Lula é inocente. Conhecemos sua vida dedicada ao povo brasileiro. E conhecemos os vícios, falhas e arbitrariedades do processo que o condenou. Policiais, procuradores e juízes parciais atuaram com objetivos políticos, em cumplicidade com a Rede Globo e a grande mídia, para tirar Lula do processo eleitoral. Lula foi preso de forma apressada e ilegal, antes do trânsito em julgado da sentença na segunda instância. Foi uma decisão que, com certeza, num futuro próximo será anulada.
Lula carrega consigo a esperança e a confiança da parcela mais expressiva do povo brasileiro, que quer votar em seu maior líder em outubro próximo, apesar da perseguição e da prisão arbitrária . A grande maioria da população sabe que a pressa em prender Lula atendeu a seus adversários políticos, que não aceitam as vitórias eleitorais de Lula e do PT.
Confirmamos essa percepção por meio de pesquisas sérias, quantitativas e qualitativas. A maioria dos pesquisados diz que a prisão arbitrária atende aos “grandes”, que querem ganhar mais sem Lula no governo. A setores do sistema judicial que “faz o jogo dos adversários de Lula e quer aparecer”. E à mídia, que “fica em cima demais de Lula e só mostra um lado”.
Os eleitores de Lula, que são ampla maioria em todas as pesquisas eleitorais, esperam que o PT e seus dirigentes façam sua defesa intransigente e garantam a viabilidade de sua candidatura, para preencher o vazio político que existiria sem ele, numa eleição que ocorrerá em momento tão difícil e conturbado da vida nacional.
A prisão de Lula não altera em nada o direito do PT de requerer o registro de sua candidatura até 15 de agosto. Aconteça o que acontecer, não há nenhuma margem legal para o indeferimento antecipado da candidatura de Lula, ao contrário do que dizem os comentaristas da Globo.
Até mesmo uma suposta inelegibilidade provisória pode ser revogada a qualquer tempo, conforme a lei e os antecedentes da Justiça Eleitoral e do STF, mesmo depois da eleição. E é isso que garante a Lula o direito de ser candidato, como está em parecer subscrito pelo jurista Luiz Fernando Casagrande Pereira, especialista em direito eleitoral. Parecer que até hoje não foi refutado.
Se Lula é inocente, se a maioria do povo quer votar nele, se à luz da Constituição seus direitos políticos estão assegurados, por que razão deixaríamos de apresentá-lo como candidato? Seria fazer o jogo de seus algozes, que querem uma eleição sem Lula e pretendem com isso dar ares de normalidade democrática a uma disputa que estaria viciada pela ausência do maior líder popular brasileiro.
Não seremos nós, do PT, a entregar e desistir de nosso líder!
E para aqueles que tentam antecipar uma suposta inelegibilidade, apegando-se à “Lei da Ficha Limpa”, observem o artigo 26 C, e os julgados judiciais com base nele. Sempre que houver plausibilidade no recurso interposto de decisão condenatória, a inelegibilidade deve ser suspensa. Recentemente, a defesa de Lula interpôs recursos ao STJ e STF contra a decisão do TRF da 4ª Região. Mesmo quem acha defensável a decisão do TRF4 reconhece que os recursos de Lula apresentam teses juridicamente plausíveis.
Sabemos da responsabilidade política e histórica que temos com o País. Por isso persistiremos na candidatura de Lula até o fim. O PT sempre soube trilhar os caminhos junto do povo, e não será nesse momento que iremos nos orientar por avaliações ditadas de fora.
Lula é muito maior que a prisão em que se encontra, como ser humano e como líder. São 30 dias de prisão e Lula continua presente no cenário político nacional. Não conseguiram tirá-lo do dia a dia do país nem naturalizar sua prisão ou torná-lo invisível.
Respeitamos e reconhecemos o direito legítimo de todas as outras candidaturas, principalmente as de esquerda e centro-esquerda, com as quais mantemos permanente diálogo. Estaremos juntos, sem dúvida, na conclusão do processo eleitoral. Mas pela experiência, pelo legado, pela expressão popular, é Lula quem conseguirá consertar os rumos do país, pacificando-o e resgatando a dignidade do povo brasileiro.
Gleisi Lula Hoffmann é senadora (PT-PR) e presidenta nacional do PT.
Chauke Stephan Filho
08/05/2018 - 15h45
Será Lula o nosso novo D. Sebastião ?
maria cecilia miranda palhares
08/05/2018 - 13h16
Lula de A a Z
Marcelo Magalhães
08/05/2018 - 12h13
Pessoal, vamos parar de sonhar? Lula, infelizmente, está impedido de concorrer, não adianta. Todos os recursos legais e éticos foram esgotados. Vivemos num país aético e manipulado pela mídia ( mérdia ) e pelo judiciário fascista. Vamos deixar que os fascistas ganhem logo no primeiro turno? Adoro a senadora Gleisi, mas vamos agir como racionais, não como porra-loucas, por favor. Esse tempo já passou, houve tempo em que era preciso ser um radical destrambelhado. Ciro é o ideal? Claro que não! Mas vamos deixar um bolsonaro da vida ser presidente disto chamado BraZil? Por favor! Por uma “esquerda” unida e forte!
Ricardo
08/05/2018 - 12h13
O PT ficará isolado e tende a se transformar em um partido nanico com essa tentativa radical em sustentar uma candidatura de Lula para 2018. A esquerda está totalmente fragmentada e o Ciro Gomes é a única chance de um segundo turno. Hoffmam kamikase insiste na narrativa da inocencia do Lula como tabua de salvaçao mas é tarde para isso. A eleiçao esta as portas e o tempo urge
Silva da Silva
08/05/2018 - 13h16
Quem esta isolando o PT são os traíras que defendem teses como você.
Mazel P. O.
08/05/2018 - 12h09
Aqui é Lula.
Aluisio Gomes
08/05/2018 - 12h04
Estou com Gleisi e não abro! Lula é meu candidato!
Se acaso, Lula não for candidato, como estão querendo os golpistas, votarei num candidato notoriamente de esquerda. chega de se aproximar politicamente desses políticos de direita. Já tivemos essa experiência no golpe de 2016. Desde 2002, ficaram fingindo que estavam apoiando o governo do PT, numa primeira oportunidade fugiram como ratos de navios, acarretando o golpe, inclusive, com apoio de quem menos se esperava. Leia-se: parte do PSB.
GERALDO GALVÃO
08/05/2018 - 12h01
Os simpatizantes do falastrão Ciro, estão forçando a barra para que o Lula/PT abram mão da candidatura à presidência, antes de se esgotarem os recursos no STJ/STF: é a tática do fato consumado. O apoio ao PDT/Ciro estaria estabelecido, mesmo que as datas limites não estivessem ultrapassadas, ou uma provável anulação do processo acontecesse. A eleição do Lula é a única garantia de que é possível montar um governo de Centro-esquerda dada a capacidade de articulação do ex-presidente. Eleger o Ciro é um risco que tem que ser bastante dimensionado: ele pode ser um perigo maior que o Bolsonaro.
Olinto A. F. de godoy
08/05/2018 - 11h44
Lula até o fim!
Ari
08/05/2018 - 11h42
O PT como vice de Ciro, o oportunista, pode até ganhar eleições mas perde a chance historica de voltar a ser o grande partido das massas
Todo apoio a Lula!
Jayme
08/05/2018 - 11h39
O PT está absolutamente certo em manter a candidatura de Lula até a vitória nas urnas. Lula é o maior Estadista Brasileiro de todos os tempos, o único nome capaz de reconduzir o Brasil ao caminho certo.
Antonio Passos
08/05/2018 - 11h38
CIRO É O POSTE DA DIREITA.
O golpe jamais entregaria o poder a um candidato que cumprisse a agenda da esquerda.
Há uma composição nos bastidores para manter o que foi feito por Temer e prosseguir com a agenda deles.
Fehnelon
08/05/2018 - 11h35
Acabei de ver Flavio Dino propondo Ciro também…
Temos de estar ao lado de Gleisi mais do que nunca! Os ataques, parece, vão se intensificar. Não haverá acordo na “esquerda” que seja viável sem uma aliança por Lula, e com ele como candidato. Os profetas pró Ciro estão invertendo a realidade, Eles é que deveriam “ler” a situação atual, entender esse momento histórico e retirar essa candidatura fajuta, formando, aí sim, um bloco contra o golpe, com Lula como candidato, ou boicote, “isso mesmo!!!!” BOICOTE!
* Só pq chamam esse processo de “eleições livres e diretas” não quer dizer que seja. Também chamam o Temer de presidente, também chamam o Moro de juiz, e a globo tbm diz ter um jornalismo isento… Essas afirmações não, necessariamente, merecem nosso respeito.
PT unido, PT forte.
Lula Livre!
Evandro
08/05/2018 - 11h33
GENERAL CANDIDATO E AMIGO DO MORO CHANTAGEIA MINISTROS DO STF
Em campanha, general ameaça ministros do STF com “a cólera das multidões!!!”
Pré-candidato ao governo do DF, o general da reserva Paulo Chagas está em plena campanha:
General Paulo Chagas
@GenPauloChagas
CUIDADO COM A CÓLERA DAS MULTIDÕES !!!
Até o dia 10 de maio, saberemos se Gilmar, Lewandowski e Toffoli tomarão o partido do Brasil ou do crime. Querem boicotar a Lavajato ou fazer justiça?
06:57 – 7 de mai de 2018
7.189
2.987 pessoas estão falando sobre isso
Pedro Vieira
08/05/2018 - 10h51
++ Quem não quer Lula Presidente em 2018 é o senhor moro demais seguidores, incluindo aí os marionetes da globo inclusive grande parte do seu elenco!
Pedro Vieira
08/05/2018 - 10h46
Quem não quer Lula Presidente são banqueiros, idiotas, mídia golpista, pseudos ricos, a casa grande e demais imbecis!
LULA BRASIL 2018!
Armando Júnior
08/05/2018 - 10h46
Lascou para os EUA. A Coreia do Sul se alinhou definitivamente à China e à Russia. O acordo com a Coreia do Norte significa que os americanos perderam aquela guerra iniciada nos anos 50. Todo império um dia chega ao fim. Por isso que eles estão investindo na retomada da América Latina, financiando golpes para colocar governos fantoches.
Beto Castro
08/05/2018 - 10h41
Gleisi está absolutamente certa em resistir com a candidatura do Presidente Lula até o limite da resistência como candidato único e plausível. Entretanto, isto não impede do partido discutir internamente a preparação de candidatos alternativos com grande densidade eleitoral em todo o Brasil como a dupla Paim-Lindbergh ou outra dupla escolhida pela executiva do partido em discussão ampla e democrática. Um plano B interno não significa algo já definido, mas uma alternativa de emergência em caso de fracasso. Outro candidatura em potencial como Haddad ou Jacques Wagner deveriam ser liberados para fazer um dobradinha com Ciro Gomes numa segunda alternativa de centro-esquerda. No último caso de inviabilidade da Candidatura Lula, duas chapas matadoras estariam no páreo, ambas superiores aos candidatos rejeitados pela maioria da população como o Alquimista Golpista, o Boçal Nazi alucinado, a Seringuela Algourenta e o Zumbi dos Palmares de extrema direita (encarcerador de petistas). Trata-se de estratégia de inteligência para vencer as oito pragas do Egito golpistas destituídas de apoio popular (Maçons, milicos, midiáticos corruptos, gangues do Lawfare, Sapatos Verdes e Amarelos da Pirâmide, gatunos das malas de dinheiro, golpistas do Heliococa Anestesiados e clube dos onze sob o comando da CIA.) Uma Inteligênzia eficaz não pode ser prerrogativa de uma única pessoa.
Fernanda
08/05/2018 - 09h59
A campanha dos blogueiros em prol de Ciro. Tá difícil. Ciro é um Temer, não tem compromisso nenhum com a nação, apenas com sua vaidade e sede de poder. Continuará a entrega do Brasil de bandeja, como Alckmin, Bolsonaro. PHC, Nassif e agora Miguel do Rosário debandando para o lado de golpistas. Ciro só ataca Lula e o PT. Não terá o meu voto. Se Lula pedir para votar em Ciro, voto no poste, chega de alianças com a direita.
Hildermes José Medeiros
08/05/2018 - 09h45
Taí, estão querendo testar o PT e a Gleisi, sua Presidenta! Ridícula mosca azul! Continuem com Ciro, que é a verdadeira opção de quem não quer continuar com a candidatura de Lula, abandoná-lo na masmorra, atendendo os ditames do golpe de 2016. Não dá. É Lula livre, é Lula, lá!
Greice
08/05/2018 - 13h09
Concordo
André Dattoli
08/05/2018 - 09h11
Lula 2018!
devanir marchioli
08/05/2018 - 09h56
Ele já está em 2018….e preso
Mirko Kraguljac
08/05/2018 - 08h36
Sem dúvida, até ganhando todas as pesquisas, o Lula é intocável! Séria um tipo de loucura desistir do candidato que ganha ainda em primeiro turno!
Olinto A. F. de godoy
08/05/2018 - 11h53
Para isso seria necessário a união dos candidatos progressistas em torno da candidatura dele. Coisa que não aconteceu e daí as brigas de foice: TODO espectro político quer ir para o segundo turno numa eleição sem Lula mas querendo o voto útil dos lulistas num segundo turno contra Bolsonaro. Por isso o PT deve ir até o fim com Lula. Deve ser Lula ou uma anticandidatura.