(Foto: Cartier Bresson)
Por Tadeu Porto, colunista do Cafezinho
Em determinado momento do programa cafeína dessa manhã, Leonardo Stoppa destacou, sem meias palavras ou cerimônias, que o povo brasileiro precisa acreditar em algo, e que esse “algo” seria o presidente Lula.
O Brasil está cada vez mais passando por um momento “à toa na vida” como em A Banda, aquele clássico de Chico Buraque. O caos institucional brasileiro, atualmente, gera o descrédito e distanciamento das pessoas da política, deixando um espaço que é cada vez mais ocupados por oportunistas e golpistas. Esse povo precisa de um propósito para se reconhecer num ato comum e caminhar junto, e ver a banda passar cantando coisas de amor parece ser uma ótima pedida! Bem melhor do que ficar em seu canto, cada qual por si só, cantarolando suas dores.
Tá certo, citei o Chico, falei do Lula… Mas que um tem a ver com o outro (fora aquela pelada que jogam juntos no MST)? Bom, vamos imaginar que o Brasil precisa, hoje, de uma pessoa para fazer o papel da Banda? Quem seria o melhor indicado?
Pensou em alguém? Deu Lula, né?
Claro, o eterno presidente pode até não ser unanimidade e eventualmente outros nomes devem aparecer para puxar outros blocos, mas se o Lulinha paz e amor não estiver pelo menos no Top 3 das análises, até mesmo as mais conservadoras, deixo meu FIFA 17 de lado e não jogo mais esse ano (promessa difícil, acreditem em mim).
Lula é, atualmente, a figura política que melhor representa o povo brasileiro e sua ascensão social dos últimos tempos e, por isso, ele apanha tanto do projeto golpista que protege a elite política e econômica do Brasil.
Olha, não foi propósito do nosso debate pós-carnaval vender o Lula como o Messias e muito menos é o objetivo desse texto. O país tem um problema crônico de desigualdade que, infelizmente, só se resolverá passando por diversas gerações e, talvez, nem mesmo quem nasceu em 2016 – ano do Golpe – deverá conseguir desfrutar. Portanto, só uma verdadeira revolução construída e mantida com muito trabalho pode retirar o país da elite mais vira-lata do planeta e colocar nas mãos do povo.
Mas o tempo joga muito contra todos nós hoje e não pensar em reações imediatas é abandonar um país a deriva que pode chegar num abismo cujas consequências tem tudo para serem irreparáveis.
Por isso, há de se ponderar um contra ataque às políticas golpistas que, entre outras atrocidades, querem “reformar” o país tirando o pouco que o povo ganhou nos últimos anos. E, me desculpem pela segurança exacerbada (que confesso, até beira a prepotência apesar de não ser essa a intenção) não há outro nome para o papel de antítese ao Golpe do que Lula.
A população brasileira pode até não saber disso ainda, mas o adversário dela nesse jogo da vida, a aristocracia brasileira que mantém privilégios com a sua exploração, sabe isso de cor e salteado. Não é coincidência, assim, que logo após as pesquisas do Datafolha e CNT/MDA apontarem o favoritismo de Lula, uma onda de ataques infundados a absurdos – a capa com da IstoÉ com um sociopata acusando o metalúrgico é o grande exemplo disso – tentaram atingir o presidente de honra do PT para tentar desgastar sua imagem.
No dia a dia dos brasileiros e brasileiras, mesmo que de forma indireta, Luis Inácio está mais presente do que esses oligopólios de mercado e suas publicidades vazias. Como lembrou o jornalista Wellignton Calasans “Lula é emprego e Moro é desemprego”, afinal o crescimento econômico e o pleno emprego dos últimos anos, com uma política nacional desenvolvimentista focada no capital produtivo nacional, se contrasta diretamente com a irresponsabilidade do juiz Sérgio Moro, produto da Globo, comandante de uma força tarefa que inviabilizou as maiores empresas do país abrindo espaço, inclusive, para a abertura do Pré-Sal e o fim do conteúdo local.
Todos tem dúvidas sobre futuro do Brasil: Temer cai? Parlamentarismo chega? Que horas o PSDB vai trair o PMDB?? A conjuntura é por demais complexa e não tenho nem coragem de arriscar nas respostas. Contudo, a solução para o problema brasileiro, hoje, eu respondo de olhos fechados:
Põe o Lula lá.
Tadeu Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense. Sigam-o no Facebook!:)
ERIZAN CARLOS
05/03/2017 - 09h18
O LULA VEM AI COM GOSTO DE GAS EM 2018 ESSES CANDIDATOS TEM AI 0U QUALQUER UM QUE SE CANDIDATAR O LULA O LULA PASSA POR CIMA ESMAGANDO ESSES LADROES OPRESIDENTE S/ VOTO E SUA QUADRILHA DE LADROES SAFADOS CORRUPTOS O PCC VIRA UM GATINHO NA PRENTE DESSES VENDILHOES DA PATRIA EX RENAN, CAJU, AECIO , ELIZEU QUADRILHA ,ALEX MORAIS, CAIADO DARCIDIO PEROND ESSE O MAIS PERIGOSO SO FALA ENGASGADO COM UMA PITOMBA PRA NAO DIZER OUTRA COISA CASSIO CUNHA O ROUBA CALADO CARLOS MARUM AMANTE DO CUNHA PASSOU A NOITE DE NATAL JUNTOS NA CADEIA O LULa vai acabar com essa farra do boi que ME DESCULPE O BOI FORA TEMER E SUA QUADRILHA DE LADROES AS ELEIÇOES VEM AI NAO E POSSIVEL QUE O POVO VOTE NESSES SAFADOS QUE TAO MACOMUNADO COM O VAMPIRO VAMOS DERRUBAR ESSA CORJA DE PATIFES E PASSAR O BRASIL A LIMPO COM O LULA
Zezé Lagreca
04/03/2017 - 00h05
Pior que quanto mais eles falam, mais eu gosto dele.
Antonio Normandio Teixeira Antonio
03/03/2017 - 16h48
Ninguém precisa desgastar a imagem de lula, quem cuida dela é ele próprio. O que vc acha ter lula feito para o seu próprio brio? É bom que lula trate de explicar os R$300.000.000,00 que MO declarou em audiência no TSE ter liberado para as pessoas citadas, salvo engano os nomes de lula e dilma foram citados por MO!
Maria Luisa
03/03/2017 - 13h39
Ponha o retrato do Lulalá de volta!
C.Poivre
03/03/2017 - 13h24
Brilhante artigo que merece ser lido, mostra como o PT nunca foi governo de fato foi apenas tolerado pela direita sempre dominante:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/nunca-existiu-um-governo-do-pt-por-claudio-oliveira/
Giuditta Ribeiro
03/03/2017 - 16h08
Claro que Lula é a única solução para que o nosso país volte a ter a estabilidade política que os Infames golpistas nos sequestrou, ignobeis políticos, entreguista, usurpadores de nossos direitos civis, que colocou um país que estava no ranking dos países de desenvolvimento com a China, suldafrica, Russia e China, a um país que corre o risco de ser um dos índices maiores de pobreza, infelizmente, tem uma certa parte da população incapaz de reconhecer méritos, está parte da população, se ajoelha para os senhores da casa grande, e de noite são felizes de irem dormir, com as cabeças baixas na senzala, porém o quadro vai mudar, para o bem de nosso país, Lula deve é vai voltar, podem se preparar!
Carlos Magalhães Magalhães
03/03/2017 - 13h45
Realmente tem que acreditar em algo, não em um site que insiste em querer deturpar as clara evidências que recaem sobre uma pessoa sórdida que afundou nossa nação, e ainda encontra pessoas (inocente úteis) que vivem nas redes falando abobrinhas.
Trazibulo Meireles (Zibinho)
03/03/2017 - 09h31
Lula é sem dúvida a solução, os seus feitos o credenciam. Reestatizar tudo que foi entregue pelo golpista, mexer na carga tributária, os ricos precisam pagar imposto para atender os mais necessitados.
O povo pobre precisa eleger uma bancada de parlamentares de esquerda para dar maioria para Lula fazer as mudanças que o Brasil reclama, reforma política, tributária, no judiciário e nas comunicações, pois aí chocam o ovo dos golpes, 2016 fala por si só.
Leandro
03/03/2017 - 08h21
Discordo, mas querem insistir, vamos pagar para ver em 2018. A esquerda vai perder e a população menos privilegiada também.
Atreio
03/03/2017 - 17h50
sem crime, sem impeachment
ensine seus filhos a corrigir seus erros.
BRASIL, reDILMA-se!
e claro q o homi vem em 2018. mas isso eh depois de corrigirmos o erro do STF , deputados e senadores mais sujos q pau de galiheiro ocorridos n ofatidico 2016.
o golpe já babou, ninguem mais quer estar na foto do lado de golpista.
Joao Batista de Lima
03/03/2017 - 10h22
Lula 2018
Meiry Bitarelli
03/03/2017 - 04h56
A PERSEGUIÇÃO CONTINUA
Andre Massao Noce
03/03/2017 - 03h00
KKKKKKKKKK… para quem vota em político de direita… nem sabe argumentar…
Denise Nunes
03/03/2017 - 02h58
Não sei não, tenho muitas dúvidas do PT que se manteve como partido, vi falhas estruturais do PT que eu havia colocado lá. Fez muitas coisas, sim fez, mas aquém do que eu esperava. Vi juntar-se a frentes que jamais imaginei e não conseguimos mudar a base do governo, que Sempre teve o PMDB como maioria. Vi um partido crescer desfigurado da sua proposta. Vi banqueiros ganhando muito e não era a proposta, vi a continuidade de coisas nocivas. Sinceramente, não sei se Lula hoje teria unanimidade que teve. Tivemos muito na mão, mas não foram tomadas as providências que eu esperava, não vejo ninguém hj que tenha a capacidade de unificar o que se quebrou.
Alexandre Albuquerque
03/03/2017 - 12h18
O problema está justamente no que vc vê. No discurso fácil de jogar pedra em banqueiros sem pensar que as taxas de juros são proibitivas porque não há dinheiro para emprestar, e por isso quase todos os bancos quebraram e os que ficaram tiveram que absorver a clientela. Como governar sem fazer coalizões? Procure ver o inverso do cenário midiático, e vc vai ver que nenhum ser humano resistiria ao escrutínio incessante, por anos, que Lula e sua família vem sofrendo. O que só mostra que ele é comprovadamente o cara mais honesto do mundo. Esse é seu única pecado, o caráter ético e as ações épicas.
André Wilker
02/03/2017 - 23h22
Sim ele precisa volta afinal sua mesada foi cortada e vc fica aí iludindo a si mesmo para ver se volta a sua mesada com dinheiro do povo.
Pedro Xavier Gama
03/03/2017 - 01h03
Não basta curtir!
Por favor cliquem na imagem/link e continuem assinando e compartilhando a petição
Contra o Gilmar Mendes::
https://secure.avaaz.org/po/petition/SENADO_FEDERAL_DO_BRASIL_Processar_o_Ministro_Gilmar_Mendes_por_quebra_de_decorogm/
Gustavo Pacheco
03/03/2017 - 00h36
A carência de verdadeiros políticos estadistas, o descredito na atual classe política e a falta de informação de grande parte da população ainda fazem de Lula ser alguém ainda em evidência.
Valdenir Santos
03/03/2017 - 01h07
Vota no aecio e vem com essa conversa fiada
Bento Machado de Lacerda
03/03/2017 - 00h18
Esse canalha tinha que está atrás das grades,mais o povo tem os políticos que merece .
Julio Osborne Marins
03/03/2017 - 00h26
Desinformado!!!
Redson Mello
03/03/2017 - 00h38
trouxinha , patinho da Fiesp..
Luís André S. da Silva
03/03/2017 - 00h50
Valdenir Santos
03/03/2017 - 01h08
Só pelo seu ódio? ?
Andre Massao Noce
03/03/2017 - 02h59
KKKKKKKKKK… é simples golpista… apresente as provas a PF ou para o Moro… pois, até agora vcs só conseguiram pagar mico… e até o Moro deu piti em audi?ncia, onde as suas testemunhas de acusação negaram o envolvimento do Lula na Lava Jato…
Vilma Borges Wiese
03/03/2017 - 00h15
E lula lá e já!
hailton antonio dias
03/03/2017 - 15h16
o melhor presidente da historia deste pais , tem que voltar eu com 80 anos vou fazer questao de ir em 2018 votar no lula.