Foto:
Por Tadeu Porto*
“Os fracassos são minhas vitórias. E eu odiaria estar do lado de quem me venceu” (Darcy Ribeiro)
Dizem por aí que a velocidade do projétil que atravessou o coração de Getúlio Vargas é diretamente proporcional à entrada do seu nome para a história.
Particularmente, no passado questionei se esse foi o melhor caminho a ser seguido pelo gaúcho mais mineiro de todos os tempos, contudo mudei de ideia quando passei a considerar que esses 10 anos de sobrevida que Vargas deu à democracia brasileira trouxeram, entre outros feitos, a maturidade política que elegeu Jango e que, em outro cenário senão o suicídio, teríamos uma ditadura militar ainda mais duradoura.
Ou seja, saiu do coração estático de Getúlio um dos poucos sopros de democracia que temos e, considerando nossa história golpista, qualquer brisa de pensamento democrático consegue fazer a diferença de um tornado.
E se pensávamos que o Golpe deixou de ser regra na nossa política, 2016 foi como um balde de água fria para quem acreditou numa república democrática e, claro, consequentemente a aristocracia nacional se assanhou em aprofundar sua eterna guerra contra o povo e, portanto, tentar aniquilar qualquer força popular do país.
Por essas e outras Lula é tão massacrado.
Não há em toda nossa história quem representa melhor a força do povo do que um operário nordestino que venceu a fome e o preconceito para ser o melhor presidente que esse país já teve. Obviamente, a elite nacional (e mundial) nunca aceitaria isso. Cada vitória do eterno presidente – e não foram poucas – aumentou o recalque de seus algozes que aproveitam a ocasião covarde, onde são protegidos por togas e revistas, para desopilar todo seu ódio guardado contra o petista.
Sendo assim, e dói meu coração em escrever isso (não deixo de ter solidariedade ao sofrimento do Luis Inácio), o pior cenário possível seria o de absolvição do presidente Lula. Afinal, o Golpe de 2016 não aliviaria (jamais!) a vida de quem joga contra a agenda neoliberal.
Guardada as devidas proporções, seria como se a República do Galeão amenizasse a perseguição a Getúlio, o deixando vivo e pavimentando melhor o caminho para que o Golpe de 64 se antecipasse em uma década.
Portanto, Lula condenado de maneira cruel, pela mídia e pela justiça, significa, dentre várias análises, que a direita brasileira o vê como um grande adversário. E, convenhamos, ser o inimigo número um de uma elite escravocrata que prefere beber whisky de segunda em Miami ao invés de tomar uma boa cachaça em Minas Gerais é digno das mais variadas homenagens, desde estátuas em praça pública a músicas do Chico Buarque.
Por isso, se essa casta burguesa perdoasse o Lula significaria, única e exclusivamente, que ele deixou de representar algum tipo de perigo para ela. E isso, indubitavelmente, não condiz com a história do operário mais querido do Brasil.
A guerra continua e nossa luta também. E nessa disputa injusta onde um lado mata o outro de fome para poder jogar comida fora, o pior cenário seria estar do lado da falsa vitória.
*Tadeu Porto é editor do Cafezinho e diretor da Federação Única dos Petroleiros e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense
Claudio
26/01/2018 - 22h48
A quem faz chacota do resultado do golpe, ironizando o LULA, saiba que estar no lugar dele como ser humano é muito melhor e muito mais grandioso do que estar na pele dos togados, piores que juízes de futebol, e dos golpistas que não aceitaram nunca a ascensão de um operário, representante legítimo do povo ao poder. E se um dia provarem seu envolvimento com provas documentais, e não o tal do domínio dos fatos, então mudarei de ideia quanto a perseguição ao Presidente Lula, mas manterei meu desprezo a quem faz chacota sem conhecer a verdade, seja contra o Lula ou contra outro qualquer. A historia um dia será contada de forma verdadeira e valerá para quem acreditou no Lula como eu e para quem acreditou cegamente na Globo ou nas “vejas da vida” porque não buscou se informar melhor, ou por que não gostou de ver o pobre dividir o mesmo espaço, antes ocupado apenas pela “pseudo elite”. Repudio veemente a forma sagaz de agirem daqueles que se alinham a forma mais demoníaca de se manifestarem a favor ou contra o réu, pois um dia serão cobrados, não importando qual seja a religião, pela conduta mórbida. Conclamo a todos, que como eu que acredita na inocência por falta de provas, a defender o Presidente até que apareça uma ÚNICA prova concreta, que faça a população refletir de verdade sobre os acontecimentos, afinal a busca por imóvel do Lula começou antes dos idos de 90, quando diziam que ele possuía uma mansão no Morumbi (os mais velhos hão de se lembrar). Vasculham a vida dele desde o tempos do sindicalismo e até hoje nenhuma prova. A quem eles pensam que enganam? Ao povo? não creio, mas sim a “falsa elite”, que aos poucos começam a retornar a sua condição social antes da era Lula. Pena que será tarde demais!
Antonio Passos
26/01/2018 - 22h14
Concordo plenamente e foi o assunto de uma conversa que tive ontem com um amigo. Lula NÃO podia ser absolvido, seria mais uma “conciliação” que não levaria a nada. Não existe mais espaço para conciliações no Brasil, agora é guerra. A agenda fundamental para o Brasil agora é:
1 – recuperar a democracia
2 – tirar do ar a rede Globo
3 – revisão constitucional
Marcelo Moreira
26/01/2018 - 23h10
Antonio
Também concordo com o Tadeu.
Só que temos que ser objetivos, como alcançar os 3 pontos da sua agenda????
Hoje nós somos basicamente isso:
40% quer levar vantagem em qualquer coisa.
30% não está nem aí para o que está acontecendo.
20% caiu do caminhão de mudança e não sabe nem aonde esta.
10% (que incluo você) são os únicos que sabem e estão preocupados com o que está acontecendo no Brasil e no mundo.
Sinceramente não sei como solucionar essa equação.
Jar Borah
26/01/2018 - 20h09
Putz… Será que se iguala. Getúlio se suicida estadista… Lula nem coragem tem.
Antonio Passos
26/01/2018 - 22h15
Ainda bem que seu comentário foi curto. Disse menos imbecilidades.
Do
26/01/2018 - 18h41
Engraçado mencionarem Getúlio ditador fascista admirador do nazismo que matou mais pessoas que a ditadura militar,que não só não respondeu pelos seus crimes como voltou a ser presidente em eleições suspeitas,e você o compara a Lula não sei percebeu as implicações dessa tese.
ari
26/01/2018 - 20h44
Getúlio teve duas fases, sendo a primeira o Estado Novo a que vc se refere. No entanto, eleito em 50, mostrou-se um governante nacionalista, criando, por exemplo, as bases para nossa indústria e trazendo um grande benefício para o trabalhador, a CLT. Assim, obviamente a comparação com o Lula é válida em vários aspectos, não obstante o seu passado. Se você reparar, a história é cheia de personagens que mudaram radicalmente suas posições ao longo da vida
Nestor Bender Bender
26/01/2018 - 20h38
Só resta a desobediência civil coletiva como forma de precionar para transformar. Tomemos exemplos em outros países.
Casendey Casendey
26/01/2018 - 19h43
Aguentar tanta porrada com dignidade não é para qualque um. É só para os fortes, os vencedores. Tem político aí que não aguenta uma ediçãozinha de JN. Se batem tanto tem um pq!! Quando não se tem força para vencer dentro das regras do jogo os covardes compram a vitória! Mas a história conta a verdade!
Vladisval Ferreira Aparecido Pinto
26/01/2018 - 19h33
antes o molusco podia contar os anos de prisão nos dedos… agora não pode mais!!!!!! é gópi!!!!
ari
26/01/2018 - 20h46
O Brasil vem sendo tomado por uma onda de imbecilidade nos últimos anos. Muitos desses zumbis que postam seus comentários aqui talvez ajam de boa fé, já que perderam sua capacidade crítica graças a nossa mídia de pensamento único, sem contraditório. Você talvez seja um deles e vou investir em sua boa fé
1. Você acompanhou a fala do Gebran? (provavelmente não) Pois bem, esqueça o Lula, o PT. Imagine você acusado de roubo por colegas de trabalho e sendo condenado unicamente com base no depoisento deles. Supondo que você seja intelectualmente honesto, após acompanhar o julgamento, você manteria a mesma opinião?
2. Vc esbraveja contra a corrupção. Será mesmo? No mesmo dia do julgamento, foi pedido o arquivamento de inquérito contra o Serra. Contra o Aécio, nada prospera na “justiça”. Vc ajudou a colocar no governo um quadrilhão que está destruindo o país. Você foi para a rua ou veio para as redes sociais protestar? Nãããão?
3. Agora voltemos ao Lula. Vá no IBGE, no IPEA, consulte a imensa literatura a respeito ou venha aqui onde moro, área rural do sertão baiano e você verá o imenso trabalho feito em favor dos mais fracos e dos excluídos, cujas vidas mudaram radicalmente nos governos do PT. Isto nunca ocorreu antessabia.
4. Se você me leu até aqui, já é um bom sinal. Vc sabe quem foi Umberto Eco, não? Pois bem, digite no Google “Como se nasce e como se morre de fascismo”. Tenha paciência e leia. É um texto longo. E você talvez fique surpreso ao descobrir que tem sido peça importante para desenterrar esse monstro que julgávamos morto e sepultado.
Se depois de tudo isto você continuar com as mesmas opiniões, então continuarei dizendo que você é mesmo um zumbi. Mas um zumbi de boa fé
Pedro Cândido Aguarrara
26/01/2018 - 17h24
O Estado de Direito no nosso país ACABOU!!
Só vamos dar certo com PAREDÃO!!! Só BALA e VALA!!!!
Só vamos dar certo quando organizarmos a LUTA ARMADA e começarmos a LIQUIDAR FASCISTAS!!!
Não há diálogo político possível com fascistas. Fascistas só matando!!
carlos
26/01/2018 - 17h38
Aqui tem tudo, como fazer, passo a passo
https://www.documentosrevelados.com.br/wp-content/uploads/2015/08/carlos-marighella-manual-do-guerrilheiro-urbano.pdf
Do
26/01/2018 - 19h08
Pedro o estado de direito no Brasil acabou quando o FHC comprou do congresso a Emenda da reeleição e Lula comprou do Congresso o Mensalão e Petrolão.
Joara Minharo
26/01/2018 - 18h52
Valdeci Elias
26/01/2018 - 16h42
Vitória ???? Os desempregados da construção civil e da industria naval , discordam. Os trabalhadores sem férias e decimo terceiro discordam .
A Esquerda brasileira , tem uma estranha noção de vitória .
Valdeci Elias
26/01/2018 - 16h44
A única vitória da Esquerda brasileira, é ter conseguido evitar a prisão e humilhação pública de Lula.
Joao Batista Ramalho
26/01/2018 - 19h22
Se voce tivesse vergonha na cara nao estaria aqui defecando pela boca.
Do
26/01/2018 - 18h46
Valdeci porque países do terceiro mundo possuem tantos direitos trabalhistas e continuam sendo do terceiro mundo ,já as grandes potências econômicas não possuem CLT e vivem com prosperidade mesmo após crises,resolva esse paradoxo para mim por favor.
Valdeci Elias
27/01/2018 - 17h13
Do, o ser humano só da importância , ao que está lhe falando. Por isso é normal, que países onde o Trabalho, é na verdade a Escravidão remodelada, tentem criar meios de defender os mais fracos, ou seja Direitos Trabalhistas.
Agora você me responda,por que tem brasileiros que se acham vira-latas, e ao invés de lutarem pro país se trona uma Noruega ou Finlândia, lutam pra o Brasil virar um México, Índia ou China ???
Valdeci Elias
27/01/2018 - 17h14
Faltando
Aaliyah Hajra Hussain
26/01/2018 - 18h40
Lula sempre . PT
Suely Simone Bispo Alves Pereira
26/01/2018 - 18h37
Lula.
Fátima Costa
26/01/2018 - 18h36
Lula tu és grande demais. São poucos os que odeiam você.
Valdir Foizer Silva
26/01/2018 - 18h35
Com certeza meu voto é do Lula
Jose Correia
26/01/2018 - 18h30
13
Nilma Lucas
26/01/2018 - 16h27
Que texto lindo, mexe com o coração da gente que se encontra tão sensibilizado, diante das injustiças desencadeadas contra Lula! Esse sentimento de impotência corrói a alma, mas ao mesmo tempo nos desafia a continuar lutando!
do povo brasileiro!
JULIO CEZAR DE OLIVEIRA
26/01/2018 - 16h25
cara será porque em todo comício do lula,as praças lotam de gente,se viu em curitiba,75 mil pessoas,e estão dizendo que o pt só nesses últimos dias aumentou em dez por cento suas filiações.
ari
26/01/2018 - 20h52
O PT, segundo o Datafolha, é de longe o partido brasileiro que mais cresce. Qual outro político seria capaz de fazer uma mobilização sequer parecida como a que houve no dia 24 em várias partes do país?
Greice Bastos
26/01/2018 - 18h24
Lulala
José Barbosa Lourenço
26/01/2018 - 18h18
#Lula2018
#PT13
Eliana Araujo
26/01/2018 - 18h13
Eu tb
Reginaldo
26/01/2018 - 16h09
Texto fluflu demais. Esse negócio de entrar para histária já me dando nausea.
Ultra Mario
26/01/2018 - 17h11
Essa é a realidade brasileira. Um mero presidente que só fez o seu dever (representar o povo) é herói nacional.
Se isso te dá nausea espero mesmo que você tenha vomitado muito durante tantos outros governos que nunca levantaram um dedo sequer para ajudar os oprimidos.
Do
26/01/2018 - 18h57
Ultra se o Lula resolveu a vida dos oprimidos porque eles precisariam de bolsa família sendo ela menos que um salário mínimo,esse por sua vez é comido pelos os impostos em cascata como por exemplo em alimentos,remédios ,combustível,(que aumenta os preços mais ainda ,mesmo o petróleo sendo nosso).O Lula acabou com o imposto de importação?Que diminuiria dramaticamente os preços dos produtos para os pobres e não me venha dizer que isso acabaria com a indústria e empregos brasileiros porque quem emprega mais no Brasil é o setor de serviços.
Joao Batista Ramalho
26/01/2018 - 19h18
Aprenda a escrever seu orelhudo.
Denize Moraes
26/01/2018 - 18h05
Obrigada Lava Jato se antes eu tinha alguma dúvida agora eu tenho certeza com ou sem Lula meu voto é do PT!