Se puderem, assistam ao vídeo desse casal. É espetacular. Eles destroem, com classe, as cretinices do youtuber bolsominion Nando Moura.
Eu não concordo com eles em alguns pontos.
Por exemplo, a história de que criticar as instituições, como o Judiciário, a mídia, etc, de que Trump é acusado. A comparação de Trump com Hitler por causa disso é tão ridícula que chega a dar pena. Se um presidente da república, seja Trump ou não, não puder criticar a mídia corporativa e o judiciário, aí é que não temos democracia mesmo.
Pior: então eu também seria um adepto de Hitler, porque não conheço ninguém que critique mais o judiciário, a mídia, e as “instituições” do que eu.
Outra: dizer que o stalinismo é pior que o nazismo. O stalinismo não foi nenhum passeio no parque num domingo de sol. Mas é preciso entender uma diferença. O regime soviético foi atacado pelo mundo inteiro, em seu início. O nazismo, não. Os países ocidentais permitiram que o nazismo florescesse livremente. Não moveram uma palha.
O stalinismo pegou um dos países mais atrasados do mundo e o transformou na segunda potência mundial. O nazismo pegou um dos países mais cultos do mundo e levou à barbárie.
Tirando essas diferenças, gostei muito do vídeo, sobretudo porque ele demonstra um método de estudo e trabalho, um rigor em busca pela verdade, que é a única maneira de vencermos o medievalismo representado por Bolsonaro.
São dois nerds meio coxinhas, mas eu gostei deles, porque são corajosos, honestos e cultos. E combatem Bolsonaro e a ignorância na internet.
https://www.facebook.com/coisadenerd/videos/1398100476906203/
Alexandre
18/08/2017 - 12h01
Um comentário sobre o “Gêmeos heterozigotos”.
“Gêmeos heterozigotos”, como aparece no manual do politicamente incorreto, não existe. A tradução apresentada no livro está errada, não sendo fiel ao que o pensador escreveu originalmente em francês.
Gêmeos são monozigóticos, ou dizigóticos.
Heterozigoto faz oposição a homozigoto, e está relacionado a um gene estar presente em duas cópias (alelos) idênticas na mesma célula (homozigose), ou dois alelos diferentes (heterozigose).
O filósofo francês escreve “…jumeaux, hétérozygotes…”, como pode ser visto no vídeo. Notem que existe uma vírgula entre gêmeos “jumeaux”, e heterozigotos “hétérozygotes”. Logo, estes termos são usados de maneira independente na frase para ilustrar o ponto de vista do pensador francês, que ele explica em seguida: nazismo e comunismo são gêmos, mas não clones (não são idênticos).
Luiz Carlos
18/08/2017 - 11h05
Seguindo a “linha de raciocínio” desse professor, cavalo marinho é um equino, o peixe-boi é um bovino, o peixe-gato e o mico-leão-dourado são felinos, o homem-aranha é um aracnóide e o tubarão-martelo é uma ferramenta.
Gabriel
18/08/2017 - 10h10
O que importa do Stalinismo? Causou milhões de mortes e a subida economia da Rússia jamais poderá ser usada como argumento, conforme vc usou. Nada justifica governos autoritários, ditadores e que matam outros seres humanos.
Miguel do Rosário
18/08/2017 - 10h21
Gabriel, é muito fácil falar. Ninguém “governa” a história. E não são apenas governos “autoritários” que matam outros seres humanos, né. Vide os Estados Unidos.
Juarez
18/08/2017 - 13h29
Apoiado Miguel!
Hilário Sousa
18/08/2017 - 06h53
Sinceramente, meus senhores, esse cara a quem vocês estão respondendo, é um completo idiota e, quando se responde a um tipo desse, estar se igualando a ele. É pura estultícia. Não seria melhor o silencio a um idiota?
Guilherme Silva
19/08/2017 - 09h32
Foi o silêncio aos idiotas que deu poder a eles.
Francisco
18/08/2017 - 02h16
Nazismo é um fascismo racista. Nazismo, fascismo e stalinismo São regimes totalitários. Regimes totalitários admitem que o estado tenha grãnde ingerência sobre o cotidiano dos cidadãos, seja consentido ou não.
A diferença fundamental entre nazismo e stalinismo é que o nazismo jamais expropriou (tomou) os meios de produção (fábricas, empresas, fazendas, etc.) Da burguesia Para dar aos proletários. Para distribuir para o povo ou colocar sob administração popular. Siemens, Porsche, Krupp, etc. Jamais foram incomodados por Hitler, que apenas, encomendada mais e mais produção de guerra para essas empresas privadas que ficaram (e ainda são…) riquissimas.
O stalinismo expropriou os meios de produção da Rússia Czarista. Terras foram transformadas em cooperativas, distribuídas, fábricas tiveram sua gestão passada para o conjunto dos trabalhadores da unidade e certamente, se completou a reforma agrária.
Hitler é totalmente diferente de Stalin. Eu li o livro “Minha Luta”. No livro, Hitler explica com detalhes que usou as palavras “socialista” e “do trabalhador” no nome do partido, da mesma forma que a ARENA depois da ditadura no Brasil passou a se chamar “Partido da democracia social”, ou porque os tucanos se autodenominan PSDB, Partido da social democracia, e o PTB de Partido do trabalhador brasileiro!! É tudo para atrair trabalhador incauto, trabalhador hesitante em lutar pelo que tem direito.
De todo modo, fico feliz que Stalin tenha sido o maior adversário de Hitler e vice versa. É que Stalin tenha vencido a luta selvagem entre esses dois titãs. Sem Stalin, hoje, falariamos todos alemão… É morariamos num campo de trabalho.
Stalin era ateu, mas meu caro… sarará!!!
Irion
17/08/2017 - 19h02
Nazismo “de esquerda”? Nada mais natural para quem acredita que a bandeira japonesa é comunista! Os ignorantes não têm cérebro, logo, não têm memória!!!
Humberto Lima
17/08/2017 - 18h41
”O stalinismo pegou um dos países mais atrasados do mundo e o transformou na segunda potência mundial. O nazismo pegou um dos países mais cultos do mundo e levou à barbárie. ” – Adorei
Prof. Oliver Marieto
17/08/2017 - 16h52
O regime soviético não foi atacado pelo ” mundo inteiro”, mas sim atacou o ” mundo inteiro ”, dizimou todas as nações limítrofes, construiu um império.
Deixe de ser desonesto, ” jornalista ”
Miguel do Rosário
17/08/2017 - 17h00
Há controvérsias.
Capitão
17/08/2017 - 17h19
O sr. é professor? De quê? De corte e costura? Pois se for de História, tenho pena de seus alunos.
Irion
17/08/2017 - 19h09
Só pode estar falando do Império Ianque..
Prof. Oliver Marieto
17/08/2017 - 16h50
Você assistiu e só absorveu a parte que te interessava ?
”O stalinismo pegou um dos países mais atrasados do mundo e o transformou na segunda potência mundial. O nazismo pegou um dos países mais cultos do mundo e levou à barbárie. ”
Na verdade ele disse que o Stalinismo/Comunismo foi ainda pior que o nazismo, um genocídio muito mais amplo.
Ou o comunismo não levou à barbárie.
O texto é assinado por um jornalista, mas parece que foi escrito por um fã desses youtubers.
Miguel do Rosário
17/08/2017 - 17h01
Sim, eu comentei isso no post. Não concordo com isso, mas não sou fã do stalinismo. Concordo que foi uma coisa horrível.
Celso Junqueira
17/08/2017 - 17h31
Miguel, o professor entendeu sim. Ele não é tão estúpido assim. Se formos seguir o raciocínio desse pessoal, então a Alemanha Oriental, chamada de República “Democrática” Alemã era uma democracia. O mesmo vale para a República “Democrática” da Coréia.
Celso Junqueira
17/08/2017 - 20h12
E mais: o PSDB não poderia ter a expressão “social democrata” em sua identificação, pois eles praticam coisa completamente diferente.