Menu

Moraes “pulou” mestrado e fez “pos-doc” antes do doutorado?

(Foto: ANDRESSA ANHOLETE / AFP) Na Carta Campinas (via GGN) Alexandre de Moraes tem currículo que indica fraude ou desqualifica a pesquisa By Glauco Cortez / in Economia e Política, Geral, Manchete / on sexta-feira, 10 fev 2017 02:19 PM / 17 Comments O ex-secretário de Segurança do PSDB de São Paulo, ex-ministro da Justiça […]

593 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: ANDRESSA ANHOLETE / AFP)

Na Carta Campinas (via GGN)

Alexandre de Moraes tem currículo que indica fraude ou desqualifica a pesquisa

By Glauco Cortez / in Economia e Política, Geral, Manchete / on sexta-feira, 10 fev 2017 02:19 PM / 17 Comments

O ex-secretário de Segurança do PSDB de São Paulo, ex-ministro da Justiça do governo Temer e indicado para o STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes (PSDB), pode ter burlado também o currículo lattes ou obteve títulos em uma velocidade inimaginável para qualquer pesquisador com relativa seriedade no trato e no desenvolvimento de pesquisa.

Alexandre de Moraes não fez a dissertação de mestrado como os pobres mortais pesquisadores. O mestrado é o início da carreira de pesquisador e fundamental para que, no doutorado, o pesquisador tenha amadurecimento suficiente para desenvolver uma tese. Moraes pulou essa etapa, o que não é fácil e nem comum na academia.

Além disso, ele fez o doutorado, o pós-doc e obteve o título de livre-docente em apenas 4 anos, de 1998 a 2001. Ou é fraude ou é um fenômeno a ser estudado. Somente o doutorado leva normalmente quatro anos para se fazer. O Pós-doc (Pós-doutorado) é uma pesquisa normalmente feita em um ano. Já o título de livre-docência também exige uma pesquisa de mais 4 anos. Muitas vezes o tempo é maior.

Isso talvez seja explicado com a acusação de plágio. Ao fazer plágio, o pesquisador abrevia etapas com a fraude. A velocidade das pesquisas de Alexandre de Moraes casa com a acusação de fraude.

Hábil como uma raposa ou uma lebre, Moraes pulou o mestrado e fez doutorado em 02 anos (1998-2000). O inacreditável é que o doutorado foi feito concomitantemente ao seu pós-doc, que inclusive se inicia antes do doutorado (1997-2000). Ou seja, ele fez o pós-doutorado antes do doutorado. Uma loucura. No ano seguinte já era livre-docente (2001). Veja link se não foi retirado do ar.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marcia

16/03/2023 - 22h32

mas ele fez ou não plágio. Fez. Então é Crime e ponto.

Luziana Neves de Paula

21/12/2022 - 18h25

Em primeiro lugar, gostaria de cumprimentar esse magnífico homem e alma iluminada, que aos 23 anos obteve aprovação em um dos Concursos Públicos de tamanha complexidade como é o de Ministério Público. Depois relevante lembrar que Alexandre de Moraes é autor de 15 livros de Direito Constitucional. Desafio aqui quem dentre nós pubiicou tantas obras de Direito Público, para se manifestar como alguém que não tenha a humildade de se curvar a este mestre. Ficam gravadas agora minhas sinceras e mais profunda admiração e homenagens à este gigante patriota. Aplausos de pé.

Jorge

30/01/2021 - 09h19

Muito falácia! Está sendo corriqueiro pessoas não fazerem o mestrado e ir direto para o doutorado. E vamos falar né, o que mais tem é mestre desempregado nesse país… culpa? Não sei! Apenas que; se tem a opção de encurtar o caminho, faça! E outra, ao invés de falar do cara, tem que criticar as faculdades! Pesquise sobre uma aluna na ufes que fez o mestrado dela em 6 meses ou essa que aconteceu com ……, o professor tal, pediu para desafiar a banca porque não passou na ultima etapa para ganhar a bolsa do doutorado. Isso dá mais matéria e deixa ela famosa?
E se quiser te conto mais. Tipo, professor tirar aluno que realmente passou no doutorado para colocar uma pessoa que tem a mesma ideologia política.

Mundo acadêmico é podre essa eu a verdade! Critiquem as faculdades e não às pessoas!

Carlos sampaio

03/07/2020 - 19h52

Não é de estranhar, veja quem o indicou preciso falar mais alguma coisa!!!
Se precisar é só perguntar ao lula. O PALESTRADOR.

Liberal

26/06/2019 - 09h02

bom, até Lula recebe diploma de “Douto” nesse pais… Faculdade pública é assim, o governo dá a ordem, a Universidade tem que obedecer. Estao surpresos porque?

Marco pereira

08/06/2019 - 21h56

Na realidade quase todos os ministros do STF tem algo que não poderia colocá-los no cargo. O que dizer de Gilmar Mendes e de Toffoli? Ambos sem a menor condição sequer de pleitear a cadeira de Ministro e lá estão! Pelo menos me parece que o Alexandre passou na OAB, já outros…

Suzana Catta Preta Federghi

04/06/2019 - 11h20

Todas as suas informações sobre Pós-Graduação estão grotescamente erradas. Um desserviço para este país iletrado.Tudo errado. Corrija e coopere. Tenho 32 anos de Pós Graduação na USP e PUC. A USP não é faculdade de esquina. Leia o regimento. Você nem sabe o que é uma Livre Docência e um Pós Doc. Ao ponto de achar que não poderiam ser concomitantes. Lamentável mídia

    Yardena

    07/06/2019 - 18h58

    Suzana Catta Preta Federghi, ele não fez o pós-doc enquanto realizava livre docência, ele fez o pós-doc enquanto escrevia o doutorado e começou este pós-doc antes mesmo de ter entrado no doutorado. Eu sou pesquisadora na Unesp, que também não é de esquina, isso não existe. Existe doutorado direto, sem mestrado, mas não existe pós-doc sem doutorado. Ademais também não é comum fazer dourado, pós-doc e obter seu título de livre docente em 4 anos.

    Neto

    15/06/2019 - 16h43

    Exatamente.
    O autor da postagem deve voltar para escola primária.

    Jorge

    30/01/2021 - 09h23

    Infelizmente é o que está acontecendo no país! Saber, até sabem ( espero que sim! ). Porém, estão preocupados apenas em um único objetivo. E quando isso acontece, empobrece a narrativa e infelizmente muitos caem nessas falácia rasas.

Nita Gomes

03/06/2019 - 19h54

Algum tempo atrás exigiam que o correto seria: Curso Superior, pós graduação mestrado e doutorado. Contudo já não é necessário obedecer rigorosamente essa sequencia. É possível cursar o doutorado após a graduação, sem ter passado por um mestrado, se a instituição de ensino considerar relevante a proposta de pesquisa do candidato a aluno. Mas a maior parte das escolas prefere que se tenha o título de mestre.

    WANDERLEI SALVADOR

    09/06/2019 - 00h02

    exatamente. Depende onde você está cursando. Sou Brasileiro de Santa Catarina, e depois da graduação (Unidavi) e ao e pós graduação (FURB), (embora tenha feito uma especialização a UFSC , em outra área) ingressei direto no Doutorado em Direito pela U.N.L.Z./ Buenos Aires, em 2014. Lá na Argentina, não se exige Mestrado para ingressar no Doutorado. Agora estou aguardando a indicação do Professor orientador para defender a minha Tese. Ja no Uruguai, onde estou começando Mestrado (em Educação) funciona de outra maneira – Aí está um dos motivos que causa tanta polêmica o reconhecimento destes cursos no Brasil!

Paulo Roberto Lucindo

03/06/2019 - 10h24

Lamentável a justiça brasileira vive de improviso fazendo do judiciário puleiros para políticos e interesseiros que burlam o sistema para ter benefícios próprio ou a terceiro de seus grupos afundando a credibilidade.. Adeus carta magna… saindo ai do eixo justiça igual para todos e servindo aos meus de comunicação com interesse específicos e elitizado…

    carlos

    09/06/2019 - 15h19

    Partindo de Alexandre de Morais tudo normal aliás essa foi uma criação do PSDB e do michel temer esse vagabundo que é mais um que compra sentença, se compra porque tem quem vende, e já tomou posse ostentando e menosprezando humilhando o povo brasileiro.

Maria Dulce de Lima

03/06/2019 - 00h20

C toda certeza os diplomas dele são iguais ao diploma de doutorado em Harvard da professora, rsrsrs

Era dos Boçais

02/06/2019 - 03h10

Não é sem razão que bolsonarismo\olavismo acusa universidade pública de ser o epicentro do mais alto banditismo.

    ABIGAIL RODRIGUES DOS SANTOS

    23/06/2019 - 16h20

    Não é sem razão que os bolsomínions têm tanto ódio das universidades públicas, não sabemos o que ocorreu, se houve ou não fraude, talvez nunca saibamos. O problema é que, se houve fraude, algum professor-orientador da USP soube fazer bem feito, e certamente alguns milhões no bolso e/ou ameaça à vida foram o motivo. E há que ser averiguada! Quem foi o orientador? Se vivo está? A nota do sujeito… Logo, é possível sim acontecer fraude, mas isto não significa que essa postura seja a regra, certamente é exceção, as universidades públicas são as melhores, e as mais sérias, os professores em sua maioria são mais rígidos e reprovam, caso o acadêmico não saiba, diferentemente das particulares. Quem muito critica a universidade pública normalmente quis, mas não pôde frequentar por incapacidade mesmo, não estudou o suficiente, refiro-me às universidades públicas em geral. Quanto à USP não posso dizer com certeza, mas todos sabemos que é uma universidade elitista, o político famoso, o professor sabichão, certamente estudaram lá, pobre também consegue, já tive vários professores da UFG que fizeram pós na USP, mas creio que há algo ali que se fecha…Olavo de Carvalho não fez nenhum curso superior, não conhece as universidades públicas. Quanto ao jornalista, acho necessário esse tipo de matéria, não é das mais apelativas ao paladar brasileiro, lidar com gente acima da lei é assim mesmo, há que jogar a brasa para que outras informações apareçam. Inclusive do próprio Alexandre mostrando suas notas na universidade, sua pontuação na prova do doutorado e nas defesas, enfim, mexer com PCC não deve ser muito simples, será que uma ameaça à vida e muito dinheiro não encorajam muita gente? Eu preferiria não ser professora de quem defendeu o PCC, um ex-professor meu já trabalhou para o PCC, juntamente com seu melhor amigo, ocorre que meu professor saiu quando percebeu que tanto dinheiro não pagava visitar bandido na cadeia não pelo motivo da profissão, mas levar recados a bandidos barra pesada, comprar a polícia para levar drogas, enfim, não ser somente advogado, mas moleque de recado, percebeu que precisaria, para se manter ali, “comer do mesmo prato”, preferiu uma vida menos glamourosa; seu amigo nunca mais foi visto pela família. PCC não contrataria advogado mediano a bom, tem que ser excelente, tem que ter vencido muitas guerras processuais, processos importantes e polêmicos. Tudo indica que o Moraes tem cacife. Mas há sim que duvidar, averiguar…sabemos que muitos endinheirados compram tudo…OAB mesmo muitos compraram…denúncias provaram…

Carlos

05/01/2019 - 09h42

Alexandre de Moraes é um dos maiores nomes do direito constitucional brasileiro. Há vários anos ele já reunia as habilidades e os requisitos para se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal. O jornalista recalcado e invejoso sequer conhece a autoridade do autor de Direito Constitucional, obra best seller, que todo concurseiro, concursando ou estudante de direito deve possuir ou ao menos já ter lido esta obra de referência nacional. Alexandre de Moraes é referência. Pouco importam seus títulos acadêmicos. Ademais, o autor desse artigo não possui provas do que afirma e falsa
mente denigre a imagem do nobre ministro que é fonte de inspiração para muitos, no que toca aos estudos de direito constitucional. Mídia marrom é um inferno!

    Ruy

    03/06/2019 - 09h08

    Cara ele e o Olavo são gênios da raça. Mentir no currículo é bobagem. Curriculo pra que?Você pelo jeito é especialista em direito, acertei?

    Cesar Conti moro

    09/06/2019 - 07h44

    Inferno, amigo, e saber que tem gente como vc que apoia um marginal como esse sujeito, que foi implantado ao supremo tribunal para defender marginais sem escrupulos como ele, e que nada fazem em defesa de nossa nação, a não ser extorquir a população brasileira, pra começar, o posto de juízes do supremo, e um cargo, como o próprio nome já diz, deveria ser ocupado apenas por juízes de carreira ilibada, e não por qualquer ze ruela nomeado por interesse político, assim como é a maioria dos que compõe o atual supremo, que hoje é uma das maiores vergonhas do nosso pais

Thiago Araujo

10/06/2018 - 19h03

Títulos acadêmicos são tão somente títulos acadêmicos…
Com eles não se adquire educação, caráter, personalidade, moral, respeitabilidade…
O título de “DOUTOR” é utilizado de maneira coloquial por bajuladores, como se fosse pronome de tratamento na segunda pessoa do singular.
De espantar é, na verdade, tantos comentários acerca da titularidade acadêmica do dito senhor bacharéu em ciências jurídicas, quando ninguém disse nada acerca dos diversos “títulos” “DOUTOR honoris causa” que um outro dito senhor, a que cargas d’água sabe-se ser apenas possuidor do “ENSINO FUNDAMENTAL”, foi titulado. Lembram-se?
O criminoso, preso e apenado lula possui tais títulos sem nunca ter cursado o ensino médio, quiçá uma faculdade ou um mestrado.
Como pode?
Bi-zar- ro…

    Luiz Nolasco

    22/06/2018 - 21h55

    Você me parece uma pessoa que não sabe ler e interpretar textos. Não há como comparar esse gangster do Ministro do PCC com o homem reconhecido mundialmente como o maior estadista brasileiro dos últimos tempos. Você sabe o que significa “honoris causa”. Normalmente, honoris causa é utilizada quando uma universidade de prestígio deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho.
    Então comparemos Lula que o que você acusa e compara ao advogado do PCC foi o “cara” segundo o Presidente Barak Obama dos EUA, que tirou o seu país do mapa da fome, pagou o FMI, tirou da linha da pobreza mais de 30 milhões de brasileiros, ascendeu à classe média outros tantos. E o ministro que segundo a matéria plagiou e pelo visto cometeu algum ato de corrupção para conseguir seus títulos para defender o alto escalão do PCC. Você é um ingenuo ou um mau caráter de carteirinha e nascença.

      Arlette Barbosa

      02/06/2019 - 15h04

      Falou tudo, Luiz.

    MARIA LEDA COSTA DE FREITAS ANDRADE

    26/06/2018 - 09h05

    Título acadêmico pode significar maior remuneração e critério para admissão em conscursos.

    Era dos Boçais

    02/06/2019 - 02h55

    até porque cada título de honoris causa rende salário de R$ 100.000,00 que país paga, enquanto esses outros não tem obrigação de pagar mais nada

Thiago Araujo

09/06/2018 - 14h44

Esse Ministro, como todos os demais, é de indicação política.
Entre outros pressupostos para a indicação, é necessário notável saber jurídico e reputação ilibada.
Se esse senhor não os possui, que se argúa seu impedimento.
Todavia, vejo neste blog centenas de comentários pela volta de Lula à presidência do país.
O maior cargo do país dado à um criminoso condenado e preso que nem sequer possui o ensino fundamental?
Isso é FANATISMO.
Já chega dessa verborréia.
À vocês, fanáticos idiotizados, criem para sí um espaço de CLEPTOCRACIA e se mudem para lá. Preferencialmente depois da ionosfera…

Paulo Guedes

08/06/2018 - 20h06

Nunca um homem deveu tanto a uma mulher. Ainda mais a uma bela, recatada e do lar. Ou seria dólar?

Nelson Salgado Filho

08/06/2018 - 03h52

Se existe algum engano a responsabilidade pela nomeação do ministro Alexandre de Moraes ao STF é do Senado.

Walter Hauer

03/06/2018 - 00h35

Será que ele pagou estas tretas com o dinheiro do tráfico ou com o produto dele afinal era advogado do PCC.

    Arlette Barbosa

    02/06/2019 - 15h05

    Pois é!! Fica a dúvida!

Fabiano Diniz

22/02/2018 - 14h18

Como disse o colega, mestrado não é pré-requisito para o doutorado na maior parte das Universidades do mundo, inclusive no Brasil. Então critiquemos o Moraes por outros motivos….matéria que só desinforma o leitor

    Thiago Cedraz

    04/06/2018 - 12h50

    Correto, amigo. Não é incomum o pesquisador concluir seu grau de doutorado em 36 meses, ou até menos. Muitos programas estimulam a celeridade na conclusão do curso, dado que é um fator de avaliação importante para a CAPES. Matéria ruim…

Roger Silva

15/02/2018 - 13h21

O mestrado não é pré-requisito para fazer doutorado. O próprio Michel Temer não fez mestrado. Quanto a velocidade, o Gilmar Mendes fez mestrado e doutorado na Alemanha em 3 anos

Ricardo Ogusku

13/02/2018 - 10h02

Olha, gente! Se formos criticar, critiquemos pelos motivos reais.
Pelo currículo Lattes dele, ele participou e bancas de mestrado desde 2001, então é improvável que ele não tivesse mestrado.

Angel

26/12/2017 - 01h52

Não tenho a menor pretensão (nem motivo) para defender o ministro Moraes, mas existe algo chamado Doutorado Direto, que permite obter o título de Doutor sem ter o de Mestre.
Além disso, de 1998 a 2000, são 3 anos, não dois! E, como alguém comentou anteriormente, dependendo da experiência do candidato, os prazos das pós podem ser reduzidos.

Nilda

17/11/2017 - 11h23

Que sejamos amparados pelo divino real, pois ha criaturas que ocupam lugares e se acham deuses. Deve ter algum espirito do passado influenciando certas figuras. Que Deus o tenha, nos livre do mau carater…

Jose Carlos Vasconcellos

06/04/2017 - 16h17

Doutor Alexandre de Moraes

Que exemplo estará deixando para seus filhos e netos ?

J Carlos Vasconcellos
Um Cidadão Brasileiro

Edison B.Carvalho

16/02/2017 - 11h07

Diante das informações que chegam ao nosso conhecimento, concluímos que existem evidências claras de que o ex-ministro da justiça foi “bem indicado” para substituir Teori Zavaski. O tipo de indicação conveniente para quem está com a corda chegando ao pescoço.

Anônimo

15/02/2017 - 21h26

A USP e seus critérios avaliativos. A bandidagem tá solta, desculpa ai! Estamos no Brasil só é bandido ou criminoso quem não tem o poder. Os simples mortais, não é o caso.

clari Freitas

15/02/2017 - 19h19

Isso é imoral desumano falta ética como pode ser tão desonesto é revoltante um representante do povo gente vamos ver quem você vai colocar no poder colocar e fácil tirar eles do poder e que é difícil.

clari Freitas

15/02/2017 - 19h16

Isso é imoral desumano falta ética como pode ser tão desonesto é revoltante um representante do povo gente vamos ver quem você vai colocar no poder colocar e fácil tirar eles do poder e que é difícil.

JOSE

15/02/2017 - 18h43

AFINAL DAS CONTAS, SERÁ QUE ELE PODERIA DAR AULAS, SE É QUE DEU. SE DEU AULAS, ELAS SÃO VALIDAS, JA QUE ELE NEM PODERIA SER PROFESSOR. E SE OS DOCUMENTOS NÃO SEGUIRAM A ORDEM NATURAL DOCENTE. NÃO É CRIME ??? SE COMETEU CRIME, JA QUE CONCEDIDOS SEM ESTAR HABILITADO. OU SEJA ELE É UMA FRAUDE. HOJE, E SERÁ UMA FRAUDE NO SUPREMO. AINDA ASSIM, SERÁ INDICADO PARA SER MINISTRO. COM ESSES SENADORES, DELATADOS NA LAVA JATO, QUAL VALOR TEM SEUS PARECERES, E SENDO DELATADOS, INVESTIGADOS, COM PROVAS ENTREGUES A FEDERAL. PORQUE DIGO PROVAS. OS BRASILEIROS TEM QUE SABER QUE. SE FOREM ACEITAS AS DELAÇÕES PREMIADAS PELO SUPREMO, É PORQUE JA SE TEM PROVAS, SEM PROVAS ELAS NÃO SÃO ACEITAS. OU SEJA, SO NÃO SERÃO CONDENADOS, SE SE ALGUEM SUMIR AOM AS PROVAS. TODOS JA DEVERIAM ESTAR PRESOS. JA SE TEM PROVAS, MAS ESTÃO TENTANDO LIVRAR MUITOS DELES.

    Claudia

    03/06/2019 - 12h16

    Não suporto esse cara, e ninguém que reapresente o golpe…
    Porém fazer doutorado direto, sem passar pelo mestrado é perfeitamente possível.
    Devemos ter cuidado pra não estimular o ódio e disseminação de meias verdades, ou fakenews…

Paulo César

15/02/2017 - 18h41

São todos farinha do mesmo saco. Aos poucos eles estão colocando todos os malfeitores um ao lado do outro, e sabe quem vai pagar a conta? Grave bem: “Sérgio Cabral”, este vai levar toda culpa da operação lava jato, e depois todos dirão: limpamos o Brasil das mãos de um grande bandido. , e como sempre tudo se acabará em pizza. Saco cheio de tudo isso.

Anônimo

15/02/2017 - 15h30

Já que a maioria acabou sabendo o nome do Orientado da Flávia Piovesani por que tm não se diz quem foi o Orientador do Alexandre de Moraes?

Astride

15/02/2017 - 14h22

Sendo ele do PSDB, num instante o que era ilegal passa a ser legal e de boa fé…pós doc leva nome de ante doc é livre docência passa a ser nomeação política…pronto fica td certo e resolvido ! Simples assim, quem não gosta que vá bater panela!

clarinda elisa doria roqueto

15/02/2017 - 13h11

Esse governo golpista é uma vergonha. Não salva um…

João Marcos

15/02/2017 - 09h53

E o famoso doutorado em contro C contro C !!

Henrique Filano

15/02/2017 - 09h15

Não sou conhecedor do “direito ” nem mesmo do esquerdo, mas gostaria de saber como este indivíduo vai agir quando for sorteado “eletronicamente” um processo contra o excelentíssimo presidente Michel Temer, qual isenção terá este indivíduo na condução de processos envolvendo políticos da base aliada.
Quer que eu responda! PIZZA

olidio Campidelli

15/02/2017 - 04h45

Assim. maioria dos tucanos são ???

olidio Campidelli

15/02/2017 - 04h45

Assim. maioria dos tucanos são ???

    Thiago Cedraz

    04/06/2018 - 12h52

    Yoda, é você?

Joise Simas

15/02/2017 - 01h44

Se é verdade ou não, não sei… mas conferi o lattes dele…

1. Ou ele não tem mestrado ou simplesmente nao incluiu no lattes… É possível ser doutor sem ter mestrado??? SIMMM. Algumas instituições não exigem a titulação de mestre para ingressar o doutorado, ou seja, se o cara for bom e tiver um bom curriculo e projeto ele pode sim passar e cursar doutorado.

2. O doutorado dele durou 3 anos. Ué?! Doutorado são 4 anos… Mas a USP tem um sistema q vc faz o doutorado em 3 anos… Vejam só o que diz o site da usp (http://www.direito.usp.br/pos/pos_stricto_doutorado_01.php) :

Doutorado para portadores do título de mestre:
Duração: 3 (três) anos
Número de créditos em disciplinas: 40 (quarenta)
Número de idiomas estrangeiros exigidos: 2 proficiências (além do português para alunos estrangeiros)

Doutorado direto
Duração: 5 (cinco) anos
Número de créditos em disciplinas: 80 (oitenta)
Número de idiomas estrangeiros exigidos: 2 proficiências (além do português para alunos estrangeiros)

Neste caso, o estranhamento é só porque no lattes dele não está registrado o título de mestre… ou ele não colocou ou rolou treta mesmo….

3. A titulação livre-docente é obtida através de concurso. Podem ser anos de preparação para este concurso que dura de 4 a 5 dias. “Devido ao rigor dos pré-requisitos que são recomendados para sua inscrição e pelo grau de exigência do próprio concurso, é considerado, com razão, o mais extenuante dos concursos acadêmicos, estendendo-se por quatro a cinco dias, em que o candidato demonstra todo o seu cabedal de conhecimento teórico e prático desenvolvidos na sua vida acadêmica. O preparo para se submeter a essa prova requer no mínimo dois anos de exaustivos estudos e preparo das aulas e da tese, contando sempre com a participação de seus discípulos. Apesar de não ter caráter competitivo, é muito mais estressante que o concurso para professor titular” (CAMARGO; LEME, 2009) Fonte: http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2011/v16n2/a2059.pdf

4. se tinha pós doutorado, esse foi retirado…

Tempo hábil e um currículo invejável… só tirando essa questão aí da acusação de plágio

Luis Rodrigues

15/02/2017 - 01h13

Quantos anos tem este individuo? 200? É que precisa muitos anos para tanto Curriculum…!

Élerson

15/02/2017 - 00h16

Eu estava até torcendo para ser verdade e divulgar, mas No site do CNPQ o Lattes dele está diferente, parece que o pós doc foi feito em 2002.

http://lattes.cnpq.br/2083768829536427

Manoel

14/02/2017 - 23h54

Sendo do PSDBANDIDOS não é de se estranhar. MAIS UM VIGARISTA.

Maria L M Magalhães

14/02/2017 - 23h09

Esse país é uma vergonha! o descaramento é ressaltado a cada dia, hoje o certo é errado e o errado fica sendo certo, não sei o que pode acontecer, o bandido julga bandido, como acontece nas comunidade, daqui a pouco se resolverem colocar uma quilhotina no tribunal e executar a seu bel prazer, não ficaria nada surpresa, e os 3 poderes fizerem a fusão em 1, não ficarei surpresa, o Executivo quer mandar em tudo, escolhe, faz o quiser, e o Judiciário fica praticamente calado dizendo amém, uns ficam contra o outro, não se apoiam, criticam em uns aos outros nas câmaras de tv, o que esperar mais, devemos confiar nesse Governo? nessa Justiça? será que há justiça igual para todos?

ALDINO LAURÊNCIO DE SOUZA

14/02/2017 - 22h21

Isso é um fenômeno!caso raro!coisa Divina!

Bastos

14/02/2017 - 21h34

Ele é forte musculoso vai ajudar o temer por o Brasil nos trilhos pra mandar o Brasil pra merda mais do que já está.

Anônimo

14/02/2017 - 20h07

Até no campo educacional fraudaram?????Pilantras!!!!! E agora?

Juan de dios fabra gomez

14/02/2017 - 19h45

Neste país dde INDECENTES, INCOMPETENTES, LADRÕES, POLITICOS DESONESTOS, E STF SEM
Lastro legítimo ( pois seus quadros são indicados por esses políticos desonestos e ladrões), DIZIA EU, NESTE
País, VALE TUDO E NINGUEM GRITA, porque os POBRES NEM SABEM O QUE ACONTECE, E NÃO PODERIAM FAZER NADA, O QUE FAZER.? E OS RICOS, QUEREM QUE TUDO CONTINUE ASSIM, PARA MANTEREM SEUS
Status de Riquesa……….PRA QUE MUDAR?

Ariston Azevedo

14/02/2017 - 21h40

aprendeu com quem mesmo com o tofolli kkkkkkk

Francisco Rolim Sobrinho

14/02/2017 - 17h12

Sendo do PSDB pode Tudo, principalmente fraudar, mentir, extorquir e manipular.

Stenio Adjuto

14/02/2017 - 17h10

Tranquilo! Tudo certo! Vale na Alemanha, etc… Mas acredito que exista uma pessoa mais preparada para poder assumir essa vaga, uma pessoa que realmente trabalhe a favor do Brasil, não para proteger amigos . Afinal de contas, queremos mudanças ou não?

Ronaldo Viana Soares

14/02/2017 - 16h24

Fazer o Doutorado sem o Mestrado, embora raro, é perfeitamente legal e possível. Na Alemanha, por exemplo, se usa muito isto. Concluir o Doutorado em menos de quatro anos, também. Eu fiz o meu (University of Washington) em dois anos e sete meses e já tive orientado que concluiu em dois anos. E o Toffoli, que não tem pós-graduação e foi reprovado em concurso para Juiz? Pior foi a Dilma, que mentiu em seu currículo, dizendo que tinha Mestrado e nem português ela fala. Por favor, vamos jogar limpo, pois mediocridade existe em todos os lados.

    Valter Augusto

    14/02/2017 - 21h53

    Tudo bem.Mas pós doutorado e livre docência??É pedir demais da nossa fé!!Quanto à Dilma:de onde vc tirou essa informação da mentira dela sobre seu mestrado (o dela)?E sobre o português dela? Mediocridade é confundir linguagem coloquial com desconhecimento da língua.

      Raphael

      14/02/2017 - 23h00

      Valter, apenas faça uma rápida busca no Google. Na época foi comentado amplamente pela mídia a questão do Lattes da Dilma, que constava mestrado na Unicamp.

      Just Google it.

    wanderley kusma

    20/02/2017 - 11h13

    Ronaldo Viana Soares, meus parabéns por você ser super dotado, fazer doutorado, na University of Washington, e fazer cocô num banheiro público é a mesma coisa (GRANDE MERDA), A PRESIDENTE Dilma não fala nem português, e você que foi Presidente do Brasil duas vezes. Você ganhou o prêmio o INTELECTUALÓIDE do ano, pode escolher entre: UMA COXINHA OU UM KINDER OVO, o prêmio será entregue no palácio da alvorada.

Mario Gonçalves Valerio

14/02/2017 - 16h15

Esta no sangue do brasileiro burlar as leis e ser corrupto. Tem sempre de levar vantagem em tudo e passar os outros para trás. Serão necessárias muitas gerações para mudar essa forma de conduta. Seguindo o lema da nossa bandeira, ORDEM E PROGRESSO, onde nela estão implícitas também o RESPEITO AO PRÓXIMO E SEUS VALORES MORAIS. O nosso querido Brasil é um pais maravilhoso cheio de riquezas naturais e sem os fenômenos que castigam outros países. Lamentavelmente fomos colonizados pela escória do mundo e os rastros genéticos permanecem até hoje. É por isso que temos uma terrível quadrilha de corruptos amorais no governo. UM GOVERNO AMORAL, porque imoral é pouco para o governo da quadrilha do PT. Vejam o exemplo do GOVERNO MILITAR de 64. Com honestidade, competência, seriedade e muito trabalho o que fez com que o Brasil crescesse muito.
Socorro FFAA brasileiras
Tenho 82 anos e vivi sob o Governo Militar. Sei o que foi para o Brasil o enorme benefício proporcionado. Principalmente o benefício moral. O crescimento econômico foi enorme. Passamos do 41º lugar no ranking mundial para 8º. Fomos o 2º maior construtor de navios do mundo. A Petrobras passou 75.000 barris/dia para 750.000 BARRIS DE PETRÓLEO/ DIA. Havia segurança, pois, bandido era tratado como bandido. O cidadão honesto que nada devia não tinha o que temer. No presente ele vive acuado, preso em suas casas enquanto o bandido, PRINCIPALMENTE MENOR, vive solto longe da lei que não os pune. Que ninguém ouse tocá-los! Hoje vivemos um DESgoverno amoral. O país esta despencando para o fundo do abismo e só um NOVO GOVERNO MILITAR pode salvá-lo. Caminhamos a passos largos para a cubanização do Brasil. A cada dia que passa o comunismo vai fincando mais fundo suas garras. Breve não haverá mais retorno. Os valores estão todos invertidos. Só os bandidos e criminosos tem ONGS para protegê-los. Tem todos os direitos. Para as vítimas nada. Se agredirmos um criminoso dentro da nossa casa poderemos ser processados por agressão e até tentativa de homicídio. A saúde é um total descalabro. A educação é desprezada . Somos detentores da maior carga tributária do mundo e não temos retorno. O povo só não foi em massa para as ruas exigir o retorno das FFAA pelo constante bombardeamento pela TV com propaganda negativa contra os militares. No entanto, os assassinatos e assaltos cometidos por eles são omitidos. Foram anistiados… Está perfeitamente explicado a total impunidade que vivemos. Bandido não pune bandido. Necessitamos o RETORNO IMEDIATO DO GOVERNO MILITAR.

    wanderley kusma

    20/02/2017 - 11h34

    Mario Gonçalves Valerio, procure um médico urgente, pois com 82 anos de idade e pedindo a volta do MILITARISMO, é indicativo dos primeiros sinais de DEMÊNCIA. Se já estiver se tratando não esquecer o horário de tomar os remédios.

      Lu

      21/02/2017 - 21h38

      Vc com certeza é um esquerdista que defende respeito a todos mas na 1a oportunidade chama um idoso de demente. Rsses tipos de confusoes mentais para mim sao sinais de demência pelo menos ideologica. Olha, fui PT desde o 2o ano de sua formação e hj quero ver Lula e demais na cadeia. Infelizmente reconheço que foi no tempo militar que o Brasil mais cresceu e teve ética nas ruas. Não sou favorável que voltem os militares… mas está certo isso tudo o que se assiste? Por exemplo agora Temer lança alguém para protege-lo ….aliás, Lula e Dilma, em especial a última, fizeram indicacoes para o STF horrorosas. E como tenho todos os titulos sei que esse CV do Alexandre indica mutreta sim. Nem o ex-orientador dele de Dr. o apóia.

Castelense Milanez

14/02/2017 - 17h21

Bandido

Didila Paiva

14/02/2017 - 16h32

Do jeito que anda a justiça, quem pode dizer que isso é crime no Brasil? Depois do golpe pode-se tudo no país do Aébrio Never!

Andre

14/02/2017 - 14h26

O fato de não ter feito mestrado não é problema, pois a CAPES permite que cursos de pós-graduação avaliados como nível 6 ou 7 ofereçam o doutorado direto, aliás, prática comum em ciências exatas. O título de livre-docente, de 2001, foi outorgado pela USP. É de praxe na área de ciências exatas que o candidato a livre-docente tenha orientado teses de doutorado, além de publicações na área do concurso. Talvez não sejam tão rigorosos ao avaliarem um candidato ao título de livre-docente na área de Ciências Jurídicas. Porém, o que é grave mesmo é a denúncia de ter plagiado parte do livro do jurista espanhol Francisco Rubio Llorente, bem como o tal pós-doc antes de ter terminado o doutorado. Não seria crime de falsidade ideológica acrescentar ao CV Lattes informação claramente inconsistente?

Haroldo Gomes da Silva

14/02/2017 - 16h23

Pqp pilantragem!

vanderlan

14/02/2017 - 14h13

Não o brasil não pode sofre esse terrível golp auguen vai barra

Sabino

14/02/2017 - 13h58

não tem como não usar uma linguagem chula para desabafar é mesmo o c´do c´,esse pais de merda… não tem um que se salva tudo e todos uns FDP!!! Êta paizinho do caralho!!!

GILSON LUIS BAPTISTELLA

14/02/2017 - 13h39

PARECE QUE PARA IMPRENSA VERMELHA E VERGONHOSA, TUDO É ERRADO, SERÁ QUE QUEM ESCREVE E TÃO CERTINHO ASSIM?

Jarlus Mendes

14/02/2017 - 14h58

Embuste acima de tudo é pior que o Gilmar Mendes

Artur

14/02/2017 - 12h56

Com o incentivo da iniciação científica, os processos são encurtados. Nos cursos de ciências exatas, por exemplo, em 4 anos é possível conseguir as duas pós-graduações stricto sensu.

Não são raros os casos na ciências exatas de alunos cursarem os créditos do mestrado ainda na graduação, dado o notório saber e capacidade do aluno. o IMPA, por exemplo, é regado de estudantes ainda em graduação, pagando disciplinas no mestrado que são utilizadas como equivalência na graduação. Conheci na faculdade doutores com apenas 23 anos.

Você pode falar que ciências exatas é um ramo diferente do direito. Mas fica a questão: É realmente improvável que isso ocorra em outras áreas?

Reinaldo Alves da Silva

14/02/2017 - 12h37

KKKKK o Dr. Raposa é cheio de esperteza , malandramente falando , como é rápido este Moraes !!!

Rodrigo Bernardo

14/02/2017 - 14h12

Que eu saiba não há hierarquia entre mestrado e doutorado. Estritamente falando têm objetivos diferentes.

Pedro da Silva Reis

14/02/2017 - 10h42

Os prazos acima referidos em que ele conseguiu o seu intento são possíveis.
Por outro lado, a capacidade do Dr. está comprovasa com as inúmeras obras por ele publicadas e o excelente professor que se demonstra.
Gostaria que notícias que utilizassem “pode ter” e “provável “não fossem publicadas. Assim como quando remete a outro link “se não tiver sido apagado”. Essa forma é um desrespeito à todos que lêem como também a pessoa referida.
Por outro lado, a notícia fala em prazos maiores, sem fazer menção ao tempo de estudo.

Margareth Zanella Ribeiro

14/02/2017 - 10h28

Esse é o sujeito de REPUTAÇÃO ILIBADA?
O STF virou casa de mãe Joana?
Que país é esse? Onde andam os revoltados?

D Sampaio

14/02/2017 - 10h25

Vcs estão de brincadeira. O cara tem 139 artigos publicados. Participou ou escreveu 74 livros. Capitulos em outros 14 livros. Apresentou seus trabalhos em 258 eventos! Participou de uma centena de bancas de mestrado/doutorado/TCC e ainda tem orientandos em andamento!
Está tudo no currículo do link do próprio artigo.

    wanderley kusma

    20/02/2017 - 11h25

    D Sampaio, com 7 anos ele já escrevia em portas de banheiros, você esqueceu de mencionar isso, só a guisa de informação. É DURO EXPLICAR O INEXPLICAVEL.

Ricardo

14/02/2017 - 10h23

Cadê o MBL comprado, as panelas das madames, os amarelinhos protestando???? Cadê os patos da Fiesp…ahahah esqueci, Fiesp é PMDB, MBL foi patrocinado pelo PMDB e PSDB.

Acordem povinho e depois a Dila era corrupta e ruim? A lava jato só está onde está porque a Dilma segurou o rojão e não abafou a lava jato como o PMDB e PSDB quer fazer.

ALBERTO ARAÚJO

14/02/2017 - 10h20

Eu não vejo excepcionalidades nenhuma no caso. Já vi vários doutores sem mestrado e que conseguiu o doutoramento em tempo recorde. O problema maior que vejo nesse homem é a falta de ética, no discurso é um e na pratica outro. Estamos precisando de gente com decência e moral para construir uma nova nação. Salve a Terra de Santa Cruz!

Celso Domicio De Lima de Lima

14/02/2017 - 11h28

Estes são os políticos do meu Brasil

vera maria inacia da costa

14/02/2017 - 09h15

Quando alguém que quer fazer carreira age assim, não podemos aceitar. Com a falcatrua. E ser indicado para o Supremo Tribunal Federal. Que podemos esperar mais….
Temos que ficar cada vez mais invergonhados do comportamento de certos politicos brasileiros.

Ricardo Piantino

14/02/2017 - 11h04

O vocabulário dele o denuncia.

mz

14/02/2017 - 06h29

Do jeito que andam as coisas, isto o credenciará ainda mais ao stf.

Rogério Costa Pina

14/02/2017 - 07h50

Só tem mal- caráter

Yff Fonseca

14/02/2017 - 07h35

Sera noticia verdadeira ? Acho que não pode isso.

Iara

14/02/2017 - 05h21

Realmente um absurdo. Temos que tecer loas à formação acadêmica do Lula e reverenciar o mestrado, doutorado e pós doc da Dilma. Foi isso que transformou nosso país …

    Jhonny Rot

    14/02/2017 - 08h45

    A questão não é a formação…mas a falta de caráter.
    O Lula sempre assumiu a falta de estudo é nunca precisou trapacear, ao contrário desse Neandertal.
    A propósito…
    Doutor honoris causa pela Universidade Federal de Viçosa,[38], pela Universidade de Coimbra (Portugal),[39] pela Universidade Federal de Pernambuco, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, pela Universidade de Pernambuco, pela Universidade Federal Fluminense, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro[40] pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pela Politécnica de Lausanne (Suíça) [41], pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)[42], pelo Sciences-Po (Institut d’Etudes Politiques de Paris)[36] , pela Universidade Federal do ABC[43], pela Universidad Nacional de La Matanza e Universidad Metropolitana de la Educación y el Trabajo (Argentina)[44], pela Universidade de Salamanca (Espanha)[45], Embora outros universidades nacionais e internacionais tenham feito diversos convites para que o então presidente recebesse a honraria, Lula recusou todos os títulos honoris causa enquanto ocupou a cadeira de chefe do estado brasileiro, passando a aceita-los apenas após deixar o cargo.[38]

      Anônimo

      14/02/2017 - 15h54

      Então o cara que sempre desdenhou da educação, nunca leu um livro sequer e se orgulha disso merece elogios porque só aceitou títulos de DR. Honóris causa depois de deixar a Presidência? FALA Sério! !!!!!!!!

Mônica Oréfice Delicato

14/02/2017 - 05h29

Hahahaha

BATISTA SANTOS

14/02/2017 - 03h19

VAMOS TER ENTÃO NO STF, UM SER ILUMINADO?!

PRA SER ESTE “GÊNIO ” TODO ELE DEVE SER DA GERAÇÃO QUE NEM CHEGOU AINDA , PORTANTO DEVE SER OBJETO DE PESQUISAS CIENTÍFICA!

Rosa Maia

14/02/2017 - 03h06

Afinal podem fazer Doutorado antes do mestrado o pós doutorado tudo bem mas que esta cheia de duvidas agora sou eu, então na USP faz o Doutorado sem passar pelo mestrado alguém podem responder.

    Alexandre

    14/02/2017 - 11h53

    Isso é chamado de “doutorado direto” e não tem somente na USP… e nem todo mundo é aceito para fazer.

      Alexandre

      14/02/2017 - 11h58

      Mas, em geral, não é permitido fazer em menos de 4 anos.

      Ser livre docente antes de trabalhar em um lugar também é bem esquisito. Segundo o currículo, as atividades dele na USP como professor começaram em 2003… mas em 2001 era “livre docente”. Na verdade, ele era Livre de ser Docente na USP :-p

    simples

    02/06/2019 - 15h49

    no Brasil, por lei, o obrigado é ter fundamental completo para ter diploma de ensino médio e esse para ter graduação. Os títulos depois de graduação pode ser obtidos em qualquer ordem e tempo, apenas para receber gratificação no serviço público por alguma dessas titularidade precisa comprovar graduação. Tudo mais é regida pela autonomia interna da universidade: quer titular em doutor quem ainda nem fez ensino médio e apenas com uma semana matriculado no programa? pode. . Quer titular simultaneamente como mestre doutor , pós-doutor usando até uma mesma tese escandalosamente plagiada? Pode. Tudo só depende de ser amgio dos amigos Ou seja, dentro de universidade pública, ética e moralidade se faz até usando os papéis já usando dos banheiros. Eis a grande verdade: universidade pública é a maior fonte produtora de bolsomions. Afinal, não qualquer um que sabe fazer fake news capaz de convencer milhões de imbecis e , portanto, já que são idiotas, esses estão querendo destruir suas galinhas dos ovos de ouros.

Sid Eduardo Batista

14/02/2017 - 03h16

Não estou defendendo o careca não… Mas é possível fazer o Doutorado sem fazer o Mestrado. Em países europeus, mesmo nos EUA, o mestrado não tem valor algum. Já sobre o Pós-doc antes do Doc, eu não sei explicar. Mas Pós-Doc não é título, não vale para nada!!

    h. benoit

    14/02/2017 - 02h59

    Muitas vezes o post doc e’ feito com apoio de uma bolsa de estudos. A questao e’ saber se ele teve uma bolsa ou nao. Como e’ que alguem receberia bolsa para post doc sem ter doutorado? E que instituicao teria aceito receber alguem para um post doc que nao tinha nem mestrado nem dotourado? Isso e’ possivel?

    Cristina Bruno

    14/02/2017 - 05h27

    Qto ao doutorado direto sem passar prlo mestrado concordo com vc. Qto ao pos doc ele e um estagio que oferece a oportunidade de aprofundamento num tema. Ele nao te da um titulo, mas tem muito valor sim, principalmente para quem esta na carreira academica! A duracao e de no minimo 1 ano e nao ha como realizar pos doc antes do doc. Como o proprio nome ja diz… é pós de após rsrs

    Quase nada

    02/06/2019 - 15h57

    De fato, pós-doutorado é apenas uma chatice: todo docente de pública que vai fazer esse,além de fica livre de tudo quanto é atividade e receber o salário completo, ainda recebe extra: R$ 10.000,00 para mudança, bolsa mensal de R$ 4.800,00 e quando retornar fica com a mesma bolsa por 8 meses e ten uma aumento no salário de 12%

Eduardo Castro

14/02/2017 - 01h00

Nossa então a USP inteira está errada porque praticamente não se faz mestrado! Quase todas as teses são de Doutorado! Não gosto do atual ministro! Horrível a indicação – mas não percam tempo com argumento porque não se sustenta!

    Cezar

    14/02/2017 - 01h50

    Mas nao espero q ninguem da Puc e só pq eh Puc venha interferir na minha vida. Agora ministro bandido já basta. Procede sim a investigacao ; nem todos precisamos ser coedeirinhos do sistema.

    Anônimo

    14/02/2017 - 10h23

    Tese é de doutorado. No mestrado vc faz dissertação. Ninguém pode fazer doutorado sem mestrado na USP. O que existe é vc fazer um tempo do mestrado e ser indicado na qualificação para o doutorado direto. Não sabe como acontece, não fala nada

Lindanir Serapiao

14/02/2017 - 02h29

Esses caras são uns aviões que apareceram para enganar os trouxas. Agora, vão ter que engolir!

Samila Miranda Medeiros

14/02/2017 - 02h26

Será possível Daniel Medeiros?

vera

14/02/2017 - 00h24

Pós -doctor custa em qualquer fundação nada menos que R$ 20 mil. Sr. Morais deveria ter feito mestrado, doutorado, livre docência e titularidade ! Como explicar sua carreira acadêmica. ? TEMOS VERGONHA DESTE PULHA.

Parlo Piano

14/02/2017 - 02h20

óóó,,, e fez isso escrevendo umas centenas de livros, centenas de artigos, orientando dezenas de monografias, dissertações, teses,, sendo banca de dezenas de outros mestrados e doutorados, participando de centenas de eventos científicos, sendo membro de conselhos editoriais, de conselhos de classe,, dando aulas em várias instituições e,, sendo secretário de justiça, CNJ,,,

Quem manda o dia de vcs ter só 24 hrs e os anos serem miseras translações terrestres de 365 dias,,, B|

    João Ramos Ribett

    14/02/2017 - 11h16

    É que ele vivia em Marte onde o ano dura 687 dias terrestres.

vera

14/02/2017 - 00h18

Estúpido Incompetente. Deveria ter feito mestrado, doutorado, livre docência e titularidade . . . isso só pra ser um entre os vários mestres corruptos que o Brasil apresentou a nós seres mortais.

Anna Luiza Campanhã Bauer

14/02/2017 - 00h15

É possível que se faça o doutorado sem passar pelo mestrado, na USP.

    Carlos

    14/02/2017 - 00h24

    Impossível. Mestrado e pré-requisito para Doutorado em qualquer universidade.

      Renata Brandt

      14/02/2017 - 00h58

      Não é pré-requisito. Eu não fiz mestrado e conclui o doutorado pela USP. Pode checar meu currículo lattes. Abraços.

      Geri di Dante

      14/02/2017 - 07h38

      Não…! Você pode fazer o doutorado sem defender a dissertação de mestrado. O problema está em cursar doutorado e usar a mesma tese para adquirur os dois titulos ao mesmo tempo.

Maria Eunice

14/02/2017 - 00h15

Que vergonha.
Temer não acerta uma.
Só está recompensando Alexandre de Moraes pois foi ágil demais em capturar e sentenciar hacker que descobriu conversas comprometedoras de Marcela Temer.

H.Wagner

14/02/2017 - 00h06

Em que se transformou o STF. Ou será que fui um ser crédulo e o staff da ‘ Suprema Corte’ sempre teve estas características.
Onde estão os doutrinadores, os cérebros deste Brasil? Por q ñ se manifestam contra esta pouca ou nenhuma vergonha?
Por que se omitem em defender o que resta de dignidade? Nós, povo brasileiro, precisamos da verdadeira elite pensante.

    Simples ao quadrado

    02/06/2019 - 16h51

    Queres conhecer intelectual desse país que preste? Procure por feirantes de muitos anos, já calejado de trabalhar e analfabeto. O bolsonarismo acertou em cheio ao escolher como referência intelectual quem nunca fez curso superior, pois nisso tem simpatia até de petistas. Lula começou sua desgraça quando começou se juntar com essa gente com diproma de curso superior (FHC sempre foi apenas o mais nojento) que convenceram esse de não apenas ampliar a fábrica de diproma como ainda fez a porcaria se agigantar . . E vou logo avisando: 69% dos eleitores de B17 tem diproma de curso superior de pública, assim como 64% do quadro docente dessas é isso também.

ANDRE LUIZ DE SOUZA

14/02/2017 - 00h04

E, depois de tudo isso, continuou nesse ritmo aceleradíssimo, até o ministério. Aí então, foi um fenômeno. Depois de advogar para bandidos, tem, em seu mandato como ministro, a incrivel marca de três chacinas em presídios. Tambem mentiu muito, alegando que ofereceu ajuda, e foi desmentido. Por todos esses serviços prestados à nação, o presidente/capeta não tinha outra coisa a fazer: o indicou para ministro do STF

Cecília de Aragão Santos

13/02/2017 - 23h46

Que loucura!!! A quem vamos recorrer contra essa bandidagem?!

Damares Léia

14/02/2017 - 01h40

Ele pode né galera, pode tudo.

Claudio

13/02/2017 - 23h31

Aprendeu com o Serra.

Sandra Milan

14/02/2017 - 01h29

O cara é bom mesmo, em. ..

Sebastiao Abdala

14/02/2017 - 01h29

como esse país pode ser sério?

Francis Oliveira Bezerra

14/02/2017 - 01h21

Fábio Piquet da Cruz

    Fábio Piquet da Cruz

    14/02/2017 - 13h32

    É um analfabeto!!!!

    Francis Oliveira Bezerra

    14/02/2017 - 13h48

    É charlatão msm. Tanta gente entra em depressão pra fazer um trabalho de pesquisa “decente”. Sem dormir direito, com professores subestimando você. Esse “super homem” consegue tudo em dois anos? Aí tem, FRAUDE.

Zilda Iokoi

13/02/2017 - 23h15

É um corrupto desde sempre! Como
Pode ser indicado é acolhido no Supremo? Nenhum deles se respeita! Não respeitam a constituição e nem o povo brasileiro! Um escândalo! Chamamos os ladroes pois eles devem ter mais afeto pelo país! Temos que incendiar as ruas mesmo. Talvez uma caminhada nacional a Brasília com apoio da OE A , da ONU ! Socorro fomos invadidos por senhores das gangues perigosas demais!

Anônimo

13/02/2017 - 23h12

Que é um embusteiro ninguém “t dúvidas

Ludmila

13/02/2017 - 23h12

Eu conheço pessoas que foram convidadas a passar do mestrado ao doutorado, ou seja, desenvolveram a pesquisa de mestrado tão bem ( surpreendentemente bem) que ‘queimaram’ essa etapa. São casos excepcionais. Mas existem.

Guilherme Barra

14/02/2017 - 00h52

Que pilantra…

Natalia Rangel

14/02/2017 - 00h50

Uri Wainberg, Esdras Rédua

    Esdras Rédua

    14/02/2017 - 01h51

    “Capricho” jurídico isso aí?! Hahahahahahahaha

    Natalia Rangel

    14/02/2017 - 08h31

    Kkkkkkkkkkkk

    Uri Wainberg

    14/02/2017 - 11h18

    E hoje é ministro. Pai é pai.

Anônimo

13/02/2017 - 22h44

Mas é o correto, pois como acima mostra que seriam necessários 4 anos mais 1 ano mais 4 anos e vejam a soma é 9, que tirando a prova dos 9 que é a verdade, significa que 0 menos 9 = 0 zero é nada, portanto essa pode ser a verdade verdadeira, não ter feito nada, ssrrsrs.

Marcelo Jose Gumier

14/02/2017 - 00h38

Ta parecendo o garotinho

Rachel Azevedo

14/02/2017 - 00h21

O homem q copiava

Irineu Msrcos

13/02/2017 - 22h16

Nao estou entendendo nada para ser politico Presidente os caras entram sem saber nada porque para outros cargos de menor valor exige tanto ?

    Marília Cabral de Lemos

    13/02/2017 - 23h39

    Não é a questão da exigência que se discute, mas a questão da falsidade.

    Cecília de Aragão Santos

    13/02/2017 - 23h49

    Ou, a questão não é essa…A suspeita é de trapaça, crime.

Luis Alberto Atanasio dos Santos

13/02/2017 - 22h16

Pela regra posso ser PhD sem, sequer, ter o 1* Grau…. “Auto Ditata” etc. Mas…. Obvio que tal seria prodigio….. Mas as noticias devem ser estudadas / analisadas ….. Sem defender… Mas na web qualquer um coloca o que quizer…nao da para crer em tudo…

Edson

13/02/2017 - 22h10

Imagina a (capivara) ? Cadeia no moço… Ah! O temer também. . . borracha no lombo deles!

    Roberto

    13/02/2017 - 23h17

    Pode crer ! A bandidagem da capital do tucanistao elegendo seu protetor, futuro gilmar dantas .

Gilberto Moraes

14/02/2017 - 00h09

Caso não haja engano nas publicações, há alguma coisa errada aí. No mínimo, pouco moral. É preciso lembrar que ninguém se atribui um título acadêmico. Existe um PPG envolvido. E isso significa um grupo de pessoas com idoneidade científica. Igualmente, uma posição acadêmica conquistada em uma universidade pública demanda a aprovação de uma banca igualmente idônea. Pra isso, existem requisitos a serem preenchidos. Ou essas informações são improcedentes, ou existe muita gente envolvida nisso tudo.

    Pedro Vieira Sarmet Moreira

    14/02/2017 - 02h28

    Sou acadêmico e posso afirmar que existe uma banda podre nas melhores Universidades do Brasil. Inclusive, este mês um professor de direito da UFRGS foi exonerado do cargo por corrupção em concurso para professor. Beneficiando um protegido e deliberadamemte (e de forma planejada), prejudicou o candidato mais preparado.

      Pedro Vieira Sarmet Moreira

      14/02/2017 - 02h29

      Forma correta: deliberadamente (erro de digitação)

Elaine Venzon Francisco

14/02/2017 - 00h04

Igor Alves

Lobo Solitário

13/02/2017 - 21h59

Os membros do STF não tem que ter conduta ilibada?

Ou será que vão pular essa parte também.

Anônimo

13/02/2017 - 21h58

Só falta a “lona” pqp.

Anônimo

13/02/2017 - 21h50

protegido do presidente.

    SERGIO

    13/02/2017 - 22h25

    Protegido do PCC!

Tete Carvalho

13/02/2017 - 23h46

Menino travesso. Onde será que aprendeu tal proeza?!!
Acho que o Mestrado ele fez com o PCC. E o resto , Doutorado e Pós, tbm. Enfim, fraudou tudo.
É….Isso é máfia!

Anônimo

13/02/2017 - 21h43

Posta o curriculo do toffoli ai

Marcos Meireles F. Aun

13/02/2017 - 23h43

Xiii, então fez igual à Dilma, que inventou aquela pós na Unicamp….

Gade Pedroza

13/02/2017 - 23h35

parece aquele personagem mike ross da série de tv ‘suits’, o cara era advogado sem ter feito curso de direito.

L’Amie

13/02/2017 - 21h25

Vale o que está escrito ! Lá constava uma coisa que foi alterada. Pq ? Se estivesse certo não haveria razão para mexer. Houve denuncia. Mexeu. É FRAUDE! 2) Quem tem fama, deita na cama ! É enrolador sim ! Plagio de autor estrangeiro, ” devogado ” do PCC etc. 3) Comparações descabidas , para o Executivo é eleição e nomeação ad tempore; para o judiSIario tem lista, sabatina, indicação e exigências, como : Ter Conduta ILIBADA ! Conclusão: não presta, vai pro lixo, escolhe outro. Coincidência? Pq ? Ah, a Leva Ratos deve fechar.

Marcelo Fonseca. Dr. Pela Universidade de Campinas

13/02/2017 - 21h23

Lamentável que este “doutor ” continue no cargo de um governo que deveria moralizar o país. Conheci certos pos doctor que recusei o título nas bancas que participei. Plágio é crime reconhecido em todo o mundo da ciência. Deveria ter punição também para ele. ,

Marcos Rogerio Muniz

13/02/2017 - 22h52

” Os meninos imbicou no Audi tá sorrindo da cara dos FRAUDE !”

Marcio Del Negro

13/02/2017 - 22h51

Todo e qualquer sujeito poderá escolher sua pós graduação , ou seja, um candidato poderá escolher entre o Mestrado ou doutorado, não uma escala .

Neide da Silva Santos

13/02/2017 - 20h44

O que se pode esperar de um indivíduo como o Alexandre Moraes, só fraude que é sinônimo de corrupção.

Maria Elisa Ladeira

13/02/2017 - 20h43

E a responsabilidade da Universidade e orientadores?

Alferes Villar

13/02/2017 - 20h40

Matéria rasa, estão misturando cargo político com área acadêmica. Esses títulos estão dentro da legalidade da instituição, cuidado.

    Carlos Adonias

    13/02/2017 - 21h15

    Os plágios também?

Fábio José Vieira

13/02/2017 - 20h37

Acredito que este fraudador não passaria por uma “oitiva” séria e sem festa em um barco no lago Paranoá ! Se fosse Ministro Supremo não me sentaria ao lado dele.
Definitivamentes esse Moraes não é ilibado !
Adeus HÉGIDE (garantia, segurança, proteção e amparo) da justiça !
Adeus DEMOCRACIA, DIREITOS ADQUIRIDOS, ESTADO DEMOCRÁTICO DO DIREITO, JUSTIÇA BRASILEIRA, PATRIMÔNIO NACIONAL e SOBERANIA NACIONAL !
Assim como Temer, Moaes é mais um fantoche, um ventríloquo no colo do PSDB !

Eduardo Macedo

13/02/2017 - 22h19

Rapaz… Que seja dito:
-Esse pessoal é COMPETENTE demais! Mesmo com tudo o que já vimos… Ainda fazer festa!

Vitor Pimentel

13/02/2017 - 22h11

Onde vai ser a pizza?

Nicinha Lepore

13/02/2017 - 22h02

O Brasil não é para amadores

Patricia Macari

13/02/2017 - 19h55

Ele pode fazer doutorado direto, não estou defendendo golpista, mas está no regimento da USP. O problema é o pós-doutorado antes do doutorado. Esse problema ele já resolveu: acessou o currículo dia 11/2 e apagou o pós-doc

Lucia Tavares

13/02/2017 - 19h50

Meu filho vem se esforçando desde a graduação.Passou por todos os processos de seleção de mestrado e doutorado numa das melhores universidades federais do Brasil.Concluiu o doutorado com honra e hj está no pós doc na mesma instituição.Apesar de todo esse esforço e dedicação que desenvolve na pesquisa de câncer, está prestes a perder a bolsa.Só pode ficar até junho pois,a verba acabou e esse des(governo) não demonstra nenhum interesse em manter cérebros pensantes.Quer nos fazer engolir um ministro fraudador enquanto os verdadeiros cientistas e as instituições de pesquisa estão jogadas à própria sorte.”Que país é esse?”

    Carlos Adonias

    13/02/2017 - 21h35

    Pois é, Lucia, no Brasil do golpe a fraude compensa e o esforço de um pesquisador é punido. Triste!

Elecir Ribeiro Arce

13/02/2017 - 19h40

Esse plagiador vai ser ministro do STF, que vergonha.

Eugenio Bellini

13/02/2017 - 19h40

Não são muito sérios estes títulos quando se refere a direito. O que é impressionante é a concomitância das pesquisas com a banca. Dedicação por 4 anos de no mínimo 16 horas de trabalho. Se tem registro de audiências então o doutor é um caso raríssimo. Mas o material deve estar disponível pra consulta. A conferir.

MARIA A M FERNANDES

13/02/2017 - 19h33

Esse cara é um doutor sim!!! Doutor na pilantragem, pos-doutor na picaretagem, na desonestidade, na vigarice!
Ainda vamos ouvir mais coisas quando abrirem a caixa de Pandora do malandro!!!!

Wagner Campos

13/02/2017 - 21h32

E vcs acham que eles estão preocupados?

Anônimo

13/02/2017 - 19h30

Q feio!! Fora kinder ovo!!!

    Lucia Lopes

    13/02/2017 - 19h31

    Q feio!! Fora Kinder Ovo!!

Paulo Cesar de Oliveira

13/02/2017 - 21h28

Esse indivíduo é um “gênio” !!!!
PhD Rsrsrsrs rsrsrsrs rsrsrsrs..

Fátima Regina Da Silva Pinto

13/02/2017 - 21h16

Que vergonha!!!!

Maria Pedroso

13/02/2017 - 20h57

Nooossa mais uma do Kinder ovo???

Cristina Braga

13/02/2017 - 20h50

O nome disso é maracutaia. Êta povinho…

Mauro Gonçales

13/02/2017 - 20h41

Mauricio Abdala Botasso isso procede

    Mauricio Abdala Botasso

    13/02/2017 - 20h45

    Tião, vou fazer o levantamento correto, mas a principio, tenho imlressao que é mentira!!! Amanha te confirmo a resposta. Se for verdade é um fato gravíssimo…

Demetrio Alves

13/02/2017 - 20h37

Sou mais o Lula que ganhou o “doutorado” direto, e fez justiça por isso, como patativa, é doutor Honoris causa.kkkkkkkkk

    Carlos Adonias

    13/02/2017 - 21h41

    Também sou, mas sou mesmo. Ele fez mais que mil doutores, por isso foi honrado com o título.

Tania Maria Maria

13/02/2017 - 20h37

Inacreditável!!!!! É muita sujeira.

James

13/02/2017 - 18h34

Que artigo mais sem noção…
Não precisa de mestrado pra fazer doutorado, e o pós doc nada mais é uma pesquisa avançada que gera uma nova tecnologia ou material de estudo. Suponho que esse pós doc tenha vindo agregado ao desenvolvimento do livro dele. Bom, e fazer doutorado em 3 anos não é tão difícil quanto fazem parecer, ainda mais em áreas fora de exatas.
O sujeito aí pode ser um crápula, plagiador, mas esse artigo está feio. Sem mais.

    Vile Molinari

    13/02/2017 - 20h23

    Estou de pleno acordo, James. Também não tenho intenção de defender ninguém, mas não dá pra ir acreditando em tudo que se lê. Ainda: ao invés de mencionar o endereço completo do link para averiguar a fonte, apenas aparece a palavra “link”. Sabe-se lá o que pode abrir esse acesso!

      Maria do Carmo Oliveira

      13/02/2017 - 20h38

      Existe uma sobrecarga nas horas trabalhadas também, em 2014 era “servidor” do MP com carga horária de 40 horas e dava aulas com carga horária de 40 horas… Um espanto! Quebrou todas as leis da física…

    Carlos Adonias

    13/02/2017 - 21h49

    Então Alexandre Moraes, ademais de ser tudo o que possa ser, é também um bobo; apagou o registro do pós-doc. Só que não acredito.

Lafaiete de Souza Spinola

13/02/2017 - 18h33

Para que o Brasil tenha uma população esclarecida, menos manipulável pelos descendentes da casa grande que se prestam a formar o grupo dos testas-de-ferro e seus prestadores de serviço, a classe especializada, todos sabujos do grande irmão e seus aliados:

https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004

Emilene Costa

13/02/2017 - 20h29

Como será que ele conseguiu iniciar o pós doc um ano antes de iniciar o doutorado? E nós, meros mortais, lutando contra o tempo para concluir o mestrado em 2 anos Alessandra Pacheco Luan Thomé Cristina Timo Cristina Braga Graciana S Leal

    Cristina Timo

    13/02/2017 - 20h33

    171 amiga! Quadrilha, mas não vence nao, esse tem pacto com o pemba, rs. Deus nos ajude!

    Luan Thomé

    13/02/2017 - 20h35

    Uma safadeza escancarada!

    Alessandra Pacheco

    13/02/2017 - 21h32

    Safadeza que vergonha!

Roberto

13/02/2017 - 18h28

agora é com a P.F e MPF investigar e tomar as medidas necessárias.

Marcos-Antonio Araujo-Silva

13/02/2017 - 20h25

Pular o mestrado até que pode. Mas, pos-doutorado antes do doutorado, nunca vi isso.

Maria Filomena Andrino Ançã

13/02/2017 - 20h04

Se procurar vão achar muita coisa!

Nilcio Costa

13/02/2017 - 17h51

esperar o que de um sujeito deste, ele representa bem a política conduzida pelos golpistas.

Newton Oliveira

13/02/2017 - 19h50

Nada impede que se faça doutorado sem o mestrado. São pós graduações strictu sensu distintas.

    Xenia Maria pereira

    13/02/2017 - 18h22

    Sim, é verdade que pode pular o mestrado. Porém, não se faz pós doutorado pulando o doutorado. Fica a dúvida, assim como? Algo está errado.

vitor

13/02/2017 - 17h49

Antônio e ruy , cuidado não morder os labios vocês podem se envenena . Kkkkkk

Lucas Carreri

13/02/2017 - 19h49

Jenio kkkk

Íris

13/02/2017 - 17h14

Vagabundo!!!
Trambiqueiro!!!
Corrupto!!
Sem Caráter!!

ruy barbosa

13/02/2017 - 17h02

Caros

quem inaugurou esta prática foi a nossa ex-presidente Dilma que falseou o seu lattes dizendo que tinha doutorado e na verdade não tinha. Fio seguida pelo ex-ministro Mercadante, que disse que tinha doutorado, depois não tinha (depois do acontecido defendeu uma tese). Enfim, esta coluna está parecendo o partido republicano dos estados unidos, fazendo exatamente aquilo do que acusavam os democratas

    Anônimo

    13/02/2017 - 17h30

    prova isso seu otario

Cleiton silva

13/02/2017 - 16h48

Com certeza é fraude

Maria de nazare Lima gadelha

13/02/2017 - 16h43

Canalha, LADRÃO, CORRUPTO e PLAGIADOR , EM QUALQUER PAÍS SÉRIO ESTE VERMELHO ESTARIA PRESO

Aim Morris

13/02/2017 - 18h41

Lucy Pereira, this is the sinister Justice Minister nominated to the Supreme Court…No shame left in this country. Hopeless.

Eunice Vieira

13/02/2017 - 18h35

Cara que legal! Conheci um rapaz que fez o segundo grau antes do.primeiro,claro que foi prova de.supletivo,mas foi assim igual ao ilustre plagiador.

Daniel Caires

13/02/2017 - 18h26

Pilantraço

Rogério Bezerra

13/02/2017 - 16h21

Nos anos de 1980 existia uma faculdade que “ministrava” aula somente aos sábados…
Um portento!
A privada educação, em sua esmagadora maioria, ( sou prova disso) é apenas prá ter o diproma. Dipromados assim infestam o país…
Eita privada!!!!

Ana Fraga

13/02/2017 - 18h12

Pelo jeito, exala desonestidade em tudo que faz.

Míriam Fátima Santos

13/02/2017 - 18h11

Imoral

Giancarlo

13/02/2017 - 15h48

Já foi atualizado, cliquem no link e vejam o correto ou via lattes

    Giancarlo

    13/02/2017 - 15h51

    E sobre fazer Doutorado direto, se o Brasil fizesse com seus melhores cientistas o up grade, passando do mestrado para o doutorado automaticamente, e teríamos mais anos de conhecimento na academia.
    Não sou da área, nem posso julgar a formação dele, mas ao que parece, passou pelos ritos corretos (o que aparece na USP está diferente do Lattes, ou do link do lattes na USP).

    Josué Krug

    13/02/2017 - 16h19

    O pós doc dele foi em “como defender 123 processos do PCC?

paulo tadeu albuquerque

13/02/2017 - 15h44

pos doc eh uma jaboticaba da academia brasileira !

Eleonora Mascolo

13/02/2017 - 17h43

A vergonha Nacional ,

Rosilda Silva

13/02/2017 - 15h29

Isso é um absurdo .esse golpista sáfado e toda sua corja falou que o problema era a Dilma olha aí esse sáfado só queria o poder por encobrir os ladrões da Lava Jato que todos já sabem e colocar a culpa só no PT. E dizendo que o Brasil Tava quebrado sendo que eles e que tá quebrando o Brasil. ..

Jesus Calixto

13/02/2017 - 17h26

Anderson Dias

Jamil Vicente Gonçalves

13/02/2017 - 17h26

o chefão do odd

Fatima Marchioni Avilez

13/02/2017 - 17h25

Gilberto Moraes

Mario Ilo

13/02/2017 - 15h23

Dr. Jean, não se escre vocês vai mandar, e sim, vocês vão mandar.

Dorinha Filgueira

13/02/2017 - 17h16

As trambicagem começaram cedo.
Vai ver que já estava tudo planejando.
Coisa feia

Lúcia Farias Schirmer

13/02/2017 - 17h15

Quer dizer que única coisa ainda original continua sendo a careca.

Jonas

13/02/2017 - 15h15

É evidente que algo não está claro em sua formação, o que me remete ao recente caso da Bel Pesce. Porém espanta a forma como todos levantam mil especulações. Alguém procurou entrar em contato com a USP? Alguém foi investigar? Não seria somente um erro em colocar as datas? Pessoal, se querem criticar, que ao menos levantem informações precisas, caso contrário a “pesquisa” de vocês sobre a pesquisa desse sujeito, também está bem falha.

Mario Ilo

13/02/2017 - 15h15

Se for comprovado tudo isso, e esse cidadão ainda vier à ser nomeado e empossado, Ministro da Suprema Corte, pode mandar um confeiteiro das Forças Armadas, executar o toque de silêncio (funeral), em frente ao STF, e a Bandeira do Brasil deve ser hastiada a meio pau, nos Tribunais Regionais, e Foruns Municipais.

Jorge França

13/02/2017 - 17h13

Não entendo de mestrado nem doutorado só sei que tudo neste governo fede.

Norma Miglietti

13/02/2017 - 17h05

UM FARSANTE]

Antônio Marcos

13/02/2017 - 16h45

No futebol isso se fala. Deu 1 gato

Marcos Antônio da Silva

13/02/2017 - 16h44

Como é bom ter amigos, não é? Acho que deve ser a tal da meritocracia!

Jean

13/02/2017 - 14h40

Meu

Vcs vai mandar petista procurar tese de doutorado?

Kkkk

A tese — um “calhamaço” de 416 páginas, originais disponíveis na biblioteca da USP do Largo de São Francisco – foi orientada pelo jurista e professor Dalmo Dallari. “Como estudioso do direito, ele é melhor do que nos cargos executivos, inclusive o de ministro”, disse Dallari. O professor emérito lembrou do doutorando, mas não quis fazer mais comentários.

    Miguel do Rosário

    13/02/2017 - 14h43

    jean, que preconceito babaca, hein. os maiores juristas da américa latina são de esquerda, ou seja, “petistas”. procure saber quem é zaffaroni.

      Josué Krug

      13/02/2017 - 16h21

      Fraudou três vezes . Já é citado na Espanha como CRL C, CRL V…

      Gutto

      13/02/2017 - 16h56

      Zafatoni é um grande criminalista. Tem diversas obras dentre as quais trata como ninguém do direito penal do inimigo. É argentino. E diferente do Brasil, na Argentina não é requisito o mestrado para se obter o título de doutorado. Então, se ele fez no exterior, é possível sim a obtenção deste título sem mesmo o doutorado.
      E cá pra nós, que estuda ou já estudou Direito, sabe que dá qualidade do Alexandre de Morais. Quem não conhece esse doutrinador? Independente de partido ou ideologia política. Capacidade ele tem.

        Gutto

        13/02/2017 - 16h57

        *Zafaroni. Corretor. Kkkkk

    Anônimo

    13/02/2017 - 16h05

    Vocês “vai”. Já ouviu falar em verbo coxinha? Seu asno.

Anônimo

13/02/2017 - 14h40

Será que realmente e formado em direito ou pulo esta fase e foi direto para o doutorado.

Jean

13/02/2017 - 14h35

Só quem não cursou fala isso. Doutorado não é 4 anos. É até 4 anos. Pós doc é até 4 anos.

Seus analfabetos

    Miguel do Rosário

    13/02/2017 - 14h44

    analfabeto não faz plágio…

    Anônimo

    13/02/2017 - 14h44

    Filhinho, analfabeto é você.

    Caco Baptista

    13/02/2017 - 14h55

    Queridinho, pergunte para todos que você conhece que fizeram doutorado e veja quantos conseguiram fazer em menos de 4 anos. Depois volta aqui contar pra nós, tá bom?

    Anônimo

    13/02/2017 - 15h35

    São 4 anos você quer dizer!!!
    Analfabeto????

Valéria Araujo

13/02/2017 - 14h21

Mudou o lattes dele no CNPq, retirando o pós-Doc no dia 11/02/2017.

Suzana Rodrigues

13/02/2017 - 16h17

Gêniooooooooooooo

JOHN JAHNES

13/02/2017 - 14h17

É DO PSDB. É FRAUDE AO VIVO E EM CORES.
NÃO ESCAPA UM TUCANO, TODOS SÓ SOBREVIVEM SE FRAUDAREM.
ELES VIVEM DE FRAUDES E SOBREVIVEM FRAUDANDO

Fatima Regina Signori

13/02/2017 - 16h11

Brasil gente até o Lula tem diploma sem ter concluído nenhuma escola

    regina lian

    13/02/2017 - 14h31

    O Lula tem diploma de torneiro mecânico feito no Senai. Não faça comparações descabidas, por favor. Ele nunca precisou plagiar ninguém!!!

    Silvio Fontana

    13/02/2017 - 14h48

    Agora o Lula tem diploma?Ué… não tô entendendo.

      enganado

      13/02/2017 - 19h53

      O sabidinho, não é diploma, apenas um papel/um certificado que compareceu ao curso, cumpriu todos os requisitos e passou no teste final. Se a DIREITA quiser caçar até este certificado do LULA, que limpem a bunda com o papel, pois o conhecimento adquirido NINGUÉM pode retirar da pessoa e nem matando.

Carlos

13/02/2017 - 14h10

Eu tentei achar a Dissertação do Doutorado no acervo da USP e procurei pelo “Autor”, pelo ano, pelo Orientador, pelo titulo, pela área, e nada de nada, nao tem registro nenhum do Alexandre de Moraes, muito esquisito.
Peço ajuda para achar o Doutorado (pdf). Também gostaria saber dados básicos do Pós-doutorado ( titulo, área do conhecimento…)

Leniára Rios Pedroso

13/02/2017 - 15h59

Até nisso é golpista

Katia Maciel

13/02/2017 - 15h41

A cara desse governo golpista: uma fraude!

Nelson Bondioli

13/02/2017 - 15h41

Gente eu detesto o Temer e esse Moraes, e essa história do lattes dele é completamente sem pé nem cabeça, mas as informações que vocês deram ali no site estão relativamente equivocadas.

Existe doutorado direto (graduação para o doc) e realmente não é comum, mas é longe de ser impossível (especialmente até o começo do ano 2000). Nessa modalidade normalmente acabava levando 5 anos.

Pós-doc geralmente é um ano, mas não é regularizado, eu mesmo fiz um pósdoc em 6, e agora estou fazendo o meu segundo na UFES que é de 3 anos.

Por fim, as regras de livre docência são específicas de cada instituição, mas normalmente exigem um perído de anos dando aula, coordenação de projeto de pesquisa e publicações.

É certo que esse lattes do Moraes é fraudulento, mas não é motivo pra informar errado XD

Ramon Rodney

13/02/2017 - 15h38

A cada dia mais manobras sendo descobertas. Que vergonha nesse momento de ser brasileiro com tudo o que está sendo descoberto. QUE FEIO. Homens já velhos, país, avós, dando seus pessimos exemplos a uma geração desgovernada e totalmente vulnerável!#lamentável

Paulo

13/02/2017 - 13h36

O que teria a dizer sobre o questionamento sobre o doutorado o seu orientador, Dr. Dalmo de Abreu Dallari? Esta não seria uma boa questão jornalística?

Carlos Guilhermitti

13/02/2017 - 15h36

Davi De Martini Junior Marcos Alberto de Freitas e Henderson Marques, creio que seja da vossa área: Pode isso??? https://www.ocafezinho.com/2017/02/13/fraude-desmascarada-moraes-pulou-mestrado-e-fez-pos-doc-antes-do-doutorado/

Olmira Molica

13/02/2017 - 15h34

Onde vamos parar com tanta pouca vergonha?

Cris Oliveira

13/02/2017 - 15h29

No Brasil tudo pode pra quem tem dinheiro

Ângelo Eugênio

13/02/2017 - 15h29

Remo Russo

Magnus Brasil

13/02/2017 - 15h23

da próxima, eu não vou fazer nem ensino fundamental, já vou para o pós-doc. auheheaueaheuheuheueahea…. SQN.

Jorima Valoz

13/02/2017 - 15h23

É tão picareta que depois das denuncias atualizou o Lattes no dia 11/02/2017, e agora não consta mais o pós doutorado. Estranho!!!

Felipe Cesar Torres Antonio

13/02/2017 - 15h21

Paula Homem de Mello, posso ir pro pós-doc direto? Parece que é mais legal… rs

    Paula Homem de Mello

    13/02/2017 - 22h25

    Já tem precedente! e sai livre docente em um ano… ?

Peter Kell

13/02/2017 - 15h21

Já disse: somente mais um lacaio no palco do circo……

Claudia Santos

13/02/2017 - 15h20

Carla Viviane Paulino

Mathues Oliver

13/02/2017 - 15h19

É a Cara do Amin todinho

Zeca Pataca Jr.

13/02/2017 - 15h17

Vejam Pedro Geraldo Carvalho Silva Odair Ferreira Jucelene Rocha

Antonio Figueiredo

13/02/2017 - 15h17

ESSE RAPAZ VAI LONGE !

Marina Santiago

13/02/2017 - 15h07

PICARETA

Ana Clara Duarte Gavião

13/02/2017 - 15h05

Ascensão a jato graças aos plágios comprovados e provavelmente outras ilegalidades. As instituições estão deterretendo…

Carlos Roberto de Messias

13/02/2017 - 13h03

Lamentável, os facínoras estão tomando o que podem e o que não podem.

    maria helena michel

    13/02/2017 - 13h58

    Para quem não sabe, o mestrado não é pre-requisito para fazer o doutorado; conheço muitos casos de pessoas cujos filhos saíram direto da graduação para o doutorado. Dependendo da pesquisa que estiver sendo desenvolvida, um pós-doc pode ser feito junto com o final do doutorado também. Não se precipitem em jogar lama nas pessoas; o PT tem um telhado de vidro muito grande com a formação da ex-presidente.

      Miguel do Rosário

      13/02/2017 - 14h00

      Maria, a ex-presidente não foi indicada ao STF. Ela foi eleita, duas vezes, pelo povo brasileiro. Não precisa de doutorado para isso.

Valter Cruz

13/02/2017 - 14h59

É a cara do nosso vergonhoso judiciário…. tem que ir para o supremo mesmo…..passou na prova…kkkkk

    alexsandro

    13/02/2017 - 15h34

    Kkkkkkkkkkk

Maria Cecilia Silvestre

13/02/2017 - 14h57

Que é isso? Vergonha!

Paulo Andre

13/02/2017 - 14h57

Um “jenio”

Lu Venturi

13/02/2017 - 14h56

pós doc antes do doutorado é estranho mas doutorado sem mestrado pode.

Venus Mari D’Agostini Nascimento

13/02/2017 - 14h54

Pra quem ele pagou?

Cristiane Mansur

13/02/2017 - 14h51

Vamos estancar essa sangria!
E o preço?
Ah, o povo paga!

Eduardo Niezi

13/02/2017 - 14h46

Isso é lamentável .

Caius Guarani-Kaiowá Brandão

13/02/2017 - 14h45

Depois de vazar a fraude, ele retirou o Pós-doc do seu Lattes.

Arnildo Hasper

13/02/2017 - 14h42

Certamente não fez, mas, para quem ganha milhões, isto não vêm ao caso!

Antunes Zacarias Antunes

13/02/2017 - 14h41

Mas um pilantra

Margarida Vasconcelos

13/02/2017 - 14h41

Gente!!! Que tristeza, eu sou burra, tudo demora!!

Felippe Miranda

13/02/2017 - 14h39

Bizarro!

Leda Casas

13/02/2017 - 14h36

É golpe

Conceição Carneiro

13/02/2017 - 12h34

Se alguém for no Lattes hoje 13/02/2017 vai ver: ” Última atualização do currículo em 11/02/2017″. E como num passe de mágica a informação pós doc sumiu.

felpe santos

13/02/2017 - 12h33

Acho que tudo isso é dor de cotovelo de vermelho frustado que não tem capacidade para fazer um doutorado. não esqueça do Aloisio Mercadantes que não terminou seu doutorado e foi direto para defender a sua tese que foi seu próprio livro já editado.

    Miguel do Rosário

    13/02/2017 - 12h39

    ahahaahah

    Anônimo

    13/02/2017 - 12h51

    Mercadante foi indicado a Ministro do STJ?

Wander Ribas

13/02/2017 - 14h33

Indicado por quem aprovado por quem sera digno representante da corrupção da quadrilha para absove los no stf e o voto que falta para a pizza

Wallace Miranda

13/02/2017 - 14h29

Lucas Baffi

André Cabral

13/02/2017 - 14h28

E daí? No Brasil pode tudo, tem Doutor por aí sem o nível médio.

Ângelo Antonio

13/02/2017 - 14h28

Esse tem a cara do Brasil

Renato Dias

13/02/2017 - 14h25

Fora

Cleber De Souza Alves

13/02/2017 - 14h23

do Toffoli vocês nunca reclamaram….não passou nem em exame de fezes…..petralhas…

Jaqueline Azevedo

13/02/2017 - 14h16

Governo Golpista é disto a muito pior…ninguém se surpreenda com esses crápulas.

Elcio Kaminski

13/02/2017 - 14h16

Esperar o quê, nesse Brasil sem lei!

jcsj

13/02/2017 - 12h15

Até que ponto nosso país vai ladrão encobrindo outros ladrões é que tão fazendo com o país VERGONHA

C.Poivre

13/02/2017 - 12h14

Um “homem público” com tamanhas desqualificações é o retrato do governo golpista ilegítimo.

Teresinha Alves Silva Amaro

13/02/2017 - 14h11

Pessoas para ficarem bem preparadas têm que obrigatoriamente fazer 2 anos de mestrado, quatro anos de doutorado, escrever sua tese que leva um tempão porque têm que pesquisar muito, defender sua tese diante de uma banca enorme de doutores…Coisa mais esquisita que ele fez. Realmente uma fraude.

    Maria Ester Pereira

    13/02/2017 - 15h37

    Me desculpe, o que ele fez deve ser fralde, mas é possível fazer mestrado em menos de dois anos (depende da experiência na iniciação científica) e doutorado em menos de quatro. Não dá para generalizar, isto é específico por área e depende das possíveis publicações (critérios para possível defesa de cada programa).

    Débora Priscila André

    14/02/2017 - 01h15

    *fraude

Jussara Vacchi

13/02/2017 - 14h09

E não sobra um meu irmão. ..um engana mais que o outro…vergonha destes políticos…

Marildo Marchetti

13/02/2017 - 14h07

Observem as fontes da noticia, sempre aquelas do quanto pior melhor. Piada. E o povo que se lasque. abçs

Luiz Carlos P. Oliveira

13/02/2017 - 12h05

Essa criatura sempre foi uma fraude. E, como prêmio, será ministro do STF do governo golpista. Eta povo sem vergonha na cara.

Celito Luza

13/02/2017 - 14h02

TÁ CARECA DE SABER QUE MENTIRA TEM PERNA CURTA.

Victor Alonso Garrido

13/02/2017 - 14h01

SERÁ QUE finalizou PRIMÁRIO?

vera lúcia conceição vassouras

13/02/2017 - 12h01

Isso aqui não é um país, é um hospício comandado por psicopatas. Oras, uma pessoa que tenha conhecimentos de ciência sociais pode ser um genocida? Um ministro ocupando um vaga em um tribunal que se declara constitucional pode negar a constituição? Como se forja uma notoriedade? Quem domina as cadeiras universitárias no campo do direito? Com que finalidade se escrevem livros de direito? Nesse país tudo é uma farsa, ou melhor, crime. Quando os membros dos sistema judicial (juízes, promotores, delegados) forem obrigados a cumprirem suas obrigações e impedidos de “ensinar” futuros juristas, bem como proibidos de ocupar ao mesmo tempo o judiciário, o legislativo e o executivo, no tipo porta giratória, apesar da separação dos poderes, quem sabe iniciaremos um estado de leis. Ademais, faça-se uma pesquisa nos mestrados e doutorados, não sobrará quase ninguém, é um estelionato institucionalizado.

Ivani Ruela De Oliveira Silva

13/02/2017 - 14h01

Embora seja possível cursar o doutorado sem ter feito o mestrado, o que espanta é o prazo exíguo para se fazer pesquisa séria em nível de doutorado, pós-doc e livre-docência. Quem já se dedicou a pelo menos uma dessas etapas sabe que para simples mortais isso é impossível!

Luiz Carlos P. Oliveira

13/02/2017 - 12h00

É apenas mais um, na vasta lista de homens acima da lei neste governo.

Ivone Assunção

13/02/2017 - 13h56

E vai para o STF?

Helena Abreu

13/02/2017 - 13h54

Ola

Thiago J. Xavier

13/02/2017 - 13h53

Carolina

    Carolina Mafessoni

    13/02/2017 - 14h03

    PARA DE LER ISSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO vai pro pragmatismo e Brasil de fato

    Thiago J. Xavier

    13/02/2017 - 14h06

    Vai se lascar.

    Thiago J. Xavier

    13/02/2017 - 14h07

    Você nem conhece e já fica falando bosta. Meses atrás falava mal do Pragmatismo.

    Carolina Mafessoni

    13/02/2017 - 14h18

    AHAUHAUAHAU

Márcio Vilela

13/02/2017 - 13h52

Esse é bom. Ave Maria

Flavii

13/02/2017 - 11h50

Quando o Tioofili, foi pro supremo, não vi aqui ninguém reclamando, eta cafezinho aguado esse! Kkkkk

Flora Campos

13/02/2017 - 13h49

é a cara deste governo…

Janaina

13/02/2017 - 11h47

E passou para livre docência no ano seguinte ao “término” do doutorado. Coisa que levaria 10 – 20 anos para a maioria absoluta dos doutores. Pos Doc junto com Doc… foi tenso. De qlq forma o cidadão que oculta ou falseia informação na plataforma responde civil e criminalmente por fraude.

C Marcello Fragoso Maciel

13/02/2017 - 13h47

O Lula já leu algum livro nessa vida??

Fabio Araujo

13/02/2017 - 13h45

5 pos Thiago Da Costa Oliveira

    Thiago Da Costa Oliveira

    13/02/2017 - 13h47

    Fazer pós-doc durante o doutorado é no mínimo suspeito! ??

Ana Leite

13/02/2017 - 13h44

Governo dos golpistas #foraTemer

Azenaldo Damasceno

13/02/2017 - 13h43

O cara sempre foi bandido

Maurício Gomyde

13/02/2017 - 13h42

“Fenômeno”…

João Carlos Rigo

13/02/2017 - 13h41

é o homem que julga imagina o que temos neste país.

Ayrton Pontes

13/02/2017 - 13h40

Puxa vida, esse cara é uma fraude ambulante, bem adequado às pretensões do desgoverno golpista.

Margarida Torres do prado

13/02/2017 - 11h40

idiotas, acomodados, semcfazermis nada, vendo está maldita quadrilha rindo da nossa cara . O povo mudo , não muda o pais m. A população , em massa. Tem que ir a luta . E sério demais o que está acontecendo neste Vrasil . E revoltante e humilhante . CHEGA .!!! r

Joao Barros Guimaraes Filho

13/02/2017 - 13h40

Nada de estranho, os políticos do PSDB são pródigos em só serem formados, mestrados, doutorados ,somente no curriculum, vejam o caso do Jose Chirico Serra, é igualzinho. Sem contar com o nosso pensador FHC que também teve livros editados que foram copiados de autores internacionais.

    Silvia Todorov

    14/02/2017 - 06h55

    Voce poderia dizer quais os livros de FHC foram plagios?

Míriam Rebeca

13/02/2017 - 13h39

Jéssica Stefanuto e eu com medo de um “menas” na minha carreira.

Sandra

13/02/2017 - 11h39

É possível fazer Doc sem ter feito o mestrado. Conheço genteséria que fez isso devido ao merito, mas não creio que seja o caso do canalha em questão.

Simone Santos

13/02/2017 - 13h38

Kkkkkkkkkkkkk

Deuzelia Garrido

13/02/2017 - 13h38

Eduardo Guimaraes

13/02/2017 - 13h37

Esse Leandro Karnal e’ notavel!

Míriam Rebeca

13/02/2017 - 13h37

Juliane Acquaro e nois tamo aqui ainda amiga

Theo Ventura

13/02/2017 - 13h36

“jeguenio”

twoprong

13/02/2017 - 11h36

Orientador dele no doutorado: Dalmo Dallari.

Zeco Zeco Gonsa

13/02/2017 - 13h35

Padrão coxinha psdb

Maria Aparecida Dutra de Oliveira

13/02/2017 - 13h34

Kkkkkkkk…. Cara de pau, hein!

Andreia Schaeffer

13/02/2017 - 13h32

Bah o cara demonstra cada vez mais que é apto p vaga do Teori….Pobre Teori…..e que vergonha p este supremo hein?Quem diria que iriam descer tao baixo…
#foramoraes
#foratemer
#supremoacovardado

Ingrid Assad

13/02/2017 - 13h31

Érika Miranda de Oliveira

Maria Luzia Bastos

13/02/2017 - 13h30

Claudio Corrêa

13/02/2017 - 11h29

Alexandre de Moraes é polivalente: advogado do PCC, Ministro da Justiça Inoperante, plagiador de obras jurídicas alheias e mago das maracutaias acadêmicas.
#NoYaGobiernoYaCuadrlha

    Anônimo

    13/02/2017 - 12h11

    Esqueceu a habilidade na operação de machete para ceifar os robustos pés de Cannabis Sátira.

nona monteiro

13/02/2017 - 11h27

quem vai fazer a tal de sabatina, os aliados do Temer. todos na lava jato. tá de brincadeira esse governo. golpista.

Pri

13/02/2017 - 11h25

No Brasil não é permitido pular etapas. Toda a legislação educacional é clara. As etapas são graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Ou vc faz graduação, mestrado e livre docência que comumente leva mais tempo que o doutorado. Além de ser uma pessoa sem o menor perfil para o STF e é uma vergonha pra academia e pra todos que levam o aprofundamento do saber a sério e com ética.

Paulo

13/02/2017 - 11h25

“A Cara do PSDB”; Posudo, Arrogante, Ordinário, Estelionatário, Golpista…

Olyntho Aluísio de Freitas Censoni

13/02/2017 - 11h25

Nesse mato tem Coelho!
Aí tem coisa!!!

Diego Santiago

13/02/2017 - 13h24

Com todas as denúncias de fraude contra este sujeito, seria até menos ridículo se o tal presidente indicasse a própria esposa, que é formada em direito mas não tem licença da ordem para advogar, para o STF. Se essa denúncia se confirmar Temer e essa gente inaugura a segunda fase do realismo-fantástico. O Brasil tá ficando cada vez mais surreal.

Everton Ferreira

13/02/2017 - 13h23

Pular mestrado não é um problema, é permitido e a meu ver e ate recomendável em alguns casos

Machado Aparecida Dalva

13/02/2017 - 13h22

Meu avô dizia que para conhecer alguém, tem que comer um saco de sal(60 k) juntos. Só surpresa que descobre. Sorrateiro.

Nilton Isidoro

13/02/2017 - 13h19

X i i i i ….!!!

Soraya Eschenazi

13/02/2017 - 13h18

Pô, o cara é o maior cabeça!!!

Jorge Luis Xavier Pereira

13/02/2017 - 13h18

Quem estabelece as condições para a seleção do pós-doutorado é o Edital de Seleção. Se os termos estabelecidos não proibirem a seleção de doutorandos, não há nada de errado. Já vi gente selecionada para mestrado sem ter graduação ainda. Fez os dois concomitantemente, pois o Edital permitia.

    Pri Costa

    13/02/2017 - 14h08

    Segundo o Lattes, ele entrou no pós doc em 97 e no doutorado em 98, ou seja, ele não seria doutorando ainda

    Caius Guarani-Kaiowá Brandão

    13/02/2017 - 14h47

    Ele retirou o Pós-Doc do Lattes depois de vazar o escândalo.

    Jorge Luis Xavier Pereira

    13/02/2017 - 15h49

    Pri Costa Ainda assim, o Edital é quem define. Como disse, já vi caso de aluno selecionado para mestrado com apenas o ensino médio. (IMPA)….

    Jorge Luis Xavier Pereira

    13/02/2017 - 15h51

    Caius Guarani-Kaiowá Brandão Escândalo mesmo foi o plágio… esse pós-doc não é nada se não tiver descumprido os termos do Edital…

    Caius Guarani-Kaiowá Brandão

    13/02/2017 - 15h52

    Tanto é escandaloso que o cara já retirou o registro do suposto pós-doc do seu currículo Lattes. Lembrando que prestar informações falsas em sistemas públicos, como o Lattes, é crime previsto em lei.

    Jorge Luis Xavier Pereira

    13/02/2017 - 15h56

    Caius Guarani-Kaiowá Brandão Retirar do Lattes não elimina a infração se ela existiu. Isso não é como no facebook. Pós-Doc não é título, é estágio apenas. Como disse, e repito, as condições de validade de um título e certificado de estágio pós-doutoral são definidas no Edital de seleção e no regimento interno do Programa de Pós-Graduação.

Bruno Dias

13/02/2017 - 13h16

Olha aí Aline Xavier o que vc já havia dito!

Elizandra Martins Silva

13/02/2017 - 13h14

ninguém é obrigado a fazer mestrado, já pós doc concomitante ao doutorado é outra história…

Suzana Luchesi

13/02/2017 - 13h14

Peraí gente, calma. Existe POSSIBILIDADE de explicação plausível pra essas datas aí (veja bem eu tô dizendo POSSIBILIDADE). Primeiro porque não é necessário fazer mestrado pra fazer o doutorado mesmo, não precisa. Segundo porque nada impede o aluno começar o projeto da pós durante a graduação (eu por exemplo estou no último ano da graduação e já trabalho no meu mestrado desde o ano passado), então SIM é possível tirar o doutorado legitimamente em 2 anos. O lance é o pós-doc, não tem como chamar a pesquisa de pós-doc se ela começa anteriormente ao doutorado, salvo melhor juízo mesmo que o cidadão NÃO esteja recebendo bolsa – o que aparentemente é o caso já que ele passou pra magistratura assim que saiu da faculdade (aliás estranho que os dados da graduação dele não constem do Lattes). Tem que ver isso aí. Comprovado mesmo é que ele plagiou na cara dura.

Fernando Bentes Monteiro

13/02/2017 - 13h14

A mentalidade dele não engana ninguém, rude, golpista e 71. Kkk

Wal. Weissmann

13/02/2017 - 11h14

FRAUDE!!!!!
Enganação!!!!

Martinha Lima

13/02/2017 - 13h13

arlene fátima vicente

13/02/2017 - 11h11

Não tenho certeza, mas acho que é possível fazer doutorado sem mestrado desde que seja uma tese excelente, que no caso não se aplica a esse babaca. Por favor, alguem confirme.

    Rosalina Izento

    13/02/2017 - 11h20

    Pode sim fazer doutorado sem mestrado.

      Joao

      13/02/2017 - 11h59

      O que é PROIBIDO é fazer pos doc antes de doutorado!!

Luiz Magalhães

13/02/2017 - 13h10

O Leandro Karnal também só tem doutorado

Hannibal de Sousa

13/02/2017 - 13h10

Não há problema algum em fazer doutorado antes do mestrado, claro. Entretanto, caso resolva plagiar uma obra, por favor, não escolha um livro de um famoso jurista espanhol. Do contrário, você, o Brasil e os coxinhas irão passar VERGONHA! :) Moraes é notícia no maior jornal da Espanha. A vergonha coxinha é internacional! http://www.elmundo.es/internacional/2017/02/09/589c5dbbe5fdead93b8b4632.html

Roberto Russo

13/02/2017 - 13h07

Simplesmente porque isso aqui…não é e nem nunca será um país sério. É um lugar tupiniquim chamado de b-rasil… Um lugar de MERDA!!!

Antonio Santana Júnior

13/02/2017 - 13h07

Beira a loucura,mente brilhante agora no STF.

Gustavo Horta

13/02/2017 - 11h06

Cristovam Buarque, você é apenas um TRAIDOR!!

ASSIM É. PAÍS SEM PUDOR! E HÁ QUEM MULTIPLIQUE COISAS IDIOTAS ASSIM…
> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/02/12/asim-e-pais-sem-pudor-e-ha-quem-multiplique-coisas-idiotas-assim/

“… O ‘testículo’ todo é apenas uma AUTOCRÍTICA; o cretino quer nos CONDENAR A TODOS apenas ao se olhar no espelho. Julga os outros POR SI MESMO.

O CARA É UM BANDIDO MANIPULADOR OU É UM IDIOTA CRETINO — CUIDADO COM GENTE ASSIM, É A MINHA SUGESTÃO! ESTE TIPO DE MANIPULADOR QUER, A SERVIÇO OU NÃO DOS GRANDES BANDIDOS, NOS CONVENCER DE QUE NOSSO PAÍS NÃO TEM JEITO.

ESTE TIPO DE CARA QUER NOS CONVENCER DE QUE É ASSIM MESMO E QUE DEVEMOS NOS CONFORMAR COM AS COISAS “COMO ELAS SÃO”. É UMA GRANDE BABACA OU UM GRANDE OPORTUNISTA MANIPULADOR.

CUIDADO, É O QUE EU SUGIRO….”

Rafael Manta

13/02/2017 - 13h03

É só ver o currículo do Toffoli. Se o do Moraes está assim, vocês nem imaginam o dele.

Haroudo Xavier

13/02/2017 - 13h03

Adriana Janaina Baé

    Adriana Janaina Baé

    14/02/2017 - 11h31

    Que vergonha! O Capes deixa passar isso?

    Haroudo Xavier

    14/02/2017 - 11h49

    Acho que não existe muita vigilância além da própria universidade. Existe uma confiança que, sendo os responsáveis, doutores, não vão cometer erros, crimes, etc. Na prática, isso não ocorre.

    Adriana Janaina Baé

    14/02/2017 - 11h52

    Concordo, Haroudo Xavier.

Robson Coleho

13/02/2017 - 11h01

Minha gente,este cidadão é cria do Michael Temer,vamos esperar o que? Vai ficar do jeito que está, e mais uma das malandragens deste GOVERNO G O L P I S T A, A SER EMPURRADO GUELA ABAIXO DO BRASILEIRO QUE ACEITA TUDO

Marcelo José Botta

13/02/2017 - 13h00

infelizmente, acho que há um problema aqui… o “rapaz” se graduou em 1990 (wikipédia) e essa informação não aparece no curriculo lattes…. de lá até 1998, ano de início do doutorado, pode ter havido algum “acúmulo” de “resultados acadêmicos”… a esquerda não pode errar…

Tony

13/02/2017 - 10h59

Esse homem é um plágio.

j.cesar

13/02/2017 - 10h55

Como o PSDB , se confirmado tal façanha. Uma tremenda fraude , revestido de moralidade como a hipócrita sociedade e as resoluções jurídicas expedidas país a fora. Hoje se apura,julga , prende , resgatam parte do dinheiro e através da delação premiada, mandão lhe pra casa após um curto período na cadeia.

Fernando Rodrigues

13/02/2017 - 12h54

Norma Waleska Monteiro Lima olha só a bandidagem…

Geraldo Luiz Vieira

13/02/2017 - 10h54

Só quero saber se não vão caçar o diploma do pilantra?

Daniel Magalhães

13/02/2017 - 12h54

Isadora Lira escola bel pesce de pessoas mais espertas do que nós

    Isadora Lira

    13/02/2017 - 13h16

    notório saber feelings

Ed Rasca

13/02/2017 - 12h54

Sem dúvida reputação ilibada e um NOTÓRIO saber jurídico. Poderia ter ido direto do primário para a Universidade.

Adriana Mineira

13/02/2017 - 12h53

Injustica?

Sandra Martins

13/02/2017 - 12h53

Ele não cansa! Palhaçada!!! Fora corja de bandidos!!!! Kd as panelas????!!!!!!!!!!!!!

Rosemary Fritsch Brum

13/02/2017 - 12h53

Mau caratismo das universidades.Por que náo? Todos roubam mesmo, certo? Ou porque as nossas não pontuam no time das primeiras e melhores?

Priscila Sorrentino

13/02/2017 - 12h51

Que fácil não? !

Wilma Medina Possidonio

13/02/2017 - 12h49

Esclareça ai.

Maria Moresco

13/02/2017 - 12h47

Se é legal ou não este pulo do gato, seria bom para a Nação que tudo fosse esclarecido. Afinal a pessoa em pauta vai ser Ministro do STF até o final de sua vida, com ônus e bônus que o cargo confere.

Leonardo

13/02/2017 - 10h47

Quem são ou foram os membros das bancas do doutorado? Acho podíamos ouvir esta pessoas sobre esta fantástica performance académica.

    twoprong

    13/02/2017 - 11h38

    Dalmo Dallari foi o orientador no doutorado.

Anna Cavalcante

13/02/2017 - 12h46

País sério….

Ronaldo Cataneo

13/02/2017 - 12h46

Essa figura no STJ que já não anda bem das pernas…hummmmm? !

Sergio Paiva Sergio Paiva

13/02/2017 - 12h45

É o cara haja óleo de peroba. Kkk. Quem tem padrinho não morre pagão.

Fabio Santos

13/02/2017 - 12h45

Fraude e plágio como a própria aparência que copiou de Amin Kader.

Lucilane Cardoso

13/02/2017 - 12h44

Gente o que eh isso coitado era para ter feito em CINCO ANOS fez em dois foi por CORRESPONDENCIA? NOTORIO SABER??? KKKKKKKKKKKK

Lucilane Cardoso

13/02/2017 - 12h42

L’Amie

13/02/2017 - 10h42

???????????????????

Carlos

13/02/2017 - 10h42

Ele já modificou o currículo na plataforma Lattes, mas na USP consta ainda o pós-doc

Casanova VY C. Majoris

13/02/2017 - 12h41

— vai ver nem formado isso é!!!

Marcos Diligenti

13/02/2017 - 12h41

CNPq ????????

L’Amie

13/02/2017 - 10h40

O que nos deixa estarrecidos é o nosso judi$$iário, notadamente, o eSETEFÊ. Qual o mais adequado Addjetivo para essa gente? Meu Senhor , nas Côrtes Mundiais das Reais Repúblicas tem algum moro, ou gmendes, ou toffoli, ou clucy ? Podem crer que não, e se existissem não passariam de 30 segundos e se houvessem feito o que os supracitados fizeram, estariam na Rua, melhor, na cadeia. E sem os privilégios que se lhes concederam. Qualquer palavra não traduz nossa indignação e revolta.

Gilbertto Patricio

13/02/2017 - 12h40

Olha Marcia Justino Rolim Justino kkkk

Aildo Lima

13/02/2017 - 12h40

Com tantos escalabros e ladrões isso é fraudinha

Josenói F. B. Baima

13/02/2017 - 12h39

Eudes Baima

Paulo Henrique Ribeiro

13/02/2017 - 12h37

Andre Sarria

Ronaldo Kekys

13/02/2017 - 12h37

Brasil eh uma piada! Sem graça! !!

Paulo Henrique Ribeiro

13/02/2017 - 12h37

Fabricia Benda de Oliveira

    Fabricia Benda de Oliveira

    13/02/2017 - 12h38

    kkkkkk

Paulo Henrique Ribeiro

13/02/2017 - 12h37

Kelvinson Viana

Ligia Chaves

13/02/2017 - 12h36

Seu nome é “Armação”

Paulo Alves

13/02/2017 - 12h35

Nada de mais que já não se esperasse de um canalha golpista.

Evandro Pereira

13/02/2017 - 12h34

Esse cara é artísta

Wanx Damien

13/02/2017 - 12h34

Ah então é assim que medíocres conseguem empregos bons, com fraudes e QI, que novidade no Brasil…

Maria Bernadette Pataro de Queiroz

13/02/2017 - 12h34

ACORDA CÁRMEN LÚCIA: EU JÁ DESCONFIAVA QUE ATÉ OS DIPLOMAS DESSE PILANTRA – QUE DEFENDE PCC E COMPORTA-SE COMO LEÃO DE CHÁCARA DE TEMER – SÃO DUVIDOSOS. O PERFIL, O CURRÍCULO, A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E AS ATITUDES DELE, CONFORME DIVULGADAS NA MÍDIA, SÃO MUITO SUSPEITAS… ALEXANDRE DE MORAES NÃO TEM CABEDAL TEÓRICO-PRÁTICO, NEM ENVERGADURA MORAL / DECORO PARA SER UM MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL, DESBANCANDO DO CARGO UMA SÉRIE DE JURISTAS DE RENOME, REPUTAÇÃO ILIBADA E NOTÓRIO SABER. A INDICAÇÃO DE ALEXANDRE DE MORAES PARA O STF CONSTITUI-SE EM MAIS UM GOLPE DE TEMER, CUJA ÚNICA PREOCUPAÇÃO TEM SIDO BLINDAR SEU GOVERNO E OS COMPARSAS CORRUPTOS DA SANGRIA DA LAVA-A-JATO… ALEXANDRE DE MORES É A PESSOA PERFEITA PARA ISSO – ELE É INESCRUPULOSO E OPORTUNISTA. QUEM É CAPAZ DE DEFENDER PCC E CUNHA… E PLAGIAR LIVROS… É CAPAZ DE TUDO!

Marcos

13/02/2017 - 10h34

CNPQ quieto? ????????

    Luciana

    13/02/2017 - 12h12

    Responde ao MCTI já imagina se vai falar!

Cícero Soares Neto

13/02/2017 - 12h33

Arnaldo, isto pode?

Monica Cristina Almeida de Araujo

13/02/2017 - 12h33

Esse cara é um representante de tudo que seja imoral ilegal e arbitrário!! Dá até para entender o quanto e porque ele é um dos BALUARTES DO DESGOVERNO GOLPISTA!

Pedro

13/02/2017 - 10h32

Esse sujeito não é nem formado.

Fernando Gouveia

13/02/2017 - 12h31

Crítica de quem nunca fez pós graduação. Pular o mestrado, na USP, é bem comum.

Luis Gustavo la Flor

13/02/2017 - 12h30

Com esse histórico de plágio e pular etapas em sua formação (fraude) será que ainda vai ser sabatinado pelos senadores? Isso é caso de caçar o diploma ou os títulos. Vexame esse cara vir a ser membro do STF.

Edivaldo Moura

13/02/2017 - 12h27

…será que esse troglodita pelo menos fez a graduação sem a devida (no caso dele parece ser recorrente) fraude!?

Rogerio Martins

13/02/2017 - 10h27

Disse ( não com as mesmas palavras) o Ministro Aragão qu: ” toda autoridade que se comporta como moleque não pode reclamar de ser tratada como moleque” e isso também se aplica ao SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL que vem se comportando como um moleque frente aos ultimos acontecimentos da República. Logo, nada mais justo que ter no seu quadro de supremos juizes, zeladores da Constituição Federal, esse arremedo acadêmico. Chega ser natural para o STF receber tal cepa, uma vez que sempre se calou quando outro canalha brincou de ser Ministro da Suprema Corte. Penso que a justiça age assim: cada um da o que tem e recebe o que merece!

    Juana Inês

    13/02/2017 - 10h32

    Uma afronta ao povo brasileiro !

Maria Ester Pereira

13/02/2017 - 12h26

Não ter feito o mestrado não impossibilita de fazer o doutorado (ver programas de pós-graduação CAPES). Entretanto, se assim foi, aí mesmo é que o doutorado fica mais longo, e seria impossível, como diz o nome, fazer pos-doc sem o título de doutor. A veracidade disso é possível pesquisar no Lattes do auto site CNPq.

    Jorima Valoz

    13/02/2017 - 15h23

    O lattes foi atualizado e não consta o pós-doc!

    Rose Fenner

    13/02/2017 - 16h22

    Agora é a pós-verdade…

    Demetrio Alves

    13/02/2017 - 20h38

    esse governo é assim, sempre cobrindo a merda com pouca terra,mas com a imprensa ajudando, já basta.

Marcos Bezerra

13/02/2017 - 12h25

Esse golpista é uma fraude

Vanilde De Faria Geronimo

13/02/2017 - 12h24

Parece piada!

Bruno Gayger

13/02/2017 - 12h23

Daniel D’Agostini

Verônica Soares de Carvalho

13/02/2017 - 12h22

Que coisa feia!!!

Rosival Ferreira

13/02/2017 - 12h22

Kkkkkkk novidade desses Golpistas corruptos ladrão golpistas frada

Lia Liguori

13/02/2017 - 12h22

João Liguori

Maria Aparecida Lacerda Jubé

13/02/2017 - 10h22

Nunca vi ninguém mais preparado para o STF, até a sabatina dos senadores foi “sui generis”.

    Juana Inês

    13/02/2017 - 10h28

    Preparado ao STF dominado !

Joao Timoteo Pereira

13/02/2017 - 12h22

Coma?

Beto Cabral

13/02/2017 - 12h21

Esperavam o que do advogado do PCC?
Acho até que ele nunca colou na escola…

Jane Andreatta

13/02/2017 - 12h20

Mas vcs esperavam outra coisa do golpista?

André Braga

13/02/2017 - 12h20

André De Oliveira Souza

Àlvares de Souza

13/02/2017 - 10h20

A foto mostra a verdadeira face de um homem debochado, uma fraude ambulante, capaz de cometer os piores desatinos. Quem viver, verá.

    Juana Inês

    13/02/2017 - 10h29

    Acho que já conhecemos parte desse golpe, não é ?!

Tinho Waldan

13/02/2017 - 12h20

KKKKKKK

Vanir Lino

13/02/2017 - 12h20

Com a palavra a Capes.

Angelane Maria

13/02/2017 - 12h19

Edy Vasconcelos

13/02/2017 - 12h18

E agora vai passar na frente de muitos que estão na carreira jurídica pq o que conta é a carreira política…

Julio Cesar

13/02/2017 - 12h18

Nossa! Quantos “experts”!

Vanessa Sobral

13/02/2017 - 12h17

Raquel Sobral

    Raquel Sobral

    13/02/2017 - 13h29

    aff que fraude!

Adaltom Nimtz

13/02/2017 - 12h17

Karaka, minha vida inteira eu lutei pra fazer um Pós-Doc e não consegui. Ô cabra bem relacionado

Haroldo

13/02/2017 - 12h17

não precisa mestrado para fazer doutorado (não estou defendendo o moraes), quanto ao pós doutorado não sei!

    Fabio Oscar

    13/02/2017 - 13h09

    Porém o cidadão que pula essa etapa precisa ser um sujeito brilhante e ter um projeto impecável. Creio que não seja o caso dele.

    Gabriel Pereira

    13/02/2017 - 13h25

    Fabio Oscar A dissertação de mestrado é diferente da tese de doutorado. Na nossa academia, não fazemos tese no mestrado e dissertação no doc. Mas, Lulalá é doutor honoris causa mesmo sem curso superior. Complicado!

    Fabio Oscar

    13/02/2017 - 13h28

    Mas questiono a capacidade intelectual de Alexandre Moraes pra dar esse pulo do gato. Esse é o ponto!

    Gabriel Pereira

    13/02/2017 - 13h30

    Política, Fabião. Tudo política. Alguns conseguem dar pulos sem mérito algum, outros, infelizmente, precisam mostrar muito que são merecedores de oportunidades básicas.

    Fabio Oscar

    13/02/2017 - 13h32

    Eu tive colegas geniais no mestrado e mesmo assim antes do doutorado fizeram direitinho os dois anos de mestrado.

    Gabriel Pereira

    13/02/2017 - 13h33

    São geniais, mas não sou amigos de políticos ou não são políticos. Acertei? Se acertei, eles são reles mortais que precisarão trabalhar para se aposentar.

Alex Sampaio

13/02/2017 - 12h17

Sêis esqueceram do IUB Instituto Universal Brasileiro, lá também tem esse curso de direito,

Armando Mancio de Camargo

13/02/2017 - 12h16

Picareta como toda sua turma.

Luiz Carlos

13/02/2017 - 12h16

Shirlei Citele

Lucimar Souza Lima

13/02/2017 - 12h15

Deve ter comprado a monografia também.

Nilton Nascimento da Silva

13/02/2017 - 12h15

Precisamos que Mestres, doutores e pós-doutores se manifestem.Se fato a fraude e plágio são crimes.

Bruna Leão

13/02/2017 - 12h15

Tem um programa na USP que se chama “doutorado direto”. Tenho uma amiga que está fazendo. Faz primeiro o doutorado. Não tem problemas. O problema é plagiar TCC. Isso não se faz.

    Nilton Nascimento da Silva

    13/02/2017 - 12h51

    Ele fez pos-doc em 2 anos? Estranho.

Àlvares de Souza

13/02/2017 - 10h15

Comentar o que, diante de tanto descalabro? Dizer da vergonha de ser brasileiro? Imaginar em que país meus filhos e netos viverão de hoje em diante, e não desesperar? Que será do seu futuro, humilhados e envergonhados por serem governados e submetidos pela escória mais nefasta que golpeou de morte nossa democracia e que degrada e degenera todas as instituições que devem honrar e dignificar um povo e a nação que habitam? Como dormir em paz sem temer o assalto dessas bestas ensandecidas e dispostas a tudo para aplacar sua sanha destruidora? Como não se abater e chorar?

    Bernadeth Tostes

    13/02/2017 - 11h43

    Disse tudo, que está engasgado, travado na garganta de muitos Brasileiros de bem!

    C.Poivre

    13/02/2017 - 12h21

    Álvares, é o meu sentimento também. Depois de lutar contra o arbítrio durante toda a minha vida legar aos meus filhos e netos um país degradado, regredido, truculento, dominado por fraudadores e uma mídia-bandia, comandado pelo Sindicato do Crime com sub-quadrilhas no sistema judicial e no congresso nacional. Uma tragédia para o Brasil!

      C.Poivre

      13/02/2017 - 12h24

      Correção: mídia-bandida.

Selma Marsson

13/02/2017 - 12h14

Trambiqueiro de primeira!

Cris Soares

13/02/2017 - 12h14

Perfeito para o STF do pacto Jucá.

Jonathan Gonçalves

13/02/2017 - 12h14

Cada vez mais me convenço que não há candidato melhor para aquele Supremo repleto de covardes e/ou golpistas.

Kelly C. Domingos

13/02/2017 - 12h13

Bárbara Elias é possível isso?

    Bárbara Elias

    13/02/2017 - 15h53

    Então pelo que li na reportagem, ele pulou o mestrado e fez doc e pós doc em 4 anos. O mestrado não é obrigatório para o doutorado, mas aqui no Brasil é comum fazer, pelo amadurecimento acadêmico que o mestrado proporciona, visto que nossas graduações nos dão pouco conhecimento científico. Já em vários outros países, o mais comum é doutorado em 3 anos e pós doc após isso (no Brasil o comum são 4 anos de doc).. Diante do desempenho acadêmico, isso pode acontecer no Brasil também (reduzir tempo para a defesa da tese), o que dependerá de fatores como publicações em revistas qualis A e menções nas disciplinas. Então, tudo depende de como o estudante foi crescendo na carreira. O título da reportagem não condiz com o conteúdo dela, a não ser que editaram após a publicação hehehe

    Kelly C. Domingos

    13/02/2017 - 18h52

    Então, até onde eu saiba em algumas áreas é possível mesmo pular o mestrado e ir direto pro doutorado, mas o q eu achei estranho é o pós doc dele ter sido antes do doutorado como citado na reportagem. ?

Jorima Valoz

13/02/2017 - 12h13

A USP está se tornando uma vergonha depois de Janaína e Moraes! Ele pode fazer doutorado sem mestrado, mas doutorado em 2 anos e pós doutorado concomitante, tem alguma coisa de podre, pois o pós já diz tudo!

Herik Franco

13/02/2017 - 12h13

Esses títulos foram pela USP, né? A USP é uma universidade do Estado de São Paulo, né? Quem manda em São Paulo há mais de duas décadas? Pois é…

    Beto Cabral

    13/02/2017 - 12h25

    Tão simples. Mas o povo prefere a fantasia.

    Roberto Moore

    13/02/2017 - 13h00

    Cara tu matou a charada…talvez ele nem foi lá

Julio Cesar

13/02/2017 - 12h13

Para o que ele foi “incumbido” de fazer não precisa de estudo!

    Gerson Pompeu

    13/02/2017 - 12h17

    Só truculência e cara de pau.

    Julio Cesar

    13/02/2017 - 12h28

    “não é oquê!”

Édna Lazarotti

13/02/2017 - 12h12

Lei de Gerson aí!!!

    Gerson Pompeu

    13/02/2017 - 12h15

    Me inclua fora dessa.

Beta Varela

13/02/2017 - 12h12

alma sebosa

Antônio De Pádua Araujo

13/02/2017 - 12h12

DIREITALHA é assim MESMO, modelo TRUMP

Marco Brito

13/02/2017 - 12h11

Como??? Dá-lhe cópias e colas!!! O careca é plágio de algum clone de um ciborgue de primeira geração.

Mariah Gross Schloss

13/02/2017 - 12h11

Aff … O homem fraude em pessoa!

Dislene Alves

13/02/2017 - 12h10

Caipirotices deste caipiroto tbem

Everton Veríssimo

13/02/2017 - 12h10

Aí está o notório “saber” …

Carolina Cronemberger

13/02/2017 - 12h10

Valeria Burity, lembra do que te falei… não consigo acreditar nem no dele nem do moro. Fraude. Fraude. Fraude.

    Valeria Burity

    13/02/2017 - 13h06

    “Eu sou golpista, bora ver no que é que dá…”

Paula Cristiane Bueno

13/02/2017 - 12h10

Quanto a questão do mestrado, na USP existe o “doutorado direto”, a depender do projeto de pesquisa, vc faz uma única tese em até 5 anos.

    Édna Lazarotti

    13/02/2017 - 12h14

    Pois é, cinco anos e não dois!?

Vanderlei Ramos Ramos

13/02/2017 - 12h10

Bandido sempre Bandido

Maria Suely Lourenço

13/02/2017 - 12h10

Zé Geraldo Pereira Jr.

13/02/2017 - 12h10

Ética?

Abrahão Ferreira Feitosa

13/02/2017 - 12h10

Aos desinformados isso é possível.

Maxwell Alves

13/02/2017 - 12h10

Se é que frequentou as aulas. Tenho minhas dúvidas.

Samuel Pereira de Sa

13/02/2017 - 12h08

Por esta e mais aquelas que este governo e uma FRAUDE FORA TEMER

Luizinho Lins

13/02/2017 - 12h07

O Moraes vai desmoralizar a USP no meio acadêmico do mundo

Helio Gehring Jr

13/02/2017 - 12h07

Não simpatizo ele no STF, mas isso já virou perseguição. Exagero.

Carmen de Sal

13/02/2017 - 12h06

gente…

Silvana Regino

13/02/2017 - 12h06

Leo Andrada

    Leo Andrada

    13/02/2017 - 12h06

    é, me mandaram isso

Silvana Regino

13/02/2017 - 12h05

Luiz Regino
Keturiny Marques

Lúcia Maria Felipe da Silva

13/02/2017 - 12h05

Esse cara (ou seria “esse escárnio”?) é um espetáculo, cada mergulho é um flash.

Mara Ramos Santos

13/02/2017 - 12h05

Diploma falso ou comprado?kkkkkkkkk

Fabio Augusto

13/02/2017 - 12h05

Analisando o estatuto da USP, ele tem uma brecha que permitiria essa ascenção meteórica… Ainda assim, é indecente, imoral e injustificável e a Congregação da FDUSP deveria se justificar.

    Eder Fernandes

    13/02/2017 - 12h45

    O injustificável vc justificou com uma brecha no estatuto. Agora o que justifica o seu indecente e imoral?

    Fabio Augusto

    13/02/2017 - 12h50

    Eder Fernandes não justifiquei nada. Quem tem de se explicar é a Congregação da FD da USP e o Conselho Universitário.

    Julio Brentani

    13/02/2017 - 13h20

    “Us cara fórça, hein”, parodiando um político de tv, “péróóóba neles”??

    Andrea Figueira

    13/02/2017 - 13h43

    O que mais assustador é fato dele ter plagiado.

    Theo Ventura

    13/02/2017 - 13h43

    Justificaria apenas a ordem para o doutorado. Mas a duração curta do doutorado e o pos-doc ser anterior ao doutorado, já demonstram a inconsistência.

    Fernando Vidal

    13/02/2017 - 17h15

    Realmente quem tem de explicar isto é a USP, no caso a Faculdade de Direito, em a@):- 1986, tinha 10 anos de docência na UnB tive de fazer mestrado na EPUSP para poder fazer doutorado, no caso tinha mais tempo de professor que o Ministro.

    Sid Eduardo Batista

    14/02/2017 - 03h17

    Não estou defendendo o careca não… Mas é possível fazer o Doutorado sem fazer o Mestrado. Em países europeus, mesmo nos EUA, o mestrado não tem valor algum. Já sobre o Pós-doc antes do Doc, eu não sei explicar. Mas Pós-Doc não é título, não vale para nada!!

    Airton Souza

    14/02/2017 - 03h58

    Entendi nada!

André Siqueira

13/02/2017 - 12h04

Não há problema algum em se fazer o Doutorado antes do Mestrado. Na minha área, por exemplo, existem vários pesquisadores que fizeram Doutorado e nem mesmo fizeram Mestrado.

    Diego Guerra

    13/02/2017 - 12h09

    E iniciar o pós doutorado antes do doutorado, é possível?

    Marcelo Lima

    13/02/2017 - 12h13

    É verdade, embora não seja o mais comum existem vários casos. O problema está no curto período (cuuuurtissimo) em que ele obteve doutorado, pós-doc e livre docência. E mais, as datas do pós-doc e doutorado não fecham. Sinceramente espero que seja apurado, pois só quem passa pelo processo real para obtenção destes títulos sabe do esforço e tempo consumidos. E tempo e esforço estão diretamente relacionados a qualidade da pesquisa. Se ele realmente fez tudo isso em tão pouco tempo com trabalhos em níveis aceitáveis, ele é um cavaleiro de Jedi. Se não… espero que cassem seus títulos.

    Tinho Waldan

    13/02/2017 - 12h21

    KKKKKKKKK

    André Siqueira

    13/02/2017 - 12h23

    Diego Guerra Pós-Doutorado não é título. É apenas uma mudança em sua área de pesquisa. Na real, Pós-Doutores não existem, só existem Doutores. Abraços.

    André Siqueira

    13/02/2017 - 12h25

    Marcelo Lima Normalmente o tempo mínimo é de dois anos para o Doutorado. Um pós-doc demora cerca de 1 ano.

    Raquel Lourenzzo

    13/02/2017 - 12h27

    Na verdade o que existe é a possibilidade de doutorado direto. Na USP existia na minha epoca (2006 – 2012) uma prova na qual o candidato já tendo desenvolvido um trabalho de Iniciação científica muito bem estruturado, com artigos publicados e reconhecidos em nível internacional , tem a chance de mostrar perante uma banca examinadora que tem todas as qualificações para fazer seu Doutoramento direto. Tenho amigos que fizeram. Agora o que está estranho é o Senhor Ministro começar o seu pós Doutoramento antes de concluir seu doutorado – com prazo de 4 anos, mas já vi pessoas fazer em 3 anos e meio, por exemplo. E o mais “ninja” é o título de LIVRE DOCÊNCIA. Esse seria impossível obte-lo em de forma meteórica. Que está errado está. Isso é óbvio. Agora vamos esperar a posição da USP, pois se os títulos foram obtidos lá, ela terá que dar explicações.

    André Siqueira

    13/02/2017 - 12h28

    Raquel Lourenzzo Exatamente.

    Diego Guerra

    13/02/2017 - 12h29

    Entendi. Mas como vc muda uma área de pesquisa que você nem começou no doutorado? A pergunta é seria.

    Fabio Augusto

    13/02/2017 - 12h32

    O problema é ascender em quatro anos de professor doutor a professor associado ( = livre-docente)… O estatuto da USP prescreve um interregno de 5 anos entre essas promoções mas tem um “recomenda” na norma, bastante malandro. O problema não foi nem a atribuição do título após a defesa, mas o aceite da inscrição dele no concurso, já que ele não cumpria o requisito de 5 anos desde a promoção a Professor Associado.

    A palavra “recomenda” na norma prescrevendo esse intervalo mínimo sugere que ele poderia ser dispensado, mas esse é o tipo do caso que deveria ser justificado de forma muito, mas MUITO convincente pelos órgãos responsáveis pelo acolhimento da inscrição. É a excessão da excessão, e me pergunto qual seriam os atributos acadêmicos desse senhor que justificariam isso…

    André Siqueira

    13/02/2017 - 12h37

    Diego Guerra É sobre esse ponto que a Universidade deveria se pronunciar.

    Vanessa Almeida

    13/02/2017 - 12h41

    Para submeter um projeto de pós-dout. ou participar de um programa maior que possibilite desenvolver uma pesquisa desta natureza, o título de doutorado é requisito indispensável. Estou fazendo agora e concluí o dout. em 2011. Essa história do Moraes está totalmente incoerente. A propósito, apesar de não representar um título, o tempo do pós-doutorado pode variar bastante. Pode chegar até quatro anos envolvendo uma pesquisa tão exaustiva quanto em um doutorado. Tudo depende do projeto.

    Raquel Lourenzzo

    13/02/2017 - 12h43

    Diego Guerra, na verdade você escreve um projeto de doutorado direto, faz uma prova específica que permite avaliar seu conhecimento geral da sua área e, passando na prova você terá que defender a sua proposta apresentada no projeto. Obviamente você terá que deter um amplo conhecimento sobre o que pretende defender como tese.
    Outro fato que me chama atenção agora é: durante o doutorado somos obrigados a cursar disciplinas específicas da pós graduação. Normalmente as disciplinas (varias) tomam 1 ano letivo inteiro e exige muita dedicação, pois existe uma carga horária mínima de horas/aulas para depositar a Tese. Essas disciplinas não são individuais, é coletiva. São ofertadas de acordo com o cronograma da pós graduação.

    Marcelo Lima

    13/02/2017 - 13h01

    Prazos curtíssimos para esforços tremendos e datas que não casam. Explicações sobre tratamento excepcional, prazos/datas e QUALIDADE das pesquisas seriam muito bem vindas. É bom lembrar que uma coisa é seguir (ou não?) todas as normas e leis para prazos e requisitos curriculares, outra coisa é a tolerância com a qualidade do conteúdo.

    Túlio Nogueira

    13/02/2017 - 14h09

    Me desculpem mas um sujeito que como ministro diz que vai erradicar a cannabis dá América do sul, não tem nem capacidade para ter terminado o mestrado.

    Marildo Marchetti

    13/02/2017 - 14h13

    O importante mesmo são os resultados, o cara mostrou que é competente, SP é o estado com o menor índice de homicídio por 100mil hab, resolveram rapidinho os problemas das penitenciarias do norte e agora a crise no ES. o resto é falacia. abçs.

    Marcelo Lima

    13/02/2017 - 14h25

    Túlio, você tem razão, nomear esse cara para o STF é um escárnio. Mas nem quis levar a discussão para este nível.

    Fernando Vidal

    13/02/2017 - 17h25

    Muito difícil um aluno de graduação ter trabalhos de nível internacional. Doutorado direto são para professores com vários anos de docência, aluno se matrícula no mestrado, em um ano completa os créditos e aí se seu projeto de pesquisa justifica um doutorado é aceito, mas isto são exceções, agora no exterior e é normal doutorado direto, mas na USP, com 31 anos, que era a idade do Morais, na época, é evidente que aí tem favorecimento, pois professor não devia ser, talvez fosse algum “gênio da raça”

    Fernando Vidal

    13/02/2017 - 17h28

    Eu entrei na UnB em 1976, aos 32 anos com especialização e 8 anos de formado, hoje sem doutorado não entrava. Mas a USP que explique isto.

    Raquel Lourenzzo

    14/02/2017 - 00h21

    Não é difícil não Fernando Vidal. Pelo menos na minha área (quimica) não. Os nossos alunos de Iniciação tem ótimos trabalhos. E quando entram para um programa de iniciação cientifica entra de cabeca na pesquisa . Uma ex aluna minha mesmo já ganhou até prêmio, isto concorrendo com outros trabalhos de doutorandos. Mas é lógico que os IC tem acompanhamento de alunos de pós graduação. Principalmente de doutorado e pós doutorado… mas isso não vem ao caso. Que essa história do nosso ministro é no mínimo cabulosa, isto é!
    Vamos aguardar as próximas cenas dessa novela.

    Raquel Lourenzzo

    14/02/2017 - 00h26

    A questão de entrar no doutorado direto não é o problema. O X e ele ter entrado num curso de pós doutorado sem ao menos ter concluído o doutorado. Impossível!! E o mais esquisito foi realizar a livre docência praticamente tudo junto… coisa de extraterrestres? Pode ser descendente do SUPER-HOMEM.

    Vanessa Almeida

    14/02/2017 - 01h38

    Raquel, li há pouco que ele atribuiu a USP o erro no curriculo Lattes dele sobre o pós-doutorado. A pergunta que não quer calar é: como alguém incluíria tamanha incoerência e erro crasso desse no seu próprio currículo acadêmico, mantendo até recentemente a informação??! Pior que é bem provável que boa parte da população que não está familiarizada com os trâmites acadêmicos vai engolir a balela. rs.

    Vanessa Almeida

    14/02/2017 - 02h48

    Raquel, li há pouco que ele atribuiu a USP o erro no curriculo Lattes sobre o pós-doutorado. A pergunta que não quer calar é: considerando que o conteúdo do currículo é de responsabilidade do pesquisador, como alguém incluíria tamanha incoerência e erro crasso no seu próprio currículo acadêmico, mantendo até recentemente a informação??! Pior que é bem possível que parte da população que não esteja familiarizada com os trâmites acadêmicos engula uma balela dessa. Fora isso, no ano de 2014 constam mais de 15 artigos publicados!! rs. Seria mesmo um Superman do mundo da pesquisa! rs. Só que não!

Fernando Vidal

13/02/2017 - 12h04

Se a dita “tramóia” foi feita, aconteceu com a concordância da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo conhecida como do Largo de São Francisco uma das melhores escolas de Direito do país e com o beneplácito de 5 professores, dentre estes seu orientador que compuseram a banca examinadora, pelo que vi no CV cheira a tramóia mesmo.

Luizinho Lins

13/02/2017 - 12h04

Não será difícil pega – lo na mentira…basta pedir que relate sua memória do tempo que estudou doutorado e o pos doc leve testemunhas os professores que ele foi aluno

    Adaltom Nimtz

    13/02/2017 - 12h41

    Pra ele vai ser fácil.

Cláudio Bartz

13/02/2017 - 12h03

Jackson Almeida

13/02/2017 - 12h02

Eterno advogado do PCC

Jair Gonçalves Barbosa

13/02/2017 - 12h02

Um golpe a cada dia

Wilton Cézar

13/02/2017 - 12h02

É o verdadeiro Mister M.

Cristiano Nogueira

13/02/2017 - 12h01

Não quero nem pensa quando for ministério do supremo

Maurício Miranda

13/02/2017 - 12h01

Jotta Martins.

Welington Lamburgini

13/02/2017 - 12h01

e esse lance de consultor da febraban (independente ) até a atualidade, mesmo quando sendo ministro?

Ismenia Sobreira

13/02/2017 - 12h01

A cara do gov Temer. Tudo falso, tudo uma marmota só.

Adriana Bowden

13/02/2017 - 12h01

What a surprize…. Nao me admiraria nada se ele nem qualquer tipo de diploma tivesse adquirido///

    Helio Gehring Jr

    13/02/2017 - 12h08

    Não viaja.

Helza Lanz

13/02/2017 - 12h00

As instituições de ensino superior que deram-lhe o título devem ser comunicadas sobre a denúncia de fraude acadêmica. Existe uma legislação que rege sobre a fraude.

    Eder Fernandes

    13/02/2017 - 12h47

    Leia essa reportagem toda e acesse o lattes dele. Vai verificar que a reportagem é ridícula, somente suposições de alguém que nunca esteve no meio stricto sensu!

    Helza Lanz

    13/02/2017 - 12h50

    Bem, se a denúncia existe, deve ser encaminhada às instituições acadêmicas. Obrigada pela informação.

Orlando Barbosa Celestino

13/02/2017 - 12h00

Lex Luthor

Nádya Gomes

13/02/2017 - 11h59

Esse CTRL+C e CTRL+V é um plágio!

Vitor

13/02/2017 - 09h59

Esse cara como Ministro do STF é o fundo do poço….

    Juana Inês

    13/02/2017 - 10h30

    É, meu amigo, a história só tá começando !

Mea Filho

13/02/2017 - 11h58

Valei-me, Santo dos Mestrados impossíveis. Tem que prender…kkk

Marla Javiel

13/02/2017 - 11h58

Bandido!

Tinho Waldan

13/02/2017 - 11h57

AINDA VAI SER MINISTRO?? KKKKKKKKKKKK

    Fatima Carneiro da Silva

    13/02/2017 - 12h00

    claro, já fo até sabatinado com direito a champagne.

    Luis Carlos Patricio Ribeiro

    13/02/2017 - 12h16

    Com certeza é o tipo assim que o faz ser da mesma laia dos atuais ministros do STF golpista.

    Tinho Waldan

    13/02/2017 - 12h20

    KKKKKKKKKKKKK

Ana Carla Batissoco

13/02/2017 - 11h56

O cara é um fenomeno…..

Cicero Magalhães

13/02/2017 - 11h56

Pra que serve? Só pra dizer que tem? Competência ele só tem pra fraudes…

Jorge Rodrigues

13/02/2017 - 11h55

Moro fica nervoso com os advogados de Lula?

Receita de calmante natural : Chá de Mulungu com chá de picão . Anti estress, anti- depressivo, anti nervosismo e anti caganeira.

? Tomar uma xícara de 200ml antes do café da manhã.

? Uma xícara de 200 ml antes do almoço.

? Uma xícara antes do jantar.

Obs: Tem que ser servido por Aécio Neves pra surtir efeito.

Obs: Não cura mal caratismo.

Por Jorge Rodrigues.

Pedro Silva

13/02/2017 - 11h55

Juízes? MP? MPF? Isso existe aqui? Bananas para o povo mais bananas…

Marli De Almeida Ramires

13/02/2017 - 11h53

quanto mais se pesquisa, mais se acha…


Leia mais

Recentes

Recentes