Em entrevista publicada pela Folha de São Paulo nesta quarta-feira (02/05), o linguista norte americano, Noam Chomsky, um dos apoiadores para que Lula seja indicado ao Nobel da Paz, perguntado sobre a imagem do Brasil no exterior, responde: “As iniciativas de Lula, em coordenação com seu ministro das relações exteriores, o altamente eficiente Celso Amorim, transformaram o Brasil em um dos atores mais influentes e respeitados no mundo. O Brasil liderou um movimento para dar voz ao “mundo em desenvolvimento” na administração global, dando seguimento a esforços para criar uma nova ordem econômica internacional que havia sido massacrada pela coalizão de poder e dinheiro capitaneada pelos EUA.
Essas esperanças foram despedaçadas pela destruição —em parte autodestruição— do PT e a reversão de seus feitos. A imagem atual do Brasil é festejada pelas classes investidoras predadoras e os governos ligados a elas, mas entre aqueles que se preocupam com direitos humanos, justiça social e democracia, a decadência da imagem do Brasil é drástica.”.
Ainda em outro trecho, Chomsky afirma que o combate à corrupção “foi manchado pelo “golpe light” contra Dilma Rousseff, uma das poucas figuras políticas não acusadas de corrupção, ao contrário de seus opositores mais estridentes”. Para o linguista, é necessário que se faça uma autocrítica: “A esquerda deveria fazer uma autocrítica muito séria, examinar o que deu errado e pensar em todas as oportunidades que foram desperdiçadas porque sucumbiu à maldição da corrupção e a planejamentos falhos. A base social precisa ser reconstruída do zero, com participação direta de comunidades e instituições. Uma das principais tarefas é reverter as políticas atuais, que têm implicações nefastas para o futuro do Brasil. Uma esquerda revitalizada deveria propor programas que emergem da deliberação popular”.
Betânia
03/05/2018 - 00h34
Pergunta aí ao Chomsky se é só chegar lá e sugerir?!. Se for, eu diria que a esquerda é o único lado nessa história que vem propondo “passificamente” políticas de crescimento e desenvolvimento para o Brasil. O problema do país está mais à direita, Chomsky! A autocrítica tem que ser de quem dá golpe e passa por cima da população e das leis para garantir no poder a corja comandada por traficante, STF e tudo!
Jochann Daniel
02/05/2018 - 11h36
E a Mídia (Globo à frente)
sustenta
(principalmente com omissões)
que tá tudo bem.
Tá ruim pro povo,
tá bom pros “investidoras predadoras e os governos ligados a elas”.
Não se pode concluir
(claramente)
que a Mídia (Globo à frente)
trabalha/serve
a esses investidores predadores?
(principalmente os investidores predadores internacionais,
leia-se cartel/Organização Rothschild).
Francisco Souza
02/05/2018 - 11h08
Um mestre como sempre, parabéns Chomsky, quiçá os EUA tivessem mais pensadores à sua altura.
Esmeraldo Cabreira
02/05/2018 - 10h59
EM VEZ DE FALAR SEM BASES, NOAM CHOMSKY DEVERIA LER O PROCESSO DE LULA… TODINHO…. “DA CAPU AL FINI” …. AÍ, IRIA ENTENDER O QUE ESTÁ ACONTECENDO….
Olavo
02/05/2018 - 10h25
A corrupção deveria primeiramente ser combatida dentro do PT, se assim fosse feito nao estaria nessa situaçao lastimavel. Pegou muito mal fazer o que os outros faziam ( PSDB, MDB, DEM ).
Muita gente virou a casaca por causa disso.
E alem desse problema o mais grave no momento é o autoritarismo do Juiz Moro, do TRF4 e a cobardia do STF que só quer aparecer bem na foto junto a opiniao publica.
Mas o PSDB é isso ai, nao esperem empregos com carteira assinada e nem empregos publicos bons. Estamos revivendo a raspa do tacho do 2º governo FHC – sem lenço e sem documento e com uma mao atras e a outra na frente. Só se preocupam com a classe média, PSDB é isso e nada mais.
Jochann Daniel
02/05/2018 - 11h51
Comentariozinho esperto, maneiro,
(e safadinho)
o deste “Olavo”.
Sem dúvida (muito) Inteligente…
O que ficou, o que colou, e o que importa
deste comentário
é a arma que nossos inimigos usaram
(através da falsa cobertura da Mídia, Globo à frente)
para destruir Lula e o PT:
a bandeira de CORRUPÇÃO.
E ainda continuam usando esta arma
destrutiva
na Internet
e no Facebook, etc.
para manter Lula afastado
e destruído.
Logo, na minha opinião
este comentário…
Notar sempre que nossos inimigos
são altamente espertos
e inteligentes…
Pedro Rangel
03/05/2018 - 17h40
Pelo jeito essa muita gente que virou casaca nem de longe representa a quantidade que passou a se simpatizar com o PT, o n° de filiados não pára de crescer.
Antonio Claudino da Silva Junior
02/05/2018 - 10h01
Bom dia. concordo com o Dr. Chomsky. A esquerda brasileira precisa fazer uma autocrítica. Precisa começar uma revolução do proletariado e camponeses mesmo. Lula errou querendo fazer acordo com Deus e o Diabo para governar. Encheu o STF de inimigo, foi muito inocente, deveria mandar cantar a Internacional pra ser Generais e Ministros de Superiores. Infelizmente o Poder Econômico não vai deixar nunca um governo com políticas de esquerda governar. Tem de fazer como na China e Coreia do Norte mesmo e esperar esperar resultado em 70 anos…