Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Depois de pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF), e conseguir, a prorrogação do prazo para responder as 82 perguntas formuladas a ele pela Polícia Federal, o presidente Michel Temer mudou de ideia. Disse que, pensando bem, não vai responder nada, não.
Temer não responde a perguntas da PF e pede arquivamento de inquérito
O presidente Michel Temer decidiu não responder às perguntas enviadas pela Polícia Federal no inquérito que trata das delações premiadas feitas por executivos da empresa JBS. Em petição protocolada na tarde de hoje (9) no Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa de Temer pede que as investigações sejam arquivadas e faz críticas ao teor do questionário enviado ao presidente na última segunda-feira (5), após o acordo de delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista ter sido homologado pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF.
Na terça-feira (6), a pedido da defesa de Temer, Fachin prorrogou até as 17h de hoje o prazo para o presidente responder às perguntas. Na petição protocolada no STF, os advogados de Temer formulam uma série de argumentos para o fato de as perguntas não terem sido respondidas, dentre os quais o “ sentimento de injustiça e sofrimento pessoal” causado por “perguntas invasivas” e “inoportunas” a respeito do presidente. Eles lembram que Temer não é obrigado a responder às questões e ponderam que o presidente continua “pronto a atender” quaisquer demandas encaminhadas por Fachin.
No documento, a defesa de Temer avalia que os elementos que motivaram a instauração do inquérito, como a própria delação, estão contaminados pela “ilicitude formal e material” da gravação da conversa entre ele e Joesley Batista na qual os dois conversam sobre o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e as investigações envolvendo o empresário. Para os advogados, é “inoportuna e temerária ” a afirmação do Ministério Público Federal de que um dos crimes supostamente cometidos por Temer foi o de corrupção passiva.
“Declaração açodada, própria de quem, antes mesmo de quaisquer investigações, já está com uma prévia visão dos fatos, independente da vinda das provas. Acusará, ao que parece, com provas, sem provas ou mesmo contra as provas”, afirmaram Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e Sérgio Eduardo Mendonça de Alvarenga.
De acordo com a petição, “os inquisidores persistem em abordar temas estranhos ao inquérito”, apresentando perguntas que fazem referência a fatos anteriores à ocupação do cargo de presidente por Michel Temer. Ao final, os advogados solicitam o envio dos autos ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que arquive o inquérito, “em face da absoluta inanição de elementos probatórios mínimos” necessários para que seja proposta uma denúncia contra o presidente.
“Subvertendo-se a lógica, no caso do presidente, e ferindo-se as garantias individuais, passou-se a investigar uma pessoa, não os fatos supostamente criminosos, como se vigorasse em nosso ordenamento o odioso Direito Penal do Autor”, afirmam os advogados, no documento. A defesa acrescenta que os trabalhos investigativos “perderam-se no caminho” com a falta de elementos incriminadores e que a investigação busca, “sem nenhum critério, métodos ou limites, encontrar qualquer indício, o mais tênue e frágil que seja, para, com o auxílio da mídia, dar uma repercussão a fato que enganosamente possa parecer grave”.
Em diversos momentos, os advogados fazem menção à conduta de Fachin. Segundo eles, se o ministro do Supremo, diferentemente da autoridade policial, fosse o autor do questionário, haveria uma “adequada limitação das perguntas ao objeto das investigações”.
“Indagações de natureza pessoal e opinativa, assim como outras referentes aos relacionamentos entre terceiras pessoas ou aquelas que partem de hipóteses ou de suposições e dizem respeito a eventos futuros e incertos não teriam sido formuladas. No entanto, foram feitas e demonstram que a autoridade mais do que preocupada em esclarecer a verdade dos fatos desejou comprometer o senhor presidente da República com questionamentos por si só denotadores da falta de isenção e de imparcialidade por parte dos investigadores”, diz a petição.
Para a defesa de Temer, o questionário é um “acinte à sua dignidade pessoal e ao cargo que ocupa” e atenta contra os “direitos individuais inseridos no texto constitucional”. “ O presidente e cidadão Michael Temer está sendo alvo de um rol de abusos e de agressões aos seus direitos individuais e à sua condição de mandatário da nação que colocam em risco a prevalência do ordenamento jurídico e do próprio Estado Democrático de Direito”, destaca o documento.
Ainda de acordo com o texto, as questões referentes à gravação não poderão ser respondidas porque ainda não foi concluída a perícia determinada pelo STF sobre as condições e qualidade do áudio. Da mesma forma, afirmam os advogados, também não serão alvo “de nenhuma consideração” as indagações sobre os depoimentos de “empresários confessadamente delinquentes” por estarem “contaminadas pelo veneno da gravação clandestina e adulterada”.
“Ilustre ministro, é incrível, mas deseja-se atribuir ao presidente da República poderes adivinhatórios, ao se perguntar se ocorreu determinado encontro entre duas pessoas, sem a sua presença, e o que é pior, qual teria sido a pauta de tal reunião”, continua a petição, citando o número das questões mencionadas e afirmando que perguntas sobre motivos de encontros ocorridos e grau de relacionamento são “verdadeiras bisbilhotices”, “impróprias” para o inquérito.
Jose Do Carmo da Silva
10/06/2017 - 23h40
ta certo responder o que pra quem essa poliçia que surgiu depois do lula ; nao tinha nos anos2000
Napoleano Faria
10/06/2017 - 20h54
CELG se vc precisar estalar um medidor de energia vc ta fudido, eles vai colocar defeito até na mosca que cagor no padrão,.Me explica uma coisa. Porque vcs quando vai estalar um medidor de energia em uma residência vcs coloca um defeito, ai a pessoa tem que solicitar de novo a visita ai vcs coloca outro defeito ai a pessoa solicita outra visita ai vcs coloca outro defeito. Contando que de um visita a outra tem 5 dias de prazo????? Porque não fala tudo que tem que fazer em uma unica visita???Ou será que quer algo mais???Uma empresa que ta pouco si lixando pro usuário. Quero uma resposta???Será os 6 reais que vcs ganha em cada visita? ???
Livia Atlarge
10/06/2017 - 14h33
Aprendeu da Marine Le Pen.
Denise Nunes
10/06/2017 - 14h14
Com STF e tudo, taí o abuso. Acho que agora, todos ou a maioria sentiu o golpe imoral, ou nos unimos ou morreremos.
Marilene Flores
10/06/2017 - 13h22
Nojo ,Cai fora covarde !
Midiã Mônica Oliveira Cruz
10/06/2017 - 12h20
O pior é que as perguntas são mesmo cretinas…rs…onde está a responsabilidade da Lava jato???? Tem que se assessorar melhor…
Juliana Moraes
10/06/2017 - 07h52
BANDIDO, TRAIDOR, CANALHA, COVARDE, GOLPISTA, ILEGÍTIMO, LADRÃO, LIXO, CARA DE PAU, CRETINO, IMUNDO, CÍNICO, pequeno! #FORATEMER #DiretasJá
Kyryno Euzebio
10/06/2017 - 07h04
Pinta e borda mas o destino será a Papuda, com cabeça raspada.
Beto Zimmermann
10/06/2017 - 04h20
Estou falando faz tempo, tem que invadir os 3 poderes, curitiba e a globo, linchar todos. Mas o povo fica de braço cruzado e só ficam na net reclamando.
Targino Gurgel
10/06/2017 - 04h09
Simples manda uma intimação para depor . Se não for , cabe uma coercitiva . Não fizeram com o LULA sem antes intimar ? Cabe ao Fachin ser enérgico com esse FDP .
Osmar Henrique
10/06/2017 - 03h49
Não responde, não sabe de quem é o avião..mas tem gente que sabe..e sabe também quem mandou as flores…muuuuu
Marlene Boing Vargas
10/06/2017 - 02h51
E daí! Alguém tem dúvida de que tomarão alguma medida punitiva por tal ação?
Fatima Paiva
09/06/2017 - 22h59
Um rato, um canalha. Ele faz o que quer com o Brasil, achando-se o dono do poder, do nosso País.
Ele está me parecendo aqueles aiatolás… poder supremo, radical………… meu Deus, um homem que foi colocado no poder, por forças insanas, e hoje um radical sustentado por congressistas empresários, em sua maioria, irresponsáveis, que foram eleitos pelo povo, mas trabalham contra o povo.
Desavergonhados. Todos. Temos de fazer alguma coisa.
Carlos Silveira
10/06/2017 - 01h53
O putaria kkk
Ester Motta Lopes
10/06/2017 - 01h27
Tá na hora de arrancar na unha esse golpista de lá!!!
Laercio Ferreira
10/06/2017 - 01h09
A PF ( PRATO FEITO) , SEM MORAL NENHUMA COM O SALSICHA QUE COMANDA PINDORAMA , O QUE A PF VAI SER QUANDO CRESCER , SALSICHA , U É , QUE TAL UM CONDUÇÃO COERCITIVA DE CAMBURÃO NO SALSICHA,, SE O PRÓPRIO NÃO RESPONDER AS PERGUNTAS? A OPERAÇÃO CARNE FRACA , NÃO INCLUI SALSICHA FRACA , LEVA O SALSICHA PRA REPÚBLICA DE CORITIBA??
Lúcia Maria Felipe da Silva
10/06/2017 - 01h07
Temer ainda complementa ” se eu responder enrolar-me-ei,contradizer-me-ei e complicar-me-ei a vida”
Sandra Hortencio Dos Santos
10/06/2017 - 00h38
O Estado sou eu.
Agora com o resultado de hoje a segurança insana de Temer está confirmada.
E agora?
Roberto Prata
10/06/2017 - 00h32
Foda-se coxa, golpista
Sonia Regina de Paula
10/06/2017 - 00h25
Quem não deve não teme. Afinal responder perguntas não compromete ninguém, a não ser que já esteja comprometido.
Nando Gaia
10/06/2017 - 00h04
E Temer fica até o fim do mandado,como manda a lei,parem de piti.
Neusa Gonçalves
09/06/2017 - 23h52
Esses caras fazem o que querem não existe lei para punilos
Vera Lúcia Leopoldo
09/06/2017 - 23h39
Safado.
Xicco Cruz
09/06/2017 - 23h36
O Brasil precisa ter sua história reescrita, quem dizem que lutou contra a ditadura ou tá preso ou processado, quem tinha condição e fugiu , hoje vive nos melhores bairros do Brasil e estão na crista da onda , me desculpem mas estao fazendo no Brasil hoje aquilo que o regime militar deixou escapar e não adianta chamar as pessoas que querem justiça igual para todos de esquerda, vivenciamos um momento de desmando , sem justiça , impunidade , desobediência a lei e à beira da anarquia, que vergonha para um país que prosperava e tem tudo para ser uma potência mundial mas a ganância e falta de espírito democrático de uma minoria que se julga acima da lei protegidos pela mídia criam crises políticas para conturbar e tentar voltar ao poder , porque não possuem hoje capacidade e condições de se elegerem via urna
Ronaldo Albuquerque
10/06/2017 - 13h37
Companheiro, você põe a crise brasileira na conta de uma imoralidade política, porque não percebe que a corrupção é instrumento de poder no Estado liberal, em que é utilizada para o seu exercício e para manter-se nele. Tudo isso é resultado da sociedade de classes, que por ser heterogênea, possui interesses divergentes, ou seja, não há projetos de país, mas, de dominação opressora do capital sobre o trabalho, refletindo na institucionalidade.
A questão, portanto, é muito mais objetiva do que o acanhamento que a consideração subjetiva consegue abarcar.
Denise Japponi
09/06/2017 - 23h35
Ele se acha acima da lei.#foratemer
Sara Carvalho
09/06/2017 - 23h34
Lisa Carvalho
Pedro Rosa
09/06/2017 - 23h31
.É nem precisa responder. .
Rita Freitas
09/06/2017 - 23h27
Mas responda só essa: Temer porque você é desse jeito?
Rodolfo Souza
09/06/2017 - 23h18
primeiro pede mais prazo e agora não responde , portanto vai cair mesmo !!!
Irene Alexandria
09/06/2017 - 23h18
Mandou um fux-se.
Marcelo Oliveira
09/06/2017 - 23h18
Tem o aval do congressista que o mantém no poder e o TST que faz que o julga.
Otoni Daniel
09/06/2017 - 23h17
MACHO FAZ ASSIM, DEMOCRACIA PRA QUER?
Thiago Silva
09/06/2017 - 23h15
Lixooo
Maria Teixeira de Magalhaes
09/06/2017 - 23h15
Imagina um aluno não respondendo as questões do ENEM ?!
Paulo Sergio
09/06/2017 - 23h12
Lugar de Ladrão é na cadeia.
João Henrique Lopes
09/06/2017 - 23h03
prende esse verme
Joao Barros Guimaraes Filho
09/06/2017 - 22h55
É agora , o STF vai se acovardar e por o rabo entre as pernas?
Maria Cangaceira
09/06/2017 - 22h55
Está contando com o foro privilegiado.
Paulo L Maia
09/06/2017 - 22h54
Maju Gomes
10/06/2017 - 02h08
Ne? ????????
Pedro Lira
09/06/2017 - 22h53
Uau! Ele pode tudo? Só pq tem o presidente do #TSE na mão? Pq nomeou dois ministros do #TSE sob encomenda às vésperas do julgamento? Só pq tem no #PSDB cúmplices? Pode tudo? Até desafiar a #PF? O #MPF o pegará, a sua quadrilha cairá. #TemerNaCadeia #Brasil quer #DiretasJá
Re Marques
09/06/2017 - 22h53
Não entendi a PF só existe para o povo. Então tem que acabar com essa polícia
M Lúcia Lemos
09/06/2017 - 22h52
Nossa Dr. TEMER , um jurista como tú , no cargo de pres. da república …..agir assim….. Responde p a PF …… nessa idade fazendo cada coisa .
Edir Figueredo
09/06/2017 - 22h49
Quer o vê se a PF vai baixar a cabeça para um golpista
Augusto Costa
09/06/2017 - 22h48
Imagino se fossse Dilma no lugar seria tema no JN.
Roberto Moore
09/06/2017 - 22h48
É um direito dele…que a PF va as favas
Vilma Borges Wiese
09/06/2017 - 22h47
isto não é um “ser humano”, é um verme apodrecido, serve nem para adubar a terra.
Ricardo Teixeira
09/06/2017 - 22h46
O que vão fazer PF com ele ????!?
Tita Gomes
09/06/2017 - 22h45
Cadê a polícia federal mostre serviços prenda este canalha!
José Carlos Silva
09/06/2017 - 22h44
Eu quero saber quem mandou flores pra recatada. Foi ele ou foi a mãe dele (joesley)
Osmar Henrique
10/06/2017 - 03h48
Quem foi heim?
Adriano Silva
10/06/2017 - 03h57
Kkkkkkkkk
Targino Gurgel
10/06/2017 - 04h13
Esse negócio de flores é muito suspeito mesmo . Será que ela é bela , recatada e gosta flores com o caule longo ? Maldade minha ? Claro , não tenho nenhum respeito por esses canalhas .
Mariangela Monteiro
09/06/2017 - 22h44
O safado não vai responder.Tá devendo e muito.Quem não deve não TEMER.
Luciana Barbosa de Oliveira
09/06/2017 - 22h44
Tá fazendo birra pq pegaram ele na mentira kkkkkk
Antonio Cerqueira
09/06/2017 - 22h42
ESCULHAMBACÃO, O CARA AVACALHOU COM A PF, E SE FOSSE LULA? HUM!
Antonio Cerqueira
09/06/2017 - 22h41
Welbersonn Fww
09/06/2017 - 22h41
E AGORA COMO FICA?