Foto: União da Juventude Socialista (UJS)
Qual a aposta da Globo?
Está nítido, nas últimas semanas, que o principal veículo de comunicação alterou sua linha político-editorial.
Durante mais de dois anos, desde o início da ofensiva golpista, sua lógica era seletiva e focada: criminalizar e interditar o PT, o governo Dilma e o ex-presidente Lula. Assim atuava, ao lado do restante da mídia monopolista, em conluio com setores do MPF, da PF e do Poder Judiciário.
As gravações do proprietário da JBS com Temer, associadas ao flagrante contra Aécio Neves, levaram o grupo empresarial à conclusão que sua estratégia fracassara: os partidos e políticos tradicionais da direita não serviam mais de anteparo contra o PT e a esquerda, o campo progressista retomava capacidade de mobilização e apoio social, o crescimento constante de Lula nas pesquisas eleitorais revelava que a seletividade da Lava Jato perdera efeito e se voltava contra os golpistas.
O cavalo de pau da Globo, nessas circunstâncias, foi passar a um bombardeio generalizado de todo o sistema político, como preço a pagar para impedir o retorno das forças populares ao governo. A seletividade deveria ser enterrada, com Temer e o PSDB passando ao centro dos ataques por certo tempo, até que houvesse recuperação de eficácia da narrativa comunicacional.
A Globo lançou-se a uma guerra atômica contra o sistema, compreendida como o único caminho para atacar a esquerda com certa credibilidade e chance de êxito.
Essa mudança torna a situação mais complexa para o bloco petista.
Há quem aposte, na prática, em uma aliança implícita com Temer e os partidos conservadores, colocando o combate à criminalização da política como alvo central.
Seria grave erro cair nessa armadilha, ainda que a denúncia contra o arbítrio e as violações constitucionais deva continuar a receber ampla e crescente atenção.
Tudo o que a esquerda não pode fazer é esmaecer sua identidade, fotografada ao lado da coalizão que tomou o governo de assalto, mesmo que seja como papagaio de pirata. Nada ajudaria mais a nova orientação da Globo.
Ao contrário, deveria ganhar ainda mais impulso a centralidade do combate contra o governo usurpador e suas contrarreformas, em favor de imediatas eleições para presidente da República.
O novo comportamento da principal emissora do país abre uma fissura no bloco golpista, desloca potencialmente setores médios para a oposição e abre caminho para uma potente escalada do campo popular, permitindo que o petismo e seus aliados recuperem espaço como alternativa anti-sistema.
A propagação de atos políticos-culturais contra Temer e por diretas, muitas vezes convocados por artistas liberados pela Globo, é um sinal positivo dessa contradição que se estabeleceu nas elites.
Se formos firmes, audaciosos e generosos, tempos melhores virão.
Alencar
20/06/2017 - 15h09
Quando se trata de um dos maiores e mais poderosos gupo de comunicaçao ,tento ao seu ativo varias publicaçoes ,jornais ,revistas,radios TV….. é importante dissecar essas viradas politico editoriais com muito cuidade e uma analise profunda de seus verdadeiros objetivos,nao se pode esquecer que a globo participou de todos os golpe de estado no Brasil desde de getulio Vargas culminando com a revoluçao militar de 64 ! A época do concuio com essas rêdes de comunicaço e aquêles que estao por traz como o propio Kenedy em 64 ,deve terminar ,no sentido de nao alimentar esperanças porque êles mudaram de linha nos seus editoriais! Da mesma maneira que à noite todos os gatos sao pardos ,no desespêro toda essa oligarquia de comunicaçao perdea cor para agir facilmente no esvcuro!
Antonio Carlos Paulino de Sousa
18/06/2017 - 06h38
Nao adianta a globo impedir por que a voz do povo é a voz de Deus,e em 2018 quem vai dar as cartas na politica será a internet,coisa que ela nao derrubará nunca,é como eu disse no inicio a voz do povo é a voz de Deus e o nosso Criador está do lado do povão,daqueles que acreditam que esse país um dia vai ainda melhorar muito mais
Argemiro Assis Filho
15/06/2017 - 03h19
Este é que deve ser o principal alvo de ataques. Temos que cortam o mal prela raiz. A Globo.
Antonio braga
14/06/2017 - 15h10
A globo está preparando o terreno para o golpe militar
Antonio braga
14/06/2017 - 15h06
A globa está preparando o terreno para o golpe militar
ANTONIO PAULO DA COSTA CARVALHO
14/06/2017 - 14h29
Ao atacar o sistema que já vai cair de podre, a Globo quer organizar a direita para viabilizar uma direita com aparência de séria. Assim agindo, desarticula o movimento popular num momento de radicalização. Se a esquerda não deve e nem pode cair nesta armadilha, a palavra de ordem é radicalizar os movimentos populares, sem descanso, pois o bote da Globo é sempre certo. Faz lembrar os ladroes que querendo assaltar uma residência onde havia cão perigoso, solta no quintal uma fêmia para o cão da casa se distrair. Distraído, assaltam a casa novamente.
Gilda Segovia
14/06/2017 - 16h01
A Globo não convence ninguém!!
Pedro Gomes
14/06/2017 - 15h40
Sim é nítida a mudança de foco da Globo, com medo de cair juntamente com Temer e Aécio, se afasta e apedreja quem há muito pouco tempo ela ajudou a subir ao poder! Mas seu dia chegará emissora golpista!
Atreio
14/06/2017 - 11h07
tempos melhores virão.
sigamos, pois é até a vitporia – sempre!
o levante encorpa.
golpistas apertam os cintos e se escondem com as cabeças entre as pernas.
janot reluta.
carminha toma outro rivotril
já babou o golpe. ninguem mais topa estar no mesmo ambiente q golpista.
sem crime, sem imepacment.
Dilma volta e canalhas em brasilia já se mijam de medo….
Pereira Freire
14/06/2017 - 12h57
Vai durar bastante essa porcaria, infelizmente
Davi G.S. Junior
14/06/2017 - 09h27
Sempre desconfiei de tudo que partia da GLOBOSTA. Está máquina de falar mentiras é bastante ardilosa. Não compartilho nada que é divulgado por eles. O que vem deste jornaleco pode ser cancerígeno.
Marilene Flores
14/06/2017 - 11h57
E verdade ,
Chico de Paula
14/06/2017 - 12h47
É isso aí mestre!?
Roberto Oliveira
14/06/2017 - 11h56
Fato.
Reinaldo Chaves Rivera
14/06/2017 - 11h51
Por “forças populares” entenda-se: comunistas !!!
Chico de Paula
14/06/2017 - 12h37
Melhor Comunista que NaziFacista.
Leo Oliva
14/06/2017 - 13h23
Qual parte não entende em “todo poder emana do povo”? Não é comunismo, é a população lutando por um país mais justo, aqui só os mais humildes que pagam a conta, uns pedem a volta do Lula, não concordo, mas maioria um país mais justo.
Atreio
14/06/2017 - 11h09
‘onde, dr. kim-3-nomes?
informe, vamos caçá-los!’
se liga, fio.
babou o golpe. peida agora pra não peidar na hr.
bjaõ e desejo melhoras!
tenta amar alguem hj….
Luiz Carlos P. Oliveira
14/06/2017 - 12h49
Eu até te responderia, caso você soubesse o que é comunismo. Como és mais um manipulado pela Globosta, nem mereces uma resposta mais “esclarecedora”. Se fores um autoditada em política, vou te respeitar. Afinal, um autodidata é um burro por conta própria.
Leonardo Cohen Carneiro
14/06/2017 - 11h50
Segue os pré-requisitos para se falar na Groubo.
Vejam o incêndio em Londres. Pobre não taca fogo em habitação de pobre. Aquilo é coisa de banqueiros. Os Illuminados irão chipar todo mundo. E conhecem o caminho para chegar até lá.
Leonardo Cohen Carneiro
14/06/2017 - 12h52
http://naoanovaordem.blogspot.com.br/2012/06/chip-mondex-marca-da-besta-666.html?m=1
“E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte.”
Ednaldo Wanderley
14/06/2017 - 11h47