Menu

Notas internacionais. Por Ana Prestes

Notas internacionais (por Ana Prestes) 04/06/18 – A presidência da Assembleia Geral da ONU (AGNU) estará pela primeira vez com uma mulher latino-americana. Só falta saber quem será. Está na disputa a chanceler do Equador, Maria Fernanda Espinosa, e a também chanceler, mas de Honduras, Mary Flores. A decisão se dará na próxima terça, 5 […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Notas internacionais (por Ana Prestes) 04/06/18

– A presidência da Assembleia Geral da ONU (AGNU) estará pela primeira vez com uma mulher latino-americana. Só falta saber quem será. Está na disputa a chanceler do Equador, Maria Fernanda Espinosa, e a também chanceler, mas de Honduras, Mary Flores. A decisão se dará na próxima terça, 5 de março. A presidência é renovada a cada ano. Será a quarta vez que uma mulher assumirá o posto, após 7 décadas de existência da assembleia.

– Embaixador dos EUA na OEA, Carlos Trujilo, afirma que já existem os 24 votos para aprovar o “desconhecimento” da eleição de Maduro e pavimentar o caminho para suspender a Venezuela do organismo por ruptura da ordem democrática. A assembleia geral da OEA começa hoje (4) em Washington e vai até amanhã (5).

– A Assembleia Nacional de Cuba aprovou, neste sábado (2), o início de um processo de reforma constitucional. A atual constituição foi adotada em 1976. Uma comissão de 33 deputados, liderada por Raúl Castro, fará a proposta de novo texto da Constituição.

– O Governo Venezuelano, recém-reeleito, tem adotado uma série de medidas como passos de um processo de reconciliação nacional. Além de ter libertado um casal de missionários norte-americanos, ser reuniu com todos os governadores eleitos e deu liberdade total ou condicional a uma série de pessoas presas desde 2002 condenadas por participação no golpe de 2002, motins, conspirações e ataques a pessoas e à propriedade pública. O partido MUD (mesa da unidade democrática), que congrega parte da oposição do país e se absteve de participar do recente processo eleitoral (20 de maio), se pronunciou reconhecendo as libertações, mas protestando com as condicionantes de que várias das pessoas libertadas não poderão circular livremente, fazer declarações públicas e uso das redes sociais.

– Com o avanço das conversações entre as duas coreias sobre temas militares e da sensível questão da reunificação de famílias divididas pela guerra, foi acordada a criação de um escritório de ligação na cidade de Kaesong, na parte norte-coreana da fronteira. Enquanto isso, Donald Trump anunciou na última sexta (1º. de junho) que será realizada a cúpula EUA – Coréia do Norte no próximo dia 12 de junho. Mas nem tudo são flores, pois ontem mesmo (3), o governo norte-coreano condenou os planos da Coreia do Sul de participar com os EUA de exercícios militares na bacia do Pacífico e o exercício Ulchi-Freedom Guardiam, que envolve tropas norte coreanas e norte americanas e acontece desde 1976 com foco na defesa da Coreia do Sul de um ataque da Coreia do Norte.

– Finalmente a Itália tem um governo. Após quase 90 dias de impasse. Já se fala que o primeiro ministro desconhecido, Giuseppe Conte, será uma rainha da Inglaterra e quem vai mandar mesmo são Luigi Di Maio (M5E) e Matteo Salvini (Liga), que ficaram respectivamente como Ministro do Trabalho e Vice-premiê/Ministro do Interior. O novo gabinete tem 18 ministros, sendo que 5 são mulheres. Em seus primeiros pronunciamentos, o vice-premiê Salvini disse que expulsar imigrantes será uma das prioridades do governo. A proposta é deportar pelo menos 500 mil imigrantes que estão ilegais no país.

– Chama a atenção do mundo inteiro que o candidato presidencial de centro-esquerda do México, Andrés Manuel Lópes Obrador, ampliou consideravelmente sua vantagem sobre os demais concorrentes nas mais recentes pesquisas publicadas no país. Ele conta com aproximadamente 50% das intenções de voto. A campanha eleitoral tem sido marcada pela escalada da violência já presente no país. No fim de semana que passou duas candidatas foram assassinadas, Juany Maldonado, 45, candidata pelo Partido Verde no estado de Puebla e Pamela Terán, do PRI (partido revolucionário institucional) no estado de Oaxaca. As pessoas que as acompanhavam também foram exterminadas. Desde o início da campanha no México, em setembro, mais de cem políticos foram assassinados no país.

– Yasodara Córdova, pesquisadora da Escola de Governo de Harvard, nos EUA, que estuda como os governos lidam com a internet, e Fabrício Benevenuto, professor de Ciência da Computação da UFMG, disseram à uma entrevista da BBC que a paralisação dos caminhoneiro no Brasil pode ter sido a maior mobilização mundial já feita pelo Whatsapp.

– A produção nacional de óleo diesel no primeiro trimestre no Brasil atingiu o pior nível para o mesmo período desde 2003. Resultado de uma persistente abertura do país para o mercado de combustíveis importados.

– A morte de uma paramédica voluntária palestina, Razan al-Najjar, de 21 anos, chocou o mundo. Ela foi morta na sexta (01) enquanto tentava alcançar uma pessoa ferida durante os protestos de palestinos contra Israel na Faixa de Gaza, bem junto à fronteira.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

vitor

04/06/2018 - 14h00

Será que com o novo mandato o Governo Maduro vai cessar o programa de emagrecimento forçado do povo venezuelano?

    Sebastião Farias

    06/06/2018 - 00h22

    Vítor, a afronta externa à Venezuela, não é diferente da nossa aqui, a não ser que nós do Brasil, apenas assistimos as riquezas e potenciais estratégicos do país serem entregues e lá, eles resistem ao império, entende? Veja o texto abaixo.
    Caríssimos, leiam isso, por favor, desarmados de paixão ideológica, de ódio, de injustiça mas, como um cidadão brasileiro responsável, pois já chega de violência. A crise atual do Brasil, tem suas origens nas formas de governo que elegemos: governo compromissado com o povo, com o bem-estar da nação e do país e, governo compromissado com com o entreguismo de nossas riquezas, com a dominação externa e com o lucro egoísta e desumano, do mercado de capitais rentista e improdutivo. Veja:
    “Aos brasileiros que incitaram o preconceito regional, de raça, social e até religioso e, a violência contra seus semelhantes e patrícios cidadãos, que fomentaram o golpe, o fim da democracia e pediram a ditadura, conseguiram o que queriam, agora, aceitem, são vocês, sim, os responsáveis por tudo de ruim que o povo é obrigado a aceitar, agora. Passe o tempo que passar, é dever sagrado da justiça, de no momento certo, indiciar, processar e promover julgamento justo desses protagonistas do mal do povo, inclusive, de seus membros que concorreram para que isso se efetivasse e, responsabilizá-los, proporcional aos males que causaram ao povo e ao país, na forma da lei específica, vigente.
    Quanto aos cidadãos que defendem a valorização das pessoas, o respeito a ajustiça imparcial para todos, à Constituição Federal, a democracia como regime de governo e expressão do poder soberano do povo, o estado de direito e defendem os direitos e cidadania dos trabalhadores, dos estudantes, dos pobres, dos miseráveis, dos excluídos e dos marginalizados, etc, que isso, lhes sirva de aviso.
    A história recente do Brasil que nos contempla (para que não fique dúvidas sobre a história, vide o vídeo feito pela globo, dos 08 anos de governo Lula e, não divulgado – REDE GLOBO mostra realidade do governo LULA — disq.us ) e, nos lembra e nos mostra, exemplos a serem seguidos com foco na verdade e na justiça, contra a opressão: Seja luz para os que veem mas, não enxergam, que ouvem mas, não escutam a realidade do país; respeite a todos e seja fraterno mas, não se intimide e não se cale, contra a tirania, a mentira, a injustiça e a opressão; seja consciente e justo, interessado e participativo das causas justas em defesa do direito, da liberdade, da independência, do patrimônio público e da soberania do seu povo e do seu país, contra o imperialismo, a exemplo dos nossos irmãos venezuelanos (http://forodesaopaulo.org/v… ).
    Esses cidadãos do país irmão, vivem a democracia desde 1999 e nós aqui, vivemos como vivemos agora?. A propósito de críticas do PIG sobre as eleições lá, a abstenção eleitoral nas eleições dos EUA, em 2016 foi grande e, ninguém da nossa imprensa ficou indignado com isso, né? ( http://www1.folha.uol.com.b… ). Hoje, eles sofrem todas as formas de pressões, embargos e bloqueios do império ( https://m.folha.uol.com.br/folha-topicos/otan/ ) e de seus mega-fones, a imprensa golpista mas, com patriotismo, não se entregam e nem abdicam de seus direitos, de suas riquezas, de sua honra e de sua soberania de sua pátria, diferentes de nós, aqui, o que fazemos pelo Brasil?.
    Por isso, meus irmãos, contribua como puder, para a instrução e consciência social, cívica, cultural e política das pessoas, das famílias e das organizações de defesa da sociedade e, da nossa soberania de nosso país. Só com esses valores e atitudes responsáveis, é que o povo brasileiro reconquistará o seu direito pleno, a justiça imparcial, a democracia e o estado de direito e, também, a governabilidade responsável e cidadã, para o bem-estar e paz social de toda a nação brasileira.
    Ajude, incentive e mostre às pessoas que, conforme o que dispõe a CF do Brasil, “todo o Poder emana do povo e, em seu nome e para seu benefício, deve ser ética e responsavelmente, exercido, por aqueles parlamentares, administradores e magistrados, por ele eleitos democraticamente ou, nomeados, à luz da Constituição Federal, Estaduais e Leis Orgânicas dos Municípios”. O povo, deve saber que é ele: o dono do poder, o patrão público, o mantenedor do tesouro público, o objeto e fim de todo esse sistema público e finalmente. O Fiscal dos Fiscais.
    Por isso, é importante que todos os cidadãos, sejam instruídos e conscientizados politicamente, conheçam e consultem regularmente, conhecer esse seu poder, a Constituição Federal e/ou Estadual e a Lei Orgânica do seu Município; os Poderes Constituídos e respectivas Instituições, suas competências, atribuições e responsabilidades de seus dirigentes e agentes públicos; os direitos e responsabilidades dos cidadãos, o que é moralidade, ética, justiça imparcial, cidadania, dignidade humana; o que são Patrimônio público e soberania nacional.
    E para que não esqueçamos de um dos heróis brasileiros e benfeitores da democracia, és aí, nossa homenagem aos estudantes brasileiros, que apesar de estarem omissos nesse momento, são merecedores, uma hora o gigante acorda: ”são os estudantes a energia, que fará desta nação, a bomba que o mundo ouvirá, num brado de libertação”.
    http://www.une.org.br/memoria/ ; http://www.ubes.org.br/memoria/ ;
    https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/357279/A-mando-dos-EUA-Brasil-pós-golpe-tenta-suspender-Venezuela-da-OEA.htm#gallery_1 ;
    https://outraspalavras.net/brasil/o-brasil-no-epicentro-da-guerra-hibrida/ ;
    Boa sorte para todos nós, confiança, Deus está com o povo brasileiro e, a Sua justiça, não tarda.”

Reginaldo Gomes

04/06/2018 - 12h42

Nicarágua.
O golpe híbrido sem pátria captura a coitada.
Enquanto o povo , polícia , políticos, exército, mídia, etc… se matam entre si, brigam , destroem, espancam, violências diárias, etc… como idiotas cegos de ódio;
O golpe ri dos idiotas, pois, tem a paz e tranquilidade necessárias para roubar todas as riquezas do povo.
Só num ambiente de paz que é possível o povo distinguir os inimigos reais dos imaginários.
A força está na paz!!!


Leia mais

Recentes

Recentes