(Presidente Michel Temer e o colunista do GLOBO Ricardo Noblat. Foto: Maria Lima)
Exclusivo para o Cafezinho!
Quem derrubou Temer não foi a Globo. A luta só começou, e se dará nas ruas
Por Roberto Ponciano, um marxista, sobre a necessidade da análise dialética nesta hora em que as teorias da conspiração tão em moda retiram a força das ações coletivas da história
Gente com falso maquiavelismo achando que tudo que aconteceu ontem foi só “a Globo tentando dar golpe dentro do golpe”.
Este falso determinismo histórico, em geral, vem de uma visão materialismo mecânica e não dialética do mundo. A mesma que dizia que seria melhor eleger Trump para a presidência dos Estados Unidos, porque ele primeiro iria arrumar a casa e distensionaria as relações imperialistas pelo mundo afora. Estas análises deterministas vulgares, falso maquiavelistas, partem do pressupostos que as variantes históricas, as classes sociais, as frações de classe, as instituições, são variantes matemáticas facilmente determináveis, e que numa lógica aristotélica e de silogismo podem predizer o futuro como o oráculo de delfos.
O problema é que o futuro é uma esfinge que vive devorando estes predicadores de feira.
Não, a delação de ontem não foi um ato da Globo para dar o golpe dentro do golpe. A Globo sim, agora, junto com os conservadores e os extremistas de direita, vai apoiar uma saída na qual os golpistas não tenham que devolver o poder ao povo, mas no pior cenário possível para eles.
A Globo só publicizou o que aconteceu ontem, porque, como diria Foucault, o sistema de provas judicial e de verdade, inaugurado pela civilização ocidental com Descartes é o meio processual jurídico, no qual, determinadas evidências não tem como ser descartadas.
Com certeza, alertada pelos próprios meios que vivem vazando notícias contra o PT, da delação da JBS, a Globo se viu numa escolha de Sofia. Calar-se e ver o maior escândalo da história da República sair num blog sujo como O Cafezinho, ou no El País, ou na BBC Brasil, ou apressar-se em jogar a merda no ventilador e tentar salvar alguma aparência de “imparcialidade”.
E este, na verdade, o jogo que a Globo joga desde ontem. Notícias deste tipo não são fabricadas, elas são bem maiores que as intenções e que o controle da Globo.
Os interesses de classe da grande mídia e de seus patrocinadores foram duramente afetados ontem. Só se pode explicar a delação da JBS pelas próprias defecções, rachas, brigas internas dentro do golpe, que transformou Brasília num balcão de negócios entre quadrilhas rivais. Conectando a delação com a própria fala do Aécio em eliminar, matar rivais, a denúncia da JBS se apresenta muito mais do que um resguardo de integridade física pessoal e da própria empresa (que dependendo do tamanho da propina a ser paga pode mesmo ser levada à falência), do que um interesse determinante em derrubar um governo.
A derrocada em segundos do Governo Temer, que tinha uma popularidade de 4%, e que se mantinha num misto de chantagem, corrupção, compra de votos e compra de apoio da imprensa, não estava na conta da Globo e dos outros veículos de imprensa que apoiaram o golpe não.
Na conta deles, até ontem, estavam a “urgência” da reforma da previdência e trabalhista, a venda do pré-sal, o fatiamento da Petrobras, o desmantelamento do BB e da CF.
É lógico, que com o escândalo de ontem, esta agenda fica adiada sine die e o jogo político no Brasil está em aberto.
Sim, em aberto, não sou um otimista que tem certeza que teremos eleições diretas em 2017. É lógico que as forças golpistas tentarão impor uma solução “Carmem Lúcia” (com a imagem bastante desgastada também por seu apoio às reformas) ou uma eleição indireta num Congresso corrupto e sem respaldo. Mas isto não está dado ou determinado.
Depende da nossa iniciativa. As forças progressistas e populares voltam a ter a iniciativa. Nosso papel é tomar as ruas e exigir eleições diretas já!
A mídia corrupta, principalmente a Globo não consegue esconder sua participação no golpe, é forçoso lembrar que ainda ontem a Globo passava a propaganda regiamente paga pelo bandido Temer a favor das reformas. Que o pagamento de propina deste governo, também é o pagamento de propina aos meios de comunicação, e que nem a Globo nem nenhum outro meio de comunicação tem hoje algum lastro para chamar qualquer tipo de movimentação politica, muito menos de rua.
As forças reacionárias, desde ontem, estão na defensiva. Depende da ousadia da nossa ofensiva alcançar ou não as eleições diretas já em 2017.
Em política a iniciativa conta muito. Se não fosse a iniciativa de Lênin, um partido pequeno e minoritário, como era o Bolchevique na Rússia, jamais teria tomado o poder de Estado.
Se tivermos a iniciativa e formos as ruas, não pedindo, mas exigindo não só eleições diretas, mas anulação de todas as reformas, leilões de petróleo, todos os atos lesivos e corruptos deste governo vende-pátria, inclusive, uma investigação das ligações de Temer, Cunha, Aécio com elementos do MPU e do Judiciário, poderemos sim virar o jogo e retomar o controle do país.
Desta vez com uma pauta ainda mais avançada!
Até a vitória final! Pátria livre! Venceremos!
Marcos
22/05/2017 - 11h45
Quem derrubou o Temer foi a Lava jato…ele tenta acabar com a investigação, já que seus aliados estão todos ligados a este escândalo, quem acabou com a Dilma foi a incompetência administrativa de um governo sem rumo…. que baixou tributos, fez a reforma 85/95, várias bolsas populistas, que quase quebraram o país……destruindo a economia brasileira com um Rombo de 4 trilhões de dívida interna.
Patrícia
20/05/2017 - 16h01
Estava até gostando do seu texto, mas quando começa “os golpistas”, “mídia golpista”, “forças reacionárias”, aí esse discurso de esquerda tão desgastada com tantas denúncias e tão suja quanto a direita. Sinto, mas essas palavras não convencem ninguém. Hoje pra ser bom a pessoa não pode ser direita e nem esquerda para estar limpo.
Mônica Athayde
19/05/2017 - 11h54
Robson Dias
Carlos M M Porto
19/05/2017 - 08h30
Não foi derrubado seus idiotas! Escutaram o áudio? Foi o lulla que mandou fazer essa mwrda?
Waldir José Franco
19/05/2017 - 02h33
A globo parece que descobriu o Brasil. Acreditam em contos da carochinha.
Rita Matos
18/05/2017 - 22h06
Importante análise para compreendermos a globo e a queda de temer.
Laercio Ferreira
18/05/2017 - 21h29
NO-BLAT , UM COLUNISTA DA MÍDIAS GOLPISTAS DA KRUS KRAN KAN DAS ELITES ANTI NACIONAIS DA NEO COLÔNIA DE PINDORAMA< BOCA ABERTA ESTÃO OS MULTIMILIONÁRIOS DO PAÍS QUE REALIZAVAM EXCELENTE GOVERNOS COM TEMER , CONSEGUINDO COLOCAREM OS EXCLUÍDOS E, OS POBRES E O POVO DE VOLTA EM SEUS DEVIDOS LUGARES??
Anonyma
18/05/2017 - 16h51
Ótima analise, e agora!? povo na rua.
Andre Chemello
18/05/2017 - 19h22
Amigos…..
Maria Aparecida Fernandes Da Silva Kato
18/05/2017 - 19h18
DIRETAS JÁ!
Gustavo Pacheco
18/05/2017 - 18h58
Prendam todos. Fora todos. Nenhum político merece nossa confiança. Oportunistas e impostores.
Replicante Seletivo
18/05/2017 - 14h15
A única lógica plausível para este espalhafatoso tiro-no-pé, provocado pela Globo ao divulgar depoimentos contundentes contra Temer e Aécio, é justificar, no meio deste tumulto reinante, uma prisão sem provas para Lula e dar continuidade aos planos golpistas em sequência. Temos que estar atentos, a fome de poder e a capacidade de criar climas golpistas são fatores inerentes ao espírito do Sistema Globo.
Celma Queiroz
18/05/2017 - 14h10
A rede Globo apoia esse bando de ladroes, distraindo a massa , a classe média, q pensa ser rica; é cúmplice de tudo de ruim , ainda aquela Cristiana Lobo, protegendo Aecio , Temer e outros bandidos ; não somente a Rede Globo, como o Jornal Estadão, a Folha de São Paulo. Tem que substituir o Ali Kamel!
Fabio Muniz
18/05/2017 - 13h50
Tainá Muniz
Andre Chemello
18/05/2017 - 13h50
Temer foi deletado uma vez, Lula oito. Só pra constar!!
O Cafezinho
18/05/2017 - 14h25
hehe, mas delação com “prova destruída” não conta. Uma delação com provas vale um milhão de delações sem provas. finge que ri mas vc tá chorando. temer era da sua turminha de golpistas.
Kátia Oliveira
18/05/2017 - 14h36
O Cafezinho Andre ainda resiste no discurso da globo!kkk
Andre Chemello
18/05/2017 - 14h49
Kátia Oliveira
Andre Chemello
18/05/2017 - 15h14
O Cafezinho
Luiz Ramiro C Chemin
18/05/2017 - 15h50
vai sim! vai te deixar louco da vida quando ele não receber votos suficientes
Carlos Mauricio Silva
18/05/2017 - 17h13
SISTEMA ESTA CARCOMIDO PODRE
Tereza Müller
18/05/2017 - 18h59
????????
Carrie Coleman
18/05/2017 - 21h51
Andre Chemello Onde estão as provas contra Lula?
Flavia Teixeira
19/05/2017 - 00h54
E onde está a gravação com Dilma? Os áudios com TEMER e AECIO são claros…. E com direito às imagens. Convicção é coisa para enfiar no mesmo lugar que a #globogolpista informou que Temer aguardava….
Kátia Oliveira
19/05/2017 - 02h34
André Andre Chemello quero ver as provas não depoimento!!! Se provarem não tenho problema algum de ve-los presos já vocês adoram um bandido de estimação, já foram todos Japonês da Federal, Cunha e Moro todos bandidos e não me fale que moro não tem provas só não tem porque ninguém investiga o caso banestado a fundo! Ah se informe sobre seu idolo bolsolixo como saiu expulso da corporação!
Andre Chemello
19/05/2017 - 02h35
Flavia Teixeira Eu nao criaria tanta expectativa assim… Até agora, foi muito barulho por nada… O audio nao condiz com o auê que criaram em cima, foram omitidas frases e deturpada a fala de Temer… Tem coisa aí!…Alguem ja se perguntou como PT, Rede e PCdoB tinham os pedidos de impeachment PRONTOS e em maos para entregarem no STF, assim que saiu a noticia?.. Pensem!
Andre Chemello
18/05/2017 - 13h46
kkkkkkkkkkkkk
Regina Barja Fidalgo
18/05/2017 - 13h41
As merdas que ele mesmo fez
Francisco Andre Batista Silva
18/05/2017 - 13h40
Kkkkkk
Rosane Graça
18/05/2017 - 13h39
Rosane Graça
18/05/2017 - 13h38
Nelton da Silva
18/05/2017 - 13h35
Noblat é um canalha. Talvez, seus propósitos sejam agora atingidos. A Marcela estará muito vulnerável, quiçá, sozinha se o marido for preso.
Ediane Prestes
18/05/2017 - 13h32
Kkkkkkkkkkkkkkk
Vanuzia Brito Lima
18/05/2017 - 13h31
Pode investigar que ele pode ter mandado matar o Teori Zavaskcs.
Regina Barja Fidalgo
18/05/2017 - 13h42
?
Jaqueline De Souza
19/05/2017 - 02h05
Foi queima de arquivo, pode ter certeza!
João Valente
18/05/2017 - 13h29
Prende ele também. Traidores da nação.