Menu

Argentina e Brasil juntos: Buenos Aires realiza festival histórico de apoio a Lula

Publicado pela Mídia Ninja: Artistas e personalidades políticas latinoamericanas se reúnem em um grande evento pela democracia do continente Contra a prisão política de Lula e diante da escalada violenta e antidemocrática que estamos assistindo na América Latina, coletivos da Argentina e do Brasil realizam evento de solidariedade continental: Lula Festiva. O festival de arte […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Publicado pela Mídia Ninja:

Artistas e personalidades políticas latinoamericanas se reúnem em um grande evento pela democracia do continente

Contra a prisão política de Lula e diante da escalada violenta e antidemocrática que estamos assistindo na América Latina, coletivos da Argentina e do Brasil realizam evento de solidariedade continental: Lula Festiva. O festival de arte e ativismo acontecerá dia 19 de maio, na cidade de Buenos Aires, totalmente aberto e gratuito.

Para esse momento em que se concretiza ainda mais a união latina pela democracia, foi escolhido um local igualmente forte na história do país hermano: A Plaza de Mayo. Localizada em frente à Casa Rosada, sede da presidência da república da Argentina, o espaço já foi palco de várias lutas, inclusive oficialmente reconhecido. Em 2005, o Legislativo da cidade declarou a área em torno da Pirâmide de Maio um Local Histórico, pintando lenços de branco no chão, representando a luta das mães que pediam justiça para seus filhos desaparecidos.

A emergência da situação reunirá apresentações de artistas como Juana Molina, Liliana Herrero, Sudor Marika, Palo Pandolfo, Son del Arroyo, entre tantos outros, vozes que se unem a esse grito pela liberdade de Lula.

Igualmente grave foi o assassinato da vereadora e ativista Marielle Franco. A legisladora denunciava fortemente a violência contra a população pobre, preta e periférica do Rio de Janeiro, além de militar pelas pautas das mulheres, LGBTs e movimentos sociais, constantemente criminalizados em nossa sociedade. No dia 14 de março, ela foi executada por milicianos com 4 tiros no rosto, após se juntar a comissão que iria acompanhar as ações da Intervenção no Rio de Janeiro. Neste mês serão 60 dias sem respostas, mas o festival gritará MARIELLE VIVE por sua memória e luta.

“Lula Festiva, América Latina em emergência” nasce da necessidade de reparação política, por Lula, por Marielle e pela restauração da democracia na América Latina. Os gritos virão de muitas gargantas – setores sindicais, movimentos sociais, mídia independente, organizações feministas, de direitos humanos, trabalhadores e trabalhadoras da cultura que tomarão a capital argentina como um só punho no ar.

A frente da organização estão Emergentes (ARG), Mídia NINJA (BRA), Ni Una Menos (ARG), Media Red (URU), CTEP (ARG), CGT (ARG), CLACSO (LATAM), Centro Cultural de la Cooperación, ATE (ARG), CTA Autónoma (ARG), CTA de los trabajadores (ARG) junto con los aliados, Telartes (BOL), Proderechos (URU), Códigos Libres (VEN) y Cultura de Red (Latam).

Cinco países em conjunto pelo Brasil e por um governo que tirou 40 milhões de brasileiras e brasileiros da pobreza, reduzindo-a para 27% no país de maior desigualdade da América Latina. Em prol de Marielle, na última semana 5 dos 7 projetos que a vereadora havia apresentados na Câmara do Rio foram aprovados, garantindo direitos de mulheres e adolescentes cariocas.

Lula é o grande arquiteto de um Brasil democrático e menos desigual. Preso sem provas, segue em 1º lugar nas pesquisas de intenção de voto, sua prisão é política, uma tentativa de impedi-lo de participar das eleições presidenciais de 2018. E Marielle, que deu voz à favela e aos esquecidos, caminhava para um futuro político brilhante, e por isso foi eliminada.

A versão conservadora e fascista do território tupiniquim acredita que com balas e cadeias, as ideias e ideais serão detidos. Mas a exemplo do Brasil que resiste até hoje com marchas, atos, acampamentos e centros de resistência como a Casa da Democracia em Curitiba, a Argentina se ergue para responder:

Lula Livre, Marielle Vive e nos vemos em Buenos Aires!

Serviço:
Lula Festiva – América Latina em emergência
Data: 19/05/2018
Local: Praça de Maio
Horário: 18h
Mais informação: culturadered@gmail.com (Latam) | midianinja@gmail.com (Brasil) | emergentes.comunicacion@gmail.com (Argentina)

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

claudio

11/05/2018 - 18h47

UNIDOS VENCEREMOS, CÁ E LÁ.
LULA LIVRE E PRESIDENCIÁVEL.

NeoTupi

11/05/2018 - 16h21

Manter a candidatura Lula como pólo de resistência ao golpe é fundamental para toda a América Latina. Se Lula ganha, em pessoa, ou com um candidato que o represente de fato, afeta toda a geopolítica da região.
A direita tem sofrido reveses:
Lula domina as eleições no Brasil. Uma candidatura Lula-13 é plebiscitária para o povo desaprovar o golpe e o lavajatismo. Sem Lula-13 o lavajatismo se proclamará referendado pelo povo nas urnas, empoderando mais o fascismo de toga e de gravata do mercado.
Macri faliu a Argentina.
No Paraguai, a Lava Jato abateu sem querer o direitista Horácio Cartes, ligadíssimo ao doleiro Dario Messer.

Adalberto

11/05/2018 - 15h39

Parabéns aos argentinos pela iniciativa e solidariedade. Espero que lá, a maioria da população já tenha aprendido a lição de não confiar em candidatos “gestores”, que prometem mundos e fundos, e ainda tenahm “diálogo” e “ampla movimentação” com o Deus Mercado.

Curió

11/05/2018 - 13h20

Lula libre! A nosotros el dia ya chegado!
Traduzam por ” nosso dia chegará!
Até a vitória, certamente!

devanir marchioli

11/05/2018 - 12h58

Só aqui no Brasil que parece que o povo ainda não entendeu quem é verdadeiramente Lula, uma pena

    Thiago Araujo

    11/05/2018 - 17h09

    Devanir, Edem e Mirko, caso vocês tenham o privilégio de poder estar lá no dia 19, gostaria que vocês pudessem colher uma informação “in loco”, principalmente se encontrarem alguém da região de Paraná de Las Palmas.
    Perguntem sobre a qualidade da água deles.
    Como o Festival é em Buenos Aires, perguntem também se o gás deles está chegando também com qualidade.
    Digo isso porquê aquí no Brasil, pelo menos onde eu moro, não tem sistema de gás encanado e nem moderno sistema de água como os deles.
    É uma pena. Nós, o povo, sofremos com isso.
    O que eu não entendo é porque o BNDES “financiou” essas obras lá, com recursos que deveriam ser empregados aquí.
    “Los hermanos” estarão tomando banho quente e cozinhando um belo “bife de chorizo”, com esse presentão dado por um papai Noel de barbas pretas.
    O layout do cartaz ficou muito bom. Só achei meio esquisitas algumas “folhagens” ao fundo.
    É uma “sativa”?

      Adalberto

      11/05/2018 - 23h06

      Brother, o BNDES pode ter financiado, mas isso não significa que o dinheiro foi doado. Se você provar que o governo argentino deu calote, lhe dou até um pouco de razão. Não lhe dou toda, porque mesmo dando calote existem mecanismos para penalizar o devedor. Também não tenho gás encanado. O gás encanado até existe em minha cidade, nos bairros mais abastados. Uso botijão. Não tenho vergonha nenhuma nisso. Felizmente, tenho dinheiro para comprar. 1,5 milhões de famílias brasileiras voltaram para o braseiro pelos aumentos promovidos pelo sr. Parente. O moderno e dinâmico Macri também fez os mesmos aumentos draconianos das tarifas públicas. O gás encanado atinge todos os habitantes daquela província? Mesmo que atingisse, os hermanos teriam grana para pagar? Bife de Chorizo no gás? Tá viajando? Tradicionalmente, argentino faz isso na grelha da churrasqueira.

EDEM

11/05/2018 - 12h53

O povo brasileiro deseja se manifestar de maneira mais contundente contra os abusos que estão acontecendo. Ocorre que defender a democracia é difícil para quem levanta às 05:00 da manhã e só chega às 22:00 hs. Entretanto, em alguns momentos de lazer o povo tem se manifestado, como ocorreu no carnaval, em partidas de futebol e em muitos shows.
Esses golpistas só entendem o que dói no bolso. Ja devia ter sido iniciado um movimento grevista que aos poucos fosse parando o país. GREVE GERAL!!!!

Mirko Kraguljac

11/05/2018 - 12h31

Genial! Na hora de abrir olhos do mundo para golpe brasileiro…


Leia mais

Recentes

Recentes