Vale a pena dar uma olhada na apresentação feita pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, ao Congresso Nacional, que traz dados bastante ilustrativos sobre a economia brasileira.
http://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/Apresentacao_Alexandre_Tombini_CMO_5-6-2012.pdf
Eu gravei também a apresentação no servidor do blog.
Paulo
10/06/2012 - 18h43
Analisei essa apresentação com cuidado e me pareceu algo tipo “Barbie World”, onde tudo é lindo e maravilhoso.
É claro que não somos ingênuos para acreditar que os números não possam ser manipulados para apresentarem exatamente o que queremos.
Esse relatório aparentemente mostra dados corretos, mas incompletos o que distorce a realidade.
Em outro relatório divulgado pelo BC temos a noção de quanto a população já está sofrento com as medidas economicas aplicadas.
É o relatório que mostra a perda do rendimento da poupança.
http://www.bcb.gov.br/?IMPRENSARELPOP
Eu já havia escrito sobre essa realidade algum tempo atrás no comentário do post :Notas sobre o desenvolvimento de 22/05/2012
Pelas novas regras de cálculo da poupança os bancos deixarão de pagar aos clientes +- R$ 11 milhões e 400 mil em um mês.
Para um não leigo em economia e que acompanha diariamente o mercado financeiro, alguns dados importantes para uma análise precisa foram deixados de fora do relatório do BC divulgado por esse blog.
Informações que mostram um crescimento na concessão de crédito e aumento de renda da população (isso é ótimo) mas também dados que mostram que as famílias foram às compras e elevaram o nível de endividamento, a inadimplência voltou a crescer e o consumo perdeu fôlego. Uma medida paliativa e desesperada é reduzir IPI de automóvel, o que só adia o sofrimento.
Investidores estrangeiros estão mais cautelosos com a situação economica brasileira e estão investindo menos na BOVESPA gerando desvalorização. Foram 10 pontos % desde janeiro.
Esse relatório do BC é uma afronta a inteligência.