Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho
João Doria mudou o discurso há uma semana, em um evento em Nova York. Saiu de cena a história – que ninguém levava a sério – de que “Alckmin é meu candidato à presidência”. Doria agora diz que “Será candidato do PSDB aquele que tiver melhor posição perante a opinião pública”. Ele está na frente do seu mentor nas pesquisas.
O seu nome já vinha sendo construído como a alternativa da direita para a presidência. A mídia familiar faz o papel de assessoria de imprensa do prefeito/showman e a tendência é que a escolha da Globo e de seus satélites (Folha, Estadão, Veja, etc.) atropele qualquer resistência do PSDB, demonstrando cabalmente que o outrora grande antagonista do PT é apenas uma patética marionete nas mãos de quem tem o poder de verdade.
No meio de um furacão sem precedentes na política nacional, com Michel Temer e Aécio Neves sendo pegos conversando sobre compra de juízes e procuradores, propinas e assassinato de pessoas ao estilo de personagens do Poderoso Chefão, Doria, como uma criança tentando chamar a atenção dos pais, esperneia e se esmera para que não esqueçamos dele.
Fique tranquilo, João, estamos sempre à postos para analisar suas últimas peripécias.
A primeira que eu gostaria de ressaltar é a sua posição diante das provas acachapantes de que Michel Temer e Aécio são dois bandidos.
Doria, que adora mandar petistas para Curitiba e deve balbuciar durante o sono “Lula preso amanhã”, defendeu a permanência do seu partido na base do governo de Temer, o gângster: “O PSDB não deve romper com o Brasil. O PSDB deve ter equilíbrio. Numa situação como essa, bom senso, equilíbrio, serenidade, são fundamentais”.
Questionado se os fatos tornados públicos não eram graves o suficiente para um rompimento, disse que são gravíssimos e que era preciso investigar e punir quem fosse culpado. Ou seja, deu uma bela esquivada e não respondeu.
Se você for aliado do Doria, pode ser pego cometendo crimes que ele irá pedir “bom senso”; se for inimigo não interessam as provas, ele vai pedir a prisão. Parafraseando o sumido (graças a Deus) Marco Feliciano, Temer é o malvado favorito de Doria.
A segunda peripécia do prefeito/marqueteiro que quero comentar é muito grave para ser chamada assim. Na verdade foi uma demonstração de sua face truculenta, autoritária e completamente ultrapassada. Em ação conjunta com o governo do estado, chefiado por seu agora rival Alckmin, ofereceu aos dependentes químicos da cracolândia um tratamento baseado em tiro, porrada e bomba. O Conselho Federal de Psicologia divulgou nota chamando a ação de “barbárie” e “atrocidade”. Leiam este trecho:
Essa ação truculenta e absurda desmontou, arbitrariamente, uma política pública destinada a usuárias (os) de drogas, fundamentada nos princípios da atenção integral à saúde, do cuidado em liberdade, da redução de danos e voltada à ampliação da autonomia do sujeito, por meio da redução gradual do uso de substâncias e da promoção do acesso à assistência social, ao atendimento em saúde, e a oportunidades de emprego e moradia.
Assistimos indignados e apreensivos ao fim do programa “De Braços Abertos”, construído no diálogo com órgãos, entidades e coletivos atuantes no campo da política pública sobre drogas e direitos humanos, e sua substituição por um “novo programa”, batizado de “Redenção” pela gestão municipal.
Esse “novo programa” repete fórmulas ultrapassadas, inadequadas e ineficientes do ponto de vista da saúde mental. Repete o “Programa Recomeço”, do governo estadual, e a “Operação Sufoco”, da gestão municipal. As três iniciativas têm como princípios o tratamento por internação, inclusive involuntária, em parceria com comunidades terapêuticas mantidas por entidades confessionais, não sendo coincidência o nome “Redenção”.
Doria tenta vender uma imagem de moderno, mas sua política para dependentes químicos será lembrada como a cruel pré-história da humanidade na abordagem do problema.
Ele disse no domingo que “a cracolândia acabou”. Certamente alertado de que não é bem assim que as coisas funcionam, ontem mudou o discurso para “a meta será reduzi-la sensivelmente”. É um grande fanfarrão.
Por último, o momento cômico das últimas ações de marketing do PrefeiTop (esta página do Facebook que ironiza Doria é sensacional). Deem uma olhada na sua inacreditável explicação para a piora no trânsito das marginais em São Paulo, divulgada em reportagem do Estadão:
“Um pouco mais de confiança na economia de pessoas que não estavam usando os seus carros durante a semana, apenas nos finais de semana. E em relação às marginais, também. Isso reflete exatamente esse movimento”, disse. Questionado sobre a melhora no trânsito na região central da cidade, o prefeito disse ter achado o fato “estranho”, mas não o justificou.
(…)
Doria disse ainda que, com a crise política instaurada desde a divulgação dos áudios que comprometeram o presidente Michel Temer (PMDB), há possibilidade de que o tráfego volte a melhorar. “Agora, talvez em função desta situação política que gera um certo alerta, pode ser que isso iniba um pouco o fluxo daquelas pessoas que têm automóvel. Mas dentro da normalidade”.
É realmente um especialista em trânsito.
Não é de se espantar que a sua principal promessa de campanha resultou no aumento de mortes nas marginais. Vou repetir porque não é um fato banal: o prefeito da cidade, eleito para zelar pelos cidadãos, aumentou a velocidade nas marginais mesmo alertado, por vários estudos, de que isso geraria um aumento das mortes e acidentes graves, como de fato está ocorrendo.
O patético candidato da direita à presidência vai ter muita coisa para explicar na campanha.
Felipe
24/05/2017 - 19h08
Globo fascista
Pereira Freire
24/05/2017 - 14h57
João Dor, desastre!
Pedro
24/05/2017 - 10h09
Que bosta de texto.
Tuas opiniões não se sustentam.
É impressão minha ou tu gosta de atacar as oi das que estão indo bem?
Quem sabe não começa falando das inocências do seu pai frente a prefeitura de cachoeirinha… Não fez nada de significante pra população da cidade até agora, como Doria fez e está fazendo a São Paulo.
Opa, pra Gravataí resolveu fazer uma lei pra não usarem ketchup de refil, somente de sachê. Belo político, filho.
Creuza Lodo Alamiz
24/05/2017 - 08h23
Estás com dó,leva eles pra sua casa sua rua onde você quiser .Deixe o homem trabalhar em paz. Se não pode ajudar, também não atrapalhe com comentários infelizes .
Jonas
24/05/2017 - 06h07
Este site é do PT?
Rodrigo
24/05/2017 - 08h43
Sim! Esse cafezinho é vermelho! Aqui não se fala nada da corrupção dos petralhas. Deixem o Dória trabalhar.
Alair Machado Fonseca
16/08/2017 - 00h48
Rodrigo, talvez vc nem seja de SP, mas defender o Dória e o Temer, vc deveria ir para a cracolândia. Temer é um bandido contumaz; Dória é um falastrão que soube aproveitar a TV. Eu tenho a mais absoluta certeza que daqui há um ano , Dória será amaldiçoado pelos paulistanos.
Eu gostaria de ver candidato a Prefeitura de SP aquele bêbado do Datena, ele fala dos políticos como se fosse facílimo administrar um país ou uma cidade que só tem a av. Paulista. o resto, é só problemas.
Alair Machado Fonseca
16/08/2017 - 00h52
Rodrigo, vc está batendo panelas nas compras de deputados, no aumento do rombo nas contas públicas; ou vc está vibrando com a imensa credibilidade do governo coxinha ???
Emiliano Gonçalves
24/05/2017 - 06h06
Sobre a krakolandia ele não acabou, só espalhou.
Leonardo Nunes
24/05/2017 - 02h51
Direita??? Fala sério que o Brasil tem uma direita?!!!
O Temer é gangster? !! Ah, sim, claro: pupilo do Cappo de cappi, o nove dedos.
Vanderlei
24/05/2017 - 00h59
Amigo, Pedro bom texto, mas gostaria de saber quem pode resolver a crise que o país vive atualmente , política e econômica e colocar o BRASIL novamente nos trilhos? Pergunto isso pois está morando hoje no maior colégio eleitoral do país onde as coisas acontecem primeiro ai, pois daqui não conseguido visualizar um nome hoje que tenha condições de assumir o Brasil dos que estão se colocando a disputa, Dória tem muito a provar ainda, Luciano Huck piada , e os demais nem precisamos falar …
Maria Alécia Freitas
24/05/2017 - 03h21
Eca….
Eduardo
23/05/2017 - 22h41
Bom mesmo é quem não faz merda nenhuma, sempre terá gente para reclamar… aos que reclamaram de como retirou a cracolandia, certamente nunca teve seu celular ou pertence roubado por aqueles marginais. Se tens ideia de ressocializar essas pessoas, pode tentar mas quem não quer nem com ajuda do papa isso acontece… reclamar tem 10 para fazer nenhum
kaio renan de oliveira
23/05/2017 - 19h51
Poe uma fitinha ai que esse post está penso para a esquerda ! Pelo amore né, acho que gostas da monotonia que hadad e o pt pregam…
chega do velho, ruma a inovação#Novo@2018
Jonas
24/05/2017 - 06h09
É isso mesmo, esse site é patrocinado pelo PT.
Marlene Glaucia
23/05/2017 - 20h01
Cala a boca anta. ..
Vítor Pereira Gabriel
23/05/2017 - 15h46
ele não fez nada de bom até o momento?
Sergio L
23/05/2017 - 20h34
Sinceramente, NÃO.
Vítor Pereira Gabriel
24/05/2017 - 16h49
corujão da saúde foi ruim né?
bom era a fila do Haddad né?
Grayce Jorge
23/05/2017 - 18h40
https://www.facebook.com/grayce.jorge/posts/228355770998802
assis
23/05/2017 - 15h38
O Hadad nunca resolvia nada, um lixo, agora quer criticar um prefeito que trabalha, é palhaçada! Quem tem que explicar na campanha é a esquerda que pilhou o Brasil até a ruína completa.
willian stigger
23/05/2017 - 14h37
O autor, me párese um tipico esquerdista politicamente correto, quando critica uma ação policial que tirou das ruas possíveis meliantes. poque sejamos coerentes, todos sabemos que boa parte dos furtos e roubos são cometidos por viciados, em sua busca constante por mais drogas.
Luiz Pereira
23/05/2017 - 20h45
Não confunda politicamente correto com direitos constitucionais fundamentais.
Daniel Emiliano
24/05/2017 - 03h05
Roubar e consumir drogas ilícitas é direito constitucional, agora? hahahahaha
Lembre-se…seu direito TERMINA no momento em que invade o direito alheio.
Cracolandia não é direito de ninguém, meu caro.
Jonas
24/05/2017 - 06h12
Boa!!!!
Luiz Pereira
24/05/2017 - 06h35
Se roubou, investiga, prova e prende se for culpado, ao invés de derrubar um prédio em cima do cara.
antonimo
23/05/2017 - 14h10
Acho que o Doria pode ser uma Dilma no futuro. Ela iniciou como mãe do pac e terminou como madastra. Alguém se lembra do Presidentro kkkkkkkkkkk
O presidente ideal para o Brasil é o Alvaro Dias ou Bolsonaro.
Carlos Rocha
23/05/2017 - 17h02
Nunca esse cara vai governar o Brasil o povo não vai deixar, este Zé Mídia vai governar para os empresários e o povo vai continuar a se foder
Edson
23/05/2017 - 22h00
Quem deveria governar para o povo foi o campeão em acordos ilícitos, viagente com grandes empresários e garoto propaganda de empreiteiras picaretas. .. ou você acha que a cracolândia é culpa do Doria? Se não pararmos com essa hipocrisia de esquerda e direita e perceBernardo quem tem ética e quem não há tem, nunca sairemos dese buraco.
Jonas
24/05/2017 - 06h15
Boa, é isso mesmo.
Mas não esqueça que esse site é petista.
Jonas
24/05/2017 - 06h23
E o molusco vai governar para o povo e afundar o Brasil mais do que afundou.
Maria Das Chagas Melo
23/05/2017 - 16h50
Quer ser Presidente. Rindo até 2090 kakkkkkk kakkkkkk kakkkkkk
eu
23/05/2017 - 13h41
“Doria disse ainda que, com a crise política instaurada desde a divulgação dos áudios que comprometeram o presidente Michel Temer (PMDB), há possibilidade de que o tráfego volte a melhorar.”
Sensacional!! hahahahahaha .. Xéssuis Agripino!
ray
23/05/2017 - 13h56
pior que não tem o C´ a ver com as calças.
Mario
23/05/2017 - 13h01
Como esse prefeito lembra aquel personagem Wallace do filme “Wallace e Gromit – A Batalha dos Vegetais” rs….
Dilma Coelho
23/05/2017 - 12h57
Por que tanta propaganda do mal caráter desse doriana canalha? Por que uma foto desse padrão? É o falem mal mas falem de mim? Por que não uma charge igual ao Altamiro Borges. Desanima de ler…
davi holanda
23/05/2017 - 12h35
cara tu é muito sem noção viu, se critica tanto e os especialistas criticam tanto, me diga , como acabar com a cracolância, porque ela existe desde sempre e nunca nada resolveu, me diga ai inteligente..
Ismael Luiz de Campos
23/05/2017 - 15h18
O HOMEM DO BOTOX É LIGEIRO KKKKKKKK
Cicerapereira Decarvalho
23/05/2017 - 15h07
Abutre? Os abutres limpam a carniça do mundo
Jorge Nunes Rosado
23/05/2017 - 14h49
DÓRIA QUE ESTAVA COM ROCHA LOURES EM NOVA YORK NO DIA DA DELAÇÃO!! DÓRIA DOOU 50 MIL DÓLARES PARA ROCHA LOURES EM 2014!!
Renato Ankh
23/05/2017 - 14h35
Sabía que iam falar da cracolandia. Só a esquerda mesmo pra defender drogados, traficantes e destruição de bairros. Mudem o nome do site de Cafezinho para Crackzinho que fica melhor.
Claudio Anael
23/05/2017 - 13h43
A esquerda defende drogado, vocês da direita votam neles.
Edson
23/05/2017 - 22h07
Queria entender o que vocês entendem de esquerda e direita. .. o PT foi esquerda… na época em que o Suplicy ainda era lúcido. .. me polpem. .. tentem ser brasileiros e acharem pessoas de bom senso e de caráter .. já será um grande passo identificarmos isso na atual conjuntura.
Luiz Pereira
23/05/2017 - 20h54
Não só a esquerda. Em tese a direita, que se diz “liberal”, deveria defender os direitos individuais fundamentais contra abusos e intervenções do Estado. Se não me engano esse é um dos princípios do liberalismo. Mas a direita anda meio confusa ultimamente, não sabe quando defende o Estado mínimo e quando quer que o Estado desça o porrete.
Vinícius Lepore
24/05/2017 - 12h13
Quer combater tráfico? Prende um helicóptero com meia tonelada de pasta de cocaina. Quer tratar dependes? Fala com gente da área de saúde. Vc é da área de saúde? Então vai estudar antes de qualquer coisa.
Solange Mendes
23/05/2017 - 14h20
Acha que é unanimidade nacional depois de 5 meses de mandato? A cidade de São Paulo não representa o Brasil inteiro não.
Vitor
23/05/2017 - 11h11
Esse coxa vai dar muito trabalho ainda…
Ademir De Assis Mendes
23/05/2017 - 14h00
o Rico Riquinho é uma piada chique………
Paulo L Maia
23/05/2017 - 13h45
Rodrigo
24/05/2017 - 08h45
Mude-se então para Cuba.
Cristiane Lanzellotti
23/05/2017 - 13h37
Berluscone tupiniquim
Gustavo Rapisarda Arcolini
23/05/2017 - 13h34
covil dos lobos
Tania Nunes
23/05/2017 - 13h29
Dória você é um.. #BabacaDesastrado
Laercio Ferreira
23/05/2017 - 13h25
ABUTRES SÃO A PIOR RAÇA BRANCA QUE O PAÍS ADOTOU, O POVO É CONDUZIDO PELA EMPRESAS MULTINACIONAIS DA URNAS ELETRÔNICAS DOS VOTOS PRIVATIZADOS DA NEO COLÔNIA? POLITIQUEIRO MARQUETEIRO DAS MÍDIAS SAFADAS ? ALCK-MAN ANTI HERÓI DAS MERENDAS , E O ESPETACULARIZANTE DA PREFEITURA DE SP?? SOCIEDADE PULGUENTA ??
Antonio Alberto Franco
23/05/2017 - 13h24
deixa esse trouxa ser candidato, nós de sp vamos dizer ao Brasil quem é ele!!!!
Jonas
24/05/2017 - 06h20
Para você, qual o candidato ideal?
Laercio Ferreira
23/05/2017 - 13h20
ESTES CORREGIONRIOS BIPOLARES DO PSDB ABUTRE