Diretor de redação do site Justificando, Brenno Tardell, escreve sobre a prisão de Anthony Garotinho e a ameaça que isso configurou ao Estado de Direito.
No Justificando
Prisão de Anthony Garotinho é grotesca e grave ao Estado de Direito
Por Brenno Tardell
Imagine se fosse o Lula. Imagina se fosse o Aécio, Marina Silva ou Bolsonaro. Fosse a Luciana Genro ou seja lá qual político com o qual você se identifique. Ou então, se sua repulsa for absoluta, imagine, ainda, se fosse um amigo, uma amiga arrastada de maca aos berros à prisão.
Mas não precisa imaginar. Aconteceu com Anthony Garotinho, um pastor evangélico, envolvido historicamente em episódios políticos absurdos, como também em repressão a minorias. Foi uma pessoa que durante seu mandato se aproveitou enormemente do aparato policial e que caso fosse espectador de uma cena dessa envolvendo algum adversário seu, não duvido que comemoraria.
O ex-governador foi arrastado de maca, aos berros, para a prisão para a felicidade das câmeras estrategicamente colocadas para focar no melhor ângulo. Seu corpo foi servido à espetacularização da justiça e sua imagem está estampada em memes, notícias e comemorações pela internet.
Por ser impopular, tende-se a entender a prisão dele como merecida. O gozo de muitas pessoas absortas no prazer em ver a desgraça alheia seria justificável tendo em vista a figura política.
Não. Mil vezes não.
Justamente na prisão de “inimigos”, a humanidade é testada. Se não reconhecemos a dignidade em pessoas que não gozam de nossa empatia, por que raios esperaremos tratamento diferente quando formos nós mesmos os arrastados?
A prisão de Garotinho acontece em um contexto de banalização de prisões preventivas, no uso da mídia pelo aparato policial, acusatório e judicial para trucidar o direito de defesa e inviabilizar a recuperação do indivíduo. Se fosse com o Lula, mídias progressistas estariam em choque com a violação ao Estado de Direito. Já as tradicionais não suportariam a cena de José Serra arrastado aos urros. Nada deveria mudar quando a figura política é um Anthony Garotinho.
Como se não bastasse, Garotinho não está condenado juridicamente a nada. Presunção de inocência deve contar algo em um país que se diz uma Democracia. Pena que ela está tão em baixa.
Aurentino M Santos
30/11/2017 - 15h31
Não sou a favor de corrupto, porém falo como cidadão. Como já passei por um procedimento cirúrgico igual ao o do Garotinho, sei do risco de vida que correu ao ser arrastado pelos os policiais, que não sendo méidicos, nada sabem do assunto. O mais absurdo ainda foi o juiz que disse que se o médico do paciente não o liberasse , prendesse o médico também. Para que a Lei seja igual pra todos, deveriam prender quase todo o congresso Nacional. Na minha vsão há algo pessoal contra o Garotinho e sua família, sem entrar no mérito da questão.
Rubens
29/11/2017 - 13h48
Corrupto é corrupto e o País só está na situação deplorável que se encontra pela conduta destes ladrões que infestam o mundo político. Mas não misture o nome de Bolsonaro nesta bandalheira pois pelo que sabemos, nunca foi sequer citado em escândalos de corrupção! Defender corruptos e criminosos é vergonhoso!
emerson
25/11/2016 - 22h10
Já podem visitar, bando de Maria Corró do car****…http://g1.globo.com/hora1/noticia/2016/11/anthony-garotinho-recebe-alta-do-hospital-e-ja-esta-em-prisao-domiciliar.html
Carlao
20/11/2016 - 17h36
Cabral mandou? Cabral foi preso sem alarde pra ter halib de mandante? Querem queimar o delator? Seria tudo combinado? Esse ladrão sabe de muita coisa…
Fernando Andrade
20/11/2016 - 11h42
O Garotinho nunca foi pastor.
Gilmar
20/11/2016 - 08h41
Esta situação do Rio não é diferente de todos os outros 26 estados, apenas ainda não apareceu porque a justiça é conivente com estas bandalheiras que tomaram conta do nosso pais.
Gilmar
20/11/2016 - 08h38
O Eleitor do Rio votou em peso nos Garotinhos! Tinham como herói e saqueou o estado, elegeram outra salvador, o Cabral e depois continuou saqueando ainda mais e foi reeleito com 66% e deixando o Rio falido. Agora elegeram o Crivella como salvador do estado que culpando os governos passados não vai resolver nada e vai continuar saqueando. Politicos são todos iguais, povo votando sempre nos mesmos que apenas mudam a sigla e a justiça fazendo de conta que pune. A vida segue…..
emerson
19/11/2016 - 22h33
Podem todos levar flores…http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/11/ministra-do-tse-determina-retorno-de-garotinho-hospital.html
emerson
19/11/2016 - 22h27
Peço sinceras desculpas por ser a favor da prisão de tão impolu…não,pera…http://www.cartacapital.com.br/politica/a-ficha-corrida-de-anthony-garotinho
andré silva
19/11/2016 - 22h18
No começo era legal ver político caindo. A pessoa tem direito a um julgamento, o que está havendo é um estado de exceção e a condenação pública antecipada. O MP acabou de fazer isso expondo o funcionalismo público, empresários e inclusive as cidades e seus cidadãos e vai colocar os nomes dos “suspeitos” nas agencias bancárias sem nenhuma comprovação por fraude no bolsa família mesmo admitindo que há exceções. Está errado isso, apesar do nosso ódio, está errado fazer justiça sem poupar quem pode ser inocente. Sempre admirei a seriedade dos juízes agora vejo eles linchando cruelmente as famílias inteiras e vendendo as imagens para os jornais. Tomando o poder de legislar a presunção de culpa e rasgando o texto que era sua função zelar.
Shirlen
19/11/2016 - 16h24
O que tem por trás da prisão dele é corrupção e propina!!! Pastor um cacete! A prisão foi mais q merecida e o escândalo foi um bônus! Espero que se estenda à todos os políticos corruptos, independente de partido!
José Carlos
19/11/2016 - 10h47
… realmente é um espetáculo digno de uma republica de bananas, tenho tudo para não ter simpatia pelo Garotinho, sou contra sua política, sua falsa religiosidade, suas picaretagem em geral … juiz tem formação jurídica, muita vezes precária, no curriculum para formação jurídica não está incluído o minimo de conhecimento de medicina, como pode um juiz sem nenhum conhecimento, apoiando-se apenas em seu “pensamento de que é deus” emitir pareceres médicos desprezando àquele elaborado por um profissional da área … quando eles pensam ou tem certeza que são deus é megalomania, quando agem como deus é esquizofrenia, caso de “psiquiatria” … comportamento típico da “excelência” em questão, veja o que diz a “excelência desembargadora” … nossa justiça, mp, executivo, legislativo são dignos de uma republica de bananas, como já disseram nem o PCC seria pior …
… fora da pauta, veja o comportamento de “suas excelências & cia” de Curitiba em relação ao Bumlai é visível que o estado de saúde dele é preocupante …
17Abril2016
19/11/2016 - 09h15
Essa eh a cara da ditadura stf-mpf-psdb-pig. Destruicao da democracia brasileira, com eliminacao dos direitos civis e individuais. A concentracao extrema de riqueza com a pec55, o entreguismo viralata desvairado. Mas vai ter luta cara. Marca ai, vao pagar caro seus mrd.
Jose Folhadella
19/11/2016 - 08h58
O problema do povo é… justificar a atitude de alguns com as atitudes de outros … garotinho é bandido como qualquer outro seja lula FHC Dilma enfim cadeia pra ele … sergio mouro te apoiarei sempre…. garotinho sinta o gosto amargo do que o povo brasileiro passa na saúde e no presídio…. eu o.deixaria lá e ainda pediria uma indenização ao estado por esses monte de prevalecidos esses anos passados ….. ainda vem mais por ai quando uma merda fede é pq tem um esgoto pra ser tratado
Marcos Augusto Neves
19/11/2016 - 08h42
Quando vai cair a ficha de que estamos vivendo um estado de exceção? De acordo com a cartilha de Washington; criar o caos, dividir para dominar, simples assim.
Paulo Zeka
19/11/2016 - 03h30
PURO FASCISMO. Vivemos esse momento terrível onde a justiça, as leis, a ética e a humanidade foram pro brejo. FORA CORJA IMUNDA, ESSES DEMÔNIOS precisam ser expulsos dos poderes e das instituições.
Márcia
18/11/2016 - 23h35
Garotinho foi preso por suspeita de ter comprado votos, FHC. comprou sua reeleição pagando 200 mil reais na época a cada deputado e continua sem ser incomodado.
Henrique De Luna
18/11/2016 - 23h26
Parabéns Bruno Tardell pelo posicionamento coerente e digno. Nosso crescimento moral está equitativamente ligado ao proceder com nossos diferentes.
label vargas
18/11/2016 - 22h42
Por que isto está acontecendo no RJ.É coincidência o fato de ter sido cenário de protestos violentos e justos contra o governo do estado e o federal ????Não claro que não,estes são os bodes expiatórios que se entregam para acalmar as feras.
Desde o vazamento do vídeo de Cabral com o Cavendish ,todo mundo já sabia da relação corrupta que os dois tinham,o vazamento foi o 28/04/2012 !!!!!por que só agora????
E a prisão do Garotinho é equivalente a do Dória,alguém cogitou levar o coxa safado à cadeia ????
Estejamos atentos,eles jogam sujo,a prisão do Cunha ,até agora resultou em alguma coisa????que lhe prometeram para ficar calado,por que não é perguntado ???jogo sujo
Paulo Zeka
19/11/2016 - 03h39
E Cláudia Cruz? E filha CORRUPTA? CADÊ a prisão dessas FULANAS? CADÊ INVESTIGAÇÃO, interrogatório e PERSEGUIÇÃO pra cima dos 4 FILHOS do casal de manipuladores psicopatas?
emerson
18/11/2016 - 21h56
Ele foi arrastado porque resistiu a voz de prisão.Para que tá feio.
Marcos Vinicius
18/11/2016 - 21h23
Enquanto o povão ñ der soco na mesa e quebrar os cristais da madame, a Ópera-Bufa vai continuar !
Torres
18/11/2016 - 20h00
Renan tb não foi condenado e merece a prisão.
Cunha idem.
Sabemos que são ladrões.
Chega de impunidade.
andré silva
19/11/2016 - 21h50
Você investigou? Mostra pra gente as provas? Mostra do Garotinho também.
Torres
19/11/2016 - 22h50
Não é preciso provas para sabermos.
Todos sabemos.
Ou Renan, Jucá, Temer, Sarney são inocentes?
Sabemos que não.
Ferreira Felipe
21/11/2016 - 02h29
… de convicção basta a república de Curitiba…
Torres
21/11/2016 - 09h02
Vc não sabe então?
Que Renan é bandido?
Geddel? Jucá?
Maluf?
Antonio Passos
18/11/2016 - 18h18
Desculpe, mas que porra de estado de direito que ainda tem nessa merda de país ? Desculpe mas que textinho chinfrim, com uma titica dessas não se faz resistência a nada. A Alemanha nazista é AQUI e ainda me vem falar de democracia. Ah, fala sério.
João Luiz Brandão Costa
18/11/2016 - 17h58
Emocionou-me a cena da condução sob protestos de Garotinho ao presídio de Bangú. Foram pungentes o desespero e os gritos aflitos de sua filha e de sua mulher. Não invoco a condição de ambas como deputada e prefeita, em mandato, para reivindicar tratamentos com deferência especial. Vendo-as como esposa e filha, passou-me pelo espírito que também tenho um filho e neta, e extrapolei tal situação, caso algo de semelhante se passasse com ele. E assomou-me um profundo sofrimento. Não quero entrar no mérito das razões para a prisão desse político. Mas ninguém me convencerá que não foi uma atitude exacerbada, e injustificável da parte das autoridades judiciárias. Perdeu-se todo o senso de humanismo. Nada justificava tal rigor. Ainda mais, sob as queixas do preso de seu estado de saúde. Farsa? E se não for. Ele tem um histórico médico. Sem contar com a farra midiática, uma verdadeira versão dos circum romanos.
Só resta esperar que a jovem deputada, venha a repensar seu apoio a esses golpistas, que estão permitindo, e mesmo encorajando esse estado de coisas em nosso país.
Octavio Filho
18/11/2016 - 20h00
Concordaria com vc, se certos políticos tivessem a visão altiva que vc demonstrou. Porém, o que me parece, é que estas pessoas não entenderam até hoje, aquele ditado: “pimenta nos olhos dos outros é refresco”. Então, por um lado, foi bom que eles sintam na pele também os desmandos da Justiça, independentemente de ser ou não culpado. Desta forma darão mais valor ao Estado democrático. E não permitirão que continuem fazendo com o seu adversário, o mesmo que fizeram consigo próprio. Este negócio de dar a outra face, eu estou fora!!!! Da mesma forma, atualmente, eu gostaria de ver o FHC, Aécio, Serra , ….. arrastados pelas pernas até a cadeia. Tem que provar o mesmo veneno. Se não, não aprende!!!
emerson
18/11/2016 - 21h57
Pode ficar despreocupado que esse aí é culpado até dormindo.Ah, e envolvido com milícia.
darci jose de almeida filho
18/11/2016 - 22h46
Mas, não se prende uma pessoa em um processo por outro crime. O JUiz que decretou a prisão, conhecido adversário politico, que não respeita a toga e sai a rua para fazer campanha pólítica, não passa de um covarde seu ato fora da lei, não pode ser aceito por uma sociedade democrático e muito menos o sistema judicial utilizar o instrumento da denúncia, da prisão cautelar guardado na gaveta para uso politico. E nao tem essa de que garotinho e Cabral são mais que nossos adversários, são nossos inimigos, que temos que aplaudir qualquer ato ilegal e injusto contra os mesmos. Se agem assim contra seus pares imaginem o que farão conosco. Esses, Cunha, Garotinho, Cabral são boi de piranha, são instrumentos para legitimar a perseguição ao PT , ao Lula e a toda a esquerda legitima. Podem apostar, vem chumbo groso por aí.
emerson
19/11/2016 - 22h30
“Parlamentares de diversos partidos, entre eles PT, PC do B, PP e PMDB, estão concluindo o que se chama de “voto em separado” ao parecer do relator, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).”
João Luiz Brandão Costa
19/11/2016 - 12h49
Você não compreendeu nada do que eu disse. E acho que nunca compreenderá .Pareces muito pequeno de espírito para tanto. Mas vou te dar mais uma chance.Em suma, é o seguinte: Não se pode ser democrata defendendo métodos que não o são.: .
Octavio Filho
23/11/2016 - 11h10
Desculpe-me o atraso em respondê-lo. Vc daria um bom conselheiro para a Dilma, antes de ser cassada! Vou ser mais didático! A classe média em geral defende que a polícia entre nas favelas para caçar bandidos. Porém a maneira que isto é feita (sem inteligência) acaba por matar moradores (muitas vezes crianças). Por ser contrário a esta maneira de intervenção, taxaram o Brizola de amigos dos bandidos.
As pessoas de maior poder financeiro (em geral) não se incomodam que morram crianças. Dizem que faz parte da situação. Agora, se fizessem a mesma coisa no bairro nobre onde moram, e esta ação acarretasse na morte de um de seus filhos, estariam cobrando das autoridades mais responsabilidade e inteligência. Enquanto isto não ocorrer, eles sempre votarão em políticos que operacionalizam as polícias para fazer este tipo de abordagem à população mais pobre. Não desejo que nenhum pessoa morra. Porém, há pessoas que só aprendem quando sentem o gostinho do seu próprio veneno.
O resto é filosofia barata. Que semeia o crescimento de grupos terroristas como o MBL, já que não encontram ninguém que lhes impõe limites. Não estamos numa democracia.
João Luiz Brandão Costa
23/11/2016 - 12h28
Estou de acordo no que concerne os repetidos e odiosos casos de discriminação, violência e abuso da polícia contra os mais desfavorecidos. E odiento. Assim como os são também os métodos fascistas dessa corja de procuradores;/delegados, mancomunados e acobertados por um sistema judicial parcial, partidário e a serviço das elites, políticas e empresarial/financeiras..Uma coisa não justifica a outra. Há que se combater ambas, ou então é a barbárie. Entendeu?
Octavio Filho
24/11/2016 - 14h50
Eu te entendo!!! Vc que realmente não me entende e nem me entendeu!!!
Tudo o que eu disse se resume a TER LIMITES. A minha paciência já se esgotou!!! Acontece que NUNCA conseguiremos convencer aos coxinhas a mudar (este foi o erro da Dilma). Enquanto eles não sofrerem o mesmo mal que semearam, não permitirão mudanças. Continuarão a votar em políticos que dão suporte a abusos como prender sem provas, mandar a polícia meter porrada nos estudantes etc. O que faremos? Acusar o juiz? Com este CNJ? Daqui a pouco só nos restará uma revolução!! Só falta vc criminalizar a revolução francesa. Ou a atitude da resistência francesa contra os nazistas. Por isto, enquanto não há derrame de sangue, eu prefiro que os coxinhas e seus políticos sofram o mal que implantaram. E nem por isto eu estarei apoiando quem comete este mal. No caso, o juiz “suspeito”.
João Luiz Brandão Costa
28/11/2016 - 12h46
Tá bom. Ganhou a discussão,. Tá contente? Por falar em revolução francesa, já ouvistes falar de Marat? Porquê não vais tomar um bom banho de banheira?
Octavio Filho
01/12/2016 - 23h48
Vc é o primeiro coxinha de esquerda que eu já conheci!!!
Rafael Côrtes Moura
24/11/2016 - 09h24
Bem, eu gostaria de discordar de você, mas o ponto em que você foi muito sensato é que realmente não estamos vivendo uma democracia. Foi isso que a população em geral conseguiu semeando todos estes discursos de ódio que só interessa aos credores da dívida pública brasileira. Está difícil neste momento ter dózinha de político, qualquer que seja.
Uma coisa é certa, o judiciário precisa ter limites, mas somente depois que esse bandido chamado Renan for devidamente enquadrado.
Da mesma forma, precisa ser amplamente debatido na sociedade o que realmente significa a democracia, o estado de direito e o pensamento democrata. Mas isto em outro momento, visto que estamos vivendo num estado de exceção.
Soso
18/11/2016 - 22h52
No Justificando foi publicado um artigo e uma das frases, que cito abaixo, do qual comparto o mesmo sentimento e tenho que concordar, apesar dos pesares…
“Justamente na prisão de “inimigos”, a humanidade é testada. Se não reconhecemos a dignidade em pessoas que não gozam de nossa empatia, por que raios esperaremos tratamento diferente quando formos nós mesmos os arrastados?”
Márcia
18/11/2016 - 23h36
Garotinho foi preso por suspeita de ter comprado votos, FHC. comprou sua reeleição pagando 200 mil reais na época a cada deputado e continua sem ser incomodado……
Benjamim Marcos de Castro Juni
18/11/2016 - 17h32
Bom, demoraram para prender o Cunha e deu no que deu, a grana sumiu… se for para ter dó, tenha da população que ficou prejudicada com so desvios de conduta destes marginais!
Esdras Santos
18/11/2016 - 18h09
Na realidade a acusação contra ele não é de roubo, estão acusando ele de usar um programa social para fins eleitorais.
Luís CPPrudente
18/11/2016 - 17h29
O nosso Judiciário vilão, elitista e fascista, formado por centenas de coxinhas raivosos não tem jeito mesmo. O Poder Judiciário está podre e funciona agora como um órgão da imprensa golpista do PIG.
emerson
18/11/2016 - 21h58
Vocês não sabem o que querem mesmo hein.Se prendem só do PT é porque só prendem petista.Afff.
label vargas
18/11/2016 - 22h28
QUEM NÃO ESTÁ ENTENDENDO É VC,NÃO SE TRATA DE PARTIDO E SIM DA LEI.
emerson
18/11/2016 - 22h32
Lei que eles nunca burlaram…
label vargas
18/11/2016 - 22h40
se refere ao Dirceu e sua condena pelo domínio do fato?? se refere as preventivas eternas e sem julgamento?conduções coercitivas?grampos ilegais? etc
A isso nos referimos quando falamos em lei,aos atropelos que essa turma comete a vontade.Independente do partido,fato que não se aplica aos privilegiados chamados de tucanalhas. Acho que ficou claro
emerson
19/11/2016 - 22h19
Zé Dirceu também nunca roubou um real.Nem Paulo Bernardo, “Palófi”, Delúbio, Hoffmann…
Márcia
18/11/2016 - 23h36
Garotinho foi preso por suspeita de ter comprado votos, FHC. comprou sua reeleição pagando 200 mil reais na época a cada deputado e continua sem ser incomodad..
emerson
19/11/2016 - 22h18
E por isso devemos deixar todos os outros ladrões soltos.
Luís CPPrudente
18/11/2016 - 23h58
Emerson, você acabou de chegar de alguma lua de Saturno? Ou és paneleiro mesmo?
emerson
19/11/2016 - 22h17
Eu até seria, mas a sua mãe levou a minha panela.
Luís CPPrudente
19/11/2016 - 22h40
A minha mãe , empregada na sua casa, teve que levar a sua panela, pois o teu pai insiste em tratar a minha mãe como escrava. E como não recebia salário do teu pai, a minha mãe teve que levar a sua panela de coxinha para poder usar a panela como ela deve ser usada: objeto para fazer comida e não fazer barulhaços na varanda do seu condomínio de luxo!
emerson
19/11/2016 - 23h11
Sério irmão?Vc me conhece de onde, cara?Nem casa eu tenho.Vc sim deve ser um esquerda caviar que não conhece a realidade e fica repetindo dogmas do século 19 em barzinho da Madalena pra essa galera deslumbrada do Haddad.
Ferreira Felipe
21/11/2016 - 02h27
… então vc não passa de um hipócrita midiotizado…
Paulo Zeka
19/11/2016 - 03h32
FASCISMO É FASCISMO! Queremos que a LEI seja respeitada e cumprida. 2015 está distante da idade média.