Menu

Marina ou Ciro: quem enfrentará Bolsonaro?

Caso Lula não consiga o seu registro eleitoral, Marina Silva e Ciro Gomes disputam uma vaga no segundo turno, para enfrentar o líder nas pesquisas, Jair Bolsonaro, segundo o Datafolha divulgado hoje. Marina pontua de 14% a 15%, Ciro tem 10% a 11% das intenções de voto. Haddad e Wagner, ainda pouco conhecidos do público, […]

167 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Caso Lula não consiga o seu registro eleitoral, Marina Silva e Ciro Gomes disputam uma vaga no segundo turno, para enfrentar o líder nas pesquisas, Jair Bolsonaro, segundo o Datafolha divulgado hoje.

Marina pontua de 14% a 15%, Ciro tem 10% a 11% das intenções de voto. Haddad e Wagner, ainda pouco conhecidos do público, patinam em 1%.

A influência de Lula nas eleições é muito forte, mas sua rejeição atrapalha um pouco: 30% afirmam que votariam, com certeza, num candidato apoiado por ele, mas 51% dizem que não votariam.

Esses 30%, no entanto, formam o próprio eleitorado de Lula, que tem exatamente o mesmo percentual na pesquisa Datafolha.

Conforme vimos nas recentes eleições suplementares em Tocantins, há uma semana, o eleitor pode até falar que vota, ou não vota, no candidato apoiado por Lula, mas o processo psicológico de escolha do candidato não funciona assim: ele escolhe o candidato de acordo com o desempenho do próprio, e não apenas pela indicação.

Marina apoiou Aécio em 2014, e defendeu o impeachment. Ela terá que se explicar um bocado sobre essas decisões, que a aproximam de Michel Temer e do PSDB.

Bolsonaro também será prejudicado pela rejeição de Temer, porque ele foi um dos maiores entusiastas do impeachment, e ajudou a aprovar as principais reformas propostas pelo presidente ilegítimo.

Ciro Gomes, por sua vez, é o principal beneficiado pela animosidade popular contra Temer, em função de seu posicionamento muito firme, desde antes do golpe, contra o PMDB.

Temer tem apenas 3% de ótimo/bom…

O eleitor já está, de maneira independente, escolhendo qual o candidato que Lula deveria apoiar. Um terço dos eleitores (32%) afirma que, se Lula não puder concorrer, ele deveria apoiar Ciro Gomes.  Este é um número importante para Ciro, porque lhe dá vantagem sobre Haddad e Wagner como herdeiro natural do eleitorado lulista.

O Datafolha ainda não liberou os dados regionais da pesquisa divulgada hoje, mas considerando os números de abril, que traziam Ciro com 15% no nordeste, o candidato do PDT sai em vantagem no principal reduto eleitoral de Lula.

 

É preciso esperar, pacientemente, que o Datafolha divulgue os relatórios estratificados, para checarmos quanto cada candidato pontuou por região, faixa de renda, escolaridade, idade, gênero, etc. Será interessante examinar que candidatos estão mais fortes no Nordeste, e quais tem menos rejeição no Sudeste. O instituto demora um ou dois dias para publicar a íntegra em seu site.

Outro fator relevante a se considerar é que Marina Silva terá um tempo insignificante de TV, ao passo que Ciro Gomes pode ter 1 minuto, caso siga sozinho, ou 2 minutos, caso feche aliança com o PSB.

Nos cenários para o segundo turno, tanto Marina como Ciro ganham de Bolsonaro.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Isabela

14/07/2018 - 03h06

nem os cearenses votam no corone. mostra tanto que eh da direita que até capitalizar a previdencia quer. meu voto eh do lula ou em que ele mandar

VALTER FRANCA DE ANDRADE PEREIRA

13/06/2018 - 14h31

Petista. Se você tem certeza que Lula é Deus, eu lembro que o próprio Deus mandou avisar: esqueça Ciro e deixe janelas abertas para uma composição futura. Existe realmente a chance de um candidato indicado por Lula chegar ao segundo turno. E aí, não negocia com o PDT, fecha às portas? Você não aprendeu nada com Lula? Volte a ser macaco. Aliás, eu pessoalmente acho que esses tem mais inteligentencia

VALTER FRANCA DE ANDRADE PEREIRA

13/06/2018 - 14h26

Cambada de petistas fdp, vocês vão ter que engolir esses comentários tão facistas, quanto o que enxergam nos outros, quando o próprio Lula, que tem visão ampla e conciliadora indicar alguém do mesmo campo, antes do apagar das luzes…. Estão com problemas sexuais em casa também, ou são facistas enrustidos? Ou as duas coisas?

Sergio Sete

11/06/2018 - 14h59

Marina “Ano Bissexto” Silva não consegue se eleger.
Já é mais do que notória sua incapacidade política.
Ela tem o estigma de ser uma petista contrariada e, para a política nacional, só aparece de 4 em 4 anos para tentar ser presidente.
Ela é uma farsa eleitoreira.
Ciro tem muito mais chance do que a Bissexta.

Sergio

11/06/2018 - 11h52

Ter preferencia eleitoral não é questionável. Fazer imprensa “livre” e agir como PIG é. A manchete sobre a última pesquisa datafolha é tal e qual a do UOL (da Folha e do seu data).
É claro que seu miguel vai dizer que reproduziu a pesquisa e que portanto não omitiu nada.
Tá certo. E somos todos idiotas.
Tome tento, seu miguel.

Sormani Irineu Ribeiro

11/06/2018 - 11h25

Miguel do Rosário cada vez mais decepcionante. Não respeita nem a imensa maioria dos seus leitores lulistas, nessa louca cavalgada querendo forçar o Ciro goela abaixo do PT, com um texto que se inicia com um título francamente direitista e termina com conclusões risíveis. Não consegue nem disfarçar a fraude intelectual que quer pregar. Lamentável.

    Sergio Sete

    11/06/2018 - 15h00

    Miguel é candidato?

Nunes

11/06/2018 - 11h12

O cafezinho adotou de vez o padrão Globo de jornalismo. Subestima seus eleitores. Que tenha suas escolhas partidárias, tudo bem, faz parte do jogo. Mas que o faça de forma honesta. Manipular e distorcer os fatos a torto e a direito – ou a direita? – significa perder toda a credibilidade que possuía com grande parcela de seus leitores, basta ver pelos comentários. Assim, é cafezinho coado em cueca suja.

ANTONINO DE PÁDUA

11/06/2018 - 10h56

Na altura do campeonato quem vai ter que se explicar para seu eleitorado é Ciro. Falou muita bobagem sobre o PT, não defendeu Lula quando podia. Disse que ganharia sem o apoio do PT. A luta vai ser terrível tanto para ele como para Marina, contra o temível capitão Bolsonaro. Enquanto isso, Lula estará garantido no 2º turno, se não ganhar no primeiro, é claro.

Ajsbuarque@ig.com

11/06/2018 - 10h41

O grande ‘defeito’ de Lula é seu amor incondicional e desproporcional pelo Brasil. Isso também é insuportável para a elite e para o golpe, que não ama nada nem ninguém. Lula ama o Brasil como ama sua família, como ama seus companheiros de luta, como ama a lealdade, como ama a fraternidade, como ama Chico Buarque, como ama você, como ama a mim. É por isso que todos esses seres e instâncias amam Lula e querem protegê-lo das trevas judiciais ressentidas, medíocres e sem um pingo de credibilidade que se apossaram do discurso do poder judiciário brasileiro, com intimidações e chantagens.

O cenário não é nada fácil, mas, afinal, quem disse que manter a democracia e a humanidade seria uma tarefa fácil? 

Ontem, com um Datafolha consagrador e com sua mensagem ao partido, que encarna seu sonho, e ao país, que simboliza sua luta, Lula foi mais uma vez o gigante habitual. Mostrou que está vivo, forte, amoroso e de posse do mais profundo e visceral sentido histórico.

Luis Castro

11/06/2018 - 10h18

A traíra da Marina e o suspeito Ciro tudo a ver. A direita usou a Marina em duas eleições para dividir a esquerda não deu certo, Dilma foi eleita e reeleita. Agora a direita vai tentar com dois Marina e Ciro para inviabilizar o verdadeiro candidato da esquerda, no caso do impedimento do imbatível Lula, só o pleito dirá se vão conseguir.

Alan Cepile

11/06/2018 - 10h07

Brasil247 aprendeu direitinho como manobrar a massa, lulistas cairam direitinho, não adianta mais dizer que Lula e Ciro são aliados históricos, o Attuch mandou desconsiderar e todo mundo quá quá…. Não me surpreendo que, segundo a última pesquisa, 2% dos lulistas consideram votar em Bolsonaro, ser fraco de cabeça dá nisso.

    Sandro

    11/06/2018 - 12h26

    Pois é, dias difíceis pela frente! PT está sendo o maior cabo eleitoral da Marina, que segundo o datafolha leva no segundo turno. É muita sede de poder que infelizmente mostra-se acima do interesse pela nação. Não se ouve falar de nenhum plano de poder Petista, apenas ataques, maledicências, ódio contra aqueles que sempre os apoiaram. Tá dificil defender parte da militância petista, mas ao mesmo tempo fico feliz em saber que estou dentro dos 32% que querem que Lula apoie o Ciro e que voto em Ciro independente de quem Lula indicar. O comportamento baixo da militância petista só me afasta cada vez mais, do partido, da esquerda nunca!

Luis CPPrudente

11/06/2018 - 09h18

Tijolaço na defesa de Lula. Todos somos Lula Livre, Lula Presidente.
http://www.tijolaco.com.br/blog/nova-pesquisa-velha-verdade-lula-tem-maioria/

Fabio

11/06/2018 - 08h52

Eu voto Lula ou quem ele indicar, assim como minha familia tambem

ana zucatti

11/06/2018 - 07h28

Nem um, nem outro. Lula (ou quem ele indicar) será nosso representante de esquerda nestas eleições.

stalingrado

11/06/2018 - 06h32

Nem Marina nem Ciro. Quem irá para o segundo turno será Lula Magno ou o poste que ele indicar.
#LulaLivre!
Ciro poderia demonstrar grandeza renunciando em favor de #LulaLivre.

Gilberto R. Jordan

11/06/2018 - 02h42

Não é somente a mídia golpista que tornou Lula invisível! O Cafazinho também! Tomar partido não deveria também significar desonesto!

Patrice L

11/06/2018 - 02h26

Por que nunca vejo o Ciro -que se diz progressista, democrata e contra o golpe- entoar, com a devida ênfase, isso aqui?

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-em-cordoba-argentina-estudantes-docentes-e-servidores-pedem-lula-livre/

É porque, no seu cálculo político, ele só é competitivo se o Lula estiver preso.

Li num Twitter, mais ou menos com essas palavras, e gostei. Triste que seja assim, mas gostei, porque expressa o que acaba sendo mesmo:

”Ciro declara que Lula não será candidato”
Atualizando: com o Ciro, com o Supremo, com tudo!!!

Não consigo ver diferente. O tal do indulto presidencial.

Que o Lula o quisesse, mas ele não quer, o Ciro, tentando se eleger, acho que ao fim e ao cabo perderia o pudor e corroboraria com a exigência golpista da Globo aos candidatos pra que não assinem o perdão.

Nicolas Chernavsky

11/06/2018 - 01h41

Miguel, sempre fui um frequentador do Cafezinho, e até um colaborador, mas acho que essa sua análise está bastante errada. Você não dando a devida atenção à influência que a violência antidemocrática de impedir a candidatura do Lula teria no eleitorado. O candidato do PT, que será possivelmente Haddad, vai ter MUITO voto, não se engane. Acho que você está se deixando levar demais pela Folha, através do Datafolha, que, assim como o jornal, é um instrumento de campanha antipetista.

Gabriela

10/06/2018 - 23h57

Que título baixo em Miguel!

Vc, que dias atrás, fazia vídeos do “Jornal Antinacional”, criticando o mau jornalismo da Globo, a semiótica usada para distorcer fatos, se rebaixa a usar o mesmo tipo de de estratégia para oferecer a seus leitores este tipo de dissimulação?

Quem lê o título pensa uma coisa. Quando lê toda a análise, ainda que um tanto desesperada para favorecer Ciro, chega a outra conclusão.

Sinceramente, é uma pena que vc tenha se perdido nessas eleições. Se perdeu não por apoiar Ciro. Isso não tem nada demais, vc é livre para fazer as escolhas políticas que quiser e o blog é seu. Mas vc se perdeu foi enquanto jornalista progressista.

O jornalismo digno, ético, honesto não precisa fingir imparcialidade. Até porque imparcialidade não existe. Só precisa respeitar a inteligência de seus leitores, não tentando ludibriá-los a crer forçosamente numa realidade fabricada.

Torço muito para que vc faça uma reflexão sobre o que é mais importante para vc: Eleger Ciro de qualquer forma, sacrificando sua credibilidade de jornalista ou fazer sua militância de maneira correta, como um jornalismo que se distingue da imprensa golpista que vc tanto desprezava ANTES.

Marcos Pereira

10/06/2018 - 21h01

Este cafezinho está ficando passado.
Campanha pela retirada ou plano de substituição de Lula e assim esquecer a prisão coercitiva do Lula, da cidadã levada sem desejo, mas por ordem judiciária a fazer ligadura de trompas… dentro desta ordem constitucional republicana.
É …assim organizar “democraticamente” seus parceiros, lógico sem o condenado?

Vicente

10/06/2018 - 20h21

Acho que inflamam o percentual da Marina nessa pesquisa.
Depois do desastre que é Alckmin, a direita resolveu testar a Marina. Ela não resiste ao primeiro debate.
Ainda acho que o próximo presidente será do PT, se houver eleição.

Dorgival

10/06/2018 - 20h20

Presta atenção gente! O blog fez opção pelo Ciro e já enterrou Lula, assim como a Globo, o Ciro é o Otávio Frias. O triste de tudo isso é que o blog era referência para a esquerda. O Ciro pode ser um bom quadro, mas seu passado de Arena e tucano, mais sua disposição de se aliar ao PP e DEM, carros chefes do golpe com PSDB e MDB, revela que ideologicamente o Ciro nunca foi de esquerda. Em tempos de democracia isso seria digerido tranquilamente, mas em um estado de exceção ter lado definido é uma exigência ética. Respeito o Miguel pelo sua história passada, sua luta contra o impeachment de Dilma, mas agora são àguas passadas.

    Benoit

    10/06/2018 - 21h00

    Por que voce não dá simplesmente uma olhada no que o Ciro está dizendo agora, no programa do Ciro, nas pessoas que têm apoiado o Ciro? Não vejo como nada disso indique uma proximidade do Ciro com a direita. É voce que está raciocinando errado.

      Ulisses

      10/06/2018 - 23h21

      Vai continuar o regime neoliberal. Privatização, reforma da previdência, nenhum tema social. Aonde você vice?

        Benoit

        11/06/2018 - 08h37

        O que é que vai continuar o que? Por que voce não diz? Por que voce não discute o que o Ciro diz, o programa dele? Ninguém está dizendo que mudar as coisas é uma tarefa fácil. Se fosse tão fácil, por que algumas dessas coisas que precisam ser mudadas não foram já mudadas pelo Lula e pela Dilma há muito tempo?

José Claudio dos Santos

10/06/2018 - 20h08

Caro Miguel, é um direito seu apoiar o Ciro, mas, agir exatamente como a grande imprensa golpista faz em suas manchetes, é inaceitável. Respeito plenamente sua opção política pelo Ciro, mas, esse título que você utilizou, não o diferencia absolutamente nada de tudo que você sempre lutou contra. É decepcionante tal atitude. Não condiz com sua histórica luta antes de assumir seu posicionamento pró Ciro. Coincidência ou não, é uma triste constatação.

Mireto

10/06/2018 - 19h56

Falta de respeito com os eleitores de Lula. Matéria paga?

    bruno

    10/06/2018 - 20h14

    Amigo, o Lula foi condenado por órgão colegiado, portanto, esta INELEGÍVEL!!! A decisão de indeferimento de registro tem natureza DECLARATÓRIA , não constitutiva, portanto retroage à data da condenação. Ou seja, Lula não tem possibilidade jurídica ( NENHUMA) de ser candidato, portanto, a matéria é correta: pelas pesquisas é bolsonaro x marina / ciro / alckmin

      Ulisses

      10/06/2018 - 23h24

      Não vem com papo juridiquesz. Foi preso por um golpe de estado da direita e judiciário. Sem Lula nossa democracia não é P.. nenhuma. Vai continuar o golpe. Aí, F.. o golpe e eleição. Não vou dar aval com meu golpe aos golpistas, E parece que uma grande parte dos brasileiros

Odete

10/06/2018 - 19h33

Lula enfrentará o Bostanaro.

emerson57

10/06/2018 - 19h22

Ciro é o candidato da direita.
fora o Lula, anulo.
a menos que o Lula peça voto para o João Pedro Stedile ou para o Rui costa Pimenta. Ai sim.

    bruno

    10/06/2018 - 20h15

    Esta maluco ai do PCO fez sempre oposiçao ao PT ( quando tinha possibilidade de ganhar ou quando ganhou), agora que não tem chance nenhuma quer levar o PT para extrema esquerda. E o pessoal do Pt apoia, parabéns

    Joselito

    10/06/2018 - 22h19

    Voto em qualquer candidato que Lula indicar, menos em Ciro.

josa

10/06/2018 - 18h53

Só faltou o plim plim e chamar Alexamdre Gacia

Euler

10/06/2018 - 17h53

É Lula no primeiro turno! Aceita que dói menos, rsrs.

    Euler

    10/06/2018 - 18h08

    Para quem chamava Marina Silva de “Fadinha da Floresta”… Triste ver as pessoas abandonando o barco nos momentos mais cruciais como o que LULA, o único candidato do povão, a maior liderança do Brasil e da América Latina, está sendo submetido injustamente. Toda liderança e militante de esquerda ou progressista tem o dever moral de defender não só a liberdade de Lula, mas a sua candidatura como a maior expressão – talvez a única – do combate ao golpe e a tudo o que estão fazendo contra o povo brasileiro.

Nilson Moura Messias

10/06/2018 - 17h08

Se não estou enganado, segundo o golpista datafolha, se não for Lula, o candidato que o indicar pode está no segundo turno. A manchete do cafezinho do Ciro, é fake.

    bruno

    10/06/2018 - 20h16

    Segundo a pesquisa, 35% dos eleitores do Lula querem o Ciro, a matéria esta correta

Ronaldo Braga

10/06/2018 - 16h58

Lula ou Pirro contarão os votos em 2018, por Sergio Saraiva

https://jornalggn.com.br/blog/sergio-saraiva/lula-ou-pirro-contarao-os-votos-em-2018-por-sergio-saraiva

“Sem Lula nas eleições, será Pirro quem contará os votos.”

Jota One

10/06/2018 - 16h55

Parece que o Miguel esqueceu do Lula.
Lula vence em todos os cenários. Ou em quem ele mandar.

Fabiano França

10/06/2018 - 16h17

É um dever a quem se diz verdadeiramente democrata e progressista, seja de qual lado for, defender a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, até mesmo como compromisso verdadeiro com a democracia advinda do voto popular, ante os 54 milhões de votos da Dilma, rasgados em praça pública, por uma canalha que se juntou para rapinar este país….Esse sim é o nosso verdadeiro compromisso. Se algum candidato vencer, sem LULA nas urnas…Isso sim será de uma torpeza sem fim….

Jessica

10/06/2018 - 16h06

Alckmin gastará absurdamente nessa campanha. Se a esquerda não se unir e apoiar um único candidato, teremos ele e Bolsonaro no segundo turno. É mais prático do que ficar papagaiando “LULA LIVRE, ELEIÇÃO SEM LULA É FRAUDE”. Isso não levará a lugar algum. Até o Miguel sabe disso.
Acordem.

    Curió

    10/06/2018 - 17h53

    Se… se…se…
    Já estou porraqui de ameaças fajutas!
    Catar coquinhos, recomendação…

daniel

10/06/2018 - 15h31

Essas “pesquisas”, que só servem para engordar o bolso dos institutos, tem apenas uma única finalidade: tentar achar uma solução para “limpar” o golpe e lhe dar “ares de legalidade”. No Paraguay deu certo, e só foram necessários pequenos truques (como excluir o pessoal da aliança GANAR das mesas de contagem e lançar pesquisas de boca de urna). Em Honduras, foi preciso fraudar mesmo o pleito, na cara dura. O próximo teste será o México, onde Obrador está claramente na frente (com vantagem similar à de Lula perante o Bolsominion). Esperemos para ver o que acontece ali.
Está claro que os golpistas (loucos para excluir Lula) precisam de uma pesquisa com números “embaralhados” (como Ciro, Marina e Bolsonazi) para conseguirem emplacar o seu candidato (com falcatruas que não serão perceptíveis). E então, festeja-se a volta à democracia e a continuação da entrega do país!
Em suma: não adiante tapar sol peneira: só Lula garante essa eleição. E achar que Lula só tem Haddad e Wagner é miopia da mídia carioca-paulista. Ainda bem que pensam assim, pois se revelarem os nomes competitivos do PT, a Lava-Jato cai em cima.
No âmbito latino-americano, no momento, só Lula e Obrador (e no ano que vem talvez Cristinita) podem trazer uma mudança de ares. A vitória de qualquer um dos dois (ou quem sabe de ambos) terá reflexo sobre o restante do continente.
Meu realismo me faz acreditar que essas eleições não ocorrerão (já Lula insiste em ficar em primeiro!) e o projeto entreguista dos golpistas só se mantém endurecendo o regime. Porém, se a exclusão de Lula e as eleições fake se confirmarem, seria bom o lado democrático começar a se infiltrar entre os golpistas para tentar um “golpe Lenín Moreno” ao contrário, será a única solução.

    Thiago Araujo

    10/06/2018 - 15h40

    Pura, a mais pura verborragia.

    Fehnelon

    10/06/2018 - 20h17

    É assim que vejo tbm.

Greg

10/06/2018 - 15h25

Não li os comentários ainda mas acho que os 30% de indicação de Lula seriam 30% dos 30% que votariam nele, no caso 1/3 de 1/3 do total de entrevistados.

    foo

    11/06/2018 - 03h15

    Não é isso.

    A pergunta é feita a 100% dos entrevistados, e 30% deles dizem que votariam “com certeza” no candidato indicado por Lula.

    E outros 17% “poderiam” votar no candidato indicado por ele.

    O fato de que 51% não votarem no candidato de Lula não indica derrota, pois metade desta parcela não vai votar em ninguém. (Algo que o Miguel do Rosário desconsiderou em sua análise, por descuido)

Patrice L

10/06/2018 - 15h20

Acho que vale uma pesquisa sobre o potencial do Cafezinho de transferir votos dos seus leitores para o Ciro.

O meu não leva, não.

O Ciro, conforme disse em entrevista à Folha, NÃO vai fazer a regulação da mídia no sentido de interditar a concentração familiar (neste particular aspecto, acho inexplicável a adesão do Cafezinho a esse candidato!).

O Ciro, isoladamente, segue não pontuando de maneira convincente e, assim, só próspera com a prisão do Lula.

Daí, e acho isso uma vergonha, ele não a denunciar (a prisão) com toda a ênfase que é esperada por alguém sedizente democrata e apoiador 100% nas crises por que passou o PT.

Mino Carta, um admirador, já o criticou com severidade por isso e hoje saiu no DCM um post mais cáustico a respeito.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-datafolha-e-a-verdade-factual-que-une-ciro-marina-e-bolsonaro-por-carlos-fernandes/

Por último, Miguel, vc não dá por certo que as pessoas votem com o Lula, mas dá por certo que o Ciro é um dos 3 a chegar no 2o. turno?

Acho que vc deveria estar mais debruçado no potencial, a meu ver nada desprezível e muito capaz de superar o Ciro, de quem no PT será indicado pelo Lula caso não concorra.

O título da matéria deveria refletir bem mais isso do que o que foi dado, acho.

    Thiago Araujo

    10/06/2018 - 15h42

    Quem vota em Lula, vota em qualquer coisa. Voto inútil é assim mesmo.

    Fabiano França

    10/06/2018 - 16h29

    Li. E é um belo artigo do Carlos Fernandes. Abraço.

Sergio Furtado Cabreira

10/06/2018 - 15h01

“OCAFEZINHO” ESTÁ DELIRANTE! E, NOS ÚLTIMOS MESES, TEM USADO DE ALGUMAS LÓGICAS QUE ATIRAM O BLOGUE EM DIREÇÃO ÀS ROCHAS! PARECE QUE AS INFORMAÇÕES OU AS ANÁLISES DERIVADAS DOS AUTORES SE TORNARAM PACOTINHOS DE ALTO RISCO! MAS, EM NOME DA HUMANIDADE, EU AJUDO!
NENHUM DOS DOIS ATIRADORES DE TOCAIA VÃO CHEGAR AO SEGUNDO TURNO, CARO ROSÁRIO! FALTA-LHES “SUSTÂNCIA”! É …. “SUSTÂNCIA”! AQUILO QUE SOBRA EM LULA E OUTROS CANDIDATOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES! E, NÃO SE ILUDAM COXINHAS… NO MOMENTO EM QUE FOR DISPONÍVEL A COMPOSIÇÃO DA CANDIDATURA LULA, COMEÇARÃO A SER DEFINIDOS OS MILHÕES DE VOTOS QUE VAI CATAPULTAR A CANDIDATURA DO VICE ATÉ O PLANALTO EM 2018!
KOXINHAS NÃO SE ILUDAM… A GLOBO NÃO FAZ A CABEÇA DO POVO BRASILEIRO!
SERÃO MAIS QUATRO LONGOS ANOS LONGE DO PODER… TODA VEZ QUE TEM ELEIÇÃO, O UNIVEROS KOXINHA SE DESFAZ!
BYE, BYE KOXINHAS….
SÓ LULA SALVA!

Ajsbuarque@ig.com

10/06/2018 - 15h01

Lula LIVRE e apto para disputar as próximas eleições presidenciais!

Essa será nossa causa. Nossa Bandeira! Independente de qualquer outra hipótese tida como provável vencedora. O Povo Brasileiro trabalhador e honestos já compreendeu que a condenação de Lula é um típico exemplo de lawfare!

A estratégia de Lula é o caminho à seguir. Respeitamos o posicionamento do Miguel do Rosário, porém não podemos abandonar Lula no meio do caminho… Trata-se de algo que transcende o próprio aspecto politico eleitoral…

Sigamos em frente!

É Lula ou nada!

Não aceitaremos o estigma de fanáticos ou lunáticos. Pois trata-se de uma causa na Defesa da Democracia. Do direito de Lula ser candidato. Do resgate de valores e princípios Democráticos Universais!

Gustavo Corrêa

10/06/2018 - 14h53

Marina e ciro de esquerda? Que ilusão! Marina do itau e ciro só quer arrancar votos da esquerda, aliando se o que a de pior da direita! Esqueçam. Sem lula na eleições nenhum candidato será legítimo! Nem mesmo o ciro!

    Benoit

    10/06/2018 - 21h08

    Quem disse ou pensa que a Marina é de esquerda? Que eu saiba, ninguém.

Luis Castro

10/06/2018 - 14h32

A direita pauta a esquerda e como boa “conselheira” diz que só Marina e Ciro teriam capacidade de herdar os votos lulistas e da esquerda em geral para enfrentar Bolsonaro. Quem afere isso o “insuspeito” Datafolha, ou seja, os candidatos do PT Haddad ou Wagner nem pensar sem chance alguma. Depois dos colunistas da midia golpista criticarem o PT por não desistir da candidatura Lula e assumir logo Ciro vem o “insuspeito” Datafolha reafirmar essa “verdade” que só os cegos do PT não enxergam Marina e Ciro são os únicos capazes de enfrentar Bolsonaro. Logo eles que são “unanimidades” na esquerda. Acredite se quiser.

    bene

    11/06/2018 - 09h55

    Hadad e Wagner não são canditatos portanto,seus desempenhos em qualquer pesquisas não segnifica nada.

João Ferreira Bastos

10/06/2018 - 14h28

Defender a retirada do PT (Lula) do pleito é referendar o golpe.
É uma traição ideológica que o futuro julgará.

Marimom

10/06/2018 - 13h57

Não se iluda. Conheço o PT. Conheço ainda mais a militância petista. Até o golpe contra Dilma ela estava desmobilizada e desmotivada. O golpe acendeu um chama de indignação. Com a perseguição e prisão de Lula a indignação tomou conta da militância e da base lulista. O PT está transformando INDIGNAÇÃO em ORGANIZAÇÃO. Quem está na base, na periferia urbana, junto aos pequenos agricultores, nos sindicatos está fazendo uma leitura mais clara das eleições. É Lula ou quem for indicado e apoiado por LULA e pelo PT que passa para o segundo turno. A outra vaga???

Marcelo

10/06/2018 - 13h41

A pesquisa tem um resultado estranho. Diz que Lula tem 30% dos votos… ao mesmo tempo, diz que 30% dos eleitores com certeza votariam em um candidato apoiado por Lula e 17% “talvez” votariam no indicado.
Quer dizer então que Lula transfere todos os 30% pro indicado e ainda sobrariam 17% que talvez votariam no indicado mas ao mesmo tempo não votam no Lula no primeiro turno? Alguém explica?

    Luiz Cláudio

    10/06/2018 - 14h48

    Vou reproduzir para você um postagem do Prof. Gustavo Castanhõn sobre a pesquisa,

    Datafolha traz Lula com 30% de intenções de voto.
    E comentaristas petistas acham que Lula transfere 30% dos votos totais dos eleitores.
    Ou seja, teria poder de transferência de 100%.
    A pergunta do Datafolha não é essa, gente.
    Acordem para a vida.
    A pergunta é “Você votaria num candidato indicado por Lula?”
    30% respondem “com certeza”.
    Eu responderia “com certeza”, porque não rejeito Lula.
    Essa pergunta só mede rejeição, não transferência.
    E a rejeição a Lula no caso é de 51%, caiu um ponto.
    Ou seja, o apoio de Lula prejudica a intenção de voto para 51% dos brasileiros.

    Sergio Furtado Cabreira

    10/06/2018 - 15h03

    NOTA-SE QUE ÉS UM KOXINHA… DEVES VOLTAR À ESCOLA, OU TALVEZ, COMEÇAR A LER ALGUNS LIVROS …KKKKKK!

      bruno

      10/06/2018 - 20h20

      pode até ser, mas você não sabe conjugação verbal: usa 2ª pessoa do singular e infinitivo impessoal ao mesmo tempo, coisa de semialfabetizado

    Jorge

    10/06/2018 - 15h37

    É que essa porcentagem é sobre os votos do Lula, e não no Geral. Seria 30% sobre os votos do Lula.

      Marcelo

      10/06/2018 - 15h55

      Mas a pesquisa só fala “eleitores” e não “eleitores de Lula”. Além disso, na mesma pesquisa mostra que 51% dos eleitores não votariam em alguém indicado por Lula.

Antonio Passos

10/06/2018 - 13h30

O Cafezinho já tirou Lula do páreo. A história vai cobrar que avalizou o golpe do judiciário. A história vai cobrar quem traiu a vontade do povo.

    Miguel

    10/06/2018 - 13h41

    Para de frescuras, Antônio. O texto começa na condicional. E quem está na luta contra o avanço judicial sobre a política desde 2005 sou eu, enquanto o PT entregava poder para MPF, PF e nomeava juízes tucanos para o STF.

      Realista

      10/06/2018 - 14h35

      Nesse ponto concordo com você, o PT cometeu três erros estratégicos, um foi não defender Dirceu e informar a população sobre o Mensalão (Mentirão), segundo erro exercer a autoridade presidencial, como é feito nos EUA, e indicar tanto ministros do STF, como PGR e chefe da PF, alinhados ao PT. E o terceiro aprovar a lei da ficha limpa, delação premiada e lei contra o terrorismo, todas sendo usadas exclusivamente contra candidatos e movimentos sociais de esquerda de forma seletiva.

      Luiz Cláudio

      10/06/2018 - 14h49

      Que dureza, hein Miguel?

      Moésio Pereira

      10/06/2018 - 15h03

      Das duas uma. Ou você muda o título do artigo, ou o Antônio está certo. E que você está parecendo a Regina Duarte, isso está mesmo.

      Sergio Furtado Cabreira

      10/06/2018 - 15h07

      TUAS MANIFESTAÇÕES APONTAM GRANDE TEOR DE AVERSÃO E ÓDIO…
      ESTÁS TE PERDENDO DA TAREFA DE JORNALISTA – DEVIAS APENAS APONTAR A REALIDADE DOS FATOS!
      VAIS DAR COM OS BURROS N’ÁGUA!
      MAS, PARA EVITAR TUAS IDIOSSINCRASIAS E INTOLERÂNCIA, VOU EVITAR, DORAVANTE, O TEU BLOGUE!
      ABÇ.

      Gabriel Soares

      10/06/2018 - 16h38

      A lei da ficha limpa é de Lula a lei delação premiada é de Dilma to com você Miguel nem uma reforma foi feita para o povo reforma agrária reforma da mídia legando petista zero 2 anos de golpe não sobrou nada porque era nada constitucional

      João Ferreira Bastos

      10/06/2018 - 17h18

      O texto começa na condicional. Então vale tudo

      Se o Cafezinho tem recebido dinheiro da direita.

      Pronto coloquei na condicional, já posso falar qualquer merda.

      O Cafezinho já foi muito melhor

      E Neto

      10/06/2018 - 20h33

      Lula colocou vice Zé de Alencar; se aliou aos piores quadros do PMDB, entregando funções e cargos estratégicos pra Eliseu Padilha, Geddel, Cunha.. e inclusive dando o cargo de vice pra Temer; o PT em 13 anos no poder sequer regulou os meios de comunicação, inclusive fechou os olhos diante da fajuta renovação da concessão da globo; manteve Henrique Meirelles na liderança do Bacen, não mudou a base da política econômica de Armínio Fraga, escrevendo uma cartinha ao mercado de submetendo a essa estrutura; Dilma assumiu em 2015 mentindo pros seus eleitores sobre austeridade e tarifaço, e ainda colocou Levy no Fazenda!!; Quando assumiram sequer forçaram a barra pra q se intensificassem as investigações no Banestado, castelo de areia, privatizações possivelmente fraudulentas, dentre outras dezenas de investigações abafadas em relação aos tucanos, a mídia, e a mesma forma de corrupção que ainda hj vigora no País, inclusive com alguns dos mesmos personagens (doleiros, operadores etc..). Deu diretorias da Petrobrás ao PP, PMDB e trouxe outros partidos fisiológicos pro centro do governo. Depois do fatídico golpe político sobre Dilma, Lula ainda flerta com Renan, Eunício e outros políticos que contribuíram pra queda dela. Apesar de todos os erros.. toda a hipocrisia.. vem gente criticar Ciro pq ele “mudou de partido” ? Olhem quem era o PSDB na sua fundação.. subiu no palanque de Lula em 90; FHC, serra, Aloísio Nunes eram notáveis da esquerda, inclusive perseguidos pelo regime – quem imaginaria q essas figuras se transformassem dessa forma; olha o PPS, antigo PCB, partido mais perseguido da história – Ciro pulou fora qnd houve mudança de rumo nas agremiações. Olhem o PSB, de Arraes..partidos q ele fez parte. Arraes q foi preso pelos militares dentro do palácio do governo e acompanhou Lula em toda sua trajetória. Hj Ciro tá no PDT, partido de Brizola, q Dilma fazia parte antes de ser a indicada de Lula.. sempre na base de apoio ao PT.

      Criticam Ciro por buscar apoio do empresariado ? Coisa q Lula fez; e inclusive ainda busca apoio, como Josué de Alencar do PR (partido q tem chances de compor chapa com Bolsonaro).

      Criticam Ciro pq ele quer trazer outros partidos pra engordar sua candidatura ? Normal… Mas a base hegemônica, isso ele faz questão de repetir, é o PSB, PDT e Pc do b. (As idéias em torno desse projeto tão claras) Só n tem o PT pq esse n abre mão de ser protagonista e teima em lançar Lula, enquanto na minha opinião deveria apoiar um novo quadro, seja dentro ou fora – até pq Lula não é imortal… É preciso passar o bastão..

      Ciro nunca foi a favor da prisão de Lula. Ao contrário.. acha q a sentença é fraca e que há forte viés político no processo. Ciro fala em reformulação da previdência sob uma perspectiva social e pública; reforma tributária sob um aspecto progressivo, taxando os mais ricos; revogação da reforma trabalhista; é um ferrenho crítico da PEC 95. A agenda econômica, q define o espectro a direita ou esquerda, é notadamente a esquerda. Vcs precisam assistir mais as palestras deles antes de postarem críticas sem nexo. Não tem sentido dizer q Ciro é de direita pq promove algumas alianças q até mesmo PT pôs em prática. Ciro é o único capaz de destruir esse discurso tipo “MBL”, q parte da nossa esquerda mal sabe reagir. O roda viva foi um exemplo claro de inteligência, profundidade sobre os assuntos e interesses em questão… Tá hora da esquerda se oxigenar pra não morrer afogada.

      Vitor

      11/06/2018 - 15h48

      Desculpa Miguel, mas tá engraçado assistir você ter que lidar com a vassalagem fiel do Petista. Bem engraçado, na verdade… rsrsrsrs

      VALTER FRANCA DE ANDRADE PEREIRA

      13/06/2018 - 14h05

      Adorei o *deixa de.frescuras Antônio* Estou com Lula, mas detesto petista…. Os caras só aceitam notícias ou comentários se forem enaltecendo o PT. O nome já partido. Se fosse inteiro seria outra coisa…

      VALTER FRANCA

      13/06/2018 - 15h37

      Adorei o *deixa de.frescuras Antônio* Estou com Lula, mas detesto petista…. Os caras só aceitam notícias ou comentários se forem enaltecendo o PT. O nome já partido. Se fosse inteiro seria outra coisa…

    Fehnelon

    10/06/2018 - 13h47

    Se nós, supostos esclarecidos, não reagirmos a esse tipo de manipulação (olha o titulo do artigo…), pequena, mesquinha, e no começo, como podemos esperar que o país reaja a Globo?

    A informação sempre distorcida, cada noticia vira um artigo pró-Ciro.

      Benoit

      10/06/2018 - 14h44

      Voce acha que as pessoas não têm o direito de escolher ou favorecer o candidato que quiserem, inclusive o Ciro? Por que?

    João Pinto

    10/06/2018 - 21h03

    Apoiado, Antonio. Miguel decepcionou.

Flavio Luiz Sartori

10/06/2018 - 13h20

NENHUM DOS DOIS. SERÁ O CANDIDATO DO PT MESMO SEM LULA. ACREDITAR NO DATAFOLHA É A MESMA COISA QUE ACREDITAR NO CHUPA CABRAS.

Régis

10/06/2018 - 13h00

Marina Silva, financiada pelo obscuro especulador financeiro George Soros e, Ciro Gomes, o ideologicamente falso, são opções do Brasil para o segundo turno com o medíocre Jair Bolsonaro? O Brasil não vai mudar se essas forem as opções.
Qual o pior candidato? Jair Bolsonaro ou Ciro Gomes? Jair Bolsonaro pode ser um boçal, mas sei que seus pensamentos são realmente suas sinceras opiniões. Posso não concordar, mas sei o que ele pensa.
Mas, e Ciro? São realmente suas opiniões quando diz que é nacionalista e contra o neoliberalismo? Aí a dúvida é cruel. O pior político é aquela que diz jogar de um lado e quando ganha muda para o lado obscuro do Mal. Sinto isso em Ciro, e espero que não se confirme, porque seria de uma falta de caráter inominável.
Tá na hora do PT e Lula indicar Gleisi Hoffman logo para concorrer as eleições 2018. Infelizmente Lula não poderá concorrer, pois o lado das Trevas do Judiciário não deixará.

    JOAO BATISTA

    10/06/2018 - 13h40

    Dilma fez o que você diz que Ciro poderá fazer.

Fehnelon

10/06/2018 - 12h58

Existem apenas 2 lados em luta, e ambos reconhecem apenas um ao outro. Não é o ideal, mas é fato.

A questão mais profunda aqui é que essa esquerda sem noção, egos inflados por panfletos propagandistas, mal disfarçados em Blogs de Noticias, se arvora em sabedora do melhor para o país, detentora dos caminhos redentores. E não se enxerga como é, branca, burguesa, elitista e tão alienada do mundo real como o resto da classe média.

O PT é isso, ou aquilo… Porra! Acorda! O que vivemos hoje é muito maior que isso.
O PT representa a união dos sindicatos, os movimentos populares, a classe trabalhadora. O preto, o pobre, o miserável, esses mesmos cujo os filhos morrem qd aumenta a mortalidade infantil… São esses que empoderam o PT, é a esses que respondemos. Não é lúdico, as vezes não é ideologicamente coerente. Que outra representação existe? De que lado vc está de vdd?

Lula Livre!

    Sergio Furtado Cabreira

    10/06/2018 - 15h10

    MELHOR MIGRAR PARA OUTRAS PARAGENS…. AQUI TEMOS A VERVE CORONELISTA EM AÇÃO, E ISTO JÁ FAZ ALGUM TEMPO…
    TODOS PENSAM QUE LULA DETERMINA QUE VOTEMOS EM “A” OU “B”…
    SE FOR SOCIALISTA E PETISTA, NATURALMENTE CONCORDAMOS!
    MAS, VOTAR EM CIRO GOMES……JAMAIS…

Nelson

10/06/2018 - 12h23

Não sei pra que esse desespero de colocar Boçalnaro no segundo turno. A campanha não começou. É só ele abrir a boca que derrete sozinho. Vai ser um russomano em nível nacional.

    Benoit

    10/06/2018 - 14h48

    É só ele abrir a boca? Ele não fala já há muito tempo e é por isso mesmo, e infelizmente, que está tão bem colocado nas pesquisas de opinião pública?

Fabiano França

10/06/2018 - 11h39

Miguel…essa análise é do DATAFOLHA? Vc passou a receber da banca? NÃO É POSSÍVEL um alinhamento tão estreito ao PIG.

Ajsbuarque@ig.com

10/06/2018 - 11h23

O imenso poder de influência de Lula no processo eleitoral ganhou contornos dramáticos com a última pesquisa Datafolha, divulgada hoje; Lula não apenas lidera com larga vantagem em todos os cenários, como também tem o poder de fazer com que um possível indicado tenha 47% de intenções de voto, o suficiente para uma vitória no primeiro turno; a popularidade do petista chega a ser incompreensível para as mídias tradicionais, que não conseguem mais esconder essa constatação factual.

Ajsbuarque@ig.com

10/06/2018 - 11h20

O jornalista Luis Nassif analisa o cenário eleitoral para Lula e Ciro, num complexo xadrez de motivações, interesses e contingências; para Nassif, Lula representa a solução legítima para a catástrofe que tomou conta do país, e Ciro, a estratégia de redução de danos, uma vez que, a despeito das precipitações, arroubos e conexões perigosas do pedetista, ele ainda representa um projeto contrário ao do golpe e de Temer.

Alexandre

10/06/2018 - 10h44

O título do artigo é elucidativo, digno do PIG, utilizando os mesmos métodos dos jornalões, ao excluir de antemão o candidato mais votado e sua capacidade de transferência. Aí, quem passa do título, vê na matéria que as coisas não são bem assim. Considerando que Ciro Gomes necessita dos votos de Lula, sua estratégia ao dizer, antes de Lula ser preso, que justiça boa é justiça rápida e que Lula não deveria se candidatar, pois sua candidatura iria polarizar o país e prestar um desserviço à nação, foi catastrófica. Mostra que Ciro, que possui o direito legítimo de se candidatar e é um bom quadro, estava pouco se importando com o ataque ao estado democrático de direito que a prisão de Lula simboliza. Que em um momento crucial para o país estava mais preocupado com o próprio umbigo, o que diminui sua estatura política.

    Fehnelon

    10/06/2018 - 13h23

    Exato! Percebem?

    Lula Livre!

    JOAO BATISTA

    10/06/2018 - 13h44

    Não distorça, Ciro disse que a justiça rápida deveria ser pra todos e não apenas pra alguns.

      Odete

      10/06/2018 - 19h37

      Mas louvou a “justiça” rápida para o Lula. Só emendou que o mesmo deveria acontecer para todos. Feliz da vida de ter o Lula fora da parada. Escrotice para este tipo de atitude é pouco.

      bene

      11/06/2018 - 10h06

      Sim ele disse isto de forma oportunista quando se tratava de Lula.

Thiago Araujo

10/06/2018 - 10h38

É muito bom compartilhar de um ambiente ideológico diverso.
Faz parte do pensamento humano.
Todavia, mesmo a polaridade, precisa estar fundada na racionalidade POSSÍVEL.
Algumas opiniões, são ABSOLUTAMENTE inviáveis, beirando a esquizofrenia.
Os manicômios existiram no Brasil, de meados do século XIX a meados do século XX. Foram abolidos. Os internos foram “liberados” para os cuidados das famílias.
Alguns raciocínios parecem emanados desses remanescentes manicomiais.
Vulgarmente conhecidos como “sem pés nem cabeça”.
Tudo ronda a TOMADA DE PODER PELO VOTO.
NENHUM GRUPO, DE ESQUERDA DE CENTRO OU DE DIREITA (se assim se intitulam) VERDADEIRAMENTE, no Brasil, até HOJE, cumpriu com o que se comprometeu para GANHAR a eleição.
Depois da fatura, “sai, povinho”!!!!!!
O Brasil precisa ser reconstruído à partir de NOVAS LIDERANÇAS.

    Fehnelon

    10/06/2018 - 12h31

    Parece um raciocínio lógico, mas era o exato discurso na Alemanha pré-Nazista. Tempos estranhos.

      Fabiano França

      10/06/2018 - 12h46

      Exato!!!! Uma nova liderança…..Um Hittler!!!! Isso é. Alemanha Nazista!!!! Desqualificando o pensamento contrário com insinuações de insanidade mental….LULA é a liderança palpável….democrática ele legitima…Está pronto….ele diz isso com todas as letras e povo o quer…Há algo mais.democrático?

        Fehnelon

        10/06/2018 - 12h58

        Não é mesmo !?!?

        Medo.

        Thiago Araujo

        10/06/2018 - 16h13

        Que “povo”?
        As 13.000.000 de deserdadas, famélicas e encabrestadas famílias dependentes do bolsa família?
        Os milhares e milhares de desordeiros dos “movimentos sociais”?
        Os mais de 200.000 cargos comissionados na esfera federal, aliados a outros milhares nos governos estaduais e municipais cleptocratas do PT?
        Todos aqueles “artistas” que extorquiram o MINC através da Lei Rouanet?
        As milhares de ONGS patrocinadas com dinheiro público?
        Extraídos esses “beneficiários”, quem votaria em lula (minúsculas mesmo)?
        Isso aqui não é um conto de fadas…
        É um país, com uma bela população que ainda sofre com o populismo, mas há de defenestrá-lo como defenestrou vários da América Latina, da Europa e da Ásia.
        A irmã África ainda sofre com “líderes” populistas que se sustentam pela barbárie e pelo medo.
        O Brasil não precisa dessa laia.
        .

          Fabiano França

          10/06/2018 - 16h25

          OS adjetivos, deserdados, famélicos, desordeiros diz bem qual é o seu lado… e definitivamente esse lado fascio, nazi eu estou FORA. Boa sorte.

          Odete

          10/06/2018 - 19h42

          Clap. clap. clap. Bem issso. Ignorância , preconceito e distorção da realidade, mesclados com muito ódio pelo povo.

          Curió

          10/06/2018 - 17h31

          Você baba autoritarismo, fascismo, nazismo… seu diabólico!
          Não enganas ninguém não, saibas que não somos idiotas!

          Benoit

          11/06/2018 - 08h58

          Thiaguinho, quando voce fala das famílias dependentes do bolsa família voce está falando da casta da justiça que vivem mamando o Estado?

          Quando voce fala dos desordeitos dos movimentos sociais voce está se referindo aos desordeiros antisociais que depuseram um governo eleito em 2016?

          Voce gostaria que só as pessoas da sua laia conseguisssem cargos estatais? Por que? Voce não notou que o PT criou um programa contra a corrupção a nível municipal que estava dando certo, uma coisa inédita no Brasil? O que voce não gosta é que o PT estava a caminho de acabar com a festa dos governos anteriores das elites, pelas elites e para as elites?

          Sobre a lei Rouanet, voce é contra o Brasil incentivar a cultura como alguns países europeus fazem com muito sucesso, onde há institutos para financiar filmes, onde há museus públicos, onde os principais canais de televisão são públicos, onde há teatros e orquestras públicos?

          É isso mesmo, dinheiro público (de certo modo dinheiro é sempre público) vai apoiar uma série de tarefas sociais e culturais valiosas para o Brasil. Deveria haver uma ONG dedicada a educar gente como voce. Por que voce acha que uma sociedade altamente desigual, baseada em desigualdades que se originam de formas privadas de extorsão, deveria se submeter a agendas financiadas por dinheiro em mão privadas e que representam interesses antidemocráticos contrários ao de um país e de uma população. A historiadora Nancy McLean explicou como isso aconteceu lá no Norte (Democracy in Chains”)?

      Thiago Araujo

      10/06/2018 - 16h25

      Repilo o nazismo e o hitlerismo.
      O populismo e a liderança “cega” que defendes é que é a cara de mussolini.
      Só falta agora, essa vossa ideologia do “progressismo” criar um “mito” , equivalente ao “reich” e formar a “raça ariana”, ou melhor, a “raça lulista”, de todos os autômatos que defendem o crime, a desordem e a barbárie.
      O Brasil, em que pese esses parvos, está avançando no caminho da consciência e da lapidação moral.
      Dia virá em que todos estaremos à salvo de quadrilhas instaladas nos governos, SEJAM ELAS DE QUE PARTIDOS FOREM.

        Curió

        10/06/2018 - 17h34

        Seu fascista desavergonhado!
        Nazista infame!
        Progresso, ordem… vai engraxar botas!
        ( e lamber os sacos )

        Benoit

        11/06/2018 - 09h03

        Thiaguinho, o seu discurso e a sua mentalidade são muito semelhantes ao do Nazismo. Voce já tem os seus mitos autoritários, repressivos, a linguagem abusiva, o espírito tacanho necessário para formar grupos nazistas. Não falta realmente muito.

Leandro_O

10/06/2018 - 10h02

O pessoal do PCO não apoia Lula, apoia uma ideia de revolução. O pessoal do PCO tem certeza absoluta que virá a revolução, por isso é tão contra uma opção. Um partido que tem “meia dúzia” de eleitores tem certeza absoluta que virá a revlução. Em lugar algum do mundo aconteceu, mas creem que vai acontecer aqui. Não será por eles, claro, já que são “meia dúzia”. Quem fará a tal revolução? Deve surgir, é algo quase que religioso, de fé, creem que brotarão dezenas de milhões de esquerdistas puro-sangue no Brasil inteiro.
Os argumentos contra o Ciro são “bordões” que não se sustentam em um debate pessoal com ele. Falam tanto de vaidade, engraçado, porque como o Brizola disse, quem se sentia imperador muito antes de ser eleito presidente foi outra pessoa. E outra: em 2014 a coisa toda foi legítima, normal, tranquila apesar das agressões verbais de campanha, ainda assim Dilma mal conseguiu governar. Já tentaram fazer um exercício de raciocínio e imaginar como seria se Lula viesse a ganhar em 2018??? Talvez esse pessoal acha que jorraria leite e mel e que tudo se resolveria…

    Leandro_O

    10/06/2018 - 10h42

    Até mesmo o economista Paulo Guedes reconhece que o Lula fez mais o papel que se esperava do PSDB:

    https://youtu.be/oakHKxAO5LM?t=5143

    Mas depois o Ciro é que é o perigo né?!?!?!
    Ah vá

    Fehnelon

    10/06/2018 - 12h56

    Existem apenas 2 lados em luta, e ambos reconhecem apenas um ao outro. Não é o ideal, mas é fato.

    A questão mais profunda aqui é que essa esquerda sem noção, egos inflados por panfletos propagandistas, mal disfarçados em Blogs de Noticias, se arvora em sabedora do melhor para o país, detentora dos caminhos redentores. E não se enxerga como é, branca, burguesa, elitista e tão alienada do mundo real como o resto da classe média.

    O PT é isso, ou aquilo… Porra! Acorda! O que vivemos hoje é muito maior que isso.
    O PT representa a união dos sindicatos, os movimentos populares, a classe trabalhadora. O preto, o pobre, o miserável, esses mesmos cujo os filhos morrem qd aumenta a mortalidade infantil… São esses que empoderam o PT, é a esses que respondemos. Não é lúdico, as vezes não é ideologicamente coerente. Que outra representação existe? De que lado vc está de vdd?

    Lula Livre!

      Leandro_O

      10/06/2018 - 22h32

      Você tomou algo como premissa: “Existem apenas 2 lados em luta, e ambos reconhecem apenas um ao outro. Não é o ideal, mas é fato.”

      Não acredito nisso. Tampouco o Ciro, e essa tem sido a posição dele. Quer entender melhor o raciocínio? Essa divisão, polarização, existe, mas não explica tudo – e nem o contrário não ajuda.

      Sugiro ler: “The China Model: Political Meritocracy and the Limits of Democracy” de Daniel A. Bell.

      Aqui tem um rápida explicação sobre as falhas do que ocorre em nossos sistemas de democracia: https://youtu.be/88ZoorMNMIk?t=908

      Há uma entrevista com legendas: https://www.youtube.com/watch?v=EqeG_nAnSBQ

      Saiu uma versão do livro em português, foi lançado em Macau no ano passado:
      http://www.gradiva.pt/?q=C/BOOKSSHOW/9105

    Curió

    10/06/2018 - 17h21

    Lula guerreiro, do povo brasileiro!
    Está mais do que pensado!
    Queremos tudo de volta!
    Roubaram 54 milhões de votos, a democracia, nossas riquezas…
    Golpistas safados! Canalhas! Canalhas! Canalhas!

    Curió

    10/06/2018 - 17h24

    Lula guerreiro, do povo brasileiro!
    Canalhas! Roubaram 54 milhões de votos, nossas riquezas, a democracia…
    Canalhas! Canalhas! Canalhas!

osvald

10/06/2018 - 10h00

MELHOR JAIR… SE PREPARANDO…. INVADIR FAZENDA VAI SER ENTERRADO LA MESMO…
KKKKKKK

DONALD TRUMP É UM PRESIDENTE MILITAR DE DIREITA
BOLSONARO É UM PRESIDENTE MILITAR DE DIREITA…

LULA É COMO TODOS DITADORES, LADRAO VAGABUNDO.. É ESTA NA CADEIA.. O SIMPLES FATO DE COGITAREM ELE P CANDIDATO JA MOSTRA QUE ESSE PAIS PRECISA MORRER MAIS DE 500 MIL PESSOAS POR ANO.. TEM QUE MORRER 2 MILHOES …P VER SE MUDA A MENTALIDADE DE BRASILEIRO MALANDRO..

O BRASILEIRO É MALANDRO EM SUA ESCENCIA..
MAIS ANO TERA JEITINHO DE AABAR COM A LEI DA FICHA LIMPA..

BOLSONARO JA GANHOU ESSA .. DAKI UNS 10 DIAS ENTRRARA EM RECESSO O CONGRESSO .. VOLTA SO EM AGOSTO… P CAMPANHA E EM OUTUBRO VOTAREMOS.. DECIDIREMOS O FUTURO DE NOSSOS FILHOS …

NAO TEM TEMPO HABIL P MAIS NADA…
PT MORREU… AGORA É SO TORCER P GLEISE SER CONDENADA ESSE MES AINDA… E IR DIRETO P CADEIA ELA O MARIDO E OS FILHOS SE POSSIVEL..

    JOAO BATISTA

    10/06/2018 - 13h47

    osvald,
    tomou seu gardenal?

    Benoit

    10/06/2018 - 14h55

    Eu já sabia que o Bolsonaro era o candidato dos ingênuos e dos burros (os preguiçosos que não querem se informar acerca das coisas e pensar um pouco sobre elas). Agora parece também que ele é o candidato dos loucos.

      Thiago Araujo

      10/06/2018 - 16h41

      O voto ainda é livre.
      Se tú defendes o voto em um PRESO condenado, porque outro não pode escolher o seu candidato?
      Também não acredito que ele faça uso de gadernal, João Batista…
      Verifica a validade de tua diacetilmorfina. Vencidos esses produtos são terríveis…

    Curió

    10/06/2018 - 17h13

    Aqui em Floripa tem um ditado que diz assim… ” tu mofas com a pomba na balaia ” …
    É que antigamente pombinhas eram colocadas em balaios para vender nas imediações do mercado.

Daniel Dantes

10/06/2018 - 09h28

Dilma perdeu suporte durante seu segundo mandato com ajuda de esquerdistas caviar como voce. Voce apoia Ciro, um cara de direita fazendo aliancas com o dono do pato amarelo. Espero que :Lula eleito coloque blogs como o seu de falsos esquerdistas, no limbo. Eu mesmo venho querendo ajudar os blogueiros, e sobrou apenas o Duplo Expresso e o Brasil 247. Vou aguardar para ver se eles nao sao tambem lobos em pele de ovelhas. So voltei aqui para deixar minha opiniao sobre sua posicaos em apoiar Cinco Gomes, um cara que nao passa de um tucano, nao fala mal do maior criminoso lesa-patria do Brasil, FHC e acha que o controle remoto vai ser a solucao para o monopolio da midia. Espero voce nao delete meu comentario.

    Fehnelon

    10/06/2018 - 13h30

    Sou solidário a você Daniel.
    Precisa reclamar mesmo, do debate evolui o pensamento, e vc me parece com a razão, não permitamos que transformem esse lugar, ainda que que pelas mãos do próprio criador, em panfletagem eleitoreira.

    JOAO BATISTA

    10/06/2018 - 13h49

    Daniel Dantes, pq vc jogou seu cérebro fora?

      Curió

      10/06/2018 - 17h08

      Porque não preferiu ter a cabeça decepada!

Fred

10/06/2018 - 09h28

Esta galera que tá descendo a lenha no Miguel passou antes no DCM…
Estão achando que os golpistas chegaram até aqui pra deixar o Lula ser candidato…
Outro aí disse que Ciro é de direita…Putz!
Outro criticando alianças possíveis de Ciro com empresários e partidos… Esquecem de Michel Temer e José de Alencar… Oh! cegueira seletiva…

    Jandui Tupinambás

    10/06/2018 - 11h55

    não.

    Passamos primeiro no site da folha.

    As manchetes por lá estão bem menos “coxinha” que a abordagem do Miguel por aqui

    Uma vergonha!!!

    Daniel Dantes

    10/06/2018 - 13h06

    Comparando Jose de Alencar com a Fiesp do pato que derrubou uma mulher honesta, enfim os chovinistas se encontram? Ciro com o DEM? Pirou de vez? Prova que Ciro e’ de esquerda? Ciro e’ tucano. Ja viu Ciro pedir a prisao de FHC por ter traido o Brasil?

    JOAO BATISTA

    10/06/2018 - 13h58

    E Lula beijando a mão de Maluf pra eleger Haddad? Cê esqueceu?
    José Sarney, Geddel, Sérgio Cabral, Roberto Jefferson, Waldemar Costa Neto, Renan Calheiros e Romero Jucá, o grande líder de FHC, Lula, Dilma e Temer no senado, aquele do com supremo, com tudo. Temer que Lula enfiou na chapa de Dilma. Tudo gente da conciliação e do republicanismo de Lula. Faz-me rir! Kkkkkkkkk

    Fabiano França

    10/06/2018 - 16h37

    José de Alencar, era um patriota, empreendedor e de uma fidelidade incrível…Quem confia numa FIESP que patrocinou esses caos do pato amarelo? O que produz uma FIESP, se não golpes de Estado?

Curió

10/06/2018 - 09h18

Cada frase ressoa como os megafones germânicos daquela época!
Mas esperarei pacientemente a próxima pesquisa com Lula na cabeça novamente.
Se o copo está metade cheio ou metade vazio… para os outros cheio, para o PT vazio!
Ainda espantado com o artigo terrorista anterior no qual você acusa ” setores ” do PT sem dizer quem, os fantasmas inimigos como judeus. Isso é uma verdadeira propaganda ideológica e não jornalismo. Mão é surrealismo, não é hiperealismo. Não lembro mais o autor mas a edição é da Paulus o livro leva o seguinte título ” A produção social da loucura “. Muito bom.

    Fehnelon

    10/06/2018 - 13h56

    É isso! Excelente comparação.

    Benoit

    10/06/2018 - 15h15

    Curió, o que voce está fazendo aqui não tem nada a ver com um comentário honesto. É propaganda ideológica. Por que voce não respeita o direito de as pessoas terem a opinião que elas quiserem? Pelo menos elas fundamentam bem o que elas dizem, fazem boas análises, ao contrário das suas opiniões sem fundamento e sem substância.

    Thiago Araujo

    10/06/2018 - 16h56

    Com muito esforço, divago se lula for candidato e for eleito, como as coisas ficariam:
    1- assumiria e governaria de dentro da prisão;
    2- não assumiria, por ser sentenciado preso;
    3- pediria transferência para a “papuda” governaria de lá mesmo, nomeando os ministros entre os “colegas” de cela;
    4- mudaria o nome da prisão para ALCATRAZ, afinal, ele é um “preso político”;
    5- despacharam no Planalto só no período das saídas temporárias de dia dos pais ou equivalentes;
    5- se auto-beneficiária com o Indulto, que é o perdão presidencial para a pena?
    É então lulistas…
    Tirem essa dúvida…

      Curió

      10/06/2018 - 17h03

      Reune a comunidade!
      Vai ter festa com buchada de bode!
      A inveja é coisa triste!
      Lula Livre! Lula Presidente!

Luis CPPrudente

10/06/2018 - 09h17

Lula, o preso político, é quem vai estar no segundo turno. Se for o próprio Lula a disputar a eleição, ele leva no primeiro turno.

Valcir Barsanulfo de Aguiar

10/06/2018 - 09h14

Naquele gráfico dos candidatos de esquerda consta o nome de Ciro Jereissatti Gomes, há um terrivel engano ou malandragem, pois o Dirteitasso Ciro não tem nada a ver coma a esquerda, ele é candidadrto do TASSO e Lupi uma contradição enorme.

Valcir Barsanulfo de Aguiar

10/06/2018 - 09h10

Ningiém enfrentará BOÇALnaaro, pois não haverá 2º turno. LULÃO gahará com mais de 60% dos votos validos no 1º turno.

Jandui Tupinambás

10/06/2018 - 09h08

O Cafezinho está sendo desonesto. De novo.

#LulaLivre
#LulaPresidente

Marilene Lapa

10/06/2018 - 08h28

Esse raciocinio está equivocado, pois nessa mesma pesquisa 30% do eleitorado diz que votará com certeza em quem Lula indicar, inclusive eu. Portanto, Lula ou o candidato dele estará no segundo turno.

    JC

    10/06/2018 - 08h35

    Então o Lula tem que desistir da candidatura agora. O tempo de campanha é curto. Também voto numa indicação do Lula se esse se mostrar potencialmente forte e competente, como Jacques Vagner ou até Haddad. Mas tem que começar a construir agora. O PCdoB e o PSB não vão esperar o apagar das luzes e o apoio desses dois é muito importante pra qualquer candidato do campo progressista

      Jandui Tupinambás

      10/06/2018 - 12h01

      A tática está correta, JC.

      A transferência de voto é instantânea. Vale é o número 13 com vídeos do Lula viralizando e indicando seu candidato.
      Além disto, não podemos abrir mão da candidatura do Lula. Temos jurisprudência com mais de 150 casos espalhados pelo Brasil. Temos que deixar explícito que é um golpe. Historicamente é importantíssimo Lula levar até o limite a candidatura.

      Com Lula ganhamos no primeiro turno, Sem Lula, ganhamos com o 13 no segundo turno – com votos dos ciristas é claro – serão bem-vindos!

JC

10/06/2018 - 08h28

É bom ficar atento a essas pesquisas. Quanto mais o Lula cresce, menor as chances dele concorrer. Infelizmente é assim. A única pressão que levaria à não impugnação da candidatura do Lula que seria aceita teria que vir de fora, tipo algum posicionamento da ONU sobre a apelação que Lula fez. Dado a popularidade, o legado, e até o apoio de algumas lideranças políticas e intelectuais ao redor do mundo, tem sempre aquele friozinho de esperança.

Se o povo brasileiro for abandonado à própria sorte e depender exclusivamente do judiciário, esquece! Ele se comporta sempre como parte integrante do golpe. Ainda mais que esse governo irá incorporar o auxílio moradia aos salários de vossas excelências. Lula será vendido pelas três moedas sujas que Judas recebeu.

Sendo assim, há de se decretar urgentemente uma trégua a Ciro Gomes. O cenário ainda não projeta os efeitos de um apoio do PSB e do PCdoB ao candidato. Quanto mais as dúvidas sobre a candidatura de Lula crescerem, maior será as chances desses partidos fazerem parte da chapa de Ciro. Marina nenhum outro partido quer apoiar. Talvez um último suspiro tucano, mas isso só em caso de segundo turno.

A ausência de Lula não será por culpa do Ciro. O golpismo contra Lula e o PT não foi por culpa de Ciro. O crescimento de Bolsonaro e o ódio à política não é culpa do Ciro. O ódio a Lula não é culpa do Ciro. O Lula só precisa de sua liberdade pra se eleger. O Ciro só precisa de uma trégua do PT pra continuar com sua campanha e ter alguma chance de chegar ao segundo turno.

Meu Deus, é pedir demais!!!???

    Curió

    10/06/2018 - 16h57

    Reune a comunidade! Vai ter buchada de bode!!!
    E essa música linda para acompanhar… Lula lá… Brilha uma estrela…
    É Lula! É Lula! É Lula! É Lula presidente!

Manoel

10/06/2018 - 08h18

Miguel, você ainda não me respondeu: está trabalhando pro Ciro? Ou pretende trabalhar?
Não é normal está sua parcialidade na análise!!

    JC

    10/06/2018 - 08h32

    Falar bem do Lula, apoiar a Dilma mesmo com tantos erros estrategicos do seu governo, é obrigação. Apoiar a candidatura do Ciro é jabá? É porque tá recebendo dinheiro. O blogue dele vive de assinatura, inclusive da minha. Vai lá pro 247, então, que durante o governo do PT publicava artigos escritos por nada menos que Renan Calheiros. Pago, com certeza…

      Curió

      10/06/2018 - 16h52

      Renan é Lula!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Lula livre!!! Lula presidente!
      Lula lá… que som maravilhoso, emocionante demais!

      Manoel

      10/06/2018 - 16h52

      Meu respeito a você, mas espero a resposta do Miguel!
      E pra não termos a prova dos nove, lembra Miguel, o que seria melhor na eleição?

Djailson Siqueira

10/06/2018 - 08h11

Já ficou claro porque o Ciro não cresce nas pesquisas.
Aceita um vice da FIESP, faz acordos com os partidos de direita, golpistas e tenta tomar os votos de Lula.
Se ele queria polarizar a campanha, deveria ter tomado os votos do Bolsonaro, ou melhor, dos coxinhas, pois Bolsonaro é só a logomarca.
Esse rapaz deveria tomar umas aulas com o seu espelho, Collor de Mello.

    JOAO BATISTA

    10/06/2018 - 08h31

    Não cresce?!?!?!
    Vocês diziam que ele não passava de 5% e ele já superou essa “barreira”. Petistas e bolsominions com secador ligado, juntos e misturados pra falar de Ciro, que vai andando e levando suas idéias propostas e compromissos à sociedade.

    LUIS ANTONIO DURANTE

    10/06/2018 - 09h39

    Embora eu seja Lula até onde Lula for possível, portanto sou Lula 2018, teu argumento é complicado. Que vice indicamos? José Alencar que boa parte do PT detonava e o tal Michel que todos sabíamos o que era?

Sandra

10/06/2018 - 08h03

Lula enfrentará qualquer um deles. Quem foge da luta é covarde. A luta se perde qdo se desiste dela. Porque o poder mandou, vc volta pra casa com o rabo entre as pernas e vai procurar se adequar as permissões do poder? Se papai não quer nos dat uma bicicleta, melhor escolher uma bola a tentat convencê-lo de que podemos nos equilibrat? Faça o favor, Miguel…

Eloi

10/06/2018 - 07h59

Lula Livre!

Fernando Carneiro

10/06/2018 - 07h57

Lula.

Ajsbuarque@ig.com

10/06/2018 - 07h45

Bom dia Companheiros de Luta!

Miguel do Rosário está forçando a barra para que Ciro Gomes seja a opção do eleitorado Petista!

Não funciona assim…

Ciro Gomes titubeou quando o momento político exigia firmes posicionamentos contra a atuação política do judiciário brasileiro. Declarações pontuais a favor de Lula e em momentos que aproveita a oportunidade para detonar os erros de Lula, Dilma Rousseff ou do PT foi a estratégia utilizada por Ciro Gomes.

Compreendo que essa tática lhe trouxe benefícios, porém não podemos deixar isso passar desapercebido.

Recomendo mais uma vez a leitura do recente artigo do Mino Carta exigindo um posicionamento de Ciro Gomes realmente enfático em Defesa da Democracia e do direito de Lula ser candidato.

Caso contrário, que estará pondo em risco o futuro do Povo Brasileiro trabalhador e honesto será o próprio Ciro Gomes!

Nunca vi um Líder nas pesquisas eleitorais ter que ceder aos caprichos de um candidato que sem esse apoio não chegará sequer no segundo turno.

Grande abraço a todos e muita Luta nessa nova etapa da caminhada em busca da Democracia.

    Fehnelon

    10/06/2018 - 13h57

    Lula Livre!

Robson

10/06/2018 - 07h44

Vai para o segundo turno um candidato do PT indicado pelo Lula.
Simples assim.
Agora caro Miguel, me causa muita estranheza você não tecer uma mísera “análise” sobre as estratégias adotadas pelo Ciro.
O cidadão continua com 6% de intenção de voto e não se comenta nada?
Será que esse papo de criticar publicamente o PT é o Lula está correto?
Dizer que o partido e o Lula fizeram merda nas suas alianças políticas é sincero?
Dizer que vai fazer tudo diferente e mais correto, obviamente, fazendo igualzinho ao PT?
Olha aí os casos de aproximação com PP e DEM, está correto?
Esse papo do Ciro surfar na onda do antipetismo esperando apoio no primeiro turno do PT pode esquecer.
Tá faltando para o Ciro e ao amigo Miguel olhar um pouco mais para o próprio umbigo.
#LULALIVRE!

    Curió

    10/06/2018 - 16h46

    Nem no segundo. O PT terá o seu candidato. Vamos à forra os 54 milhões de votos golpeados! Nem que os golpistas coloquem as tropas nas ruas ( além do Rio e no governo ) não vamos nos render nunca!!!
    Canalhas, canalhas, canalhas!!!

Cláudio

10/06/2018 - 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários )!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].) : Poema(s) acróstico(s) do PoeTa anarcoexistencialista Cláudio Carvalho Fernandes para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
U m homem simples, como as coisas boas da vida,
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira,
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
I magem perfeita do homem de si senhor,
O humano defensor de humana lira.

L uz de nossa gente, lutador incansável,
U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro.

D igno e sincero, fraterno e muito humano,
A migo do povo, honesto e sempre lhano.

S eja o meu/nosso canto para te louvar,
I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
V itória da melhor sorte no número treze,
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
::
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
.:.
L uz do povo brasileiro,
U m digno e fiel lutador,
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ula livrou 36 milhões da pobreza,
U m feito memorável, sem precedentes,
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
.:.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja: SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
:: ?????????????????????
::

foo

10/06/2018 - 03h56

Copiando aqui o que você escreveu num outro post:

“O título da matéria é malicioso, como seria de se esperar do Globo. Mas a reportagem é honesta. Se o internauta esquecer o barulho das manchetes enviesadas, à direita e à esquerda…”

Não siga o exemplo daqueles que você critica na mídia.

O que a pesquisa do datafolha indica é uma disputa entre Bolsonaro e o candidato do PT (seja ele quem for).

Realista

10/06/2018 - 03h26

Só estou rindo, LULA tem 30% e o candidato indicado por ele também.
É obvio quem vai para o segundo turno, LULA 2018 ou quem ele indicar.

foo

10/06/2018 - 03h24

Miguel,

O título do seu post é um tanto desonesto, uma vez que o candidato indicado por Lula sairá com 30% de vantagem contra ambos.

O seu objetivo, provavelmente, foi criar uma falsa polarização entre Marina e Ciro, o que tornaria Ciro mais aceitável para o seu leitor.

Lembre-se, porém, de que você está escrevendo para um público crítico, que acostumou-se a destrinchar as matérias publicadas pela mídia.

Eu, como a maioria silenciosa de seus leitores, não tenho nada contra o Ciro; ao contrário, acho que ele é um dos poucos nomes que podem reestabelecer o diálogo entre esquerda e direita no Brasil.

Mas não é com desonestidade que se faz bom jornalismo.

    Flavio Duarte

    10/06/2018 - 07h02

    Foo, eu entendi o que o Miguel quis dizer com o título. O indicado do Lula, sendo Haddad ou Jacques, não tem como enfrentar o Bolsonaro no segundo turno. É derrota certa!!

    Bolsonaro 36% x Haddad 27% , somado a uma imensa de rejeição do Lula.

    O Lula garante alguém no segundo turno com o seu dedaço, mas se essa pessoa não tiver luz própria é derrota certa para o “mito”.

    E aí? Ciro ou Marina?

      Dio

      10/06/2018 - 07h22

      Não faz o menor sentido estatístico haddad ter só 27% no segundo turno sendo que no primeiro ele teria 30% apoiado por lula.
      Só o picolé de xuxu conseguiu essa proeza.
      E os eleitores de ciro?
      Não vão somar para votar em haddad no segundo turno?

        JOAO BATISTA

        10/06/2018 - 08h33

        Vocês não precisam do Ciro.

      José Antônio

      10/06/2018 - 07h38

      “É derrota certa”
      Dio mio: você e o Michelzinho do Rosário são os únicos que tem certeza da derrota do PT.
      Fazem uma ginástica com os números digna de jornalistas da Globo News.
      Vou ser tão jmbecil quanto vocês: em função da imprensa ter noticiado que o Ciro está buscando aliança com o DEM, retiro a minha declaração de voto no Ciro no 2º turno.
      Kkkkkk……..

        Rodrigo

        10/06/2018 - 13h03

        Kkkkk boa

        Fehnelon

        10/06/2018 - 13h59

        kkkk coerente!


Leia mais

Recentes

Recentes