Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho, na Suécia
O sucesso da Greve Geral deste histórico 28 de Abril transcende a tudo o que pode ser reportado, compartilhado nas redes sociais e até vivido nas ruas. Hoje o povo brasileiro deu o mais expressivo aviso das últimas décadas de que a agenda neoliberal, derrotada nas urnas várias vezes, não será aceita.
Esta certeza fica ainda mais explícita quando a pauta de luta por garantias trabalhistas e sociais é somada ao repúdio a um (des)governo que chegou ao poder por meio de um assalto. À quadrilha que, ainda, está no comando dos destinos do país restou apenas a renúncia. 2018 seria muito tempo de espera. É preciso novas eleições, já!
O insuspeito Renan Calheiros (PMDB-AL) pergunta, em tom de crítica às “reformas”, “Qual a mensagem de Temer aos trabalhadores no 1° de Maio?”. Há perguntas que não precisam ser respondidas. Temer existe apenas como um ectoplasma que resulta do esforço mediúnico da Globo. O Brasil é hoje governado por um fantoche vindo do além.
Esta Greve Geral também revelou, mais nitidamente, a terceirização do jornalismo da Globo à assessoria de imprensa de Temer. Hoje Temer e Globo se confundem na reprovação popular. A audiência desta emissora é fruto único do monopólio que, assim como o atual (des)governo, não cabe mais no Brasil que nasce neste 28 de Abril.
O esforço feito pela imprensa chapa branca para tentar reduzir os protestos à condição de meros distúrbios provocados por pequenos grupos, fracassou. O brasileiro dispensou as lentes tendenciosas e saiu da condição de passivo para ser o protagonista, nas ruas, dos movimentos de repúdio ao retrocesso.
Realizados em todo o país, cada um com o seu traço cultural característico, os protestos foram o bônus da Greve Geral. “Cruzar os braços e parar tudo” era o plano inicial, mas o povo quer mais e decidiu mostrar a cara e de forma inequívoca avisar à quadrilha no poder que a suruba acabou.
Obs. 1 – Recebi (via WhatsApp) de um amigo uma mensagem que, com o habitual humor do brasileiro, sinaliza que a Greve Geral de hoje pode ter sido apenas um “esquenta” de várias outras que culminarão com a retomada da construção do Estado Democrático de Direito: “O clima das manifestações está tão quente que hoje uma mulher espirrou no ônibus e eu gritei ‘saúde’, ela gritou ‘educação’ e todos gritaram ‘segurança’ e começaram a cantar o hino nacional, foi lindo! ?”.
Obs. 2 – A foto que ilustra este texto foi feita no momento em que a equipe da Globo produzia o ectoplasma Temer.
Lovie
06/06/2017 - 21h05
“Hey, your mom already knows this stuff, you are the one who actually needs to know it.” That needing to know has proved to be one of the greatest things anyone has ever taught me.Your wellness coach sounds great — you are so very lucky to live in a part of the country where “vegan” isn’t a bad word (like here in Iowa)!Good luck in astlaahmnd!
José Renato Monteiro de Barros
29/04/2017 - 09h51
Texto e análise sensacional. Humor inteligente é biscoito fino.
Luiz Fernando Souza Lima
29/04/2017 - 09h38
Um país dirigido por um canal de televisão. É o fim. Não deixa de ser uma nova experiência. Os gregos, com certeza, não pensaram nisso.
Niobe Cunha
28/04/2017 - 21h38
comentário perfeito Wellington Calasans……sem tirar nem por. Arrisco a dizer que vem mais coisa aí pela frente. A hora que o povo se der conta que tem força pra mudar as coisas, essa gente vai rebolar
Paulo Dev Souza
28/04/2017 - 21h08
EXTRA!
MEGA MANIFESTAÇÃO ACONTECEU HOJE EM FAVOR DO LULA.
zazul
29/04/2017 - 05h39
Isso é o que dá acompanhar pela globo.
José Renato Monteiro de Barros
29/04/2017 - 09h52
midiocefalia irreversível,kkk
Clá
28/04/2017 - 17h39
Emocionante o artigo. O episódio do ônibus, então… não há o que dizer.
Eliana Borges
28/04/2017 - 20h20
Sem dúvidas a Greve Geral deste dia 28/04 é histórica, entretanto temos que avançar. Que ela seja apenas um esquenta para conseguirmos uma greve geral que paralise de fato todo o Brasil ou no mínimo todas as cidades acima de 200.000 habitantes.
Carlos Henrique
28/04/2017 - 17h13
Perfeito!! Nada a acrescentar.
Amarildo Rocha Lima
28/04/2017 - 19h03
Enilson Costa Suzart
28/04/2017 - 18h38
Muito pertinente a matéria Wellington e precisamos ter a Consciência e Atitudes sempre de Alerta e Luta dos direitos nossos. Parabéns quando traz a mensagem de Alerta e consciência “…uma mulher no ônibus espirrou e eu disse ‘saúde’, então ela disse ‘educacao’ e todos griraram *’segurança’ e começaram a cantar o hino Nacional. Consciência & Atitudes!
Laercio Ferreira
28/04/2017 - 18h30
O ACUMULO DE VAGA BUNDÕES , NOS GOVERNOS DESDE DE 1964, NUNS REGIME SEMI COLONIAIS, SEMI FEUDAIS , EM 2017 ROMPERAM COM CORDEIRO CORDATO, DO POVO BRASILEIROS , GERANDO CLIMA QUENTE E TROPICAIS,A COMEÇAR PELAS ELITES DE POLITIQUEIROS, EMPRESA TRANSNACIONAL DO CONGRESSO BRASIL DOS EUA, (CÂMARA E SENADOS) , A LISTA DE FACHIN/JANOT, O JUDICIÁRIO QUE É UMA CAIXA DE PANDORA , O POVO NÃO TEM DIREITO,OS RENTISTA DE CURTO PRAZO, OS CAPITAIS PRIVADOS, BOLSA DE VALORES OS BANQUEIROS, TAXA SELIC, TAXA DE CAMBIO ,JUROS E DIVIDAS EXTERNA E INTERNAS , PRIVATIZAÇÕES DO BRASIL, RELEGADOS A TERCEIRO MUNDO , OS INDÍGENAS ,SÃO EXTORQUIDO POR CADA NOVO GOVERNO , AGORA OS TRABALHADORES SEM DIREITOS SOCIAIS SEM REFORMA AGRÁRIA PARA OS SEM TERRAS MORADIA PARA OS SEM TETOS, UM BRASIL QUE PRECISA DE UM M PROJETO DEABUSO DE OTORIDADE EM PLENO SÉCULO XXI ? AT´E QUANDO ESSE TERRORISMO OFICIAL DE ESTADO IRÃO ACONTECER??
Stela Pinheiro
28/04/2017 - 18h15
Não precisamos dessa emissora decadente para que nossas vozes sejam ouvidas, elas ecoaram não só no Brasil mais pelos quatro cantos do mundo globo vcs são a escória
Stela Pinheiro
28/04/2017 - 18h09
Considero um lindo começo
Povo unido jamais sera vencido
Carlos Silva
28/04/2017 - 18h00
Parou tudo….. Mesmo sem a divulgação dá Globo. Parabéns aos organizadores.
Rita Candeu
28/04/2017 - 17h58