Os 48 países que formam a Organização de Cooperação Islâmica(OCI), de maioria muçulmana, se reuniu hoje em Istambul para refutar a atitude do presidente Donald Trump sobre a decisão de entregar AL- Quds(Jerusalém) a Israel , ao determinar a transferência de sua embaixada de Tel Aviv para a cidade em disputa.
O comunicado declara que a cidade é capital palestina, convida os países reconhecerem o Estado palestino e considera que os Estados Unidos se desqualificou a coordenar a paz visto que é um patrocinador de Israel:
” Rechaçamos e condenamos com firmeza a irresponsável, ilegal e unilateral decisão do presidente dos Estados Unidos de reconhecer jerusalém como suposta capital de Israel. Consideramos esta decisão nula e carente de valor. Os Estados Unidos devem renunciar o seu papel no processo de paz e se não der um passo a trás será responsável por todas consequências. Os Estados Unidos de forma deliberada socava os esforços por paz, impulsionando o extremismo e terrorismo , ameaçando a paz e a segurança internacional.”
A OCI acrescentou ainda, que se o Conselho de Segurança das Nações Unidas(CSNU) não fizer algo a respeito, levará a Assembléia Geral das Nações Unidas(AGNU). A União Europeia e a maioria da ONU são contrárias a atitude dos EUA e Israel em assassinar a História.
Elcio Rabello
13/12/2017 - 20h00
Quais são esses 48 países ?
Paulo Lima
15/12/2017 - 13h44
Na Wikipedia em inglês OIC encontra-se a lista de seus 48 representantes e uma definição de sua importância. Em francês, espanhol e português, procurar OCI. Surpreendente, nossa vizinha Guiana é a única nação do continente americano a fazer parte desse coletivo, além de outras antigas nações muçulmanas que constituíram a ex- URSS, como o Quirguistão.
O objetivo da OCI é salvaguardar as vozes e proteger os interesses do mundo islâmico e seus lugares sagrados, na perspectiva de promover a paz e a harmonia internacional. Suas línguas oficiais são árabe, francês e inglês. Tem delegados da/na ONU e da/na UE.
Patricia Kilza Araujo
13/12/2017 - 19h47
A guerra na Síria que está , acontendo anos a foi, o Sudão do sul, o avanço do Isis no Egito e Yemem com toda sua guerra todos no Oriente médio não parece interessar todo um movimento desses países do Oriente médio que ergueram suas forças no esforço pela Paz?
Roberto Oliveira
13/12/2017 - 19h45
Palestinos, donos de Israel. Hj nas mãos dos gentios sionistas.
Joao Pizzo
13/12/2017 - 19h43
Trump parece o Gilmar Mendes americano kkkkk
Igor Pocchini
13/12/2017 - 19h38
e por acaso o Trump é dono do mundo é? é ele quem decide isso é?