(Acima, a matéria da Istoé desta semana).
Neste final de semana, acompanhei o lançamento da última bomba da Veja contra o ministro Carlos Lupi e a sua repercussão nos grandes jornais. Constatei que não se deu muita bola para o caso. Nenhuma manchete. Sequer apareceu no Jornal Nacional de sábado ou no Fantástico de domingo. Mas eu acho que subestimei a disposição guerreira da mídia.
Por outro lado, ainda não entendi porque os jornalões e os noticiários de TV não repercutiram a reportagem da Istoé, que tem um poder de letalidade muito superior ao da reportagem da Veja. Será que não gostam da Istoé?
Seja como for, o Globo de hoje conseguiu elaborar uma manchete interna incrivelmente astuta. Reproduzo abaixo as páginas 2 e 3 do jornal, porque na 2 tem a coluna do Noblat também com um título de impacto.
Lendo a matéria com atenção, porém, não encontrei nenhuma denúncia nova. E o título é apenas uma esperteza. Instado por repórteres do Globo, o ministro da Justiça disse:
- Que o próprio ministro pediu, há semanas, abertura de inquérito para investigar aquela primeira denúncia da Veja.
- Que a PF investiga sempre qualquer denúncia envolvendo ministros.
Pronto, foi a senha para o Globo estampar: “Carona de Lupi acaba na PF”. Very clever. Não será essa matéria, contudo, que derrubará Lupi, como aliás o próprio jornal parece admitir, ao noticiar que PDT e PT disputam a vaga de Lupi, não para agora, mas para daqui uns meses.
O Estadão também vem com
artilharia pesada hoje. Uma página inteira com denúncia de lobby feito dentro do Ministério. Estranhei que o jornal não tenha citado a Istoé, que traz acusação de suborno e uma testemunha em carne, osso e cordas vocais.
Lobby é algo comum em qualquer governo, e há vários projetos de lei que tentam legalizá-lo no país. Não sendo conduzido pelo próprio ministro, também não é informação que possa derrubá-lo.
O ministro foi muito beneficiado pela ocupação da Rocinha, que ocupou corações e mentes midiáticas neste final de semana e hoje, segunda-feira.
Então continuo afirmando: a única denúncia, por enquanto, capaz de derrubar o ministro está na Istoé, porque temos uma fonte identificada. Se esta aparecer no Jornal Nacional e oferecer provas, Lupi perde suas bases. Em caso contrário, acho que o ministro segue voando em seu jatinho, seja King Air ou Sêneca, enfrentando alguma turbulência, mas sem perder altura.
alex
16/11/2011 - 09h56
Oi, Miguel .. como vai?
Projeto lindo este do Cafézinho. muito legal!
Aproveito:
CASO CHEVRON é grave
Blog Tijolaço parece que tá meio sozinho hein
qual o motivo?
Imprensa: totalmente muda
Blogs: quase nada de informação
Especialista: derrame de óleo pode ser 10 vezes maior
O site de observação de imagens de satélite Skytruth acaba de publicar uma imagem e uma avaliação sobre a mancha causada pelo vazamento de petróleo do poço da Chevron no Campo de Frade, ao largo do Rio de Janeiro.
leia mais: http://www.tijolaco.com/
Marola
15/11/2011 - 00h25
Noblat voltou à carga esta tarde totalmente descontrolado. Não entendo o porque de alguns figurões da esquerda continuarem a postar comentários naquela latrina que é o blog dêle.
Maria
14/11/2011 - 21h49
A ocupação da Rocinha salvou a imprensa nesse fim de semana com um feriado logo depois da segunda feira (muita gente emendou e desligou). Amanhã é que os ecos vão ficar fortes para começar a semana mesmo na quarta-feira. Para mim, foi só o feriado que atrapalhou o esquemão "derruba ministro". Já não aposto mais nada se o ministro cai ou não cai.MAs torço para que o governo e, especialmente, a Dilma encontre uma maneira republicana de dar um basta nessas futricas.
O cafezinho está muito bom.
Maria
Paulo Guedes
14/11/2011 - 21h09
Miguel, vc que circula no meio midiático sabe, ou já escutou falar, que a IstoÉ tem preço. Pagou, levou. Talvez seja por isso que denuncias estampadas na 'revistinha' não tenham repercussão. Qto aos 'lobbies' eles acontecem em qq lugar, seja público ou privado. Razão pela qual nem sempre a melhor opção é a escolhida. O resto é hipocrisia.