(não descobri o crédito dessa maravilhosa foto. Peguei ela neste link. Se alguém souber, eu ponho aqui)
No Jornal Extra
O rato pariu a montanha
Por Felipe Pena em 22/05/17 11:23
Tem que manter isso aí, viu?
São onze horas da noite e um presidente da república está comprando o silêncio de um ex-deputado. O encontro acontece no porão do palácio, após o interlocutor ultrapassar a cancela de segurança usando um nome falso como senha. O interlocutor é um dos maiores empresários do país e carrega um gravador no bolso.
Tem que manter isso aí, viu?
O empresário informa ao presidente que faz pagamentos mensais ao ex-deputado e a um doleiro responsável por suas operações financeiras, ambos presos em uma carceragem de Curitiba. Também conta que comprou dois juízes e conseguiu infiltrar um procurador na equipe do ministério público que o investiga.
Ótimo. – responde o presidente.
O empresário precisa resolver pendências junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica, onde trava batalha contra uma estatal sobre o preço do gás que é fornecido à sua empresa. Está disposto a pagar 5% de propina. Pergunta quem pode ajudá-lo. O presidente indica um deputado cujo gabinete funciona no Palácio do Planalto.
Posso falar tudo com ele? – pergunta o empresário.
Pode. Ele é da minha estrita confiança. – responde o presidente.
O empresário deixa o palácio após conversar 36 minutos com o presidente. O gravador registra o começo e o fim do diálogo marcando o horário da rádio CBN. Não há cortes, não há edições.
Joesley Batista, dono do grupo JBS, sabe o poder do material que tem nas mãos. Nos próximos dias, ele negociará o acordo de delação premiada que acabará com o governo golpista de Michel Temer. Também levará à lona o senador Aécio Neves, articulador dos primeiros movimentos do golpe, logo após perder as eleições presidenciais de 2014; e o deputado Rodrigo Rocha Loures, o tal homem da estrita confiança do presidente.
Agentes da polícia federal seguirão o deputado pelas ruas de São Paulo, onde ele receberá uma mala com 500 mil reais de propina cujas notas estão marcadas. Rocha Loures será filmado durante o trajeto.
Outra equipe seguirá o primo de Aécio Neves, Frederico Medeiros, que também recebe 500 mil reais. O senador tem um motivo claro para a escolha de Frederico: “tem que ser um que a gente mata eles antes dele fazer delação”.
Frederico continua vivo.
A carreira de Aécio vira pó.
No dia 17 de maio de 2017, às sete e meia da noite, o jornalista Lauro Jardim revela toda a história. Faz exatamente um ano que Temer demitiu o copeiro do Palácio do Planalto, José da Silva Catalão. Agora é o próprio Michel que assina o aviso prévio.
Na cadeia, o ex-deputado Eduardo Cunha olha para a imagem de Temer na TV e lembra-se da frase de Danton quando ia para guilhotina: “O que me consola, Robespierre, é que atrás de mim virá você”.
No dia seguinte, 18 de maio, o presidente convoca a imprensa para dizer que não vai renunciar. Inconscientemente, repete o gesto de Richard Nixon, quatro décadas antes. Está nervoso, tenso. Não contesta as informações, apenas parte para o ataque.
Ao ouvir a gravação, Temer minimiza seu conteúdo e diz que a montanha pariu um rato. Mas parece o contrário.
O rato pariu a montanha. E é uma imensa montanha de crimes.
O Sindicato dos Jornalistas de MG decreta o dia 18 de maio como “dia da liberdade de imprensa em Minas Gerais” por causa da prisão da irmã de Aécio, Andréa Neves, que perseguiu diversos profissionais durante os governos da famiglia no estado. Frederico, o primo, também é preso. O senador é suspenso do cargo.
Vejo isentões e coxinhas envergonhados em todos os lugares. Fotos de artistas e jogadores de futebol ao lado de Aécio desaparecem das redes sociais. Lembro-me dos motivos que os levaram às ruas para pedir o golpe.
Nunca foi pela corrupção.
Foi ódio de classe mesmo. Com pitadas de misoginia.
As pedaladas serviram apenas como pretexto para derrubar Dilma. Nunca serviram para condenar Temer, que fez o mesmo. Talvez porque a presidenta fosse vista constantemente numa bicicleta e Temer nunca tenha andado em outro veículo que não fosse um carro importado.
Mas agora é diferente. O crime existe e foi gravado. Os ratos começam a abandonar a montanha. Leio o “Discurso sobre a servidão voluntária”, de Étienne La Boétie, escrito na primeira metade do século XVI. O jovem Étienne diz que o tirano só governa porque há pessoas que aceitam ser governadas por ele, mas quando esta obediência voluntária cessa, cessa também o poder do tirano.
Os coxinhas se cansaram do tirano.
Não tenho a mesma certeza sobre Sérgio Moro.
Nos três anos em que a operação lava jato foi comandada por Moro e a república de Curitiba, nenhum tucano foi atingido. E, entre os caciques do PMDB, apenas Eduardo Cunha foi preso. No final do ano passado, Cunha fez 21 perguntas a Michel Temer. Elas antecipariam em muitos meses a sua queda, mas Sérgio Moro barrou todas. O dono da JBS procurou o MP de Brasília porque talvez acreditasse que Moro, mais uma vez, blindaria Aécio e Temer. E, principalmente, não deixaria que o primo e a irmã do senador, que não têm foro privilegiado, fossem presos.
Na quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal julga o recurso do presidente para suspender o processo. Logo saberemos o que mudou no grande acordo nacional. Podemos apostar na queda do tirano que alterou o currículo do ensino médio por decreto, sem consulta à população? Podemos apostar na queda dos que defendem o neofascismo do projeto Escola Sem Partido? Podemos apostar no fim das contrarreformas que retiram direitos dos trabalhadores?
Sim e não.
O tirano cai, mas o golpe continua.
Este é o país que liberta um branco milionário condenado por corrupção e mantém preso um negro pobre condenado por porte ilegal de pinho sol.
Este é o país que usa uma projeção de PowerPoint como prova.
Este é o país do rato que pariu a montanha.
E só há uma maneira de escalar:
Diretas já!
Diretas!
Já!
Felipe Pena é jornalista e escritor. Doutor em Literatura pela PUC, com pós-doutorado pela Sorbonne, é autor de 15 livros, entre eles o romance “Fábrica de Diplomas”.
Crispiniano Neto
24/05/2017 - 11h50
Fantástico, Miguel. Só uma pequena correção.
Bom lembrar que Cunha foi preso, mas nisto não existe nenhum mérito de Sérgio Moro.
A denúncia e as provas vieram da Suíça, o afastamento do mandato foi feita por Teori, foi cassado por força de decisão da Comissão de ética com os três votos do PT, A cassação definitiva foi pelo plenário da Câmara e prisão foi decretada por Teori Zavascki. Moro ainda não achou sequer o endereço onde mora Cláudia Cruz, cúmplice dos roubos e ususufrutuária da sua roubalheira
Suelly
24/05/2017 - 01h14
Qt sujeira! , se a perícia provar a eficácia do áudio , infelizmente o presidente terá que se afastar do cargo e arcar com suas consequências, e bem agora que as coisas estavam começando a mostrar sinais de recuperação. realmente uma pena. ..A JBS se tornou trilhonaria graças a Dna ex presidenta Dilma e o digníssimo ex Lula…esses bandidos tem que pagar atrás das grades…cadeia neles..
Luiza Cordeiro
23/05/2017 - 20h04
Você foi admirável em seu texto. Só lamento que o Temer aínda não esteja preso.
Parabéns!
E SOLANGE
23/05/2017 - 19h14
PRECIOSOS E TALENTOSOS DE O CAFEZINHO! SE É EXPLÍCITA A FALCATRUA DO GOLPE, NÃO EXISTE UM SÓ INSTRUMENTO JURÍDICO QUE RECONDUZA DILMA AO PODER? ABRAÇO E CONTINUEM BRILHANTES!
Matheus Oliveira
23/05/2017 - 18h04
Acho que vocês que não entenderam! Ela esta pedindo a renúncia do presidente. Se ele renunciar é considerado Eleições Indiretas. #Constituição
Joseli Corrêa de Souxa
23/05/2017 - 13h38
Eu sempre soube do Golpe. Mas os coxinhas por ódio a um partido, saíram as ruas, colocaram nariz de palhaço, admitindo serem palhaços mesmo fizeram o diabo pra derrubar uma Presidenta eleita pelo povo, que o único erro foi talvez errar, e não aceitava manipulação, conversas com bandidos lá em Brasília. Fizeram com ela o mesmo que fizeram com Cristo, crucificada uma inocente. E agora coxinhas? Estão felizes? Agora vcs estão aí com o que vcs queriam. Pior que vcs levaram junto o Brasil inteiro. Mas Deus é Justo, e tds que formaram o Golpe vão pra cadeia. E vcs já sabem onde enfiarem as panelas e os nariz de palhaço…Quero ver fotos agora do Aécio e do Juiz Moro de segredinhos no pé do ouvido um do outro. Lula 2018!!!
Marilda B. Maggi Batista
23/05/2017 - 10h30
Sem duvida!! Teremos q partir p/ tirá-lo o cinico, perverso, usurpador e bem cruel !!!Deveriamos ter trabalhado bem mais a favor da presidenta ou se caso pudesse novas eleições mas nunca jamais o vice corrupto traidor no poder. Arranjamos um problemão p/ o Brasil!!! A Dilma q tem sangue brasileiro deve estar estarrecida com o povo. Que povo !!!acomodado ou bem mal informado!! Que povo despolitizado !!!!Acorda Brasil!!!!
Bosco Jose
23/05/2017 - 09h41
Temos que limpar a casa em começar pelo Presidente. EU ACREDITO QYEBUM DIAS O BEM VAI SUPERAR O MAU/MAL!
Pedro Mansur Sesterhenn
23/05/2017 - 11h56
Lise Török acho que vale a leitura
Wagner Tadeu pinheiro morgado
23/05/2017 - 07h11
Parabéns pela matéria, se todo a mídia golpista fosse imparcial tudo que o Brasil está passando nos dias de hoje seria diferente, ideologia a parte mas a verdade sempre em primeiro lugar.
Eliza Gomes
23/05/2017 - 07h00
À Moro foi dado o poder para perseguir Lula, somente. Cunha é um gaiato na história. Mas sabemos que ele preso para não atrapalhar temer.
Eliza Gomes
23/05/2017 - 06h57
A Moto foi dado o poder para perseguir Lula, somente. Vinha e apenas um gaiato na história. Mas sabemos que ele foi preso para não atrapalhar Temer.
Izaac Leal
23/05/2017 - 08h49
Duas ratazanas
Vera Maria Mainieri
23/05/2017 - 04h30
É o caso decidem dorme com cães. Esse aí tem se coçado uma barbaridade !
Waldemar Pamplona da Silva
23/05/2017 - 00h46
É ser muito topera, não sabe nem o que está fazendo.
Waldemar Pamplona da Silva
23/05/2017 - 00h44
Não pode mesmo.
Anita Junqueira
23/05/2017 - 00h25
??????????????????
Fernando DaGatta Souza
23/05/2017 - 00h11
Hã?!?
Grayce Jorge
22/05/2017 - 23h19
https://www.facebook.com/grayce.jorge/posts/228355770998802
Maurício Barreto
22/05/2017 - 19h51
Bom artigo
Marcelo Figueiredo
22/05/2017 - 22h40
Jornal extra é da globo.
Josemar de Melo
22/05/2017 - 22h16
Nos porões de um palácio no planalto central, um jaburu se trancafia nas suas próprias conclusões de que jamais deveria estar ali.
Roberto Santana
22/05/2017 - 22h15
Ainda fala mal do tiririca xupa pm
Lize Duarte
22/05/2017 - 22h06
Esses são guiados por fgagáC.
Laercio Ferreira
22/05/2017 - 21h25
NO PALÁCIO DO CARCARÁ JABURU O BICHO PEGA MATA E COME , E DÁ VAZÃO AOS COFRES PÚBLICOS , EMPRESA PRIVADAS??
Luciano De Castro Lamego
22/05/2017 - 21h09
O Presidente rabo-preso.
Maria Loera
22/05/2017 - 20h57
Excelente articulo , el arte narrativo de Felipe Pena imprime novedad y entendimiento a una trama por demás conocida, mas que aún no termina.
Lourdinha Albano
22/05/2017 - 20h37
Texto muito bom
Jair Marques Pinto
22/05/2017 - 20h23
Tem que manter isto viu! Não está Prevaricando?
João Bosco Lobo
22/05/2017 - 19h36
Já posso chamar de GOLPE o impedimento político midiático da presidenta eleita Dilma.
É O GOLPE MAIS DESCARADO QUE JÁ VI ATÉ HOJE.
FORA GOLPISTAS! FORA CUNHAS!
VOLTA DEMOCRACIA!
Silvia Machado Machado
22/05/2017 - 20h42
ANULA STF. VOLTA DILMA.
Rita Candeu
22/05/2017 - 19h31
sensacional
Marcos Campos Taveira
22/05/2017 - 19h30
Da sarcástica série: O ESTRANHO MUNDO DE ZÉ DO CAIXÃO 2. Temer reúne-se à meia-noite com Joesley para ouvir lamúrias “ilegítimas”.
Fatima Esperança Da Silva Costa
22/05/2017 - 19h29
Quanto amor¡!!!
Jesus Calixto
22/05/2017 - 19h22
Anderson Dias
Don Arnaldo de Azevedo
22/05/2017 - 19h18
Leiam
Paulo L Maia
22/05/2017 - 19h07
Tem que manter isso aí viu!
Claudenice Alves
22/05/2017 - 19h01
Claudenice Alves
22/05/2017 - 19h00
Que lindeza. ? .
Viviane Moura
22/05/2017 - 18h48
Geralda Monteiro
22/05/2017 - 18h46
Como são amigos, põe eles frente a frente e um gravador, vamos descobrir mais um capítulo dessa novela.
Chris Rubio
22/05/2017 - 18h43
o crédito eu não sei também, mas tem uma trilha sonora boa!!https://www.youtube.com/watch?v=rsvVzAn_qlI