(Valim, o primeiro a esquerda, durante o lançamento do Lawfare Institute, em Londres).
A nota publicada na coluna de Monica Bergamo, sobre a busca e apreensão, determinada pela Lava Jato, no escritório de Rafael Valim, advogado e professor na PUC, passou relativamente despercebida. Compreende-se. O circo lavajateiro terminou seu recesso e iniciou 2018 com força total. A imprensa foi novamente tomada por notícias de delatores, depoimentos, sítios, prisões espetaculares. Tanta coisa em poucos dias que foi difícil prestar atenção ao que aconteceu com Rafael Valim.
Entretanto, estamos diante de um fato de extrema gravidade.
Em dezembro de 2017, Valim assinou, junto com Jesse Souza, um artigo na Folha denunciando o avanço do estado de exceção após o impeachment de Dilma Rousseff.
Há poucos meses, Valim participou, junto com os advogados Cristiano Zanin e Valeska Teixeira, do lançamento do Lawfare Institute, em Londres.
E algumas semanas atrás, logo após a condenação de Lula em segunda instância, Valim foi um dos organizadores de um debate, na PUC-SP, com presença de intelectuais importantes, para denunciar a decisão do TRF4 como um atentado ao direito e à justiça.
É muito sintomático que as primeiras ações da Lava Jato em 2018 sejam totalmente políticas:
1) Sergio Moro começa o ano coordenando, sempre em sintonia com a mídia, uma série de ataques a Lula, através de depoimentos e entrevistas com testemunhas e “colaboradores” sobre o “sítio em Atibaia”, os quais são vazados imediatamente para a imprensa lavajateira, que trata de ordenar títulos e montar narrativas que prejudiquem o máximo possível o ex-presidente.
2) Lava Jato deflagra uma nova operação para envolver o ex-advogado da Odebrecht, Rodrigo Tacla Duran.
3) Lava Jato determina busca e apreensão no escritório de… Rafael Valim.
O ataque a Valim partiu de um dos tentáculos da Lava Jato no Rio de Janeiro, embora o escritório de Valim seja em… São Paulo.
A operação Jabuti, chamada de “nova etapa” da Lava Jato no Rio de Janeiro, não tem nada ver com desvios da Petrobras ou com algum posto de gasolina em Curitiba. O seu nome Lava Jato tem a função exclusiva de empoderar essa organização criminosa incrustrada dentro do sistema de justiça, com forte apoio do governo norte-americano.
Esse apoio do governo americano a Lava Jato não é mais teoria de conspiração, já que agora os próprios representantes do departamento de justiça de Trump tem se gabado de seu suporte à Lava Jato. Em julho de 2017, Kenneth Blanco, membro da cúpula do departamento de justiça dos EUA, em discurso (hoje registrado na página do departamento), declarou sem meias palavras que “é difícil imaginar uma relação de cooperação mais intensa na história recente do que a feita entre o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e procuradores brasileiros [da Lava Jato]”.
Em seu último discurso de 2017 (também registrado no site da instituição), Blanco voltou a se referir à Lava Jato como exemplo da participação bem sucedida do Departamento de Justiça, inclusive se gabando pela condenação de Lula.
Esses fatos, que não deixam mais dúvida sobre a interferência americana nas ações da Lava Jato, apenas corroboram o que, para mim, é uma sólida convicção: a Lava Jato é coordenada por uma organização criminosa. Seus operadores são bandidos, que seguem uma agenda política estritamente orientada para beneficiar determinados interesses financeiros.
A busca e apreensão no escritório de Rafael Valim, no marco da mesma operação que prendeu o presidente da Fecomércio, mostra que o campo progressista deve resistir a todo custo ao populismo penal. A Lava Jato age sempre da mesma maneira: ela se “legitima” pela prisão de picaretas com alguma visibilidade midiática, para então impor a sua verdadeira agenda, que é inteiramente política.
Detalhe importante: Valim, assim como milhares de advogados, prestou algum tipo de serviço no passado para uma instituição qualquer do sistema S. Não é acusado de nenhum crime. Tratou-se apenas de uma brutalidade desnecessária, mas bem típica do regime de exceção em que vivemos.
Que poder é esse, quem está por trás dele e quem são seus beneficiados, essas são as perguntas que, até então, tínhamos dificuldade de responder porque é (ou era) um poder relativamente invisível.
Hoje não. Hoje esse poder, que deu o golpe, já botou a cabeça acima da superfície. O aumento de 63% das verbas federais para a Globo em 2017, o crescimento vertiginoso das importações de óleo diesel norte-americano, a isenção fiscal de alguns trilhões de reais para as petroleiras a quem o novo governo entregou, de graça, o nosso pré-sal, tudo isso ajudou a esclarecer pontos que, até então, eram apenas especulações da nossa parte.
Jorge Mendes
26/02/2018 - 12h15
A OAB vai agir ou continuar perseguindo Advogado do Lula?
Melissa
26/02/2018 - 09h54
O coxinhada burra, contra fatos não há argumentos! Se o cara é advogado, seu escritório é inviolável, a não ser por fato flagrante, quando juízes e policiais começarem a entrar nas suas casas sem ordem para isso, ou só pq não gostam das suas caras, não reclamem, é isso está próximo! O rei Moro opera Petrobras! O resto, é só para perseguição. Enquanto é com o inimigo é refresco, quando for com vcs será pimenta nos olhos, e não digam q não foram avisados!
Carlos Augusto De Bonis Cruz
25/02/2018 - 23h10
Essa corja só continua ativa pela omissão/autorização do covarde STF. STF que calou-se nas ilegalidades da subversão praticada pela quadrilha de Curitiba, pelo golpe da corja do PMDB& quadrilha, pela ação do corrupto Eduardo Cunha até o desfecho do golpe (um bandido presidindo bandidos), calando sobre a sentença imoral e ilegal dos desembraguinhos do TRF4, calando sobre as denúncias de Tacla Duran (com provas!)…. O STF é a cabeça é o corpo do golpe, que age em parceria com subversivos de dentro e fora do Brasil. Ou mudamos o STF ou nada mudará.
Baby Siqueira Abrão
25/02/2018 - 20h02
Não é possível que a turma de Curitiba continue a perseguir pessoas e desrespeitar a Constituição. Será que cabe ação popular contra eles? Teremos de ir à ONU? Ao papa?
robertoAP
25/02/2018 - 17h16
O mega corrupto Moro, está ficando a cada dia mais corrupto.
Maria La.Teixeira Vaz
25/02/2018 - 19h34
Que absurdo,o sr.escrever isso.Estamos diante de um dos maiores brasileiros de verdade.Vcs,defensores de corruptos inverteram as posições,bandidos e corruptos estão na cara de vcs.e não querem ver.lastimavel que pessoas pensem assim como o Sr.
Carlos Augusto De Bonis Cruz
25/02/2018 - 23h18
O pesadelo que vivemos deve-de a pessoas como vc, que deve ter votado no Aécio Neves & cambada. Os probos globais. Deve ter acreditado que o rapto do Abílio Diniz foi de pessoas ligadas ao PT. Que Collor ia salvar o Brasil dos vermelhos. Que FHC não quebraria o Brasil 3 vezes. Que a miséria existe Pq o pobre não se esforça. Que o helicoca não tem dono…. Vc vive, respira, come, dorme assistindo Globos. Acorde, antes tarde que mais tarde. Vc vive na favela, esgoto estourado, lixo nas calçadas, ruas esburacadas, sem saúde, educação, segurança…Quem vc apoia vive na Suíça. É com o nosso dinheiro. Acorde.
ari
26/02/2018 - 11h34
Moça, quantas linhas da sentença do Moro você leu? Quantos minutos dos votos dos 3 patetas você ouviu? Tem acompanhado as denúncias sobre posíveis fraudes nos documentos apresentados pela Odebrecht? Já ouviu falar do Tacla Duran? Porque o Palocci está preso? Lula julgado por um terreno que nunca foi dele, do IL? Operação Zelotes, para investigação sonegação (qui sim, corrupção de gente grande). Quem é o acusado? Lula
Acorde, menina, você tem sido manipulada e nem percebeu. Dê uma chance a você mesmo, pesquise um pouquinho mais, deixe de ler Veja ou ver JN?
André Carvalho
25/02/2018 - 12h24
Nada a acrescentar ao excelente artigo, a não ser uma palavra: ditadura!
Alemão
25/02/2018 - 11h24
Me orgulho de ter a Lava-Jato no país em contra partida me envergonho de site’zinhos tão tendenciosos e mentirosos como o de vcs “O CAFEZINHO”.
robertoAP
25/02/2018 - 17h19
Volta a assistir tua novelinha e os jornais de propaganda da globo, para continuar assim “inspirado,orgulhoso e bem informado”.
Carlos Augusto De Bonis Cruz
25/02/2018 - 23h44
Não venha aqui. Simples. Vcs não são bem vindos. Apoiem Aecios, Serras, Cabrais, Magalhães, Richas, Cunhas, Jucas, Sarneys. Mas são AQUI dispensados. Não apareçam.
ari
26/02/2018 - 11h37
Onde exatamente está a mentira? Acorda, Mané, você está sendo manipulado e nem percebe. Dê uma chance a você mesmo
Messias Franca de Macedo
25/02/2018 - 11h07
Operação nazigolpista ‘Farsa a Jato – o pré-sal é dos gringos’ literalmente ‘DESmoroLIZADA’!
PORCA-tarefa tão criminosa quanto o Marcelo Odebrecht!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Marcelo Odebrecht entrega toda a farsa contra Lula.
Por Paulo Andrade Castro
Publicado em 24 de feveiro de 2018
https://www.youtube.com/watch?v=sT6XiNXmu78
José
25/02/2018 - 11h53
Chora mais
CLAUDIO QUEIROZ DE PAULA
25/02/2018 - 11h00
QUAIS SERÃO AS REFEIÇÕES DO LULA QUANDO ELE FOR PRESO?
Já pararam para pensar nisso?
No desjejum, café e pão com manteiga de plutônio.
No almoço, buchada de bode recheada com césio 137.
Na janta, macarrão parafuso com molho de tório.
Todos sabem que Arafat, JK, Goulart, Allende, morreram de morte “natural”.
Lula na cadeia não é a mesma coisa que Dirceu ou Palocci presos.
Lula na cadeia significa o maior líder da América Latina nas mãos de seus algozes.
Lula já teve um câncer,
Chaves teve um câncer,
Cristina Kirschner já teve um câncer,
Dilma já teve um câncer.
Segundo o serviço secreto russo, o departamento de estado dos EUA solicitou o DNA de todos os líderes de esquerda da AL nos últimos anos.
Neurose, teoria da conspiração, Iluminati, sei lá…
Na cadeia, prefiro que o Lula passe fome, pois isso ele já conhece e com fome sobreviveu para tirar 40 milhões de pobres da inanição.
Lula, ao ser preso faça greve de fome!!!
Tenho certeza que assim você sai vivo dessa.
Carlos Augusto De Bonis Cruz
25/02/2018 - 23h47
Kkkkkkkkkkkk, mais um desempregado sem eira e nem beira. Vá esmolar pro seu presidente. Talvez lavador de privadas. Vc adorará pois vive nelas.
ari
26/02/2018 - 11h39
Interessante, ele não xingou você
Loide
25/02/2018 - 10h24
Ô cafezinho, não pense vcs q a população brasileira acredita nessa calúnias q vcs edita. A população brasileira está do lado da Lava Jato.
Renata
25/02/2018 - 10h50
Lavajatoche.
robertoAP
25/02/2018 - 17h22
Só os otários e retardados acreditam na operação liderada por um juiz mega corrupto.
Carlos Augusto De Bonis Cruz
25/02/2018 - 23h48
Kkkkkkkkkkkk por isso se cagam de medo do LULA PRESIDENTE. Vcs adoram chibata. Vivem na senzala e invejam o capataz.
ari
26/02/2018 - 11h39
Está mesmo?
wanderley kusma de faria
26/02/2018 - 11h53
debi loide, me inclua fora dessa população brasileira, a população de MUARES brasileiros é quem apoia esse JUÍZÉCO de MERDA lambedor de rabo da GLOBOSTA. Ele já ganhou dos americanos (POR SER ALCAGUETA DOS MESMOS) um ap. em Miami, talvez ele te contrate para LAVAR LATRINA.
Antonio
25/02/2018 - 10h07
Fora de Pauta
A BRUXA ESTÁ ISOLADA NO STF PORQUE SÓ FAZ O QUE A GLOBO QUER.
https://blogdacidadania.com.br/2018/02/stf-repudia-ansia-de-carmen-lucia-por-holofotes-e-isola/
STF repudia ânsia de Cármen Lúcia por “holofotes” e a isola
25 de Fevereiro de 2018eduguimTodos os posts, Últimas notícias
FacebookTwitterGoogle+EmailWhatsAppTelegramCompartilhar
Manchete da coluna Painel, da Folha de São Paulo de 25 de fevereiro: “Pressão para julgar ação que sele destino de Lula faz Cármen Lúcia se isolar no STF”.
Mais uma matéria da grande mídia dando conta de que a maioria absoluta do STF quer votar para rever a jurisprudência estabelecida naquela Corte permitindo a prisão de réus condenados em segunda instância.
A reportagem informa que Cármen Lúcia está se desmoralizando por tentar impedir o Supremo de apreciar a matéria. A presidente da Corte está sendo acusada de querer “aparecer” e bajular a mídia
*
Folha de São Paulo – coluna Painel – 25 de fevereiro de 2018
Pressão para julgar ação que sele destino de Lula faz Cármen Lúcia se isolar no STF
Ela em seu labirinto O grupo próximo à presidente do STF, Cármen Lúcia, já admite que ela acabará pautando um caso que sele o destino do ex-presidente Lula. Seja o habeas corpus ou a ação que questiona de forma genérica a prisão após condenação em segunda instância.
A ministra vive momento de extrema pressão. Tem evitado reuniões com o colegiado e reduziu ainda mais seu núcleo de conselheiros. No Supremo, dizem que não se vê isolamento semelhante desde a gestão de Cezar Peluso (2010-2012).
Me dê motivo Ministros apontam várias decisões que renderam críticas à presidente do Supremo. O veto parcial ao indulto natalino de Michel Temer, a decisão que barrou a posse de Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho e a hesitação sobre o habeas corpus de Lula são citados como exemplos.
Somente só Cármen não submeteu nenhum desses casos ao plenário e tem sido definida como alguém que peca pelo apego à opinião pública e pela veia centralizadora.
Canjos
25/02/2018 - 08h00
Quanta viagem, golpe ditadura e a quebra do Brasil. Foi os americanos ou o pt????
Marcos
25/02/2018 - 10h13
Eu não sabia que o Brasil está “quebrado”…Que está numa crise profunda eu sei que está graças ao golpe, mas que está quebrado eu não sabia. Ô fascistada bem informada essa viu.
Ignez
25/02/2018 - 10h59
Ainda estas nessa? Ainda mais escondido sob codinome? Quando o PT assumiu a presidencia o Brasil era a 22 economia do mundo e durante o governo do PT, foi elwvada a 6 economia do mundo. Isto e quebrar um pais? Espero que o seu odio midiatico passe para que o seu cérebro volte a funcionar!
José
25/02/2018 - 11h53
PT
Carlos Augusto De Bonis Cruz
25/02/2018 - 23h51
Pense. Coloque seus 2 neurônios para funcionar. Vai ser difícil. Eles não são usados faz tempo. Mas desligue a TV e pense. Faça um esforço.
Silveste
25/02/2018 - 07h00
ESQUERDONA BOLIVARIANA,vai pra Venezuela comer capilé.
Carlos Augusto De Bonis Cruz
25/02/2018 - 23h52
Mais um desempregado aqui. Devia estar procurando emprego. Se encontrar….
Silveste
25/02/2018 - 06h46
Está faltando só essa esquerda saudosa por propina começar a enxergar passarinho vermelho.É bom, parceiros,começar a pensar em trabalhar.Vai ter carteira assinada e tudo.
Benoit
25/02/2018 - 10h31
Ô seu imbecil silvestre, os maiores coletadores de propinas eram e são os politicos conservadores, os políticos que institucionalisaram a corrupção no Brasil. Depois há os corruptos do judiciário que saqueiam mês a mês os cofres do país e os bolsos dos brasileiros com a justiça mais cara do mundo, os maiores privilégios e que corrompem o direito brasileiro. Por fim há os corruptos da imprensa e outras dessas instituições que corromperam o pensamento no Brasil. O resultado disso tudo são idiotas como voce e o Fred que escreve em baixo.
Carlos Augusto De Bonis Cruz
25/02/2018 - 23h54
Mais um desempregado. Pobre de direita, capataz da casa Grande. Pobre Pato de direita…
Pablo
25/02/2018 - 03h01
Acabo de sair de uma reunião e as lideranças já falam do fim dos lavajateiros, depois que o advogado espanhol denunciou à falsidade dos documentos e a odebrecht e a PF brasileira confirmam essas falsidades já se fala em anular sentenças e pensar no que o Dr moro fez do Brasil estão em um beco sem saída o tamo está pedindo a sua volta, o Povo Brasilis foi mas esperto, isso custou milhões de empregos e algumas coisinhas mas(PETROBRAS)!!!!!
Fred
25/02/2018 - 00h05
#LavaJato, o povo está com você. Avante!
robertoAP
25/02/2018 - 17h24
Avante para baixo, lá onde mora o capeta.
Maria La.Teixeira Vaz
25/02/2018 - 19h39
Que absurdo,o sr.escrever isso.Estamos diante de um dos maiores brasileiros de verdade.Vcs,defensores de corruptos inverteram as posições,bandidos e corruptos estão na cara de vcs.e não querem ver.lastimavel que pessoas pensem assim como o Sr.Eu nunca li tanta baboseiras juntas.Daqui a pouco vão escrever que Jesus Cristo,e impuro e o nove dedos é o Redentor.Nos poupem.
Carlos Augusto De Bonis Cruz
25/02/2018 - 23h56
Não venha aqui. Vá assistir suas novelas. Seus 2 neurônios agradecem. Pobre pato iletrado de direita.
ari
26/02/2018 - 11h41
Vc é aquele primo do Aécio?
Vicente
24/02/2018 - 22h17
Triste é ver, como diria Brizola, 11 cagões no STF que morrem de medo da globo e dos golpistas, mas não renunciam aos cargos.
Na verdade, não são 11, porque 2 são amigos do governo golpista. São 9 cagões.
Se não têm coragem, renunciem.
Melcon
24/02/2018 - 22h10
O povo brasileiro é humilde, as vezes ate simplorio, mas nao é burro. Todo mundo ja percebeu desde o faxineiro ate o médico que a LAVA JATO é uma farsa.
Quantos politicos do PSDB e DEM foram presos pela lava jato ? NENHUM.
Por que nenhum juiz, incluindo o Moro, investiga os governos de SP e do PR e outros redutos tucanos ?
Por que o Azeredo até hj nao puxou cadeia ? E NEM VAI PUXAR.
Como sempre a direita subestimando a inteligência das pessoas.
Aliás, por que o Aécio nao foi preso como o Delcidio ? Pau que dá em chico nao da em francisco.
Farsa a jato.
Perderam todas as outras 4 eleiçoes por subestimar a perspicacia do povo.
Há 3,5 atras pleno emprego e agora o PT é culpado da crise. Ah Tá.
Trazibulo Zibim Meireles
24/02/2018 - 21h48
A farsa lava jato ao criminalizar a figura do advogado revela o seu vergonhoso caráter de tribunal de exceção inquisitorial. A pergunta que não quer calar, cadê a OAB para defender aquela que é a única carreira que contém dentro da CF/88? E mesmo o seu Estatuto que põe a salvo de ataque a figura do advogado a não ser no caso de cometimento de crime o que não é o caso com o respeitadíssimo professor! O professor sofre perseguição por ir contra o Savanarola Moro e a sua “tchurma” lavajateira que não deixa mais nenhuma dúvida para as pedras de Curitiba, do crime que cometem na venda de sentenças, na fraude ao sistema Drowsis, da Odebrecht, e assemelhado para incriminar Lula nas falsas planilhas. Canalhas lavajateiros é o nome apropriado para as “autoridades” condutoras desse crime lesa pátria.
jose carlos lima
24/02/2018 - 20h54
Quando da apreensão de varios computadores das FARCs, não houve mau uso nem adulteração de tais dados, como está ocorrendo na Lava Jato
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/09/100925_farccomputadoresfn
jacó
24/02/2018 - 20h15
Triste o país que tem um poder injusto como o judiciário que parece ser tão ou mais corrupto que os ourtros dois poderes juntos.
Mauro Silva
24/02/2018 - 19h35
Na verdade, a lava-jato É uma organização criminosa.
Presta serviços para as petroleiras, fabricantes de aviões, de plataformas, empreiteiras etc, todas elas, empresas estrangeiras.
E recebe muito bem pelos serviços prestados de sabotagem ao Brasil por supostas “palestras” e “seminários” em Washington e arrabaldes.
Loide
25/02/2018 - 10h26
Mauro vc é cretino ou finge?