No Conjur
OPINIÃO
Críticas à defesa do ex-presidente Lula mostram parcialidade de Moro
12 de julho de 2017, 19h25
Por Nelio Machado
A decisão do juiz Sergio Moro, que condenou o ex-presidente Lula, se caracteriza como se depreende de sua leitura, por excessos e descomedimentos. Começando pelo fim, cabe destacar o direito de recorrer em liberdade, tema induvidoso diante da primariedade e bons antecedentes do acusado e de seu comparecimento regular aos atos apuratórios e da ação penal, assim considerada esta que recebe veredicto na data de hoje.
As observações sobre a condição de ex-presidente da República afiguram-se despropositadas, pois não se justifica que a medida extrema tenha sido evitada por “prudência”, objetivando evitar “traumas”.
O que se nota na decisão, em várias passagens, é a prevalência de visão imprópria para um julgador, isento e imparcial, sobretudo no ponto em que faz críticas à defesa, afirmando ter ela “adotado táticas bastante questionáveis, como de intimidação…”, postura que denota protagonismo do magistrado, em detrimento da equidistância que deve guardar entre as partes nas demandas de natureza penal ou de qualquer outro ramo do direito.
Juiz inclinado, já afirmava Rui Barbosa, não consegue julgar com entendimento, julga com a vontade, com a sua verdade, e não propriamente a que resulta da coleta da prova.
A defesa ter arguido suspeição ou impedimento, ter promovido queixas-crimes, ações indenizatórias corresponde a direito inelutável, cabendo ao magistrado, desde que se sinta molestado, afastar-se da causa e não tentar justificar “erros” em que tenha incorrido, como sucedeu ao tempo da divulgação de interceptações telefônicas, cujo prazo já se exaurira, fato reconhecido pelo sentenciante.
Por outro lado, o rigor da pena aplicada fala por si, atingindo mais de 9 anos, em regime fechado, exacerbação incompatível, provadas estivessem as imputações, com o princípio da proporcionalidade, brandido em 1764 por Cesare Beccaria, no insuperável “Dos Delitos e Das Penas”.
Considerando-se que há outros processos em curso contra o ex-presidente, alguns deles sob a égide do mesmo julgador, avizinha-se atropelo de garantias fundamentais, com a utilização de inaudito rigor, que colide com as melhores tradições do direito brasileiro, que não estimula justiçamentos, paixões partidárias e outros vícios redibitórios incompatíveis com a missão do julgador.
Assinale-se a forma pela qual o sentenciante se identifica muitas vezes na terceira pessoa, como se fosse uma entidade à parte de sua condição pessoal. O Juízo não é algo abstrato. Em realidade, a judicatura é tarefa humana sujeita a equívocos, daí porque sempre se tenha cogitado, nas nações oxigenadas pela democracia, de rever, reexaminar, reavaliar o que tenha sido decidido por um só. O magistrado não pode ser um monarca, um rei, um dono da verdade. Não!
No caso, observa-se na sentença indisfarçável tendência condenatória, denunciada frequentemente pelos defensores, para os quais, por tudo quanto se viu divulgado – e nem sempre de forma equitativa – reservava-se maior rigor do que o tratamento conferido aos acusadores.
Juízes não são combatentes da criminalidade. Juízes devem ser isentos, equidistantes, imunes ao estrelato e reservados em suas manifestações.
Não cabe ir além, pois os advogados saberão agir como entenderem de direito e de justiça. Todavia, a repercussão da causa, as premissas do decisório afrontam, seguramente, garantias fundamentais de todo e qualquer acusado, que não deve se defrontar com juiz vocacionado para a condenação, numa cruzada que privilegia discurso que tangencia a política, apartando-se de tudo quanto se espera em face da prestação jurisdicional.
Ninguém está acima da lei, nem o acusado, nem o acusador. Muito menos o magistrado.
Nelio Machado Sócio do Nelio Machado, Advogados e Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.
Revista Consultor Jurídico, 12 de julho de 2017, 19h25
Luiz Hortencio Ferreira
20/07/2017 - 08h40
Gostaria muito de poder saber do nobre Dr. Nelio Machado o que se faz num caso desses?
O que fazer com relação a postura do judiciário brasileiro, que segundo muitos do meio, incluindo juristas famosos e até a tão poderosa OAB dizem que a Lava Jato e o próprio STF estão agindo de forma no mínimo anti ética e em alguns casos decidindo coisas fora da lei, mas só ficam no discurso, não entendo isso! Gostaria muito de saber a verdade de tudo isso!
Jose Fernando Lopes
17/07/2017 - 21h32
QUANDO O MAGISTRADO IMPARCIAL DE CURITIBA DO PSDB, TRANSGREDINDO O TEMPO TODO, SERÁ PUNIDO QUANDO E POR QUEM??????????????????????????DEIXE UMA RESPOSTA!!!!!
João Batista Dias
17/07/2017 - 14h43
Á nação confiou a Pátria nas mãos do senhor Lula.
Toda Gama de lavagem de sujeira que ai está, ocorreu na gerência deste eis chefe dos estados brasileiros.
Deve sim responder por ingerência e participação.
Quanto ao teor da sentença não vislumbro mesmo a inocência do condenado já inicialmente.
Quanto às críticas do conteúdo decisório parabéns ao senhor juiz sentenciante.;é assim mesmo que faz , Fazendo.
Edney Morais
14/07/2017 - 22h45
Quem condenou Lula não foi a lei foi um juiz partidário que não poderia ter partido pois juiz tem que ser parcial agora a lei vai absolve lo pois a lei pra condena precisa de provas e não convicções a verdade vai derrubar a ação deste juiz de merda
Érica Coelho
14/07/2017 - 20h53
Lula 2018 aceita que doi menos
Iraci Bernardes
14/07/2017 - 18h49
Descaramento.
jossimar
14/07/2017 - 14h43
O Moro não está nem aí para isto. Ele não é juiz mesmo. Duvido até que tenha passado”de fato” no concurso para juiz.
É apenas um jagunço do dinheiro que cumpriu direitinho a ordem que recebeu.
Triste país em que um pretenso juiz de PRIMEIRA instância consegue destruir a democracia, a economia, a política e as esperanças do povo em um país melhor.
Uma pergunta para o futuro: Qual será o legado da lava jato para o país?
Desde já digo que combate a corrupção não vale, visto que graças a lava jato os maiores ladrões que já pisaram nestas terras estão no poder se empanturrando com o produto do saque.
Atreio
14/07/2017 - 12h06
babou o golpe.
apenas crianças, covardes e canalhas do lado do serginho, aecio, MT da mala, marinhos e civvitas..
tá mole. vamo pra cima.
o povo brasileiro é muito mais.
é tudo nosso, bora pegar de volta!
todos os dias, em todas capitais, todos nas ruas.
bora? deem um sinal….demonstrem apoio, vençamos.
PT, PC do B, PSOL , PCO, CUT, FUP e demais : ajudem na mobilização. vamos agir. todo dia nas ruas apontando golpistas.
DILMA VOLTA.
sem crime, sem impeachemt.
Rodrigo Dias
14/07/2017 - 14h34
mais um video??? de 2 em 2 minutos kkkkk
o desespero ta batendo na porta, isso pq ja vai ganhar no primeiro turno, agora me pergunto??? pq esse desespero?? ja com a vitoria ganha vindo de vcs??
tem algo errado ae ein…
#bolsonaro2018
jossimar
14/07/2017 - 14h44
Cara, eu começo a acreditar que o Brasil merece o Bolsonaro.
Octavio
14/07/2017 - 14h56
O PARTIDO DO BOLSONARO NÃO QUER QUE O TEMER SEJA INVESTIGADO E NEM PUNIDO!! O BOLSONARO SEMPRE FALOU QUE O PT É UMA QUADRILHA. ENTÃO, POR SUA LÓGICA, O PSC DO BOLSO TAMBÉM É UMA QUADRILHA. E O BOLSO NÃO SE MANIFESTOU SOBRE ISTO. ISTO PROVA QUE ELE É UM TREMENDO HIPÓCRITA!!! ELE GOSTA DE BANDIDO!!!!
Alessandra Menezes
14/07/2017 - 10h59
Erê Martins
Benoit
14/07/2017 - 06h40
Como já disse uma vez, num país como a Alemanha a pena máxima por corrupção é de 5 anos. Penas também não são simplesmente adicionadas. No Brasil as penas são drásticas e absurdas. O Almirante Othon foi condenado a 43 anos de prisão por causa de uma gorjeta. Acho que se deveria lidar com esses casos no Brasil de outro modo. Além de penas de prisão bem mais moderadas, deveria haver penas como perda de aposentadorias, uma coisa que seria dolorosa para funcionários públicos.
Enquanto o Lula foi condenado a quase 10 anos de prisão, os empresários acusados de corrupção ativa foram condenados a efetivamente 2 anos de cadeia. Qual a proporção? Imagino que tenha funcionado a teoria do domínio do fato e o Lula tenha sido considerado um chefe de uma quadrilha, sem nenhuma prova disso. É tudo imaginado. Os empresários pegam uma pena simbólica em comparação com a de Lula (por que eles também não foram considerados chefes de uma quadrilha empresarial, segundo a mesma lógica doentia do juiz?). Por que? Porque Moro quer atacar um partido e um político. A teoria pode ter validade em alguns casos (é banal em todo o caso), mas se torna absurda em outros casos. Mesmo que subordo fosse dividido entre subordinados, isso não significaria que haveria uma quadrilha já que uma quadrilha tem uma estrutura organizada independente, tem fins criminososo variados e uma série de outras características diferentes da de um governo, tanto mais que corrupção infelizmnente fez parte histórica do funcionamento normal de muitas instituições no Brasil (inclusive o salário altissimo dos juizes e desembargadores que tb é uma forma de corrupção das mais sérias, um escândalo).
No fim, tanto quanto eu saiba, Lula foi condenado por causa de um apartamento que ele nunca usou, do qual ele nunca teve chaves, e do qual ele nunca foi proprietário. O juiz teria que ter explicado como o apartamento passaria para o nome do Lula sem que ninguém notasse.
Danilo Dantes
14/07/2017 - 05h59
Com todo respeito, eu assisti a isso tudo ha um ano atras, o prêmio Nobel da Paz disse que o impitimam da direita era golpe, o ex-ministro do supremo A e o B disseram que era GOLPE, o maior criminalista do Brasil detona Moro, o maior sei la o que detona a Globo, o Moro, a elite, e o escambau. OIT diz que a derrubada da CLT será uma tragédia. E no que da’ tudo isso? O Golpe foi dado, a CLT foi enterrada, a Petrobras sendo privatizada, o Lula vai ser preso. A Globo já começa o trabalho de cooptar os ministro do TRF do RS. Enfim, meu ponto e’ simples, quem governa nao foi eleito para governar, e vão continuar governando. A globo finge que quer tirar o Temer e todo mundo acredita, ate a esquerda. O Janot e o Moro visitaram a CIA varias vezes. Nao ha saida, Lula vai fazer campanha, nao adianta nao vao deixar ele ser eleito. Nao conseguem enxergar que sem revolta civil nao vai haver Democracia? Sem sangue, nao vai haver democracia. Então, já sei o resultado. O Brasileiro nao vai fazer nada, vai sofrer calado como disse o Mino Carta. nasceu para ser subalterno. Os pobres subalternos da Casa Grande, e os ricos subalternos do US. O Brasil nunca sera um Pais desenvolvido, um eterno Mexico grande. O maior cancer do Brasil e’ a globo. O povo nao e’ bobo abaixa a rede globo, eh uma anedota. Tem que ser, O POVO EH MESMO BOBO VIVA A REDE GLOBO. A esquerda nao acordou, Democracia nunca mais, com votos ou republicanismo NUNCA MAIS. OU vocês acham que essa gangue nao vai adulterar as urnas eletrônicas e elegerem mais um tucano? ACORDEM POVO BOBO. E VIVA A GLOBO.
Luiz Belém Costa
14/07/2017 - 06h36
Lula 2018
Ricardo
14/07/2017 - 02h53
Miguel, patético como sempre. Todo mundo que faz críticas a Sérgio Moro , ou alguém que não sofra do mesmo esquerdismo infantil do qual o Miguel do Rosário é portador , é logo elevado ao patamar de ” Um dos maiores do país “. Podem notar; se algum sociólogo bobão falar mal de Moro, será “um dos maiores sociólogos do Brasil”. Se garçom falar mal de Moro, será “um dos maiores garçons do Brasil”. Se um viciado em crack falar mal de Moro, será a opinião de “um dos maiores viciados em crack do Brasil”.
GusVSZ
14/07/2017 - 05h19
Até tens razão quanto a exagerada babação, mas o nélio machado é um dos maiores sim, independente da sua coloração política, que deve ser de direita. Tenhas a oportunidade de acompanhar uma sustentação oral dele e se surpreenda. Triste é não termos dinheiro para pagar um advogado do calibre de nélio machado.
Eduardo Barros
14/07/2017 - 03h47
a justiça pela lei não leva ninguém dessa laia pra cadeia ( ou por muito tempo)…Lulas, Temers, Cunhas, Cabrals, Malufes, políticos, empoderados e endinheirados de todas as áreas, principalmente dos servidores públicos (sem generalizar os trabalhadores), se prevalecem das leis mal interpretadas para viverem como cidadãos honestos e “santificados”… “justiça política” se faz com coragem de executar a lei… e a lei é pra todos! #FORATODOS
Riolando Petry
14/07/2017 - 16h00
Bababa
EDILBERTO PIRES
14/07/2017 - 00h37
Creio que o Maior Presidente do Brasil LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, não está acima de JESU O MAIOR PRISIONEIRO PO- LÍTICO DA HISTÓRIA, O REDENTOR, DIVIDIU A HISTORIA EM ANTES E DEPOIS DELE, ELE, QUE FOI CUSPIDO, ESCARRADO, AÇOITADO JULGADO E CONDENADO TEVE QUE CARREGAR A CRUZ DE SUA SENTENÇA A CRUCIFICAÇÃO, E A HISTORIA SE REPETE EM FAVOR DE LULA E DE TODOS QUE DEFENDEM OS MAIS DESPROTEGIDOS POBRES. E VAI TAMBÉM DIVIDIR A POLÍTICA DO BRASIL EM ANTES E DEPOIS DELE LULA DA SILVA. LULA TUDO TEM GIRADO EM TORNO DELE UM PLANETA.
Eunice Dos Santos
14/07/2017 - 03h37
A Globo não pega um desses pra falar lá, parecem que pagam uns e outros pra definirem de outra forma?
A Madeira – adv. em Brasília
13/07/2017 - 23h25
Já tive oportunidade de assistir a uma sustentação oral do colega – Nélio Machado – no STF.
Ao término da sessão não pude deixar de parabenizá-lo pela lucidez, engajamento na busca da justiça e do Direito, como ora repete o feito com maestria neste artigo!
Pelo texto que acabo de ler e reler, acerca da “sentença” em face do ex-Presidente Lula, renovo meus parabéns a Nélio Machado, na esperança que alguma instância declare a nulidade dessa “decisão,” que envergonha os operadores do Direito.
Ricardo
14/07/2017 - 02h43
Operadores do direito são Juízes, Promotores e Delegados. Advogados, a enorme maioria, são manipuladores de direito; especialmente para os cliente endinheirados, os criminosos do colarinho branco, como são os clientes de “Um dos maiores criminalistas do Brasil” ( como definiu o baba ovo Miguel do Rosário ) Daniel Dantas, Paulo Roberto Costa , José Roberto Arruda , Fernando Baiano, entre outros endinheirados corruptos !
naldo
14/07/2017 - 06h46
Quer dizer que juízes, promotores e delegados, também não podem manipular dentro de um processo dito legal?? Existem exemplos históricos de manipulação, da idade média até os dias atuais, vergonhosos, perseguições políticas acobertadas pelo dito processo legal, como exemplo, basta assistir ao documentário Os EUA X J. Lennon para ver como a cabeça doentia de dois chefetes originaram um dos processos persecutórios mais estúpidos de nossos dias. Centenas de outros exemplos poderia citar, na faculdade um professor sempre dizia, não há justiça dentro de um processo e sim, interesses, e como ele estava certo.
David Oliveira
14/07/2017 - 01h54
Claudio Ferreira Venceslau Xavier
AUGUSTO CARVALHO
13/07/2017 - 22h11
Muito esclarecedora a narrativa do criminalista Nelio Machado, sobre a sentença proferida pelo Juiz Sergio Moro, na qual condenou o ex-presidente LULA no caso do triplex do Guarujá. Resta saber se o TRF será tão, ou até mais PARCIAL, que o pau mandado da rede globo. A ver.
jacó josé gomes
13/07/2017 - 21h23
Mas Peixe sinto MUINTO o BRASIL É TODO PETISTA é só dar uma OLHADA PARA O POVO LULA É UM DEUS a direita é minoria e nunca elegera um PRESIDENTE MAIS NESTA VIDA.
Rubens
13/07/2017 - 21h21
Tem gente da direita que vai chorar muito ainda por causa desse estupro a democracia. Temer, pelo jeito, não vai querer sair em 2018.
Leo Sérgio Campos
14/07/2017 - 00h17
leia fique por dentro
Moro Marli
14/07/2017 - 00h06
o juiz do PSDB usa 9 matérias de jornal e documentos sem assinatura para condenar o Lula … por outro lado , o instituto Lula mostra o patrimônio do Lula inclusive com fotos dos documentos e mais : mostra fotos do registro de imóveis do apto do Guarujá em nome da OAS e alienado para a CAIXA… não aparece o nome do Lula em nenhuma parte do registro do imóvel…
Ricardo
14/07/2017 - 02h56
Você queria o quê, imbecil ? A assinatura de Lula , passando recibo de propina ? Ah , como são estúpidos esses petistas !
Bob
14/07/2017 - 05h44
O que queremos? Talvez uma mala com 500 mil ( rastreada pela PF ) referente aos “serviços prestados”, uma gravação onde um dos interlocutores brada em alto e bom som ” um que a gente possa matar antes que delate” ou quem sabe uma conta em Liechtenstein, um apartamento na Avenue Foch em Paris, uma conta CC-5 do Banestado. Essas sim são evidências mais que materiais. O único imbecil a destilar ignorância aqui é você coxinha debilóide, midiotizado e idiotizado. “Follow the money, always.”
Moro Marli
14/07/2017 - 00h04
http://www.revistaforum.com.br/2017/07/12/entre-provas-usadas-por-moro-para-condenar-lula-ha-materia-de-jornal-e-contrato-sem-assinatura/
Maria Jose Lima Dos Santos
14/07/2017 - 00h01
Lula inocente 2018
Flavio Lima de Oliveira
13/07/2017 - 23h59
E aí Adriana Ferreira?
Charles Ramos Telles
13/07/2017 - 23h38
QUEM ?????? maior criminalista ??? de onde ??? kkkkk
Celma Marques
13/07/2017 - 23h36
#Ratos 10 x 0 Povo
José X.
13/07/2017 - 20h34
nem precisa ser jurista pra ver a bandidagem que é a “justiça” brasileira…agora estou curioso para ver se o moro vai fazer alguma coisa com o triplex, que é da caixa…seria até engraçado se a caixa, que hoje pertence aos golpistas, renunciar à propriedade do mesmo para que seja “confiscado” pelo moro…e não me surpreenderei se isso acontecer
Claudio Kaena
13/07/2017 - 23h22
O PAI DE MORO FOI UM DOS FUNDADORES DO PSDB DO PARANÁ! SUA ESPOSA ADVOGA PARA O PARTIDO! ELE COMO JUIZ TAMBÉM DA UMA MÃOZINHA! UM CANALHA DE TOGA!
Ruberlei Néris Rodrigues
13/07/2017 - 23h21
Lula ganha no primeiro turno, aponta pesquisa online da Veja.
Mario Washington Wallace Fajardo
13/07/2017 - 23h32
Lula está morto. Vai para a cadeia e não sai mais. Vocês petistas são doentes morais.
Denise Martins
13/07/2017 - 23h57
Acabou o remedinho do vovô? Vai tomar uma sopa vai. Pra se acalmar.
Ricardo
14/07/2017 - 02h45
Que está nervoso é Lula e os burros encantados como você. Nervosos com a trolha que entrou no seu ânus, no de Lula e no dos demais petistas !
Adriana Bertolla Carvalho
13/07/2017 - 23h59
Lula 2018!
Érica Coelho
14/07/2017 - 20h51
É lula lá
Carlos Santos
13/07/2017 - 23h07
Bom o choro e livre,eu só acho
Silvio Elias
13/07/2017 - 22h57
Paulo Lira
14/07/2017 - 00h25
Indique na imagem: Um MATOU a FOME dos brasileiros, o putro MATA o PRIMO e tem aquele que MATOU a CLT.
Mario Washington Wallace Fajardo
13/07/2017 - 22h56
Todos usam Moro para seus 15 minutos de glória… rsrs Querem aparecer.
Carlos Eduardo Colmanetti
13/07/2017 - 23h29
O Moro buscou os holofotes e é flagrantemente parcial,mesquinho e desonesto.O seu lugar na históra jáesta reservado,escória.
Mario Washington Wallace Fajardo
13/07/2017 - 23h32
Carlos Eduardo Colmanetti Como têm bandido enrustido neste Brasil. Gente que não tem vergonha de defender bandidos como Lula e crucificar quem está trabalhando pela Justiça. Como você, por exemplo.
Paulo Lira
14/07/2017 - 00h21
Graças ao juizeco medíocre amante de holofotes e gentinha burrinha e ególatra como vc o Brasil está DesMoronando!
Domenico Laurito
13/07/2017 - 23h45
Nao seria o Moro usando o Lula para obter seus 15 minutos de gloria, proporcionados pela globo?
Mario Washington Wallace Fajardo
13/07/2017 - 23h47
Domenico Laurito Lula não foi o único bandido sentenciado por Moro. Não precisa dessa propaganda.
Denise Martins
13/07/2017 - 23h54
Serio isso ? Ah va !
Carrie Coleman
14/07/2017 - 00h45
Mario Washington Wallace Fajardo
Patrick Pereira
14/07/2017 - 10h40
Domenico disse tudo!!!!
Paulo Santos
14/07/2017 - 15h11
Seu comentário comprova que se leu o artigo, não entendeu absolutamente nada; e, se não o leu, comprova, também, que és um obtuso e nada mais do que isso. #NãoSomosTodosSérgioMoro ;-)