Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho
A Globo começou a humilhar Michel Temer há alguns meses, logo após ele ter tomado posse como interino. De início, foram ataques feitos com certa cerimônia mas, aos poucos, o nível desceu até o fundo do poço.
No último domingo, o governo Temer foi agredido com palavrões, do tipo que se dirige a vagabundos, pelo mais bem pago apresentador da emissora, Fausto Silva, falando diante de dezenas de milhões de espectadores. Vejamos um breve histórico desse destrato recorrente.
O primeiro chega prá lá que a Globo deu em Michel, foi em 14 de maio, no editorial A nossa Opinião – A nova pauta-bomba publicado na revista Época. Adjetivos pouco lisonjeiros, como esquizofrênico e patológico, foram dirigidos a ele que queria dar aumento ao STF ao invés priorizar o combate ao déficit fiscal:
A esquizofrenia política brasileira tem uma série de sintomas patológicos. Há uma completa falta de governança entre os Três Poderes – Executivo, Judiciário e Legislativo – no enfrentamento da crise.
Em 04 de agosto, porém, esse tom ainda protocolar foi deixado de lado. A matéria da Globo sobre a estréia de Marcela Temer no ambiente da política, marcou a ruptura. A opção dessa vez foi pela insinuação grotesca, ao modo de intrigas de alcova. Está na imagem, que vale mil palavras, que ilustra esse artigo.
Por fim, no último domingo, 25 de setembro, a Globo mandou descer o cacete e escrachar de vez. O tom é de lupanar ou de botequim pé sujo. Faustão se refere ao governo de Temer como “essa porra de governo”. Seus ministros são alcunhados de “cinco gatos pingados que não entendem porra nenhuma”. Enfim, o desrespeito é total.
Mas o que leva a Globo a agir assim, tão sem cerimônias com Michel Temer? Talvez a lúcida percepção do nível do governo Temer, da história política de seu líder, Moreira Franco, do projeto de angariar 24 bilhões, e dos decretos feitos nas coxas, como essa palhaçada que chamaram de reforma do ensino.
O desprezo da Globo pelo governo Temer é um fenômeno digno de nota. Nunca, nem em sonhos, a empresa ousou dirigir a Lula uma fração dos insultos que reserva para Temer. Mas, ela bem sabe, são governos de estaturas muito diferentes. Agora ela está lidando com a república da escória.
Caro leitor, com apoio do Cafezinho estou criando a página MÁQUINA CRÍTICA. O convido para visitar e curtir, ajudando a divulgar o projeto. Abraços. Bajonas Teixeira.
Ab104598
03/10/2016 - 17h47
Obrigado pela resposta Paulo, só recebi respostas ríspidas.
Minha intenção não era de depreciar ou agredir ninguém.
Só fiz a indagação pois, pela informação que tive lendo/escutando/Assistindo explicações dos profissionais gabaritados (Não estou falando de jornalistas, nem de representantes políticos) e matérias completas sobre o tema, fiquei absolutamente convencido de que não houve nenhum “golpe”.
Vou me informar mais para tentar compreender, e, desculpe se fui rude ou ofendi alguém de alguma maneira.
Maria Sales
03/10/2016 - 09h55
Amei a derrota da Marta ex- Suplicy., e parabenizo o Eduardo Suplicy por haver sido eleito vereador com o maior número de votos.
Maria Sales
03/10/2016 - 09h53
Adorei que o Fautão tenha detonado , esse governo impostor, essa quadrilha a roubar tudo o que podem fazer.É necessário que tenhamos eleições presiidencias em 2017
Mairiporã Peixoto
03/10/2016 - 23h32
ops 2018
Fernando Santos
29/09/2016 - 16h32
por mim a globo golpista, pode desprezar o temerário, o quanto quiser, eu dá minha parte desprezo, a globo golpista e suas afiliadas (record, sbt, band, rede tv)…deste que começou esses ataques a esquerda (PT, Dilma, Lula) que eu não assisto mais tele jornais ou qualquer outra programação deles( tudo porcaria mesmo)..só me informo pelos blogues progressistas…tv nem ligo mais, agora que eu descobri um site que exibe filmes e as melhores séries do mundo!!!
pra que tv aberta???.pra que, assistir JN, JR, jornal da band, rede tv news, jornal do sbt..pra quê?? não tem mais sentido isso!!
Ruy Acquaviva
29/09/2016 - 16h04
A jogada da Globo é derrubar o Temer no ano que vem, para provocar uma eleição indireta e colocar um tucano na presidência. São bandidos brigando com outros bandidos, sem a menor intenção de ouvir o povo brasileiro, a quem querem roubar e explorar.
Ariane Farah Alvarenga
29/09/2016 - 16h04
“Se Temer fosse mais esperto renunciava e pulava fora do maior golpe que sera eleições indiretas. Os sinais são claros da armação, Temer só serve até acabar 2016. Cunha e Temer deveriam articular a renúncia e a delação premiada. Seria o mais sensato. Ou serão os bois de piranha da vez” Luana Farah Alvarenga?. O POVO BRASILEIRO SERÁ ATÉ GRATO A ELES – É UMA CHANCE!
Décio Carvalho
29/09/2016 - 16h03
cafézinho frio e de má qualidade…
Jogma Ribeiro Fernandes
29/09/2016 - 15h56
detesto esse Fausto… mas… PARABÉNS!!
Golpista tem de ser tratado assim!!!!!!!
Ab104598
29/09/2016 - 15h12
Cumprir a constituição seria ser “golpista”?
Roberto
29/09/2016 - 15h14
Ser uma besta é…
Eliane Neri
01/10/2016 - 23h13
que constituição está sendo cumprida, coxinha acéfalo(a)?
Paulo Jorge
02/10/2016 - 21h19
Vc precisa estudar um pouco, para entender o que é cumprir a Constituição. Sugiro uma Faculdade de Direito.
Francisco Xavier Lima Barbosa
29/09/2016 - 14h34
Total desrespeito à Constituição, haja vista que Sr. Temer é o representante legal do governo brasileiro. O Sr. Faustão deveria ser repreendido pela concessionária Globo.
Roberto
29/09/2016 - 15h18
KKKKKK…
É piada né?
Gottheilt
29/09/2016 - 14h12
A ideia é aguentar mais um pouco e ejetar ele já no começo do ano que vem pra pavimentar a eleição indireta e colocar algum indicado no topo
Pelezinho
29/09/2016 - 13h32
Seria bom se esse governo golpista, tendo maioria no congresso, fizesse pelo menos uma coisa boa para o Brasil: cassar a concessão da Groubo.
Sonhar não custa nada…
Francisco Xavier Lima Barbosa
29/09/2016 - 14h36
Pelezinho, golpista só na tua cabeça. Vc deve está com a síndrome de estocolmo, procure se tratar….
Jst
29/09/2016 - 15h00
Então deve estar também na cabeça do El País, New York Times, Guardian, entre outros que já classificaram o impeachment sem crime como golpe.
Golpe sim. Contra o país. É só verificar os indicadores econômicos que a mídia tenta esconder ao máximo.
Mas, não ia melhorar tudo no day after da derrubada da Dilma?
O que acharam da maior queda da história nas atividades da industria de bens de capital para o mês de agosto?
XAMBERLEI
29/09/2016 - 13h15
PMDB, JA FEZ TRÊS PRESIDENTE SEM UM VOTO DA POPULAÇÃO, SARNEI, ITAMAR E TEMER
James Ferreira Gressler
29/09/2016 - 16h05
Mas no RS tem um governador desse patidãozinho eleito. a provar que nosso Estado é o mais polentizado do país.Salários sempre miniparcelados para os funcionários e integralíssimo para as elites do judiciário, legislativo, cúpula do (des)governo e mais alguns.
João Batista Kreuch
29/09/2016 - 13h12
A Globo, pra variar, só está dizendo quem é que manda. Não importa quem esteja no governo, ela faz e desfaz, manda e desmanda, ergue e derruba! O país é governado pela Globo. Alguém não entende isso?
Roger Lars
29/09/2016 - 13h40
Os chefes da globo podem lamber os meus ovos… ou meu vomito… ou até meus ovos vomitados.
Gonçalves
29/09/2016 - 13h03
O que interessa para a Globo é que o Governo brasileiro seja fraco, independentemente da ideologia. Com um Estado fraco e inoperante, o poder da Globo se mantém a cima de tudo e de todos. Inclusive, a guerra Globo x Povo gerou o Golpe16.
Jar Borah
29/09/2016 - 13h02
Para mim , tudo que ataca esse governo Temer é LUCRO. Coligação safada , eleita com DINHEIRO ROUBADO DA PETROBRAS . Tem que caçar a coligação PT PMDB e os partidos . Precisariamos de novas eleições urgentemente, O Temer tem que cair já, a parceira crimonosa já caiu .
Jorge Pereira
29/09/2016 - 13h00
Faltou o artigo da comentarista de “economia” Miriam Leitão em que mandou o Temer fazer as reformas – ou seja doar todo patrimônio nacional às multinacionais – e sair em 2018. Curta e grossa…Aliais…bem feito…kkkkkkkkkk
Antonio Passos
29/09/2016 - 12h49
Concordo plenamente. A Globo não é burra de “chamar pra briga” o Lula, ela faz um trabalho mais sofisticado. As agressões à Lula têm de ser travestidas de “processo democrático”. Já com esse governo viralatas ela dá pontapés, até porque sabe que não haverá reação.
Bajonas Teixeira
29/09/2016 - 12h08
Prezado Sérgio Vianna, às vezes penso que seria interessante, embora isso pareça cada vez mais impossível, que a leitura de textos políticos de Marx, como o 18 Brumário ou suas considerações sobre a Comuna de Paris, se tornasse prática mais frequente no Brasil. Hoje, quando se vê crescer o hábito de chegar ao sentido dos artigos pela ordem de prioridade que começa pela atração da imagem, passa pelo apelo do título e, muito raramente, se debruça sobre o conteúdo, as coisas vão ficando difíceis. As referências do escritor e as de uma maioria de leitores terminam sendo tão díspares que, por mais que se simplifique dez vezes o texto, ainda perdura o risco de confusão. Seria preciso ter uma noção, mesmo que remota, da aristocracia financeira francesa vista por Marx – e, é interessante, que é a mesma que Proust retrata no Em busca do tempo perdido – para compreender o que significa Moreira Franco e Michel Temer, embora num nível bem mais baixo que a elite lúmpen francesa daquela época. Agora, sem compreender isso, se perde de vista o perigo que representa uma cópia tropical de Adolphe Thiers (se tiver oportunidade de representar o mesmo papel num futuro próximo). Para simplificar, digo o seguinte: a Terceira República francesa, começa com o assassinato de 20 mil trabalhadores em Paris (‘comunistas’), milhares serão conduzidos em vagões de gado (como os judeus 70 anos depois) para campos de concentração e vão morrer neles. Ou seja, a Terceira República francesa inaugura as práticas do Terceiro Reich alemão. O Terceiro Reich alemão tem numa das suas frente a luta contra o socialismo, a social-democracia, ou seja, os trabalhadores alemães (e aqui no Brasil temos a luta contra o “comunismo” do PT). É preciso ter uma visão do universo torpe de figuras como Temer, do rebaixamento da política à categoria lúmpen, que a Globo está implementando, para perceber alguns riscos da presente
conjuntura. Abraços.
Sérgio Vianna
29/09/2016 - 11h30
Sem exageros, Bajonas Teixeira. Menos, Camarada!
A intensidade dos ataques da Globo ao Lula, por exemplo, não se pode medir pelo uso de palavras, substantivos e adjetivos, para se definir o que é mais ou menos indigno, em relação a Temer.
Lula passa por mais de uma década de desconstrução pela Vênus Platinada e suas cópias gêmeas da mídia tupiniquim. Temer pode até sofrer um pouco com as últimas lembranças que você registrou como tratativas dedicadas à escória. No entanto, não dá pra medir uma coisa pela outra. A Globo, insisto, humilha Lula há mais de uma década, e trouxe o país para esse conflito que ganhou as ruas, com a intolerância mais explícita de nossa recente história social. Talvez tenha contribuído para retirar o véu da hipocrisia e do cinismo que regia as relações sociais. Nem assim acho que valeu a pena estimular esse ódio sem limites.
Quanto a Temer, de fato é a escória que assaltou o país. Nada que alguém desconhecesse, ainda que com o mínimo de informação. Necessário registrar que esses mesmos segmentos e indivíduos conhecem muito bem que a intenção primeira é chegar ao novo presidente ser eleito pelo Congresso, o que se dará a partir de 1º de janeiro próximo. E talvez, tentar eleger um tucano para conquistar o que pelo voto foram derrotados quatro vezes. E com a interpretação de que seriam derrotados uma quinta vez interromperam o processo democrático – muito frágil – que o Brasil havia alcançado para correr menos riscos.
Sérgio Vianna
29/09/2016 - 11h33
Faltou completar: Nesse processo GOLPISTA da Globo e suas iguais o interino golpista Temer era só uma ferramenta temporária. Alcançado o golpe, agora vem o golpe dentro do golpe, como também é da tradição dos golpistas tupiniquins. Iniciou-se a desconstrução do temerário presidente para dar curso à história programada: eliminar o PMDB e dar espaço ao PSDB.
Jorge Leite
29/09/2016 - 11h47
Perfeito.