Do Jornal GGN.
Como os EUA passaram a controlar a Petrobras e a JBS
Por Luis Nassif
A respeito do post “Xadrez de como Janot foi conduzido no caso JBS” recebo informações de leitores que complementam a questão geopolítica apresentada.
Há duas áreas estratégicas no Brasil, de interesse direto dos Estados Unidos. Uma, a área de energia/petróleo; outra, a área de alimentos. Nelas, a Petrobras e a JBS.
O interesse estratégico na JBS se deve ao fato de ter se transformado no maior fornecedor de proteína animal para a Rússia e a China. Na Petrobras, obviamente pelo acesso ao pré-sal.
Nos dois casos, o Departamento de Justiça logrou colocar sob fiscalização direta do escritório Baker & McKenzie, de Chicago, o maior dos Estados Unidos, o segundo maior do mundo, com 4.600 advogados e 13.000 funcionários mundo e com estrutura legal de uma sociedade registrada na Suíça (Verein) para pagar menos impostos. É considerado ligado ao Departamento de Estado e ao Departamento de Justiça e é visto em todo o mundo como um “braço” do governo americano, atuando em alinhamento com ele na proteção dos interesses essenciais dos EUA.
No Brasil, o nome de fachada da Baker & McKenzie é o escritório de advocacia Trench, Rossi & Watanabe.
Trata-se de uma nova versão originaria do primeiro escritório Baker & Mackenzie no Brasil, fundado como Stroeter, Trench e Veirano em uma pequena casa na Rua Pará em Higienópolis em 1973. O cabeça era o advogado Carlos Alberto de Souza Rossi, filho do empresário Eduardo Garcia Rossi, ligado à Sofunge fundição do grupo Simonsen. Depois o Veirano saiu e montou seu próprio escritório e entrou o desembargador aposentado Kazuo Watanabe, um dos pais dos Juizados de Pequenas Causas.
O Trench, Rossi & Watanabe foi indicado pelo Departamento de Justiça como fiscal dentro da Petrobras, serviço pelo qual já cobrou mais de 100 milhões de reais. Hoje a Petrobras está sob supervisão direta do Baker Mckenzie, que analisa todos seus contratos, vasculha seus e-mails, tentando identificar novas áreas de atuação suspeitas.
Agora, assumiu a defesa da JBS, inclusive nas negociações com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. O Baker McKenzie é o principal escritório da JBS nos EUA. O caso JBS está sendo monitorado de perto pelo governo dos EUA porque os EUA poderão ter de graça sob seu controle a maior empresa de proteína animal do mundo.
Na realidade a JBS “salvou” a indústria de frigorificação de carne dos EUA, toda ela quebrada, e salvou com dinheiro publico brasileiro.
O Brasil praticamente “entregou” a JBS ao controle do EUA. Os Batista não têm saída a não ser virarem americanos. É mais um bom serviço prestado pelos moralistas do Brasil.
Antes os EUA usavam pastores evangélicos para penetrar nos países, hoje usam promotores.
Mizo
01/06/2017 - 09h44
Vergonha
cezar alberico pereira de deus
01/06/2017 - 03h46
Nao tenho.palavras sobre que estes governantes yeem feito, deixado de fazer ou se omitido.
Conclusao nao governao e nalegislão benefucio a nação.
Eisso.nao esta ocorrendo só no brasil.
PEDRO AUGUSTO MACHADO
01/06/2017 - 00h45
OS bandidos da justiça brasileira entregando o patrimônio da nação aos extrangeiros.
Basta ler a história pelo lado do perdedor
31/05/2017 - 21h39
Infelizmente o Brasil continua colônia desde o seu achamento. Triste sina de um território e povo predestinado a servir às nações hegemônicas.
Paulo Ribeiro
31/05/2017 - 19h04
mil anos luz de diferença, só nada haver.
Marcela
31/05/2017 - 13h26
Isto, com certeza é o mais logico e seguro, os brasileiros nao tem competencia para administrar seu patrimonio. Sou brasileira e amo meu pais, mas olha só o que nossos administradores fizeram, nao so nos ultimos anos, mas em décadas e decadas.
E não é só a classe políca, mas também os empresários, midia e todos os setores, que querem lucrar, a todo custo.
Editam notícias, assinam blogs, dão pareceres, julgam sem mérito algum, condenam o ?nico dispositivo, que por enquanto transparece. Que é o Judiciário. Pois os outros dois poderes, nem deveriam se pronunciar, se fossem senhores de honra, como rege a Constituição. A todo instante podemos nos deparar, com links patrocinados, é o que está ocorrendo, pois tentam desesperadamente, por a culpa nas investigaçaões, tentando em vão e absoluto desespero, continuar com suas falcatruas, engodos e dissimulaçâoes. “Não, nâo fui eu, sou honesto.” ” Não renuncio, vou continuar mamando. Quero ver quem me tira daqui. ”
Esta sim, é nossa cruel realidade. Desculpas pela verdadeira verdade.
Marco Lima
31/05/2017 - 12h51
Acho que é melhor as empresas estarem na iniciativa privada do que servindo a interesses politico-partidários.
Afinal de contas será que alguém acredita realmente que estas empresas são patrimônio ou servem ao interesse público no Brasil?
Alex
31/05/2017 - 10h22
Sinceramente, seria muito melhor para os gringos, controlarem a Suíça Nestlê. Querem controlar o sistema de energia? Chegaram atrasados, os chineses já o estão fazendo. Que comentários pífios! Quase esquizofrênicos, cá pra nós! Pastores evangélicos para controlarem o país? kkkkkkkkkkk Então Roma/Itália usaram os padres no passado? Se vivemos num contexto economico mundial onde a demanda cria a oferta, então deveriam controlar os chineses e russos para imporem a quebradeira no Brasil e outros produtores: Austrália por exemplo, quebrando até seus fazendeiros/americanos.
Mauro garcia
31/05/2017 - 07h22
Deus perdoaivos pois s?o tolos e n?o sabem o dizem.
Ivo Rodrigues
31/05/2017 - 09h00
#Palhaços #imbecis
jose carlos lima
31/05/2017 - 04h19
Enquanto isso o governo golpista transformou o que ainda nos resta de patrimonio nacional numa grande black friday em tudo é vendido com 90% de desconto: vide perdao de dividas o Refis com 90% de desconto e com prazo de 15 anos pra pagamento
Vide plataformas de petroleo sendo vendidas a 90% de descontos e mais: satelites, base de alcantara, aquiferos, jazidas de minerios…
Quem da menos leva
A nossa ciencia cultura e tecnologia viram pó
E nao se ouve batida de panelas por ai
enganado
31/05/2017 - 10h04
Faço de seus escritos, minhas palavras! Parabéns!!!!!!
Jeisa Cavalheiro
31/05/2017 - 03h54
Glauter Cavalheiro
Ross
30/05/2017 - 23h09
A pseudo tecnocracia jurídica sem freios do caos que leva a ditadura tecnocrata.
enganado
30/05/2017 - 22h29
Olha para o pessoal do gen. VILLAS BÔAS, diz que tá tudo certo! Porque na hora que houver alguma transgressão a Constituição, os seus meganhas estão atentos a TUDO, e tomarão as devidas providências. Dá vontade de rir do descaramento/cinismo/frouxidão. Acho até que deve ter repetido a ladainha “Neo-Liberal” nas palestras no Palácio do TREMER=Ladrão, bem como na AFUNDAÇÃO ALI BABÁ=FHC. Então sõ general, se assim o for, qdo vão começarem as trocas nas cores dos uniformes / decorar hino em inglês / inaugurar as bases militares dos USraHell / … etc. Sabe sr. general, gostaria que todos os oficiais-generais existentes aqui no PUTEIRO/GALINHEIRO/RENDEZ-VOUS/POCILGA/ … tivessem o posto de 3º Sargento ((igual ao Srgto GARCIA, na estorinha do ZORRO)) na nova aeronáutica/exército/marinha, ou seja, USAF, US Army, US Navy. Agora sim durmo feliz com a entrega do ___bra(Z)iUSA™ (( nome de fantasia, só serve para consumo comercial externo ))__ aos “”Assassinos da Humanidade (((me desminta!!!)))=USraHell.
Ricardo Brugger
31/05/2017 - 00h49
No Brasil ainda mais grave, porque muitos são promotores evangélicos!!!
Mario Washington Wallace Fajardo
31/05/2017 - 00h45
As mentiras do Cafezinho são tão deslavadas que se tornam hilárias.
Miguel
31/05/2017 - 09h04
O que é mentira?
Jose Leono Sobrinho
31/05/2017 - 00h20
E OS ENTREGUISTAS DE PLANTÃO??? QUANTO SERÁ QUE EMBOLSAM EM DÓLARES AMERICANOS, AÍ??? PARA ENTREGAR TODAS O NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO NACIONAL!!!…
Mari Valadão
31/05/2017 - 00h18
Estas situações são tão podres que revoltam as pessoas honestas que procuram sempre fazer tudo direito.NÃO se sabe mais em quem acreditar pois a justiça que era para estar do lado certo está vendida é muita vergonha para um país
Roberval Faria Ribeiro
30/05/2017 - 20h58
Há tempos tenho dito: melhor entregar o país para os estados unidos nos moldes da federação americana do que sermos prejudicados sempre pelos interesses deles e pelos corruptos e entreguistas dos três poderes.
Petralha Zuero
30/05/2017 - 23h27
Simone Dos Santos
30/05/2017 - 23h25
Esses vendilhões estão à serviço dos EUA
Ana Cristina Victória Barbosa
30/05/2017 - 23h19
Que lo parió!
Carla P. Bergamo
30/05/2017 - 23h13
Como disse Henry Kissinger, control the oil and you’ll control nations, control the food and you’ll control people.
Antonino Machado
30/05/2017 - 23h13
e o psdb continua a lamber as botas destes exploradores das naçoes sem comando e sem coragem de abrir as portas para o mundo e são um bando de covardes entreguistas.
Ronaldo Costa
30/05/2017 - 23h11
Já fomos Estados Unidos do Brasil, agora somos Brasil dos Estados Unidos !!!!!!