(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
A vida tem essas coisas.
O novo presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, um liberal, decidiu ser honesto e defender a instituição.
Em entrevista a Jovem Pan, diante de um Marco Antonio Villa alucinado, o qual, acompanhado por uma jornalista, tenta induzir Castro a chancelar alguma de suas afirmações delirantes, sobre o BNDES ter ajudado “ditaduras” da Africa negra, “ditaduras” bolivarianas, Cuba, etc, o novo presidente do BNDES dá um show de lucidez e põe todos os pingos nos is.
Aliás, é um tanto assustador ouvir Villa repetindo a expressão “África negra”. Não vejo alguém se referir à Europa, como “Europa branca” ou à Ásia, como “Ásia amarela”.
Eu nunca tinha assistido esse programa de Villa. De fato, o sujeito é uma caricatura. É um comentarista de G1, um vazador de chorume que ganhou um programa de rádio.
Senti pena do Castro ao ter que lidar com um monstro desses.
Mas Castro o enfrentou e o escalpelou. Disse que não encontrou nenhuma corrupção no BNDES, nem agora nem nos anos Lula e Dilma. Disse que as operações de financiamento a exportações de serviços de engenharia foram acertadas e deram muito lucro ao BNDES e, portanto, aos brasileiros. Referia-se tanto ao porto de Cuba às obras nos países africanos.
Explicou a Villa que um banco não pode fazer esse tipo de avaliação (evidentemente desequilibrada) sobre “ditaduras” da “Africa negra” ou “ditaduras bolivarianas”.
Castro tentou explicar a Villa que se um país ficar fazendo esse tipo de avaliação, não vai fazer negócios com ninguém. Poderia ter acrescentado ainda que a China é uma ditadura, a Arábia Saudita é uma ditadura, e tem muita gente que chama os EUA de uma potência imperialista diabólica. Em matéria de comércio exterior, é prudente todavia baixar a bola da retórica política.
O papel do BNDES é ajudar empresas a fazer negócios no exterior, gerando empregos e divisas para o Brasil, ponto.
Castro disse que os financiamentos para o BNDES e JBS, no ranking do BNDES, ficam lá embaixo da lista. Que o BNDES financiou outros frigorícos também. E que o financiamento, especificamente para o grupo JBS, foi muito bem sucedido e acertado.
Enfim, deu uma aula belíssima de BNDES.
Para isso, porém, Castro teve quase que gritar no programa, para se impor. Não foi fácil. Villa e outros apresentadores portavam-se o tempo todo como histéricos machartistas, fazendo comentários exagerados, usando expressões políticas chulas.
Há um momento em que Villa, decepcionado com o fato de Castro não corroborar suas teses insanas sobre o BNDES, afirma que, segundo o novo presidente do BNDES, Lula teria sido um “grande estadista”.
Em alguns momentos, Castro, vendo que estava diante de bestas feras que estavam ali apenas para arrancar falas contra o PT, lança uma ou outra abrobrinha para saciar a sede de sangue delas. Sobretudo, com uma ironia incrível, elogia Marco Antonio Villa e a Jovem Pan o tempo inteiro.
Chama Villa de “grande intelectual”, dotado de “verbe”, “brilhantismo”. É a técnica que ele encontra para furar o bloqueio da mídia fascista e defender o papel do BNDES para a economia brasileira.
Num outro momento interessante do vídeo, Rabello lembra aos comentaristas histéricos da Jovem Pan que Lula e Dilma “foram eleitos” e, portanto, suas decisões estratégicas sobre o papel do BNDES vieram, na verdade, dos eleitores que assim decidiram.
A história dos “campeões nacionais” também foi posta em seu devido lugar por Castro. Perguntado se o BNDES manteria a política de criar “campeões nacionais”, Castro respondeu que, “fatalmente”, alguma das empresas brasileiras beneficiada pelos financiamentos do BNDES poderá se tornar uma campeã, ganhar mercados aqui e lá fora. Foi um cheque-mate no viralatismo de Villa! Castro explicou que o que a mídia fica chamando de “campeões nacionais”, no caso Odebrecht e JBS, foram apenas algumas das grandes empresas, dentre dezenas, que receberam crédito do BNDES. Gerdau, Vale, Petrobrás, estados, prefeituras, todas as grandes empresas nacionais, privadas e estatais, receberam crédito do BNDES – porque é para isso que o BNDES existe. Lembrou também que milhares de micro, pequenas e médias empresas também receberam crédito.
Temer, desorientado, mergulhado em crise política, acossado por todo o tipo de denúncias, parece que se distraiu e deixou que lhe indicassem um cara decente para presidir o banco.
Ufa.
HAERTEL DUARTE MENDES
28/11/2017 - 19h39
O vídeo é imperdível. Ao final é possível identificar o sentimento de frustração que brota do semblante do historiador e seus companheiros.
João Carlos.
08/04/2019 - 11h38
HISTORIADOR…?
Essa condição,cargo ,posto é adquirida através de um curso,concurso?É um título honorífico?Ou uma auto proclamação?
Ou é só ser fascista,e odiar os componentes do PT?
Neste caso do BNDS,o “estoriador” e não historiador,levou no briôco,como tem sido a vida dele!(e olha que parece que gosta!)
Parece estar sempre com TPM,um verdadeiro comportamento de titia.
Passa a noite lendo livrinhos que todos temos acesso e pela manhã,coloca na pauta o teor da leitura e vem dar uma de coruja.
Cuidado…!TPM mata do coração.
SELEMIR GOMES COELHO
18/07/2017 - 15h43
Seguindo o conselho do entrevistado, eu já baixei do site do BNDES o tal Livro Verde para melhor me inteirar do que foi feito no período. É uma boa oportunidade de tomar conhecimento real dos fatos, e não i=ficar com as inverdades que a maior parte da mídia vive veiculando
Heloisa
18/07/2017 - 08h15
Nem tudo está perdido
Leonel Krochmal
18/07/2017 - 08h45
#Lula2018
Valéria
17/07/2017 - 19h17
Parabéns ao jornalista Miguel do Rosário pela excelente matéria. Parabéns ao presidente do BNDES pela excelente e esclarecedora aula sobre o esse banco de fomento.
Rogerio Abreu
17/07/2017 - 21h45
Yuri Rodrigo eu ia te falar que ele era um liberal hoje e esqueci, mas valeu pela desmoralização que ele fez com o vila.
Gilbert
17/07/2017 - 18h23
A cassetada foi grande. Derrubou as fakenews e lorotas que Vila tanto propaga.
Esse historiador “vilagepeople” nao tem noção do que é banco de fomento e financiamento subsidiado para competir com os juros baixos dos EUA , zona do Euro, Japão etc e não sabe o que é investimento a longo prazo em imobilizados, matérias primas e o impacto no custo de produção e o papel do BNDES no fortalecimento da indústria e modernização do parque tecnologico das empresas.
No vídeo ” Vila(nia)” não diz que a Odebrecht também fez obras de infraestrutura no Porto e o aeroporto de MIAMI. Ele disse que o porto de Mariel foi emprestimo pra financiar a ditadura de Cuba. Então o Brasil ta financiando a” ditadura dos Estado Unidos”?!! ” É o negócio idiota”!
http://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento
http://www.odebrecht.com/pt-br/negocios/nossos-negocios/odebrecht-engenharia-construcao-infraestrutura
Enock
17/07/2017 - 16h27
A jovem pan devia ter mais objetividade
Na entrevista com um homem com a capacidade do Paulo R Castro . E nao ficar fazendo chacotas com coisa seria (jovem pan zorra total).
ESSE TAL DE VILA NUNCA VAI CHEGAR A SER CIDADE VAI SER SEMPRE VILA SE NAO VIRAR FAVELA ,Com tanta besteira que fala
Rafael Carvalho e Lima
17/07/2017 - 16h24
6:17 da p continuar n. lamento. Bom texto e tal, mas n consigo escutar esta bosta de pessoa, desejo boa sorte ai p a nova diretoria do BNDS, e finalmente a direita ao menos conseguiu tira a cabeça da bunda e perceber q podem ser progressistas tb. Espero que n parem por ai.
Meire Souza
17/07/2017 - 18h52
Paulo Rabello de Castro: vamos gravar esse nome. Simplesmente honesto.
Esmeraldo Cabreira
17/07/2017 - 14h28
FOI HORRIVEL O PROGRAMA…. AS VÍSCERAS E MIOLOS DO FASCISTNHA MARCO ANTONIO VILA FORAM ESPREMIDAS PELOS SEUS FORAMENS NATURAIS, E O MAU CHEIRO SE ESPALHOU PELA INTERNET… PELA PRIMEIRA VEZ ASSISTI TAL PROGRAMA E ME PERGUNTO , SORUMBÁTICO, COMO A REDE BANDEIRANTES DE TELEVISÃO OUSA DEIXAR ESTES INOCENTES IMBECILIZADOS APRESENTAR UM PROGRAMA EM CONTRAPOSIÇÃO COM UM CATEDRÁTICO…. KKKKK!
FOI UM SUPLÍCIO…. AS MÃOZINHAS NERVOSAS E RETORCENTES DO OLIGORÊNICO VILLA IMPACIENTES E INCONTIDAS…. DAVA NOS NERVOS…. SUA FACE CONTORCIDA DE ÓDIO E FUROR FASCISTA, LÍVIDA DE HORROR NA MEDIDA EM QUE O PROGRAMA AVANÇAVA…. SOFRI MUITO…KKKKK! A BAND TEM QUE CHAMAR UM VETERINÁRIO E UM PSIQUIATRA PARA ATENDER SEUS COMENTARISTAS…. AQUELE QUE CHEGAR PRIMEIRO, GANHA!
POBRES FASCISTAS….. ENTÃO AQUELE MENTECAPTO SERIA O “FAMOSO” MARCO ANTONIO VILLA? HISTORIADOR DE RENOME…………. POBRE MENINO….. PERDEU A CORDA….. E O BOIZINHO SE FOI NOITE ADENTRO….KKKK!
SER FASCISTA E KOXINHA É UM DESBUNDE………..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
Esmeraldo.
ANTONIO PAULO DA COSTA CARVALHO
17/07/2017 - 13h58
é QUESTÃO DE CARÁTER.
ANTONIO PAULO DA COSTA CARVALHO
17/07/2017 - 13h56
É questão de caráter. Este tem;
TIAGO MAXIMILIANO BEVILAQUA
17/07/2017 - 13h37
Olha é a primeira vez que vejo alguém com posto de importância desse governo n ficar culpando o PT e mais que isso, pondo no devido lugar o papel ímpar do BNDES e o julgamento técnico dos pedidos de financiamento. E n esquecer que o tal livro verde que Paulo Rabello de Castro menciona é uma passada a limpo na história recente dos trabalhos do banco.
Naida Cortez
17/07/2017 - 16h25
O triste no Brasil é justamente isso. Em vez de ser, “decidem” ser honesto… Triste realidade.
Moacir Rodrigues de Pontes
17/07/2017 - 12h40
Pela cara parece até que alguém lá ficou com dor nas “hemorróidas”, não?
Eliza Zamagna
17/07/2017 - 14h57
Paulo Rabello sambou na cara do tal “estoriador”, que é tão pobre de espírito que dá vergonha. O tal mala da pan fala da África e de Cuba de maneira preconceituosa, obtusa e ultrapassada. O pior é que ele acredita mesmo ter sido respeitado enquanto historiador pelo entrevistado. Tolinho…
Benigno Christo
17/07/2017 - 14h44
Andre Luiz Santos
Giovanni Magni
17/07/2017 - 14h05
Gostei demais…
Celso Magalhães
17/07/2017 - 13h41
Parabens amigos. Cafezinho bom está em OCafezinho.
Henrique
17/07/2017 - 09h29
africa negra é um termino valido. diferenciando assim a parte arabe da parte negra. ou não gostam de diferenciações ?
Assim Falou Golbery
17/07/2017 - 09h15
O que esse Villa queria era insinuar que os empréstimos que os governos petistas fizeram para Globo foram tipo meia boca. E se lascou, pois o novo presidente já atestou que todo que fizeram foi mais do honestos, todas geram lucros bilionários em fazer do governo. lascou Villa e seu Palocci
IranBayma
17/07/2017 - 08h39
Olha ver o trouxa do Villa com a cara do que ele é foi impagável
Tereza Nyqvist
17/07/2017 - 10h48
#AnulaGolpeSTF é a solucão. #VoltaDilma! #LulaPresidente2018! Eu pergunto por quê diretas já se a solucão é anular o golpe? A retomada da Democracia se dá com a volta da legítima Presidente do Brasil Dilma Rousseff, retirada sem crime de responsabilidade. Admiro a luta de quem quer fora temeroso, mas assim agem aceitando o golpe. Devemos lutar pela anulacão do golpe já!
Carlos Krebs
17/07/2017 - 04h42
Caro Miguel, em teu texto há uma troca de nomes no 11° parágrafo:
“Castro disse que os financiamentos para o BNDES e JBS, no ranking do BNDES…”
Acho que te referias à Odebrecht, e não ao banco sendo financiado pelo própio banco.
Rodrigo Abreu
17/07/2017 - 07h09
Esse villa é um animal ruminante de cascos fendados , da nojo de ouvir esse animal , boca de esgoto !!!
Igor Muraro
17/07/2017 - 06h17
Foi uma humilhação, deveriam editar esse vídeo com os melhores momentos.
Kyryno Euzebio
17/07/2017 - 05h01
Honestidade não é apenas uma decisão de momento ou de ocasião, é ou não é, não tem meio termo, é só olhar pra essa hoste de golpistas que já dá pra entender, deram o golpe no governo, no povo e no pais, só tem ladrão e traidor nesse meio de corruptos traidores da nação.
Deuzelia Garrido
17/07/2017 - 04h25
Adorei Paulo Rabello , foi demais!!!
Teresa Teresinha Magalhães
17/07/2017 - 03h31
Tomou uma voadora !
Luiz Carlos P. Oliveira
16/07/2017 - 22h57
Esse MARCO ANTONIO LUGAREJO é um babacão. É do mesmo time do TIO REI, outro pseudo intelectual. Tirem o microfone ou a coluna de jornal deles e eles voltarão a ser o que sempre foram: NADA. ABSOLUTAMENTE N A D A ! Esses crápulas só se sustentam por que existem os coxinhas, que conseguem ser mais idiotas do que eles.
Edson Couto
17/07/2017 - 01h55
Este tipo de jornalismo só atinge idiotas e desinformados…
Maria Alécia Freitas
17/07/2017 - 01h31
Boaaaaa….legal…
Luiz Carlos P. Oliveira
16/07/2017 - 22h19
RODRIGO FARAGE FERREIRA: você é o típico coxinha, aquele imbecil que ouve uma noticia tendenciosa e acredita piamente nela. É mais um enganado pelo pato da FIESP, portanto, um “pato” midiotizado. Se você conversasse com alguém que faz projetos de viabilidade financeira, como eu, saberia como funciona o BNDES. E saberia que muitos empresários não conseguem financiamento de qualquer linha de crédito do governo por que não pagam impostos, FGTS, INSS, IPI, ICMS e outros encargos federais, estaduais e municipais, além de terem o CPF de seus sócios com restrição de crédito. Procura mais informações confiáveis antes de falar essas tolices. E mais: grande parte do dinheiro do BNDES é do FAT. Agora vá pesquisar, pois não vou te dizer o que é o FAT. O resto das informações te dei como “cortesia”. Se fores empresário e precisares de financiamento, me procure. Mas aí eu cobro. É toma lá, da cá. Com coxinha sonegador só faço negócios à vista.
a
17/07/2017 - 20h14
Ele deve achar que FAT é Fiel Amigo do Temer
Renato Medrado
17/07/2017 - 01h08
O que esses falsos jornalistas e o débil historiador,(que não sabe historiar nem sua própria vida pregressa), querem é destruir o BNDS como fizeram com a Petrobras, a serviço do neoliberalismo!
Silvano Sant’ana
17/07/2017 - 01h03
Quase gozei vendo esse historiador de merda levando nabo na bunda !!kkk
Esmeraldo Cabreira
17/07/2017 - 14h31
SANT’ANA, OUSO DISCORDAR…….. NÃO ERA EXATAMENTE UM NABINHO…. KKKKKK!
MANDIOCA BRAVA DE DOIS ANOS….KKKKK!
Nerá Barbosa Pupo
17/07/2017 - 01h02
Muito bom, mas o Vila continuará com ó bombardeio do PT e agora tb do presidente do BNDES.
Silvano Sant’ana
17/07/2017 - 00h52
O presidente do BNDES desmonou a banca de jornalistas da rádio Jovem Pan que tentaram a todo custo induzir o presidente do banco a difamar a gestão do PT. Esse Marco Antônio Villa é um incoveniente boçal ,um desinformado à serviço da elite golpista ! Ele e a Rádio Jovem Pan!
Eu,como radialista e jornalista tenho nojo dessa imprensa imunda brasileira !
Assim Falou Golbery
17/07/2017 - 09h19
De fato, esse boçal não entende que todos os empréstimos segue um rigoroso estudo e análise técnica de alto nível, seja para emprestar ao seu zé da esquina, seja para um Globo
Maria Angélica
17/07/2017 - 00h30
Ufa!!!! Alguém sendo honesto.
Camilo Reis Martins
17/07/2017 - 00h09
vila bosta
Fabrizzio José Silva Oliveira
16/07/2017 - 23h58
Cadê as panelas em Ipanema e na Paulista com os patos?
Cyro Leite
16/07/2017 - 23h39
Quando vi a chamada fiquei curioso e fui em frente. O historiador era o Villa, kkkk, aí fica fácil. Este Villa é caricaturesco, orellhudo de dar dó, a jovem Pan deveria se mancar e dar o pé no traseiro deste picareta, mesmo sendo golpista como ele. Mas cá entre nós: burrice tem limites e mesmo não sendo ouvite desta rádio, o povo já percebeu toda a jogatina da mídia.
Mario Barboza
16/07/2017 - 23h27
Chupa golpista..
Sérgio
16/07/2017 - 20h26
Essa entrevista e histórica
Histórica em todos os sentidos, pois o energúmeno do entrevistador ( isso não deveria ter nome, pois nome e próprio e esse sujeito é impróprio) se diz ser historiador ( coitados dos profissionais da área)
O mas sensacional não foram as respostas, pois isso todo mundo sabia. O estupendo foram as reações de educação irónica, sarcástica do presidente do Bndes.
Só faltaram os balões com os pensamentos . Genial
Paulo Kasmirski
16/07/2017 - 20h12
Bom na comunicação e na profissão Presidente do BNDES
E no resto que faz deixou entrevistador encolhido na real usou a tática deixando as feridas camufladas de lado, para engrenar a realidade sem feridas. Que dilui progresso, foca diretamente na produção do resultado.
Faça como Presidente atual do BNDES
Dispensa os problemas nem cria outros no lugar apresenta projeto como conquistar resultado
Vai ser difícil Doria, ou sobre o Doria cada um posta uma coisa diferente, sem pedir licença para ele mesmo que aceitara se o pedido pode ser feito via cartório, para ficar alguns dias acompanhando rotina dele tempo real que acha de cada coisa e achar que podem ficar fazendo a mesma rotina dele, para depois postar o que faz, e não o que não faz, envenenar e muito fácil, tirar o veneno difícil,
https://www.facebook.com/verotaviofalcao/posts/1722851221076808
Ernesto
16/07/2017 - 20h06
Que espetáculo de aula… Pena que os alunos não estavam interessados em aprender…
Ana Lucia Bragheroli Andreazzi
16/07/2017 - 23h06
BEMMM FEITOO PRO VILA (QUE SE ACHA!)
Raimundo A. Goncalves
16/07/2017 - 23h02
Quem puder, assista ao vídeo. Dá gosto de ver a cara de bosta do historiador de mentirinha.
Reinaldo Chaves Rivera
16/07/2017 - 22h47
… O PT APODRECEU O BRASIL !!! … Eis o legado da era PT e da esquerda fascista que ele representa: um país sem ordem e sem progresso, mas com muita farsa, mentiras e muita, muita corrupção. O país inteiro mergulhado numa crise moral e ética sem precedente em sua história. Sem a figura de um presidente probo e sério, sem um paradigma de decência, o povo se perde em leviandades e degeneração. Que nefasta herança deixou Lula, o apedeuta ébrio e calaceiro, para os jovens desta nação !! Que tristeza ver a terrorista corrupta Dilma conjurando, mais uma vez, um golpe comunista neste país !! Esses treze anos de PT ficarão marcados na história pelo desgoverno de comunistas, fascistas de esquerda, corruptos e perigosos, mais preocupados em homenagear ditadores facínoras e conceder bolsa-ditadura a assassinos do que fazer este país caminhar para frente. O PT é uma súcia que nos enche de vergonha e que foi um desastre à frente do governo do Brasil. Que herança maldita dessa esquerda fascista. A desordem instalou-se no país e antevê-se o caos !
ari
16/07/2017 - 20h40
Vc xingou, xingou e nada disse.
ari
16/07/2017 - 21h17
Vc deve ser aluno do Villas: xingou, xingou e nada disse.
José Roberto Morandini Nunes
17/07/2017 - 04h00
Uau, quanta merda que o senhor escreveu…
Rodrigo Abreu
17/07/2017 - 07h11
Kkkkkkkkkkkkkkkk consultar numeros ninguem quer ne , mais um alienado fantoche que no minimo copiou texto de algum coxinha kkkkkkkkkkkkk ou um robô bobo kkkkkkkkkkkk
Carlos Krebs
17/07/2017 - 07h46
Volta pra caverna… faz uma fogueira, fica lá dentro deitadinho em posição fetal perto do fogo, e repete este teu mantra de ignorância até dormires.
Carla Maria Holm
17/07/2017 - 08h07
PT? É sobre a entrevista do novo Presidente do BNDES! Vc está com problemas?
Ciro José Tabet
17/07/2017 - 10h02
https://m.facebook.com/photo.php?fbid=1646043945419592&id=100000420064320&set=p.1646043945419592&source=47&__tn__=R
Charles Lisboa
17/07/2017 - 10h20
Opinião lixo
Charles Lisboa
17/07/2017 - 10h21
Sim foi o PT
http://www.esmaelmorais.com.br/2017/07/bomba-bomba-bomba-cunha-delata-deputados-que-venderam-voto-no-impeachment/
Thomas Camargo Coutinho
17/07/2017 - 15h38
Sr. Reinaldo Chaves….vc é um lunático ….. Procura outra fonte porque essa sua está podre…acorda ..
TIAGO MAXIMILIANO BEVILAQUA
17/07/2017 - 13h48
Governos do PT foram um desastre pro Brasil? De onde vc tirou isso? Foi justamente o contrário. Todos, mas todos mesmos, indicadores quantitativos, econômicos e sociais, mostram q os resultados dos governos do PT foram muito superiores aos anteriores. Leia, se informe e pense. N vá só e tão somente com ideologia.
Maria Nilza Rosa Nunes
17/07/2017 - 18h43
Você leu o que escreveu? Que embrolho é esse? Que herança ? Vc está tentando inocentar essa quadrilha? Realmente vc não assistiu muito bem as aulas de redação e interpretação de texto não é ? Valha-me Deus.
Denilson Fagundes
17/07/2017 - 20h31
Botaram alguma coisa na droga dele….só. pode.
Antonio Carlos Campos
17/07/2017 - 21h52
Reinaldo, você é um oligoide!
Arthemis Alpi
17/07/2017 - 23h26
Acho que você endoidou.
Leonel Gibulo
19/07/2017 - 14h25
podre está sua mentalidade,olhe mais para si mesmo e vê se encontra algo de bom….se é professor direito,deveria seguir sua inclinação para oque é justo também…
Leandro Dias Martins
16/07/2017 - 22h30
Pelo visto um bom presidente para o banco
Edson Britto
16/07/2017 - 22h29
Foi a melhor entrevista da jovem pan.
Dartanhan de Orleans
16/07/2017 - 19h22
E ainda existe algum ser mentalmente normal capaz de ouvir e ver esse VERME chamado Villa? Um lixo ambulante que faz o papel dos Golpistas e lambe as botas dos Tucanos, não merece ser chamado nem de gente quanto mais de Historiador.
Reginaldo Lessa
16/07/2017 - 22h19
Comeu o rabo várias vezes. Tem q estudar mais bndes. #MÍDIAGOLPISTA Mídia safada.
Sidnei
16/07/2017 - 19h10
O Villa não é jornalista!
Não é historiador!
Não é professor!
Era viado, virou homem e virou viado de novo.
Enfim:
O Villa é um porra!
Ester Motta Lopes
16/07/2017 - 21h53
Ver o Villa tomado porrada é bom demais !!!
Cyz Souza
16/07/2017 - 21h47
Indigno de ser chamado de historiador. Historiador sem fontes confiáveis está mais para fofocador de plantão
Marcos Pinto Basto
16/07/2017 - 18h37
Aguentar o Tótó da Aldeia não é tarefa fácil porque o melquetrefe ainda não se descobriu no meto de tanto lixo que semeia. Nunca antes tinha visto um fulano que se intitula professor universitário fazer mão de comentários muito pouco decentes e carentes de veracidade contra uma figura política da envergadura de Lula. Só um débil mental se comporta assim, merecendo o alcunha de Tótó da Aldeia porque não tem categoria para ser Vila, ainda mais com dois l.
Pedro Dornelles
16/07/2017 - 20h51
Os canalhas falam, falam, mentem, mentem mas quando pegam pela frente gente seria, independentemente de posição política, aí quebram a cara.
Eliane Barroso
16/07/2017 - 20h46
Adorei. Inclusive, fiquei espantada com a postura de um escolhido de Temer. Muito correto nas suas colocações!
Adriana
16/07/2017 - 17h29
Que tapa na cara desse bando de bobão!
Maria Thereza Freitas
16/07/2017 - 17h29
conta-se que, na década de 1980, em plena crise de petróleo, uma jornalista pergunta ao então presidente da Petrobrás, como iam nossas exportações de petróleo. O presidente mandou que ela voltasse pra casa e fosse estudar um pouco antes de perguntar besteiras. Esses daí estão na mesma situação. Perguntam em cima do que eles mesmos escrevem e ouvem. Cheios de pré-conceitos. O último a falar, então… parece que não tem nada a ver com a “péssima imagem do BNDES”
Edi Passos
16/07/2017 - 17h28
Chinelada histórica, isso precisa ser retransmitido para todos os ninhos de coxinhas manipulados por picaretas tipo esse Villa!
José Da Paixão Batista Dos Santos
16/07/2017 - 20h19
Excelente.
Vitoria Emilia Marques
16/07/2017 - 20h17
Villa e realmente chulo e sujo! Amei vê-lo esfregar as mãos! Foi o ponto alto da entrevista!
Clô Teixeira
16/07/2017 - 20h10
Ver a cara de otário do Villa, com suas mentiras sendo denunciadas, não tem preço!
Cristina Tinoco
16/07/2017 - 19h17
Melhor mesmo foram as puxadas de orelha. Adorei!
Ailton Melo Melo
16/07/2017 - 19h05
Isso foi um pancadão!
Rita De Cassia Romeiro Rodrigues
16/07/2017 - 19h02
Tomou bonito nas fuças…
Jeová Soares
16/07/2017 - 18h56
Aquilo é historiador de que? Completo imbecil sem noção!
Ciro José Tabet
17/07/2017 - 10h03
https://m.facebook.com/photo.php?fbid=1646043945419592&id=100000420064320&set=p.1646043945419592&source=47&__tn__=R
Jose Manoel Martins
16/07/2017 - 15h51
O Sr Castro deu uma verdadeira aula de ética, de como as instituições brasileiras devem ser conduzidas, e que o BNDES é muito bem conduzido por seus funcionários, e mostrou como boa parte se nossa imprensa é despreparada ou malidicente.
Marcio Ferrari
16/07/2017 - 18h50
Ta mais pra contador de causo que historiador…
Marcelo PeTista de Faria
16/07/2017 - 15h43
MUITA GENTE QUE AGORA ESTÁ EXTASIADA COM A SURRA QUE ESSE CONTADOR DE HISTORINHA PRA ZUMBIS GOLPISTAS LEVOU; ONTEM MESMO AINDA ACHAVA QUE O PORTO DE MURIEL FOI PREJUÍZO PARA O BRASIL E ROUBO DO PT. ACHO QUE A CARAPUÇA ESCONDE A CARA E É A PROVA DE SOM(DE MI-MI-MI) MAS SERVIU EM MUITOS QUE AQUI SE MANIFESTAM COM FREQUÊNCIA! OH… GLÓRIA!
luiz
16/07/2017 - 15h31
Pois é, ufa! Dá pra dar um suspiro de alívio quando vemos pessoas íntegras assumindo cargos de grande responsabilidade.
Não sabia que na Jovem Pan só tem antidemocráticos. Uma pena.
Marcelo PeTista de Faria
16/07/2017 - 15h45
Iportante: O Paulo Rabello de Castro é um liberal não PeTista!
Joao Caldeira Oliveira
16/07/2017 - 18h25
Lenilson Batista
16/07/2017 - 18h14
Muito bom, fiquei com vergonha!!!
Berenice Coutinho
16/07/2017 - 18h13
É revoltante esse cara se intitular “historiador”, é mais um deturpador dos fatos.
Cristina Assunção
16/07/2017 - 18h11
Foi muito bom ver isso!!
Bruno Cesar
16/07/2017 - 18h10
A Jovempan não está nada diferente do jornaleco do Ricardo Boechat E o jornal da Band no começo da madrugada. Os “jornalistas” já entram na voadora acusando A, B e C de coisas que nem eles sabem ou tem provas absolutamente de nada. Soltam comentários de juízo de valor baseado em pura teologia, o velho moralismo Bem vs Mal… —– seguindo o péssimo exemplo, o Portadosfundos virou Porta da Globo. O Antônio Tabet (KibeLoco) chutou o balde. O kibe virou coxinha assumidasso, fazendo roteiro de sketch de juízo de valor e condenatório na base da própria ignorância ou caráter mesquinho mesmo, de saber que há uma fraude e uma conjuntura.. e, mesmo assim, querer que uma pessoa se foda mesmo sabendo que ela tem chance de ser inocente. O PortaDaGlobo fez um grande desserviço no ultimo video.
Recomendo um momento de reflexão após isso aqui >> https://youtu.be/g4TQHuZ–BM
Silvano Sant’ana
17/07/2017 - 01h02
Sim, Bruno,eles acusam sem fundamento algum dos fatos . Mas ,aguardemos…a hora de Boechat vai chegar também ! Rs
Ilma Maria DA Silva
16/07/2017 - 17h54
Fiquei em êxtase vendo este vila bosta e está pessoenta perdida
Alberto Betinho Cunha
16/07/2017 - 17h51
Estão apenas tirando da sala os fantasmas que criaram para assustar a classe média.
Para consolidar a temer precisam da volta da normalidade.
Edson Marcos H
16/07/2017 - 17h34
Vila perdeu até o rebolado, engoliu o choro!
Luiz Muniz de Souza
16/07/2017 - 17h30
Historiador de que mesmo? Não passa de burguês sem o mínimo conhecimento da história verdadeira do país antes do Lula e o agora…Quem passará pra história,com certeza não será esse golpista…
Agda Rossetto
16/07/2017 - 17h29
Adoreiii…o Villa não teve como escapar, precisou ouvir o que ele não queria, a verdade!!
Reginaldo Henrique Dos Santos
16/07/2017 - 17h24
O preside do BNDES desmontou os golpistas midiáticos mentirosos!
Os indecentes e arrogantes se viram sem chão com suas bazófias e terrorismo vira lata.
Antônio Abreu
16/07/2017 - 14h24
Antônio Villa é um pseudo intelectual terrorista. Rabelo de Castro calou esse inq
uisidor despreparado e tendenciosa.
Nazareth Ferreira de Azevedo
16/07/2017 - 17h22
Pela primeira vez este golpista do Temer colocou um homem de caráter
Diniz Alves
16/07/2017 - 17h08
Sensacional, mas parece que o golpista e sjujo da Jovem Pan, não ficou muito contente, com as chicotadas que levou… rssss, mas foi ótimo que um economista venha a por os pingos nos is. e também espero que esse jornalista sujo e mau caráter não venha a espalhar noticias falsas e sem conhecimento de causa. precisamos boicotar esses trastes do nosso jornalismo.
Carla Maria Holm
17/07/2017 - 08h07
Feliz? Ele ficou doente!
Carla Maria Holm
17/07/2017 - 15h52
E já está espakhando notícias falsas.
Rodrigo Farage Ferreira
16/07/2017 - 17h03
Lisura de concessões de financiamentos para governos de outros países? E o povo aqui na miséria precisando de saúde, escola, segurança e e.t.c? Kkkkk!
Lucy Wagner
16/07/2017 - 17h28
Vc não deve ter entendido nada. Serve pro senhor também a recomendação do Paulo Rabelo de que as pessoas devem se informavam primeiro pra depois não passar vergonha como o Villa.
Simone Dos Santos
17/07/2017 - 04h04
Não houve empréstimo para outros países, houve empréstimos para empresas brasileiras
TIAGO MAXIMILIANO BEVILAQUA
17/07/2017 - 13h53
O BNDES faz financiamento (que portanto exige q depois seja pago) e não gasto público, como sera necessário em escolas e hospitais.
Cacá Mendes
16/07/2017 - 17h01
Esse villa é um homenzinho tão odioso e sem escrúpulos que deu asco ver ele tentando sem conseguir seu intento. Ficou evidente o verme de pessoa que ele é.
Passou vergonha em cadeia nacional
Eliani Matos Santos
16/07/2017 - 17h00
Assistir a entrevista do presidente do BNDS é imprescindível, pois, com brilhantismo, ele explica a política acertada de investimento dos governos petistas e a lisura das concessões de financiamento no período.
Maria Luísa Perpétuo
16/07/2017 - 16h59
Toma distraído! Bem feito!
Aline Novaes
16/07/2017 - 16h58
Assisti é gostei muito mas o “historiador” vai continuar sendo o que é: manipulador dos fatos em proveito de suas idéias.
Arthur Sabbatini Buoro
16/07/2017 - 16h50
Será!? tomara, né.
José Silva
16/07/2017 - 16h41
“historiador” ? onde ?
Jerônimo Barroso
16/07/2017 - 16h40
Foi a pior humilhação que o ódio cego do Villa merecia passar. Aquele velho ditado, uma hora a verdade aparece.
José X.
16/07/2017 - 13h39
gente, não acredito que novo presidente fique muito tempo no cargo…parece ser um sujeito decente e inteligente num “governo” de bandidos….quanto ao pessoal do rádio, pelo amor de deus, quanta tosquice e canalhice
Robercil R. Parreira
16/07/2017 - 16h38
Mas, Nao Era So Tirar o PT????!!!
Sílvio André Barth
16/07/2017 - 16h33
A única coisa que Villa conseguiu comprovar foi a dimensão do lixo que a sua “intelectual verve” produz…
Marcus Valeria
16/07/2017 - 16h29
Miguel, muito boa sua análise. Outra coisa que eu pasmo e questiono é a histeria dos golpistas e vendidos atacando e d arruinando as empresas nacionais. E se para tudo houve propina e as empresas internacionais não participaram na tal lambamça? Neste cabaré, as profissionais são as de casa e as de fora são todas Santas virgens? Êta povinho, vaquinhas seguindo as instruções do dono do frigorífico. Acorda Alice!
José Lupi
16/07/2017 - 13h28
Foi muito educado, ao chamar o tal do Villa de intelectual e historiador.
Edilma Soares
16/07/2017 - 16h26
Alguém mais viu ironia nos elogios e exaltação à capacidade do tal historiador?
Lucy Wagner
16/07/2017 - 17h24
Claro! O pior foi o cara dizer: mas leia o livro todo que eu volto pra cobrar a lição viu meu históriador! O cara foi fodástico!
Eliane Barroso
16/07/2017 - 20h49
Foi de grande sarcasmo. Será que oidiota não percebeu???
Joel Marcelino
16/07/2017 - 21h06
Percebeu sim!!!tanto é que parou de interromper a fala do Presidente…
Roxane Carreirao
16/07/2017 - 23h31
Pois acho que eke ficou na dúvida: “Será que ele tá de ironia…? Será…? Será…? ” Deu uma “murchada” hahaha
Marcio Pimentel
17/07/2017 - 01h51
Villa é um imbecil. Ali, na sua sandice, era a própria figura representativa desses coxinhas pentelhos do Facebook.
Luis Matta Machado
17/07/2017 - 02h15
Eu ri muito dele chamando o tal Villa de intelectual historiador , foi sensacional. Gostei muito desse Rabello de Castro. Deu show
Simone Dos Santos
17/07/2017 - 04h02
Ele usou de deboche o tempo inteiro com o Vila ????
Carla Maria Holm
17/07/2017 - 08h03
Ele percebeu, claro, mas ia fazer o quê? Sair no tapa? Tanto que no outro dia o Villa estava com sangue nos olhos falando do Presidente do BNDES.
Tereza Nyqvist
17/07/2017 - 10h49
Vimos, mas os paneleiros não conseguem ver isso.
Tereza Nyqvist
17/07/2017 - 10h50
E o tal historiador fala “a África negra”. Tem coisa mais ridícula?
Giovanni Magni
17/07/2017 - 14h04
Só o idiota que não percebeu e agradeceu… Kkkl
Lima Tarta Seixas
16/07/2017 - 16h26
Sensacional
em Vila
Hélio Marques Franco
16/07/2017 - 16h25
Esse vila é uma fráude montada no antipetismo de setores da classe média ! Não pasa de um bufão mentiroso !
Lucy Wagner
16/07/2017 - 17h19
Bufão é uma palavra muito honrada ora descrever essa peçonha de criatura.
Luiz Henrique Coelho Garcia
16/07/2017 - 16h23
Já vi é revi 3 vezes. Foi um açoite com pimba de boi. Como era de se esperar, como todo covarde e mal caráter, Villa postou a entrevista em seu Face, mas, só e somente só porque não mais estava cara-a-cara com Rabello, escreveu que o “livro verde”, levado por Rabello ao programa, nada mais era que uma análise superficial e que o BNDES precisaria de uma auditoria externa. Típico de gente abjeta.
Mario Gaspar Filho
16/07/2017 - 21h53
Esse Villa é um fascista.
Rafael Borges
16/07/2017 - 20h11
Só mostrou mais desinformação. O BNDES conta com auditoria externa há anos. Além dissso, responde sistematicamente ao Bacen, TCU, CGU, Congresso Nacional etc.
Carla Maria Holm
17/07/2017 - 08h04
Ele fez isso no outro dia, disse que leu o livro, mentiroso. Estava era furioso pela vergonha que passou diante do Rabello.
Cicerapereira Decarvalho
16/07/2017 - 16h23
Besouro do nordeste villabosta ou desculpa é virabosta
aparecida de souza rodrigues
16/07/2017 - 13h23
esse cidadão deveria ter pedido desculpa ao lula e dilma no final da entrevista,depois de disseminar ódio e vociferar por anos que eles teriam recebido vantagens do bndes e por isso estariam milionários .Como é própio dos covardes só conseguiu botar o rabinho entre as pernas…
Elias de Araújo Cleto
16/07/2017 - 13h49
ESSE ” VILLA” É UMA “VERGONHA”!!!
Wagner M. Martins
16/07/2017 - 16h21
Mariano Matos Pereira…
Oliveira Luis Claudio
16/07/2017 - 16h20
O vontade de achar uma prova de ilícito ou indícios da nisso rsrs nas rádios, TVs e jornais….o moro , Boris, waack, Boechat fundaram uma faculdade
Dantis Wal
16/07/2017 - 16h14
O VILArejo??kkkkkkkkkkkk
Adilson Galdino
16/07/2017 - 16h13
Assisti inteiro o vídeo. O cara, mesmo sendo de um governo golpista, matou os entrevistadores.Passaram vergonha!!kkkkl
Lucy Wagner
16/07/2017 - 16h07
Cara cá! Vejam o vídeo. O cara atropela e fode esse Villa ao mesmo tempo. Sensacional!
ari
16/07/2017 - 21h20
Posso estar enganado, mas, no governo FHC, teve um presidente do BNDES, Carlos Lessa, que não durou muito porque não rezava pela mesma cartilha neoliberal da época.