No Jornal GGN
Tribunal da Globo condena Lula pela segunda vez, por Ricardo Amaral
por Ricardo Amaral
SEG, 17/07/2017 – 17:21
ATUALIZADO EM 17/07/2017 – 18:27
A matéria do Fantástico (16/07) sobre a sentença do juiz Sergio Moro confirma a sórdida aliança entre a Rede Globo e a Operação Lava Jato para atacar o ex-presidente Lula. Em 13 minutos de massacre midiático, a Globo tentou empurrar ao público uma grande mentira: a de que a sentença teria sido baseada em provas, não apenas em teses dos procuradores e convicções do juiz.
?
O esforço de propaganda não muda a realidade: Lula foi condenado sem provas. A defesa demonstrou que o tríplex do Guarujá sempre pertenceu à OAS e tem seus direitos econômicos alienados a um fundo gerido pela Caixa. E a acusação não provou qualquer relação entre Lula e os desvios da Petrobrás, algo ignorado tanto pela sentença quanto pelo Fantástico.
Mas a Lei de Moro baseia-se fundamentalmente em condenar por meio das manchetes, não do Direito. A Globo sabe que a sentença é frágil e não deve prosperar em instâncias mais sérias do Judiciário; a não ser que seja amparada por uma forte campanha de mídia. Por isso armou seu próprio Tribunal, que absolve Moro de seus muitos erros e condena Lula sem apelação.
O Tribunal da Globo funciona como um espetáculo de ilusionismo. O mágico usa uma série de truques para distrair a plateia (cortinas de fumaça, jogos de luz, dançarinas, tambores) e, ao final, o que não era passa a existir no palco, pois as mãos do mágico são mais rápidas que os olhos da plateia.
No Fantástico, o truque do mágico é distrair o público lançando ao palco o contrato regular com a cooperativa que iniciou o projeto (não com a OAS), um papel rasurado (por quem?) e sem assinatura, um par de notas fiscais da loja de móveis, as falas de 2 réus que contradizem 73 testemunhas; é ocultar a defesa de Lula para encerrar o número com seu veredito ilusório.
A matéria não mostra nada que prove, de fato, que o apartamento foi dado a Lula ou que ele tenha recebido qualquer vantagem, em dinheiro ou de outra forma. Nada que o relacione aos desvios da Petrobrás. Mas na falta de material substantivo, o Tribunal da Globo emprega adjetivos para sentenciar que há provas “documentais, periciais e testemunhais”.
O Fantástico valeu-se, mais uma vez, dos recursos narrativos, visuais e dramáticos que caracterizam o jornalismo de guerra da Globo. A palavra dos repórteres e apresentadores (só aparentemente neutra) é reforçada pela reprodução de trechos da sentença, de modo a aumentar artificialmente sua credibilidade.
A narrativa contra Lula é sobreposta por imagens da fachada do prédio, fotos internas do apartamento, cenas de prisão e de depoimentos, imagens fora de contexto do próprio Lula e de dona Mariza. São cenas da vida real utilizadas para embalar o enredo de ficção que se quer transmitir ao público.
Dois “especialistas” são chamados a interpretar unilateralmente a sentença, poupando repórteres e locutores do serviço mais sujo. Ganharam seu minutos de glória e garantiram vaga na longa lista de comentaristas amestrados da imprensa. A Globo, naturalmente, não mostrou “especialistas” que pensam diferente de Moro.
A fala do advogado de Lula, encaixada ao final da matéria e sem direito a recursos cênicos, torna-se mera formalidade após dez minutos de convencimento do público por meio de “provas”, imagens e falas dos “especialistas”. Na Globo, o jornalismo de guerra dá-se ao requinte de registrar o “outro lado”, mas só depois que a vitória parece assegurada.
O Tribunal da Globo condenou Lula pela segunda vez, ignorando as provas de sua inocência e antecipando o que espera ser a decisão dos tribunais superiores. O truque do Fantástico será repetido mil vezes, até que a mentira se pareça com uma verdade, completando o ciclo midiático-judicial da Lei de Moro.
A intenção da Globo é convencer o público de que Lula está fora do jogo eleitoral, sem aguardar o pronunciamento das instâncias superiores. Esperam colher o resultado nas próximas pesquisas. Mas mesmo que elas apontem perda de intenção de voto, Lula permanece vivo e representa o mais forte sentimento das ruas: o desejo de mudança, para que o país volte a crescer e gerar empregos.
Por isso, em outra frente, editoriais e colunistas da Globo pressionam o Judiciário a acelerar o processo e antecipar o desfecho da longa caçada ao ex-presidente Lula. Afinal, quem pode prever como estarão o país e as pesquisas daqui a um ano? Qual o nome, qual o projeto que os golpistas terão para apresentar até lá? Não tenho dúvidas: o Tribunal da Globo continuará em sessão até conseguir tirar Lula das eleições, ou até ser derrotado pelo voto popular.
Márcio Souza
21/07/2017 - 17h30
Como vocês são idiotas, são vitimas do encantador de burros, vocês só enxergam um palmo a frente de seus focinhos, continuem a babar este molusco.
Diana De Castro Teles
19/07/2017 - 00h46
Moro X Globo tudo a ver!
Nair Carraca Da Costa
18/07/2017 - 23h14
Paulo Coelho falou certinho … Também penso assim tenho maior raiva de pobre q se orgulha da riqueza do patrão .Por isso continuam sempre manipulados e pastando .
Rafael Batanguera
18/07/2017 - 19h50
O bicho é tão ruim q até qndo ri tem cara de kpta,..
:v
Klark Oliveira
18/07/2017 - 17h20
Lula2018
Cláudio Xavier
18/07/2017 - 17h00
Mas o combate contínuo, constante, também mina o campo do adversário. Continuemos desacreditando a Globo, mostrando que também raciocinamos
André Do Alemão
18/07/2017 - 16h28
Mi mi mi mi, é gopi é gopi é gopí é gopi, num tem prova num tem prova num tem prova num tem prova, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK é muito engraçado ver a petralhada perdendo as mordomias !!!!!!!
Edvone Duarte Santos
18/07/2017 - 13h53
E assim vemos o povo (gado) sendo manobrado pra onde a Globo quer…
Ernesto Valota
18/07/2017 - 13h40
“É impossível não sentir vergonha do que está acontecendo no Brasil”…
Gustavo Horta
18/07/2017 - 10h01
Padre Moro
Por Eduardo de Paula Barreto
Era dia de confissão
E os ladrões do erário
Na igreja da Conspiração
Entraram no confessionário
FHC contou ao Padre Moro:
‘Eu pequei com muito gosto
Quando fui Presidente
Assumo aqueles 100 milhões
E os roubos das privatizações’
Moro o perdoou imediatamente.
.
Aécio abrindo logo o jogo
Assumiu a paternidade
Daquele famigerado aeroporto
Que deu ao tio por caridade
E confessou: ‘Desviei o que pude
Daquelas verbas da Saúde
E Furnas me manteve abastado
Com as mesadas cujo dinheiro
Eu misturava ao do mensalão Mineiro’
E Moro perdoou os seus pecados.
.
Quando chegou a vez de Alckmin
Ele deixou o Padre Moro cansado
Por apresentar uma lista sem fim
Dos crimes que havia praticado
Confessou sobre o Trensalão
Gestão hídrica e a gratuita agressão
Aos alunos e professores
Admitiu que toda a sua legenda
Se beneficiava da Máfia da Merenda
E Moro o perdoou com louvores.
.
Todos os pecadores de direita
Confessaram os atos de corrupção
E apesar das maracutaias feitas
Todos receberam o perdão
E saíram da igreja
Se sentindo a cereja
Do bolo da criminalidade
E reassumiram os seus postos
Para roubarem de novo
Certos da impunidade.
.
Já era fim de tarde
Quando pessoas de bem
Se aproximando do Padre
Se confessaram também:
‘Nós éramos miseráveis
Como seres descartáveis
Numa sociedade cega
Mas hoje somos cidadãos
Graças à implantação
Dos ideais de esquerda’.
.
Então o Padre perguntou:
‘Mas quem promoveu a cura
Da sociedade que os flagelou?’
E todos gritaram: ‘Lula’
Foi quando num salto súbito
O Padre subiu ao púlpito
E rasgando a Bíblia do Supremo
Anunciou a sentença vingativa:
‘Sr. Luiz Inácio Lula da Silva
Pelo bem que fez, eu o condeno.’
gustavohorta.wordpress.com
Maria Ap Stella
18/07/2017 - 11h16
Nojo desse moro, dessa Globo…
Rogério Carvalho
18/07/2017 - 05h42
Lula é vítima do próprio mal caratismo e safadeza! Cadeia nesse filho de uma rapariga!!!!
Pedro Dornelles
18/07/2017 - 13h22
Espera 2018, aí tu vai ver qual a cadeia que ele vai ir.
Alex Tenorio
18/07/2017 - 02h11
Seria a Globo, o alvo de Palocci?
Ou seria o SBT, que já esteve a beira da falência?
Jackie Alboledo
18/07/2017 - 05h05
O jurista entrevistado odeia o Lula e é tucano.
Charles Ramos Telles
18/07/2017 - 04h12
O molusco e a pessoa mais correta do mundo!!! Lula guerreiro!!! Ladrao do povo brasileiro!!!!!
Maria Lucia
18/07/2017 - 03h57
#GolpistasDeMerda
Ana Maria
18/07/2017 - 03h00
VIROU BRINCADEIRA CONDENAR OS INOCENTES.
Isaac Soares
18/07/2017 - 01h22
Não adianta negar, a rede globo e a mãe e o paí e a mais culpada do golpe, o seu dia vai chegar rede globo.
Deuzelia Garrido
18/07/2017 - 01h05
FORA GLOBOLIXO e MORO PARTIDARIO!!
Graça Melo
18/07/2017 - 01h05
Agora quem condena a Globo é o povo que já sabe dos crimes contra a sociedade. É grande saqueadora dos milhões de tributo que sonega. Este dinheiro que não entra para os cofres públicos faz falta para pagar o funcionalismo público que está a esmolas no RJ, para a educação, em investimento creches e de salas de aula, saúde que está na UTI. Então a Rede Globo é comparada aos políticos altamente corruptos do país, nada a acrescentar,
Também assalta a consciência da nação brasileira!
Isaac Soares
18/07/2017 - 01h40
Esta TV que empurrou nos brasileiros o collor, deu todos os apoios o Aécio Neves colocou o temer de presidente, da pra confiar nela.?
Ilsa Rosa
18/07/2017 - 21h33
Globolixo
Maria Jose Lima Dos Santos
18/07/2017 - 01h03
Quem poder va embora desde país do lixão
Maria Alécia Freitas
18/07/2017 - 00h59
Lixos.
Ricardo Brugger
18/07/2017 - 00h51
LUIZ TAVE
17/07/2017 - 21h46
STF E TRF- 4 FAZEM PARTE DO GOLPE JURIDICO ? A GLOBO JA` VAZOU A SENTENÇA DA SEGUNDA INSTANCIA DO TRF ! TUDO FILHO DA PUTA ! O JUDICIARIO VIROU O CU´ da mae joana ! canalhas !
Francisco De Assis Da Silva de Assis
18/07/2017 - 00h46
O Brasil só tem homem inocente limpo cara
Mar
17/07/2017 - 21h25
Enquanto a globo existir, haverá juizes como Moro e Mendes, Procuradores como Janot e Dalanhol , presidentes com Temer e um bando de midiotas desocupados reproduzindo suas idéias como zumbis. A globo tem que ser derrubadas se quizermos ter o Brasil como nação.
Ilda Regina Gouveia
18/07/2017 - 00h19
Manda a Globo pro inferno que é melhor.
Denilson Fagundes
18/07/2017 - 00h18
Eva Jocéli
18/07/2017 - 00h00
moro pode me fazer um favor ? eu nao gosto de uma pessoa ppde condenar.ela. bota uns dez anos ta bom .kkkkkkkkkklkkkkk
Rogério Carvalho
18/07/2017 - 05h43
Moro, faça outro favor, condene mesmo todo filho da puta que rouba o Brasil. Mas não dê só nove anos e meio não, manda esse filho da puta logo pra forca!
Ivana Pedrini Lyrio
17/07/2017 - 23h39
Que prendam ele logo.
Pra que essa palhaçada, ja acabaram com o brasil, agora e so esperar que os estrangeiros acabem com a corja brasileira, porque la tem lei e homem pra resolver quem e inocente e quem e culpado.
E pra mim quando o brasil for deles, dessa corja nao vai sobrar um.
Bruno Marcus
18/07/2017 - 11h50
Vc quer dar a bunda pro tio San?
Ivana Pedrini Lyrio
18/07/2017 - 12h21
Quem quer vai nao manda.
Corajosooi.
Lia Mara Crepaldi
17/07/2017 - 23h36
Quanta babozeira aceitem seu chefe é um cretino
Bruno Romalto Strohmeier Júnior
17/07/2017 - 23h35
“O socialismo petista é movido por uma fé de inspiração cristã. O ingrediente da dúvida não faz parte do credo do PT. O partido se alimenta da certeza de que seu único líder é uma potência moral, que não deve contas a ninguém senão à sua própria noção de superioridade.”
– Josias de Souza
Mauricio
18/07/2017 - 18h37
Bruno, seu comentário se aplica ao Moro e Dallagnol e não ao PT e Lula.