Foto: Felipe Dana / Ag. Petrobras
Por Cláudio da Costa Oliveira, colunista do O Cafezinho
Num processo inusitado de negociações diretas, dirigidas, sem concorrência e muito menos transparência, a Petrobras vai sendo retalhada e distribuída no mercado.
Rapidamente aquela que foi a grande empresa indutora do crescimento nacional, vai se transformar naquilo que Pedro Parente, sem nenhum constrangimento, já prometeu : uma pequena produtora de óleo cru, sem nenhum significado para a economia brasileira.
A estrutura deste esquema é bem clara no novo PNG 2017/2021, onde não estão previstos gastos com novas explorações por parte da Petrobras, somente com a manutenção do que já existe. Novas explorações vão ser entregues à petroleiras estrangeiras, que vão ter a primazia de descobrir o que já está descoberto : o pré-sal.
Outra providência tomada pela atual administração, foi a desvalorização dos ativos (impairments) , o que permitirá a venda a qualquer preço e mesmo assim gerar “lucro” contábil.
Alguns ativos como o Comperj e a Usina de Quixadá, tiveram seus valores recuperáveis zerados.
Assim disfarçadamente, sem que a população brasileira se aperceba, a empresa vai sendo privatizada. Mais tarde, quando forem descobertas as irregularidades cometidas, “já era”. Já será irreversível.
Uma nova proposta dentro deste projeto lesa´pátria, é a ofertada pelos governos do Irã e da Índia, da construção de uma refinaria e um polo petroquímico no Maranhão. A intenção é implantar a nova indústria no mesmo local em que a Petrobras ia construir uma Refinaria Premium e que foi abandonada em 2014, considerada inviável.
O projeto prevê a importação de petróleo e produção de derivados para venda no mercado brasileiro. Em dezembro autoridades dos dois países virão ao Brasil para conclusão das negociações. É fantástico.
O atual governo de “colonizadores” só pensa em explorar o Brasil e seu povo.
NadaSei
01/12/2016 - 10h46
Eu só queria entender o que quem está a frente disso tudo, realmente, ganha… Pra mim, fica muito difícil entender.
Galthana Troper
24/11/2016 - 14h11
Sindicato dos petroleiros é uma piada. A Petrobras teve a pior gestão da história nas mãos do PT, acabou com dívidas de quase um trilhão de reais.
Sindicato lutou contra isso? Não, sindicalistas e gerentes incompetentes continuavam recebendo suas vantagens financeiras e políticas.
Aqui no Brasil, quando um sindicato é contra alguma coisa, é porque essa coisa é boa para o trabalhador e o empregador.
Anônimo
04/12/2016 - 08h44
Não…a Petrobras já estava sendo saqueada desde a era FHC que não é do PT…denúncia do próprio Cervero, ex-diretor da Petrobras…e que recentemente inocentou Lula na lava jato diante do juiz Sérgio Moro…Não seja guiada pela mídia golpista que só faz a massa de manobra pensarem como eles querem que vc pense…querem a todo custo destruir um partido, para voltarem a época em que podiam roubar desse país sem serem incomodados pela justiça…pois a justiça só começou a funcionar para políticos corruptos depois que o PT entrou no governo…antes nunca nenhum político ou empresário jamais tinham sido presos por corrupção….e olha que nem sou PT …antes que venha me xingar de Petralha ou qualquer desses adjetivos paupérrimos de argumentos…apenas observo o país de fora de tudo isso…mas consciente do que vejo acontecer!!!?
João
15/12/2016 - 22h50
Essa lava-jato fake esculhambando o país e os larápios roubando hoje a Petrobrás. As propinas para entrega de fatias do pré-sal devem ser astronômicas. Cadê os PF’s e MP’s?
André Luiz
24/11/2016 - 13h01
se o sindicato dos petroleiros não botar as unhas de fora…