Não gosto desse tipo de pesquisa, que acho terrivelmente manipuladora, mesmo sendo eu contra Temer e a favor da abertura de investigação.
As perguntas são construídas de um jeito que constrangem o entrevistado a responder de uma determinada maneira.
Mas, enfim, segue o relatório, para registro histórico.
***
No Ibope
Para a maioria, deputados federais devem votar a favor da abertura de processo que torna o presidente Michel Temer réu por crime de corrupção
Entre os dias 24 e 26 de julho, o IBOPE Inteligência realizou, sob encomenda do Avaaz.org, uma pesquisa telefônica com eleitores brasileiros com 16 anos ou mais para avaliar o posicionamento deste público sobre a atuação dos deputados federais na sessão de votação que poderá definir a abertura de um processo no Supremo Tribunal Federal (STF) que torna o presidente da República, Michel Temer, réu por crime de corrupção.
A pesquisa mostra que 81% dos entrevistados são favoráveis à aceitação da denúncia contra o presidente por parte dos deputados federais, o que leva o processo ao STF. Apenas 14% são contrários e aqueles que não sabem ou preferem não opinar representam 5% da amostra.
Pergunta: No mês passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou denúncia criminal contra o presidente Michel Temer por corrupção. A denúncia já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e seguirá para votação na Câmara dos Deputados. Os deputados federais votarão se Supremo Tribunal Federal (STF) deve ou não deve dar início a um processo que torna o Presidente Michel Temer réu por crime de corrupção. Pensando nisso, o(a) sr(a) acredita que os deputados federais devem votar a favor ou contra abertura do processo que torna o Presidente Michel Temer réu por crime de corrupção?
Nota-se que os entrevistados mais favoráveis aos deputados federais aprovarem a abertura do processo são os mais jovens (89%), aqueles que têm o ensino médio ou superior (86% e 85%, respectivamente), os que têm renda familiar de mais de 2 a 5 salários mínimos (87%) ou mais de 5 salários mínimos (85%). Além desses, destacam-se os entrevistados da região Sul (87%) e os que residem nas capitais (86%).
Ainda pensando na abertura do processo no STF, foram apresentadas algumas frases para medir o grau de concordância dos entrevistados. Observa-se que, para a afirmação “Ficarei indignado se os deputados votarem contra a abertura do processo no STF”, 70% concordam, 26% discordam e 4% não sabem ou não respondem. Sobre a frase “Respeitarei a decisão tomada pelos deputados em relação à abertura do processo contra o presidente Michel Temer”, são 74% os respondentes que concordam com ela, 23% os que discordam e 4% aqueles que não sabem ou não opinam.
Frente à sentença “Acho que a denúncia é correta e o deputado que votar contra a abertura do processo é cúmplice da corrupção” nota-se que quase 8 em cada 10 entrevistados (79%) concordam com ela, 18% discordam e 3% não sabem ou não respondem. Por fim, a frase “O deputado que votar contra a abertura do processo não merece ser reeleito em 2018” registra 73% de concordância, 25% de discordância e 2% que não sabem ou preferem não emitir opinião a respeito.
Pergunta: Ainda pensando sobre a abertura do processo no STF para tornar o Presidente Temer réu por crime de corrupção, vou ler algumas frases e gostaria que o(a) sr(a) me dissesse se concorda ou discorda com cada uma delas.
JOÃO CARLOS ZANETTE
01/08/2017 - 09h14
O brasileiro deveria ler as manchetes de 2010 , ler os índices de crescimento da economia , do desemprego, da capacidade de energia elétrica desenvolvida para sairmos do apagão do FHC . Ler do desenvolvimento das indústrias , da capacidade de movimentação portuária desenvolvida para exportarmos mais . Enfim, é muita coisa . TUDO NO GOVERNO LULA . O maior visionista político que o Brasil teve e vai ter. Agora temos que aturar n o pacto anti-Brasil desses políticos pobres de visão e ricos de ganancia. A MÍDIA CONDUZIU O GOLPE , INDUZINDO AS MENTES DO POVO A ACREDITAR NAS MENTIRAS. PREPAROU O CAMINHO PERFEITO E HOJE TEMOS UM POVO DISCUTINDO FUTEBOL, JOGUINHO DO CARTOLA. QUE PENA ME DÁ.