a partir de agosto avançar sobre os eleitores da massa, centro direita etc. Ainda dá tempo.

gN

19/06/2018 - 11h28

A parte bizarra do fiasco de entrevista do Ciro Gomes é q o termo Capitão do Mato ficou popular na esquerda desde o julgamento do Mensalão para atacar o Joaquim Barbosa, lembrando q na época um militante do PT atacou o Ministro Barbosa no meio da rua em Brasília filmando e xingando ele…mundo dando voltas!

Filipe

19/06/2018 - 11h22

Foi a primeira vez que leio o seu blogue.
A princípio você começa ilustrando fatos relevantes do debate, debate esse que todos intelectuais sabem que a JP (PSDB) iria tentar de todas as formas desestabilizar Ciro gomesGomes.
No entando, o entao candidato se mantém calmo, sobe o tom na hora que tem que subir, como deve ser, caso comanda a confusão chamado Brasil.
Depois de um pouco mais de leitura, o sr altor, passa a mudar o assunto e dar muito mais ênfase a Lula e o PT, como se isso fosse mais importante que as propostas de Ciro. Notei uma certa imparcialidade do sr.
Abraço.
Assistam ao vídeo Caetano Veloso e Ciro Gomes.

Leonardo

19/06/2018 - 11h04

Vou votar no demagogo mais sereno que encontrar, provavelmente no Meirelles. O Brasil não precisa de um presidente de fibra que trate dos problemas com a seriedade com a qual eles precisam ser tratados, precisa de um lorde inglês que seja vaselina e paz e amor com todo mundo e nao fale palavra dificil.

Renata

19/06/2018 - 10h06

Se unir em torno da liberdade de um líder político do campo popular preso injustamente e pela sua participação na eleição não significa aprisionamento, é obrigação da esquerda democrática. Miguel, é o contrário: não lutar pelo Lula vai aprisionar a esquerda – na pauta da direita e do golpismo.

    Sandro

    19/06/2018 - 10h42

    Vai aprisionar os lulistas, nao os esquerdistas!

Felipe

19/06/2018 - 09h59

Primeiro nos Sabemos que carta capital apoia pt, dito isto já ficam claro todas as opiniões tendenciosas, segundo os brasi

Alexandre

19/06/2018 - 09h59

Prezados, sou de esquerda. Nas últimas três eleições votei no PSOL no primeiro turno e até me arrependi depois por falas desastrosas dos respectivos candidatos. A grande questão nesta eleição é que o estado democrático de direito foi atropelado, cujo objetivo desse circo midiático-judicial instalado é impedir Lula de ser candidato, pois iria ganhar as eleições. Não há maior injustiça do que a que está sendo perpetrada contra o Presidente Lula, não podemos abandoná-lo em uma situação escabrosa como essa. A par disso, é o único que tem competência para nos tirar da sinuca de bico em que estamos enfiados. Curiosamente neste blogue, enquanto os trolls têm tido liberdade de escrever o que bem querem, meus comentários têm sido sistematicamente censurados. Sempre aguardando moderação. Aí quando são publicados, entram lá atrás, em meio a outros duzentos que ninguém mais lê. Deplorável esse procedimento.

José Maria ribeiro

19/06/2018 - 09h52

Engraçado como vc defende esses corruptos e crítica a lava jato….eles roubaram nossos impostos…..praticamente faliram a Petrobras …..e o errado é a imprensa? A lava jato? Faça me o favor…eu infelizmente votei no Lula duas vezes…..mas hj quero que ele apodreça na cadeia……ele e toda sua quadrilha

    Newton Muniz

    19/06/2018 - 12h32

    Que todos PTralhas sejam presos e apodreçam na cadeia. BOSONARO 2018 já no primeiro turno

    Francisco

    19/06/2018 - 17h50

    Quem apodreceu, mesmo estando fora da cadeia, por falta de atividade cerebral própria, foi tu, que não enxerga politicamente bulhufas e é utilizado, sem perceber, da mesma forma que usam os desinformados e acomodados sempre, desde que desavisados como tu, optaram há mais de dois mil anos por Barrabás, sacrificando Jesus.
    Acorda paspalho dos espertos que de fato mamam nas riquezas do país desde Cabral.

Marcelo

19/06/2018 - 09h45

Se eu fose esse jornalista tinha vergonha de escrever um testo tão tendencioso isso ai deve se de uma piada de mal gosto

    Sandro

    19/06/2018 - 10h43

    desde quando Petista tem alguma moral pra chamar alguem de tendencioso?

    gN

    19/06/2018 - 11h10

    Realmente isso mostra o estado do jornalismo atual e mostra o pq poucas pessoas confiam nessa classe!

    Marcelo Abb

    19/06/2018 - 11h23

    Se eu fosse você eu teria vergonha de criticar um jornalista utilizando a palavra “testo” no seu “texto”.

      Borges

      19/06/2018 - 13h39

      Boa….kkkkkk..

Santos

19/06/2018 - 09h44

Vc ta certo .Ciro Gomes representa o retrocesso….no governo dele seremos todos iguais…..iguais ao povo Venezuelano….

    Filipe

    19/06/2018 - 11h25

    Mas vocé é bem burro.

    Rafael

    19/06/2018 - 12h02

    Acertou na mosca kkkkkk

Antonio

19/06/2018 - 09h35

Ciro Gomes é o pior candidato dessas eleicoes.se por alguma infelicidade .ele for eleito…o Brasil vira uma Venezuela…..só um completo ignorante para nao perceber isso

    Benoit

    19/06/2018 - 13h22

    Quem está transformando o Brasil numa coisa muito pior do que a Venezuela são o Temer, o judiciário, os políticos de extrema direita e as pessoas que acreditam neles como voce.

      Newton Muniz

      19/06/2018 - 14h02

      Quem está acabando com o país são os 54 milhões de abestados que votaram no Temer por duas vezes, o PMDB tinha votos e arrebataram o Temer para eles, agora assumam e aguentam

      Silas Neves

      20/06/2018 - 00h31

      Políticos de extrema-direita? Quais? Cita um aí? Porque maioria do congresso é de esquerda, o paiss foi governado por mais de 30 anos por esquerdistas, e a atual crise foi causada por um governo de esquerda. Onde a “extrema-direita” entra nisso?
      kkkkkkkkkkk

Josoaldo Silva

19/06/2018 - 09h07

Tem alienado que se Lula mandar votar numa mula, ele vai la e vota, sem pesquisar nada a respeito… Acabei lembrando da Dilma enquanto escrevia isso, nao sei porque… Gente sem opiniao própria, zumbis pau mandado..

GUILHERME LUIS FEYH

19/06/2018 - 09h06

Essa foi a pior entrevista que já vi do Ciro. Ainda que entenda e concorde fundamentalmente com todas as respostas dele, esse foi um desastre eleitoral devido às forma, não ao conteúdo.

Dorgival

19/06/2018 - 08h12

Impressionante como este blog está sendo tomado de comentários estilo MBL. Personalidades do mundo inteiro, juristas, intelectuais, chefes de estado, entre outros, sabem que a prisão de Lula é política e que não há uma partícula sequer de prova de que o Triplex seja do Lula.
O recado de Lula, dado por meio do Governador Wellington Dias, de que renunciaria sua candidatura se apresentassem uma partícula de prova do seu crime, é a certeza de que o judiciário só tem a convicção, pois ficou calado diante desse desafio.Tal como o sítio de Atibaia que a própria PF, após vasculhar todos os registros possíveis, declara que não foi encontrado nenhuma prova ou indício de que o sítio seja do Lula. Isso vai mudar a vontade do Moro e suas metástases de condenar o Lula? Claro que não. Pena que os infames fascistas, forjados na cartilha do MBL, que pululam neste blog, desqualificam qualquer discussão civilizada, infelizmente para O Cafezinho que vai perdendo leitores com mentes progressistas.

    Ferreti

    19/06/2018 - 08h33

    Caraca, rapaz! Você comeu mosca? O sítio está mais provado do que nunca que é de Lula. O mestre de obras, que trabalhou na reforma do sítio, depôs ontem e jogou mais umas pá de cal em Lula.

    Paulo Teixeira

    19/06/2018 - 08h53

    As vezes me pergunto quantos juristas, personalidades, analistas e comentaristas tiveram acesso completo as milhares de páginas que compõe o processo do ex-presidente Lula para afirmar de forma peremptória que ele é inocente … Quanto a alusão de que o candidato A, B ou C é um zero, alguém precisa informa ao comentarista, que o zero só existe em sua cabeça, até na natureza essa figura não existe.

    Antonio

    19/06/2018 - 09h40

    O lula teve a sua disposicao os melhores advogados q o dinheiro poderia comprar .teve ate um q ja foi ministro do STF….os proprios ministros q foram colocados no STF pelo proprio PT .confirmaram a sentença …. Sera q nao existem provas ?

      Dio

      19/06/2018 - 10h09

      Se existem, por q esses juizecos não batem na mesa e diz “tá aqui ,porra'” ?
      Por q não enfrentam o desafio de Lula?
      Será q é pra deixar os “convictos” com a desconfiança e esperança que essa arapuca tem uma boa finalidade?

        Ferreti

        19/06/2018 - 10h36

        Que desafio de Lula, mané? Lula tá preso e pronto.
        Foi condenado dentro da lei. E essa foi só a primeira, a do sítio vai render uns 30 anos.

        gN

        19/06/2018 - 11h14

        Eu acho q essa justificativa q não há provas serve apenas para enganar os pobres ignorantes. Asssim como esse discurso de convicção, TODA decisão penal é sim baseada em convicções (seja Juiz ou Júri) BASEADAS em provas nos autos, sem contar q o Cabral foi condenado por convicções, vai exigir a soltura dele?

          Dio

          19/06/2018 - 13h48

          Cadê a prova?

        Silas Neves

        20/06/2018 - 00h36

        Tem um relatório com mais 300 págs de provas, que já colocaram na mesa e “disseram: está aqui”. Mas os petistas tapam os ouvidos, fecham os olhos e dizem: “lalala não estou vendo provas!!! Lalala, não tem provas!!!”

          Miguel do Rosário

          20/06/2018 - 09h19

          300 págs e nenhuma prova.

    Rafael

    19/06/2018 - 12h22

    Que não há provas ou indícios é vc que está dizendo, sabendo que que vc assim como eu não é ninguém…

Rangel

19/06/2018 - 08h06

Cagou pelas teclas. Esquerda sempre a favor da corrupção.

Leonor

19/06/2018 - 07h57

As tuas colocações sobre a Lava Jato sao tão porcas qto a tua esquerda chinfrin, esq de meia tigela e contas abarrotadas de $$$$$$ roubados ao povo brasileiro !! q nojo !!!

kolibri do planeta

19/06/2018 - 07h52

As tuas colocações sobre a Lava Jato sao tão porcas quanto a tua esquerda chinfrin !! que nojo !!!!

Airton Haenisch Junior

19/06/2018 - 07h38

Sr. Do Rosário, bonito nome, o mesmo de minha Mulher, então o Bolsonaro é nota zero. Para você o importante é o “politicamente correto”, bom é o Brizola, Sérgio Cabral, porisso esse Estado está pujante. Vai ter que engolir o Mito seu jornalista. Abraço.

    Alexandre

    19/06/2018 - 08h00

    Não bom é o Aécio, o Rocha Loures, o Temer, os vagões de trem de São Paulo, o Preto do PSDB com seu R$ 120 milhões, as Ilhas Kaiman, a meia tonelada de cocaína em Minas, José RRichae e o dinheiro roubado de escolas, a entrega de nossas riquezas e soberania, aquele milico que manda no supremo e além de não andar parece que não pensa mais ….
    Klkmkkk

      Alexandre

      19/06/2018 - 08h04

      Não bom é ser homofóbico, falar em matar e ir em passeata de crente como Jesus mandava, mandar mulher pra trás de fogão, ser milico e nunca ter trabalhado e deixar pensão pra filha que nunca bairro casar, isso sim é homossexual legalizado.
      Kkkkkkkkkkkmk

      Ferreti

      19/06/2018 - 08h36

      Não esqueça do sítio de Atibaia, o triplex, os 300 milhões que Emílio Odebrecht deu para Lula…os 70 milhões de dólares que o açougueiro deu para Lula..Ou essa parte é mentira e todas as que você citou é que são verdadeiras?

        Newton Muniz

        19/06/2018 - 13h58

        Era uma vez um governador de um estado roubou 500 milhões e está preso, o outro era presidente tinha a chave da PTroubras, do BNDES, da CEF, do BB, dos CORREIOS. E está preso sem roubar nada, é inocente, eu acredito em MULA SEM CABEÇA, em SACI PERERÊ, em PAPAI NOEL. A ÚNICA DIFERENÇA É QUE NÃO TENHO BANDIDO DE ESTIMAÇÃO, OS PTRALHAS TEM.

Airton Haenisch Junior

19/06/2018 - 07h26

Sr. Do Rosário, bonito nome, o mesmo de minha Mulher, então o Bolsonaro é nota zero. Para você o imporysnte

Sergio

19/06/2018 - 07h20

Que jornalista de esquerda, comentario pobre e dizer que bolsonaro leva nota zero, esse ciro gomes não dá pra levar a serio. Unico candidato que presta è bolsonaro e vocês vão ter que engolir.bolsonaro 2018.

Trabalho

19/06/2018 - 07h12

Você é péssimo para o Brasil. Por sua culpa o Brasil ainda é considerado jumento

Wellington Trotta

19/06/2018 - 07h02

Miguel, perdão, eu vi outra sabatina. Perdi meu tempo lendo sua análise.

stalingrado

19/06/2018 - 06h51

Foi Golpe , Ciro? Segundo o próprio, não, pois o rito foi executado….
Patético!
#LulaLivre e Presidente do Brasil.
Ciro Jeirissati, jamais.

Cláudio

19/06/2018 - 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de
uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].) : Poemas (acrósticos) de autoria
do PoeTa anarcoexistencialista Cláudio Carvalho Fernandes para alguns dos valorosos blogueiros progressistas:

Para o Paulo Henrique Amorim, do ConversaAfiada:

Progressista dos melhores é o Paulo Henrique Amorim
A certeza do bom combate na blogosfera
Um batalhador pela democracia, por você, por mim
Lutando sempre contra o pig, que é a besta-fera
O império do mal, a ditadura midiática que quer do BraSil o fim

Honrado e ansioso blogueiro, jornalista de primeira
Estimado por todos os que o veem em ação
Na internete é uma referência brasileira
Realizando também excelente trabalho na televisão
Indiscutivelmente seu nome é uma bandeira
Querida de amor pelo Brasil, seu povo e nação
Um guerreiro pela pátria justa e verdadeira
Esse nosso prezado mestre e irmão

Alimentando sempre uma boa ConversaAfiada
Mantém-se como um digno baluarte da civilidade
O perfeito crítico, irônico, inteligente e camarada,
Revelando as mazelas da política e sociedade
Instrumentalizadas pelo poder da informação monopolizada
Mantém vivo em todos nós o amor consciente pela liberdade.
.:.
Para o ilustrador (humorista) Bessinha, do ConversaAfiada do Paulo Henrique Amorim:

Boas e saudáveis gargalhadas nos faz ter
Esse humilde gênio do humor na internete
Sua criatividade é de fonte inesgotável, a valer,
Sempre trazendo nova perspectiva, pintando o sete
Inventando e reinventando o riso cotidiano
Na sua melhor tradução sempre nos prega uma peça
Hors concours do humor, (con)sagrado e profano,
A mostrar que a sua bossa de criação é boa à beça
.:.
Para o Luiz Carlos Azenha, do Viomundo:

Luiz Carlos Azenha, a senha para a boa informação
Um jornalista que dignifica o jornalismo
Investigativo do poder e a liberdade de expressão
Zênite do mais humano altruísmo

Comunicação com amor à verdade
Ao nobre propósito de bem servir bem
Rumo a uma nova sociedade
Livre para se ir mais além
Observando criticamente a realidade
Somando experiência(s) e multiplicando-as também

Admirável ativista do bem humano
Zelando sempre pela justiça social
Entusiasta da liberdade, igualdade e fraternidade, no plano
Natural de quem é tal e qual
Homem civilizado, honesto, bom e lhano
Ah, se todo ser fosse a você igual!
.:.
Para o Luís Nassif:

Luminoso baluarte do melhor humano
Um exemplo digno de pessoa e profissional
Íntimo amigo do que é bom, justo e lhano
Superando as limitações do trivial

Nobre ser de grande dignidade
Ampliando o fraterno bem
Sobre a própria humanidade
Somando e multiplicando, indo além
Infinitamente transcendendo a realidade
Frugal: igual a você, ninguém!
.:.
Para o Brizola Neto, do Tijolaço:

Bom de luta como o avô honrado
Raiz de tudo o que é melhor
Ilustre democrata já (a)provado
Zelando pelo bem maior
O povo ao seu lado
Lutando livre mas não só:
A realidade nos tem irmanado

Nobre guerreiro do melhor debate
Este poema é um agradecimento
Te louvando pelo bom combate
Orientado por humano pensamento
::
Para Fernando Brito, do Tijolaço:

Feliz quem pode te ler
Espectador do melhor pensamento
Resgatando o próprio prazer
Natural de também pensar o momento
Ampliando a visão sobre a realidade
Nas críticas (e) reflexões
De um País em busca da verdade
Ou da própria humanidade, sem ilusões

Brasileiro com muito orgulho e amor
Registro vivo de pia humanidade
Igual, livre e fraterna, multicor
Tentando sempre de tudo a verdade
Onde haja a comum-união de vida e labor
.:.
Para Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania:

Eduardo Guimarães, prezado blogueiro progressista
Digno cidadão, responsável e muito humano
Uma boa pessoa, sempre e sempre altruísta
A expressão verdadeira do ser lhano
Revelando a cada gesto nobre humana conquista
Do que de melhor há no fraterno plano:
O bem de todos na prática humanista

Gostar de gente, bem humana, é opção
Um jeito de encarar a própria vida
Incentivando cada ser a ser mais irmão
Muito mais fraterno e justo, na lida
Amorosa de sempre buscar dar atenção
Real a cada um, na igual medida
Ãnte a crítica observação
Especial da experiência refletida, vivida
Semeando o bem no bem sentir a razão
.:.
Para Miguel do Rosário, de O Cafezinho :

Muita informação de boa qualidade
Isso a gente encontra nO Cafezinho
Gostoso encontro com a brasilidade
Um exercício do jornalismo em alinho
Entre o bem de todos e a humanidade
Longa vida para este nosso maninho.

Dialética com o melhor da razão
O Miguel sempre nos traz de montão.

Rimando bom jornalismo com crítica
O Cafezinho faz a construtiva obra
Ser ainda melhor, aliando política,
Área nobre, à reflexão que se cobra
Rumo ao ser pleno, cultura altruística
Informando o bem fazer que se desdobra
Onde é séria a boa atividade jornalística.
.:.
Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
U m homem simples, como as coisas boas da vida,
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira,
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
I magem perfeita do homem de si senhor,
O humano defensor de humana lira.

L uz de nossa gente, lutador incansável,
U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro.

D igno e sincero, fraterno e muito humano,
A migo do povo, honesto e sempre lhano.

S eja o meu/nosso canto para te louvar,
I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
V itória da melhor sorte no número treze,
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
::
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
.:.
L uz do povo brasileiro,
U m digno e fiel lutador,
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ula livrou 36 milhões da pobreza,
U m feito memorável, sem precedentes,
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
????????????????????? :: ????????????????????? ::

    Silas Neves

    20/06/2018 - 00h39

    Cara, você precisa de ajuda urgente!

Direita da Silva

19/06/2018 - 02h49

CIRO O VERDADEIRO ENCANTADOR DE BURROS , SE ESQUIVOU DAS PERGUNTAS COM PALAVRAS BONITAS . COITADO DE QUEM VOTA NELE .

eddie

19/06/2018 - 02h44

parabéns miguel!
parabéns ao Ciro! foi um ótimo dia 18/06/18, primeiro com os representantes do MBL da terceira idade na JP, depois com William Waak”não quero q o Brasil seja guarda noturno dos interesses imperiais do mundo! simples assim”

    Patrice L

    19/06/2018 - 06h46

    Pode então começar o dever em casa.

    Pretende retomar o pré-sal, mas seu partido….”De quebra o PDT, partido de Ciro Gomes, votou junto com MDB, DEM e PSDB para aprovar o pedido de urgência do projeto de lei que visa permitir à Petrobras vender até 70% das áreas da cessão onerosa no pré-sal”.

    Outro dever doméstico.

    Ciro diz querer refazer os estragos escravagistas da reforma trabalhista temerosa, mas seu suposto vice prega lanche de 15 minutos no máximo e, assim mesmo, uma mão colocando o sanduíche na boca e a outra no trabalho.

    E o “fodão” de esquerda, na ótica de alguns, ainda pensa uma flexibilização do refino do petróleo e uma controversa reforma previdenciária.

    Precisamos parar com isso, Já vimos o filme com a Marina. Há outros exemplos no mundo. Principalmente em conjunturas marcadas por extremos, as terceiras vias são uma tal fonte de contradições e inconsistências, que acabam por desagradar os dois pólos que ora dizem combater, ora representar. É esperar e ver que, em algum momento, mostrar-se-ão (Fora Temer!) hesitantes e inconfiáveis. Notadamente aquelas que não têm âncora no social e só articulam por cima. Caso do Ciro.

Genilton Ferreira de Melo

19/06/2018 - 01h34

Ciro Gomes é sem dúvida, o mais preparado pros debates. Tem experiência política de sobra, Plano de Governo, mais enxuto q os demais candidatos… Pena q esta sendo julgado pela mídia, por ser arrogante, prolixo e inimigo do Mercado… Não por ser corrupto, ou está citado na Lava Jato e ate em outros processos! ?

Alexandre

19/06/2018 - 00h31

Lamentável essa leitura do que Ciro Gomes disse acerca da prisão de Lula. Ciro deixa claro que os ritos foram seguidos para se prender o Lula, logo ele está legitimando tal barbárie pelo procedimento. Tergiversa ao dizer que acha a sentença injusta, mas que não cabe a ele sentenciar ninguém. Matreiramente, esquece-se de mencionar que não basta só seguir o trajeto legal, faz-se mister que se observe a substância do que está sendo julgado, aí está o busílis da questão. O Miguel do Rosário, por ter ido a fundo no episódio do golpe jurídico-parlamentar que retirou Dilma Roussef do poder, sabe perfeitamente o que está sendo comentado aqui. No entanto, na medida em que aderiu à candidatura do Ciro, no que está no seu direito, trata do assunto com benevolência, passando a mão na cabeça do candidato. Essa análise revela-se incoerente e incongruente com tudo que foi postado neste próprio blogue acerca do vexatório processo de impeachment. Ciro, com sua verborragia e uma autossuficiência com a qual parece querer dominar todos os assuntos, não deixando espaço para que ninguém se pronuncie nem se sinta à vontade para tanto, vai perdendo pontos com o eleitorado à esquerda.

Patrice L

19/06/2018 - 00h23

Ciro, no Globo golpista

“— Não acho que (a prisão) foi golpe porque o devido processo legal foi inteiramente perseguido. O que eu acho é a sentença do Moro injusta. O que é diferente, porque você tem todo o direito de achar justa ou injusta embora não seja minha atribuição sentenciá-lo. Agora, se o próprio Lula recorre da sentença é porque ele está aceitando o rito — disse.”

Vixi, que nojo.

Retrato sem retoques da mesma fala golpista que julgou o impeachment ter passado pelo devido processo legal, quando na verdade foi o resultado de um processo em que, à semelhança dos julgamentos nazistas e stalinistas, o circo já estava todo armado para sentenciar a culpa não importando o quanto o réu provasse a sua inocência.

Mas não me espanta.

Dizer-se triste pela prisão do Lula é, na boca do Ciro, falso.

Fato.

Com apenas 5%, Ciro presidente em 2018 só com o Lula preso e o apoiando. Ele não quis e não quer o Lula livre, candidato e vencedor.

Simples assim.

    Renata

    19/06/2018 - 09h51

    Concordo, vejo as coisas como você.
    Não tinha visto essa fala do Ciro – que nojo mesmo. Raciocínio pulha.

Ultra Mario

19/06/2018 - 00h21

A Jovem Pan é uma droga e se o candidato não se impor ele não consegue falar nada, igual o Bolsonaro. O Ciro mandou tão bem que aquela Vera lá foi fazer videozinho (sozinha) falando mal do Ciro, pois ele desmontou tudo o que ela falou na “entrevista”.

O mais interessante é ver o Villa partindo pro lado do Ciro. Parece que até ele está acordando pro que tá vindo pra cima do Brasil. Infelizmente cortaram o finzinho sobre a instabilidade na nossa região (provávelmente a mando dos patrões), mas é isso aí mesmo. Se deixarmos, isso aqui vai virar um oriente médio, com aplausos da elite.

Samuel

19/06/2018 - 00h19

Quer dizer que as alianças só tem validade quando é o PT quem as faz? No Maranhão o PT se aliou aos Sarneys e ficou contra o Flávio Dino um dos maiores defensores da Dilma e do Lula. O PT estava certo? Na eleição da Presidencia da Câmara o PT se aliou ao DEM, ao PSDB, ao PP, apoiando a candidatura golpista do Rodrigo Maia e negando apoio ao Figueiredo do PDT. O PT também estava correto nesta aliança que ajudou a fortalecer e consolidar o golpe ora imposto ao povo trabalhador do nosso País? Vejam a agenda que foi imposta aos trabalhadores com a eleição do Maia, e o PT na ânsia de participar da mesa diretora apoiou o DEM. Faz-se necessário nos petistas uma análise menos apaixonada deste momento perigoso pelo qual passa a nossa democracia. Os monstros estão soltos e quem os libertou e os alimentou?

Régis

18/06/2018 - 23h15

Miguel do Rosário, você que é um jornalista bem informado, é verdade que o PDT votou a favor, junto com o DEM e PSDB, a favor da tramitação de urgência da privatização de 70 por cento da Cessão Onerosa da Petrobrás para os estrangeiros? São aproximadamente 15 bilhões de barris de petróleo sendo tirado da forma de partilha para maximizar o lucro dos estrangeiros sem contrapartida justa à nossa Nação. Isso procede?

Brasileiro da Silva

18/06/2018 - 23h05

Minha única dúvida: João Ostral vai votar no Ciro ou no Bolsonaro?

Fernanda

18/06/2018 - 22h54

Para Ciro não teve golpe, a prisão de Lula não é golpe, está tudo dentro da lei…… sim, a lei do Moro que condena sem provas. Não dá para levar a sério quem embarca na defesa da candidatura de Ciro Gomes. Também esse discurso que só sairemos da ditadura com Ciro é uma falácia. Ciro é o candidato da Globogolpe. De quebra o PDT, partido de Ciro Gomes, votou junto com MDB, DEM e PSDB para aprovar o pedido de urgência do projeto de lei que visa permitir à Petrobras vender até 70% das áreas da cessão onerosa no pré-sal.

    Brasileiro da Silva

    18/06/2018 - 22h58

    Mas como qualificar de golpe uma prisão de um condenado em 1ª instância, com direito a banca de advogados milionária, condenado em 2ª instância, com direito a recursos no STF?Golpe é mandar prender, sem julgamento.

    raul barroso

    19/06/2018 - 08h31

    bom dia. Exatamente isso. Não entendo porque o Miguel embarca na defesa desse sujeito. O que ele diz não se escreve. É um um “duas caras”, como confiar em alguém assim? Confesso que estou desapontado com esse blog.

    Renata

    19/06/2018 - 10h16

    Pois é, como entender um negócio desse? O PDT votou junto com a bancada da Shell, eu, hem…

Régis

18/06/2018 - 22h08

A diferença entre ser esquerda nacionalista e pseudo esquerda nacionalista esta aí! Enquanto os cães de Hades do judiciário já miram ferozmente Gleisi Hoffman; Ciro Gomes navega em águas tranquilas neste início de campanha eleitoral. É sabatinado, entrevistado e colocado pela mídia golpista como uma alternativa para a esquerda. Tudo muito respeitosamente que até espanta. Tem coisa errada nisto tudo. Não é normal um candidato dizer que irá desfazer todos os contratos criminosos e Lesa Pátria feitos por Michel Temer em relação ao Pré Sal e ser tratado como um Lord pela imprensa entreguista e pelo judiciário pró EUA. Abre o olho, Brasil!

    Brasileiro da Silva

    18/06/2018 - 22h15

    E ele continuara assim enquanto não for denunciado, processado, julgado, condenado e preso. Assim funciona o mundo. Todos são inocentes, até serem condenados.

    Donizette

    18/06/2018 - 23h02

    Disse tudo. Estão fabricando um tértio contra Lula e esperando com isso reeditar a esperança, capiturando de um lado seguimentos da direita liberal e intelectual. E se possivel juntando segmentos da esquerda light e dúbia. Essa retórica não me fará, caso Lula não venha ser candidato votar em Ciro. O discurso está razo, com exceção do que diz sobre econômia, mas que ao fima e ao cabo, não conseguiria levar avante. Ciro não dialoga com o povão e ao que vejo nem tem interesses nisso. As recentes alianças com DEMO e PP, esse ultimo um dos que trairam a Dilma mais veementemente ao embarcar na fancaria de E. Cunha, não se justifica. É essa realidade que o Ciro precisa está alerta, se quiser ter algum sucesso. E manuel do rosário deve parar de tentar justificar que o candidato seja mais que viavel, confiavel.

Alan Cepile

18/06/2018 - 21h52

Miguel, está bem claro que os lulistas que comentam aqui são aqueles 2% que vão votar no Bolsonaro.

Não tem margem de erro não….

Elio Costa

18/06/2018 - 21h19

Ciro Gomes tem muito potencial politico, ideias concretas, aparentemente está imbuído de muita gana para tentar resolver as urgentes questões do país. Caso ficasse somente no contexto das ideias e das propostas seria imbatível, contudo com sua verborragia de ataques desnecessários ficará apenas no sonho de ser presidente. Uma pena, tem um baita potencial, como sempre morrerá pela boca!

    Gabriel Soares

    18/06/2018 - 22h01

    O Ciro Gomes apenas mostro para MBL acontradicao deles simplesmente é é verdade que a política do vereador e contra as cortas raciais ele agir como capitão ??‍✈️ do mato sim

Marcelo

18/06/2018 - 21h19

Ciro Gomes já começou a d.f.e.c.a.r pela boca. Chamou Fernando Holiday de Capitão do mato só porque o vereador é negro não é um militonto. Para Ciro, Miguel do Rosário é um bastardinho; filho da mucama com o sinhozinho , mas é um bom negro, um negro dócil que abre a boca para que Ciro Gomes nela defeque !

Magma

18/06/2018 - 21h13

Ciro tocou na ferida mais grave: a imprensa venal sempre esteve em conluio com a corrupção (40:17). E, digo eu, usa seu (a imprensa) conhecimento dos desmandos como instrumento de chantagem/barganha. Ciro não paga pau pra esses caras porque não tem rabo preso. A Jovem Pan, REDE GLOBO, BAND, RECORD, etc, estão na primeira classe do vôo de Temer. A única área que não sofreu contenção foi a publicidade que paga o jabá desses “incorruptíveis”.

Magma

18/06/2018 - 21h11

Villa o professor aloprado (idiota) sempre recorre aos mesmos mantras para fugir do debate qualificado. Mas Ciro tem o remédio para a doença do idiotismo que tanto acomete nossos jornalista/professores. Diante de qualquer candidato melhor preparado o jornalista da Pan não passa de uma criança que (freudianamente) não superou a fase anal (sem homofobia), pois só expele caca.

Cézar R M Lopes

18/06/2018 - 20h58

Olha Miguel, tem que ter sangue de barata para apanhar da direita e ser esbofeteado todos os dias com fake news absurdas dos blogs de esquerda. Não há espaço por onde o Ciro tenha trégua. Nessa sabatina o Ciro demonstrou que está de saco cheio por estar vendo o país ir pro brejo, graças, em grande parte, aos blogs mentirosos que se dizem progressistas, mas são petistas. O debate está interditado pela candidatura sem futuro do Lula na esperança de que o PT faça uma boa bancada e consiga botar alguém no segundo turno, mesmo que esse candiato petista perca para um Bolsonaro ou um Alckimim. Dito isto, acho que ele foi até bem, até o momento em que aquela entrevistadora com cara de entojo foi, no mínimo, indelicada com ele, aí ele perdeu o resto de paciência que tinha. Mesmo assim, ainda conseguiu melhor controle o final.

Esdras

18/06/2018 - 20h53

A cada entrevista dada, a cada declaração polêmica, a cada ataque desnecessário a Lula, seus filhos e ao PT… fica mais e mais difícil apoiar Ciro Gomes como sendo candidato de esquerda. À medida em que os ataques vão ficando mais e mais contundentes, dá pra notar o desconforto que seus apoiadores progressistas têm aoe defendê-lo, e ficará ainda pior. Gradualmente Ciro está perdendo seus apoiadores progressistas em um processo idêntico ao ocorrido com Marina.

    Brasileiro da Silva

    18/06/2018 - 20h55

    A direita agradece seu não voto ao Ciro.

      João Ostral

      18/06/2018 - 21h00

      O candidato é Lula ou quem ele indicar. Serve?

        Brasileiro da Silva

        18/06/2018 - 21h07

        Não. Lula é condenado por corrupção. Vários do PT estão envolvidos com corrupção. Só volto a votar no partido quando o PT limpar suas bases.

          Donizette

          18/06/2018 - 23h11

          Então vc está a propor suprimir o povo. Os filiados e militantes? vc deve ser eleitor do Bolsotário, do contrário não falaria uma asneira dessa. Repense seus conceitos de Base e cúpula, ok!

          André Medeiros

          19/06/2018 - 02h32

          Brasileiro da Silva, então vote no PDT, partido que votou em peso a favor da venda do Pre Sal
          “NO PRÉ-SAL, PDT VAI CONTRA DISCURSO DE CIRO E ALINHA VOTOS COM MDB E PSDB”

          O PDT deu 11 dos seus 15 votos pela aprovação do regime de urgência. No PT todos os 52 deputados foram contra, mesma posição seguida pela bancada do PSol, com todos os cinco deputados contra

          PS: Miguel, o que vc acha disso? Teceu algum comentário?

        Thiago Araujo

        19/06/2018 - 08h01

        Essa pergunta, João, não é para ser feita no blog e sim, reservadamente, em um consultório de psiquiatria.
        O Brasil não é Suécia, mas tem milhões de brasileiros “estocolmizados” por um criminoso que “doou” riquezas do país para aí, para os seus e para países e governos “aliados”, lula e sua quadrilha do PT.
        .

          João Ostral

          19/06/2018 - 11h10

          Nem vou dizer que tu és leitor da globo. Nem esta mídia golpista chegou a tal ponto em acusações contra o Lula. Teu negócio é mais embaixo.

    Cézar R M Lopes

    18/06/2018 - 21h00

    Que ataque ao Lula e seus filhos? Tá bêbado filho? Vai de Marina então!

Luiz Carlos P. Oliveira

18/06/2018 - 20h50

PS: até o FHC sabe disso e falou abertamente.

    Cézar R M Lopes

    18/06/2018 - 20h51

    Faz bem, meus olhos agradecem. Obrigado.

Luiz Carlos P. Oliveira

18/06/2018 - 20h49

Esta é a última vez que comento sobre o Ciro: ele é um oportunista que se aliará até ao PSDB, PP, DEM e PTB para chegar ao governo. Ciro nunca foi e nunca será de esquerda.

    Fernanda

    18/06/2018 - 22h58

    Já se aliou. Sim, o PDT, partido de Ciro Gomes, votou junto com MDB, DEM e PSDB para aprovar o pedido de urgência do projeto de lei que visa permitir à Petrobras vender até 70% das áreas da cessão onerosa no pré-sal.

      Mauricio

      19/06/2018 - 13h17

      Acho que não hein.

    Donizette

    18/06/2018 - 23h13

    Também vou nessa linha de raciocínio. Vai tentar articular com todos até o Aécio.

Nilo Ricar

18/06/2018 - 20h47

Cada cabeça uma sentença….essa frase, essa ideia nunca esteve tão em voga… Ciro no geral vem muito bem, média alta em um meio de alta pressão…..O negócio é sobreviver em um ambiente de vaidades, paixões e hipocrisia e não sair muito chamuscado…… Nós estamos sempre a serviço das conveniências, um povo sem foco e compromisso com a construção de novas e boas tradições que garantam uma sociedade, apesar das inúmeras diferenças, verdadeiramente democrática, doa a quem doer, mesmo a nós mesmos….A análise que fica é que a parceirada contra Ciro está muito atrás dele, Lula impedido e Jesus no Céu, independente de qualquer limitação inerente a qualquer ser humano, Ciro friamente vem sendo coerente e firme, digno de admiração mesmo transitando entre cobras e lagartos em um mundo insólito, volúvel, lotado de oportunistas e impressões e expressões deveras frívolas e arbitrárias….e nós a turba adoramos uma mentira dita nas esquinas onde são distribuídos aos incautos pão e vinho.. Ciro, macaco velho sabe disso, e sabe também que a vontade do nosso povo muda mais de direção do que que pena de urubu em vendaval….Então adeus às supremas conveniências, viva um pouco e até um pouco mais de autenticidade… No fim nos o povo como nação vamos escolher “talvez” e ter exatamente o que mereçamos…..Alia jacta east…

GERALDO GALVÃO

18/06/2018 - 19h53

O Ciro é o candidato “biruta de aeroporto”, vai para o lado que sopra o vento.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/qual-dos-ciros-vale-o-que-quis-levar-lula-a-uma-embaixada-ou-o-que-agora-lhe-nega-indulto-caso-eleito-por-kiko-nogueira/

    Brasileiro da Silva

    18/06/2018 - 20h08

    Pelo menos é um candidato progressista e não esta nem preso nem condenado.

      Silveste

      18/06/2018 - 20h32

      Tenho certeza que você não conhece os Ferreira Gomes e seus elefantes brancos que clã produziu no meu Ceará.Sem contar a violência que polula no Ceará,principalmente contra mulheres.Esse camarada é um Lula com curso superior.Quem duvidar verá.

        Brasileiro da Silva

        18/06/2018 - 20h44

        Mas não defendi ele. Só constatei a realidade. Qual outro candidato progressista tem chance, sem contar o que está preso e inviabilizado como candidato?

          João Ostral

          18/06/2018 - 20h59

          Lula ou quem ele indicar. Serve?

          Brasileiro da Silva

          18/06/2018 - 21h01

          Não. Lula é condenado por corrupção. Vários do PT estão envolvidos com corrupção. Só volo a votar no partido quando o PT limpar suas bases.

          Brasileiro da Silva

          18/06/2018 - 21h02

          *volto

          João Ostral

          18/06/2018 - 21h09

          AH! Acho que encontramos aqui um apoiador do golpe jurídico-parlamentar- midiático. Quer dizer então que a condenação do Lula transcorreu em um processo jurídico legítimo e que as nulidades, cerceamento de defesa, falta de provas e prisão rompendo uma cláusula pétrea da cf88 foram todas dentro da normalidade. Não foi a continuidade do golpe que tirou a Dilma e depois impede o Lula de concorrer e ganhar estas eleições?

          Brasileiro da Silva

          18/06/2018 - 21h14

          Sua resposta parece um discurso do PT. Mas respeito sua opinião. Na minha o processo foi normal. Posso acxhar que a condenação foi merecida ou não. Mas seria estupidez achar que o processo não correu normalmente, com advogados de defesa e recursos.

          Brasileiro da Silva

          18/06/2018 - 21h14

          *achar

          João Ostral

          18/06/2018 - 21h21

          Então és daqueles que tens convicções embora careçam de provas. Todas as discussões aqui no O Cafezinho e outros sites progressistas sobre o julgamento do Lula não te convenceram da nulidades, cerceamento da defesa, falta de provas. Ok! Tens direito a opinião. Não vou nega-la.

          Brasileiro da Silva

          18/06/2018 - 21h40

          Não. Sou daqueles que respeitam a lei. Posso não concordar, mas respeito. Se analisar 200 sentenças, não vou concordar com 40. Mas isso não as desqualificam. É só uma opinião. Como é a sua. Mas falar que o processo não foi legítimo, é absurdo.

          Benoit

          19/06/2018 - 07h58

          O processo contra o Lula não foi de maneira nenhuma um processo normal e há razões para recusar um processo desses que é abertamente uma forma de violência. Se voce acha que foi um processo normal, então voce não tem a menor noção do que significa um Estado de direito e está disposto a se deixar enganar pelas aparências mais toscas. Voce acredita também estar vendo um índio quando voce vê alguém fantasiado de índio no carnaval?

          Donizette

          18/06/2018 - 23h18

          Não compensa perder tempo, discutindo com quem já deixou sua mente ser dominada pelo que dita, a mídia oficial e oficiosa todo santo dia, em especial a Globo.

          Brasileiro da Silva

          18/06/2018 - 23h27

          Não fale assim do João. Ele foi cooptado pela mídia, mas tem salvação.

          raul barroso

          19/06/2018 - 08h48

          Farei isso. Obrigado Donizete.

          raul barroso

          19/06/2018 - 08h46

          Brasileiro da Silva. Qual sua fonte de informação? A Globo, Veja e outros desses? Lula condenado num processo legal? O Impeachment não foi golpe? O PT é um partido de ladrões?

        Cézar R M Lopes

        18/06/2018 - 21h01

        Uai, isso é elogio!

    Miguel

    18/06/2018 - 20h33

    Geraldo, Ciro falou que não dava indulto a Lula porque o considera inocente. Sua condenação pode ser revertida e ele pode ganhar a liberdade. Leia a matéria do Globo completa que publicou a informação. Ponto.

      Cézar R M Lopes

      18/06/2018 - 21h02

      Já desisti de explicar essas coisas.

      Gerson S.

      19/06/2018 - 14h21

      Isso aí Miguel.
      Pode parecer um contrasenso, mas o raciocínio do Ciro está correto. Vamos ver se terá habilidade para aparar as artestas com o PT e sua militância. Claro com os eleitores do Lula também.

Brasileiro da Silva

18/06/2018 - 19h47

Miguel, parabéns pela análise.

Liliana

18/06/2018 - 19h40

Miguel, com Ciro Gomes você está enxugando gelo.

    raul barroso

    19/06/2018 - 08h51

    Isso Liliana. Parece que quanto mais o Ciro faz seus ataques ao PT e acena para o mercado e a direita mais o Miguel o apoia. Sei que o Miguel tem boas intenções mas já estou achando que ele está partindo para a ingenuidade.

foo

18/06/2018 - 19h33

Pontos para o Ciro por denunciar o golpe e dizer que a sentença de Lula é injusta.

Pena que ele não diga com todas as letras que a prisão — injusta, e portanto errada — teve um fim político. Ou será que ele acredita que injustiça deve-se a um “equívoco” por parte de Sergio Moro, confirmado por unanimidade pelo TRF4?

Não… ele sabe que Lula é um preso político. Infelizmente, por cálculo político, não pode dizer.

    Brasileiro da Silva

    18/06/2018 - 19h42

    Amigo, achar que a prisão é injusta é um direito dele. Achar que a prisão é política, é frase de manual do PT para os militontos.

      GERALDO GALVÃO

      18/06/2018 - 19h55

      Centenas de juristas do Brasil, e do exterior afirmam isso seu idiota.

        Brasileiro da Silva

        18/06/2018 - 20h05

        Centenas de juristas afirmam que a condenação é correta. Cada um tem a sua opinião. Em qual parte do meu post eu ataquei verbalmente o Sr.? Ou o Sr. é mais um daqueles manipulados que não sabe responder sem ofender?

        Silveste

        18/06/2018 - 20h42

        GERALDO,sua afirmação a respeito da prisão do impostor é equivocada,pois tem a mesma consistência do “Rosário enviado pelo Papa e as palestras milionárias” de um semianalfabeto.Quem faria isso se não fosse em trocamento de favores, também, milionárias?

          Brasileiro da Silva

          18/06/2018 - 20h46

          Concordo

          Benoit

          19/06/2018 - 08h05

          Acontece que o Lula está muito longe de ser “semianalfabeto” como voce diz, o que aliás não desmereceria ninguém. Talvez seja voce mesmo que tenha dificuldade com letras e pensamentos simples. Não vou tentar mudar isso porque não vale mesmo a pena.

    Silveste

    18/06/2018 - 21h10

    Fico pensando como alguém acredita que punição do Lula seja injusta.Imagino o estrago produzido na mente de alguém pela ideologia fracassada que só traz miséria,morte, corrupção e desesperança.

      foo

      19/06/2018 - 04h08

      Você acha que a condenação foi justa?

      Então me diga :

      1) QUEM, na OAS, transferiu o apartamento ao Lula?

      2) COMO se deu a transferência?

      3) Qual foi o MOTIVO?

      Respostas:

      1) NINGUÉM transferiu o imóvel ao Lula. A acusação diz apenas que o apartamento foi “atribuído” a Lula.

      2) Não há documento transferindo a posse, e a defesa provou que o apartamento foi usado como garantia pela OAS para obter empréstimos.

      3) A acusação não foi capaz de apontar atos ilícitos, e Lula foi condenado por “atos indeterminados”.

      Corrija-me se eu estiver errado.

      Ou corrija suas opiniões.

jacó

18/06/2018 - 19h26

LULA até a vitória final.

JOHN JAHNES

18/06/2018 - 19h05

Na política brasileira de hoje, ESQUERDA é só PCdoB, PSol e PT, o rest o é DIREITA uns fingen-se de CENTRO-ESQUERDA,, outroS de CENTRO-DIREITA, mas isso é s[ó mais uma farsa para enganar bobocas analfabetos em política e em educação, que seguem os berrantes da mídia corrupta e do pato empresarial.
CIRO ENVEREDOU NESSA FARSA DE SE DIZER DE CENTRO E VAI MORRER ANTES DE CHEGAR NA PRAIA.
Ciro, de quem eu esperava muito mais, e confiava muito mais, está morrendo afogado antes de chegar na praia. Se ele não consegue nem mesmo ter unidade em seu partido, como poderá ter condição de governar um país arruinado pelo golpe e que tem a participação de seu partido nessa ruína?
veja:
NO PRÉ-SAL, PDT VAI CONTRA DISCURSO DE CIRO GOMES E ALINHA VOTOS COM MDB E PSBD
14 de junho de 2018 – Categoria: POLÍTICA
http://epbr.com.br/no-pre-sal-pdt-vai-contra-discurso-de-ciro-gomes-e-alinha-votos-com-mdb-e-psbd/
Em votação na noite dessa quarta-feira o PDT, partido do presidenciável Ciro Gomes, manteve uma postura contrária ao do seu candidato ao Planalto. Os deputados do partido foram amplamente favoráveis ao pedido de urgência para o PL 8939/17, que visa permitir à Petrobras vender até 70% das áreas da cessão onerosa no pré-sal. Ciro já afirmou na pré-campanha que pretende retomar todos os contratos do pré-sal assinados com companhias privadas caso seja eleito.
A postura do PDT foi dissonante de todos os outros partidos de esquerda. No começo da votação a liderança do partido orientou o voto a favor da proposta. O PDT deu 11 dos seus 15 votos pela aprovação do regime de urgência. No PT todos os 52 deputados foram contra, mesma posição seguida pela bancada do PSol, com todos os cinco deputados contra. ( . . . ) – leia mais no link acima-

João Ostral

18/06/2018 - 18h30

Pelos comentários aqui vejo que o cirismo está em baixa. Cada vez mais surgem evidência que temos um candidato ambíguo. Prega uma coisa e está imerso em um ambiente de atitudes suas, suas alianças e do seu partido diversa. Apoio a entrega do pré-sal, das refinarias, apoio ao golpe.

    Miguel do Rosário

    18/06/2018 - 18h38

    Não julgue apressadamente. Quanto ao apoio ao golpe, é inverídico e injusto. Na entrevista à Jovem Pan, Ciro explicou porque o impeachment foi um golpe. E foi um dos quadros que mais lutou contra o golpe no parlamento.

      João Ostral

      18/06/2018 - 20h19

      O que acontece com o ciro é que é vítima de si mesmo e das articulações que está esboçando na tentativa de se firmar diante de um eleitorado arisco e que tem memória dos bons tempos do lulismo. Quer votos da esquerda, atira contra o golpe, mas o partido que representa apoio o golpe durante o impeachment e agora se associa ao DEM para entregar o pré-sal de vez. Se diz nacionalista e defensor dos trabalhadores e flerta com escravocrata Steinbruch e se associa com Nelson Marconi que defende a “flexibilização” do monopólio de refino da Petrobras. Quando o assunto é Lula, nega que seja inocente no caso triplex e condenado sem provas, portanto preso político, para não atrapalha-lo nas eleições. Esta ambiguidade tem um peso muito forte em minhas convicções e de muitos apoiadores das esquerdas deste país sobre este candidato.

        João Ostral

        18/06/2018 - 20h25

        Mas, Miguel, meu apoio a ti e a tua luta contra este golpe que está ai é permanente, e não arredo pé. Faça as escolhas que fizer nada desmerecerá o respeito que tenho por ti.

      Gerson S.

      19/06/2018 - 20h56

      Você tem meu apoio Miguel.

    Brasileiro da Silva

    18/06/2018 - 19h39

    Aonde o Sr. viu Ciro falando em entrega do pré-sal?

      Aliança Nacional Libertadora

      18/06/2018 - 20h55

      O PDT…….entregou…..ele vai recuperar? Não lidera nem o próprio partido. .

        Cézar R M Lopes

        18/06/2018 - 21h04

        PDT é uma merda de um partido de bosta, mas é onde o Ciro conseguiu espaço….

Nilson Moura Messias

18/06/2018 - 18h25

O cafezinho do Ciro está patético. rsrsr se liga Miguelito!

Alessandro Guimarães Pereira

18/06/2018 - 17h44

Bom, antes de destruir o PMDB ele vai conseguir destruir a si mesmo…

Sandra Lúcia Barbosa

18/06/2018 - 17h40

O partido do Ciro 5%, votou a favor do regime de urgência para a votação da Lei da Cessão onerosa. Ou seja, votou a favor de que se vote, amanhã, Miguel do Rosário, a entrega de milhões de barris de petróleo às petroleiras internacionais. Milhões de barris descobertos pela Petrobrás com o dinheiro do povo brasileiro e, você segue querendo pautar o PT nas eleições. Se o PT decidir que é melhor ficar preso em Curitiba com Lula, eu tô junto, embora não seja petista. Porque, eleição sem Lula é Fraude e o seu Ciro não passa de um entreguista dissimulado. Entreguista que se unirá ao seu ex-patrão, aquele mesmo que opina que o trabalhador não precisa de horário de trabalho, pode comer um lanche com um mão e trabalhar com a outra, o mesmo que trabalhou a favor da reforma trabalhista que acabou com o poder dos sindicatos de trabalhadores, deixando-os absolutamente desprotegidos. Faça-me o favor.

    Miguel do Rosário

    18/06/2018 - 18h17

    Sandra, calma, ok? Não tô querendo pautar ninguém. Estou dando minha opinião. Esse é o meu trabalho.

    vezin

    18/06/2018 - 19h34

    Tô com a Sandra

      Marcio Marconato

      18/06/2018 - 20h37

      Sandra 7 x 1 Miguel do Rosário

      Donizette

      18/06/2018 - 23h20

      Também.

    Alan Cepile

    18/06/2018 - 21h48

    E a máquina de FAKE NEWS contra Ciro, made in Brasil247, só aumenta…. Ciro foi o Ú-N-I-C-O pré-candidato até agora a afirmar que vai pegar o pré-sal de volta.

      GERALDO GALVÃO

      18/06/2018 - 22h36

      Com 5 % de intenção de votos nas pesquisas vai ser difícil o “biruta de aeroporto” conseguir.

Luciano

18/06/2018 - 17h40

Acho que a única saída da esquerda é o quanto antes se unir a Ciro, antes que ele abrace o DEM…..E o Lula começar a gravar videos apoiando a candidatura do pedetista! Toda dividida do jeito que vem levando a eleição até agora, a esquerda corre o risco de não chegar ao segundo turno com nenhum dos candidatos!
O PT tem responsabilidade em parte por tudo o que está acontecendo….quando se uniu com esses corruptos pela “governabilidade” acabou se misturando e aí a mídia colocou a pá de cal! Portanto, é hora de dar um passo atrás, e ter um pouco de inteligência! Quando os debates na TV começarem, verão que tem bons estrategistas na direita e discursos que enchem os olhos….aí será tarde de mais!

    Sandra Lúcia Barbosa

    18/06/2018 - 17h53

    Ele vai abraçar o DEM de qualquer forma. Fora Lula as “esquerdas” tem traço nas pesquisas e segundos de tempo em TV. Ou seja, é 5% mais nada. Portanto, ele vai fechar o acordo com “as esquerdas” e se juntar ao DEM no segundo seguinte. Em acredita em Ciro Gomes, acredita na Cuca, no Homem do Saco, no Lobisomem, e outros monstros mais, todos assustadores.

      Aliança Nacional Libertadora

      18/06/2018 - 20h58

      Concordo Sandra…..cada vez mais o Ciro se mostra o plano B do golpe caso Alckmin não empolgue…..Tasso garantiria …..

Marcos

18/06/2018 - 17h19

Se o Ciro não mudar este seu jeito arrogante e autoritário, não vai passar nem do primeiro turno.

    Sandra Lúcia Barbosa

    18/06/2018 - 17h41

    Não vai mesmo, porque nós, os brasileiros com alguma consciência, vamos ganhar com Lula no primeiro turno.

    Silveste

    18/06/2018 - 21h25

    Imagine esse camarada ungido a Presidente da República.Isso é um tirano em potencial.Basta lembrar que acha a Venezuela uma democracia.

Darlan Rodrigo Sbrana

18/06/2018 - 16h52

Pois é… Essa se só “blogueiros malucos” terem coragem de dizer (e serem perseguidos por isso) o que a Lava Jato, demonstra bem o buraco que estamos e quanto tempo ainda vamos demorar para sair dele.

Não diria que é uma “esmagadora maioria da população”, Miguel, pois estamos não apenas dentro de “bolhas”, mas envoltos em uma “espiral de silêncio”. Não é maioria, mas é parte considerável (e ruidosa, visto que teve forças legitimar, no grito, um GOLPE). Ao meu ver, essa luta não termina nas eleições, pois é para quem tem fôlego longo. Mas espero que as eleições sirvam de marco para que essa parte da sociedade (composta por muita gente honesta que se bestaferizou) se decida entre gritar contra a corrupção (como se esse fosse nosso único e maior problema) e apoiar um judiciário corrupto. Pois as duas coisas não dá.

E enquanto não se decidirem, ficaremos no buraco.

Dessa forma, como não podemos agradecer ao Ciro (e, no meu caso, nem votar nele), ainda bem que temos essa meia dúzia de “malucos”.

João Ostral

18/06/2018 - 16h28

No último dia 14, os deputados do PDT, partido do ciro, foram favoráveis ao pedido de urgência para o PL 8939/17, que visa permitir à Petrobras vender até 70% das áreas da cessão onerosa no pré-sal.

O PDT deu 11 dos seus 15 votos pela aprovação do regime de urgência.
PT todos os 52 deputados foram contra, mesma posição seguida pela bancada do PSol, com todos os cinco deputados contra.
Quem é este candidato que se diz ir na contra mão de seu próprio partido?
Não deveria passar para o PT ou PSol, numa nova transmutação de partido?

    Miguel do Rosário

    18/06/2018 - 16h47

    João, preciso de mais informações sobre isso.

      João Ostral

      18/06/2018 - 17h03

      Ainda não votaram na PL 8939/17, e sim pelo regime de urgência da mesma. Ou seja, tira da ordem normal de votação e passa a ser prioritária. É ou não é vontade de entregar o Brasil?.

        MARCIO MARCONATO DE CARVALHO

        18/06/2018 - 18h11

        Sem contar que alguns pedetistas votaram a favor do impeachment/ golpe

          Ultra Mario

          19/06/2018 - 00h23

          E todos já foram removidos do partido.

          Mas enfim, falar não vai adiantar nada, você já está com a cabeça feita. Provávelmente vai continuar repetindo isso em diversas sessões de comentários em blogs de esquerda.

      JOHN JAHNES

      18/06/2018 - 18h52

      Ciro, de quem eu esperava muito mais, e confiava muito mais, está morrendo afogado antes de chegar na praia. Se ele não consegue nem mesmo ter unidade em seu partido, com o poderá ter coindição de governar um país arruinado pelo golpe e que tem a participação de seu partido nessa ruína?

      veja:
      NO PRÉ-SAL, PDT VAI CONTRA DISCURSO DE CIRO GOMES E ALINHA VOTOS COM MDB E PSBD
      14 de junho de 2018 – Categoria: POLÍTICA
      http://epbr.com.br/no-pre-sal-pdt-vai-contra-discurso-de-ciro-gomes-e-alinha-votos-com-mdb-e-psbd/
      Em votação na noite dessa quarta-feira o PDT, partido do presidenciável Ciro Gomes, manteve uma postura contrária ao do seu candidato ao Planalto. Os deputados do partido foram amplamente favoráveis ao pedido de urgência para o PL 8939/17, que visa permitir à Petrobras vender até 70% das áreas da cessão onerosa no pré-sal. Ciro já afirmou na pré-campanha que pretende retomar todos os contratos do pré-sal assinados com companhias privadas caso seja eleito.
      A postura do PDT foi dissonante de todos os outros partidos de esquerda. No começo da votação a liderança do partido orientou o voto a favor da proposta. O PDT deu 11 dos seus 15 votos pela aprovação do regime de urgência. No PT todos os 52 deputados foram contra, mesma posição seguida pela bancada do PSol, com todos os cinco deputados contra.

      Renata

      19/06/2018 - 09h56

      Se informe logo sobre isso, Miguel, queremos entender essa profunda contradição. PDT votou junto com PSDB, MDB, DEM, PR, PP, PSD, PPS, Podemos, Avante, PTB, Pros, PSC = Bancada da Shell no congresso. Vem outra votação, da PL 10332/18 que autoriza a privatização de 6 distribuidoras da Eletrobras no Norte e Nordeste – o PDT vai votar a favor? Provavelmente, se for coerente com a votação da urgência da cessão onerosa do pré-sal…

      Luiz Carlos P. Oliveira

      19/06/2018 - 11h26

      http://www.camara.leg.br/internet/votacao/mostraVotacao.asp?ideVotacao=8447&numLegislatura=55&codCasa=1&numSessaoLegislativa=4&indTipoSessaoLegislativa=O&numSessao=153&indTipoSessao=E&tipo=uf

      Ta aí o link da Câmara. Um voto contra foi do dep. Pompeu de Mattos, do RS. O outro nem procurei. O PDT votou em peso à favor da urgência.

    Patrice L

    18/06/2018 - 17h16

    Pelo visto – e isso diz bastante da sua inconsistência, como candidato que é de si mesmo – o Ciro vai ter que começar é por “destruir o partido” PDT!

Bruno Aguiar

18/06/2018 - 16h22

Retificando: Ciro não disse que na Venezuela existe uma democracia. Disse que na Venezuela existe tanta democracia quanto o Brasil e os EUA. É uma resposta implícita para a existência de uma democracia já distorcida nos 3 países.

    Miguel do Rosário

    18/06/2018 - 16h28

    Sim, mas é a mesma coisa.

    Silveste

    18/06/2018 - 20h56

    Tenho certeza que,na cabeça desta figura,democracia há mesmo é em Cuba e Coreia do Norte.Esse camarada é um Lula com curso superior.

Vitor

18/06/2018 - 16h15

“Não havia sido perguntado ao pré-candidato o que ele achava da posição do PT em relação ao chavismo, então Ciro produziu um atrito inteiramente desnecessário, e até mesmo contraditório, porque a resposta de Ciro Gomes sobre a Venezuela foi muito próxima à posição do PT, que nunca foi exatamente de “alisar” o regime chavista e sim de defender a soberania do país vizinho.”
Hahahahahahahahhahahahahahahahaha pqp…

Gabriel Soares

18/06/2018 - 15h58

Existe o projeto de Ciro Gomes Manuela e buolo X os dos bancos


Leia mais

Recentes

Recentes