Uma carta aberta ao jornalista Flávio Freire, que escreveu uma matéria no O Globo sobre a saída da minha mãe hoje (01 de agosto de 2016):
por Alice Requião, no Facebook
Eu não te conheço, mas você escreveu uma matéria hoje sobre minha mãe, Mônica Moura, que foi solta depois de mais de 5 meses em custódia, e sorriu dentro do carro.
Deve ser bom, né, falar da vida de gente que você não conhece, que nunca encontrou, que não sabe nada da história ou do caráter… Simplesmente porque você tem o espaço de um jornal, que todos vão ler e acreditar no tom da notícia que você está dando.
Queria te falar um pouco da minha mãe, pra você ter o mínimo de propriedade pra escrever sobre ela, da próxima vez que você o fizer.
Ela sorri. Ela sorri sempre. Ela ri até quando chora. Ela sorriu desmedidamente até no dia que eu fui visitar ela numa penitenciária de segurança máxima, onde ela ficou 45 dias. Me deixaram vê-la depois de 30 dias que ela passou em período de “triagem”, onde só podia tomar banho de sol 3 vezes por semana, passava todo o resto do tempo trancada numa cela de 2 metros. Ficou as primeiras 48 horas seguidas nessa mesma cela, sem luz nenhuma. Sem saber que horas eram, sem poder pedir pra que os seus advogados trouxessem uma lâmpada, afinal, eram regras do presídio. Sem acesso a uma caneta pra escrever uma carta pros filhos dela. Com as costelas machucadas porque estava dormindo num colchão fino que fazia com que ralasse as costas a noite toda. Ah, ela estava na ala das prisioneiras do PCC, umas das mais perigosas do país.
Não, ela não tinha sido condenada… Sequer julgada… Mas aí estava. Cada vez que ela tinha que ver um advogado, o que acontecia diariamente, ela precisava fazer aquela revista humilhante, sem roupa alguma.. Mas sabe o que ela fez nessas 3 horas que permitiram que eu ficasse com ela? Ela sorriu. Riu, deu gargalhada de cada história que contei. Sorriu com a alma mesmo, riu de chorar.
Desculpe, se te incomoda muito, Flávio. Mas é o jeito que a minha mãe sabe viver. Eu sei que você e muitas pessoas preferiam que ela estivesse triste e cabisbaixa no pior momento da vida dela.
Mas a minha mãe é assim: ela sorri. O que você chama de não demonstrar fragilidade, é apenas uma felicidade interna que injustiça nenhuma desse mundo vai tirar dela. E eu só posso agradecer ao universo por isso. Sei que pra você não é nada pessoal, é só mais uma matéria lixo que você acha que vai ter alguma audiência ou alguns amigos vão compartilhar no Facebook. Mas pra mim não, pra mim é a minha vida toda, é a mulher que eu mais amo no mundo sendo retratada como uma pessoa sem sentimentos.
Eu espero, de coração, que você tenha alguém na sua vida como a minha mãe: que ri e sorri mesmo quando as coisas não vão nada bem.
Barbara Church
11/05/2017 - 21h00
Bonito! Gostei da resposta.
raquel silva
03/08/2016 - 16h27
Parabens, voce tem uma mae de fibra e todo o meu respeito.
Antonio Fagundes
03/08/2016 - 11h26
Amigo se sua mão sorri tanto é sinal de que não revelou tudo que sabe ou necessita de um psiquiatra urgente !
daniel
13/05/2017 - 13h54
que diferença de trato..né com as mulheres dos ladrões coxinhas e golpistas…
isdo o Moro adora ! DESGRAÇA
hb cwb
02/08/2016 - 21h38
Já faz tempo que é conhecida a guantánamo da república de curitiba e seus métodos de intimidação e coação!
http://www.tijolaco.com.br/blog/tortura-de-moro-e-desmascarada-em-video-de-novo/
Michelle Cunha
02/08/2016 - 21h06
Não tem esquerda, não tem direita. Há ladrões dos dois lados. E lugar de ladrão é na prisão, respeitando-se, é claro, o devido processo legal.
Ercy Delgado Dias
02/08/2016 - 19h54
Interessantes esses defensores de bandidos golpistas. Para eles tudo de ruim aconteceu no governo do PT e foi provocado pelo mesmo. Esquecem esses “sábios” que nosso Brasil estava indo tão bem que chegou a patamares nunca antes imaginados para tão curto espaço de tempo. Mas se livrar da pecha de quintal não é fácil pois os feitores estão espalhados pelo Congresso, Judiciário e afins. Esses não se sentem brasileiros, afinal aqui só tem um povo tupiniquim que sonha em conhecer e , quiçá, morar em terras alheias, lá de onde vêm as ordens sobre essa pátria tão desrespeitada. Para provarem suas eternas submissões, entregam todo tesouro que aqui houver, tocam fogo onde preciso for, derrubam de maneira absolutamente inescrupulosa quem os impede de fazer tal pilhagem!
Infelizmente têm, entre os vassalos, seguidores e esses antipatriotas são todos patéticos, sequer se dão ao trabalho de pensar!
E assim se consuma a volta à escravidão de um povo que sonhou ser livre!
Cidinha
02/08/2016 - 23h32
Gostaria de compartilhar , dando os devidos creditos é claro!
Ercy Delgado Dias
03/08/2016 - 02h07
Me sinto honrada! Fique à vontade! Abraço!
Galvão
02/08/2016 - 19h50
Se a justiça do país não tivesse sendo conivente com os crimes que Sérgio Moro vem cometendo, essas torturas a que foi submetida Senhora Mônica Moura seria motivo suficiente para que os tribunais superiores anulassem a fiança, e as declarações conseguidas com praticas similares às que são submetidos os presos da Guantánamo dos EUA. A conclusão que se pode chegar é que juízes do STJ e STF foram grampeados, e estão nas mãos do Janot por terem “rabo preso”.
Galvão
02/08/2016 - 19h22
Se a justiça do país não tivesse sendo conivente com os crimes que Sérgio Moro vem cometendo, essas torturas a que foi submetida Senhora Mônica Moura seria motivo suficiente para que os tribunais superiores anulassem a fiança, e as declarações conseguidas com praticas similares às que são submetidos os presos da Guantánamo dos EUA. A conclusão que se pode chegar é que juízes do STJ e STF foram grampeados, e estão nas mãos do Janot por terem “rabo preso”.
Raimundo Bujão
02/08/2016 - 15h57
Armando,
Comecei a ler seu texto mais não precisei concluir, pois percebi, que vc, além de trouxinha, sem qualificação, mente descaradamente, nas suas palavras, por isso, não concluir a leitura, não discorrer sobre seu texto, pois não posso da bom dia a cavalo, que me desculpe o nobre animal, mais vc está pra lá disso, apenas aconselho que refaça sua escrita, pois neste espaço tem pessoas que não vai conseguir ler seu texto.
Raimundo Bujão
02/08/2016 - 15h52
Seu estupido Ricardo, se alguém esta roubando é Sergio Moro, que vai abocanhar 20 por cento ilegal, segundo o Supremo, para a caixinha da República de Curitiba. Esse dinheiro é fruto do trabalhos deles que está sendo usurpado por este coluio de Curitiba, ou vc não sabe ler, tens o direito de ser trouxinha, mais tem que saber ler.
Wagner Cunha
02/08/2016 - 15h42
PARABÉNS!!! Sou leitor de O Globo, sim li a notícia como uma qualquer, mas quero dizer que independente de fatos ou opiniões, o seu amor de filha fala e me coloca como admirador de sua carta,
de coração, MEUS PARABÉNS!!!
Helio do B
02/08/2016 - 14h39
Sorria e sorria bastante, porque o sorriso incomoda, principalmente aos infelizes q gostam curtir suas frustrações com a tristeza alheia.
Adriana
02/08/2016 - 15h18
Coitada neh! Quanta gente que tá com as costas moídas no hospital pq não tem cama, agora vem essa patricinha… Que vive muito bem com dinheiro da população, falar que a mãe dela é santa… Muita paciência… A qualidade de cadeia hoje não está muito longe da qualidade das escolas na periferias… Ou o hospital da periferias … Ou o transporte público… Tudo tá sucateado…
Agora o que não é justo é ela ajudar a roubar milhões do povo, e alguém tem que fazer algo… No fundo eu tb duvido um pouco de qual eficiente está sendo o Moro… Mas precisamos de mudança… E se ela for culpada tem que ser presa como qualquer outra pessoa nas mesmas condições..
Ricardo Jr
02/08/2016 - 14h18
Com a grana que roubou eu também daria gargalhadas. Muito me entristece ver esses pseudo esquerdistas defendendo criminosos em nome da ideologia. A gargalhante tem milhões para pagar advogados medalhões, mas e quanto a multidão de infelizes que não tem essa sorte e que estão presos há meses, anos sem que tenham sido julgados? Cadê as vozes solidárias? A falta de moral da esquerda brasileira atual afastou por completo as chances de termos um governo verdadeiramente socialista para sempre. Vocês estão dando moral para bandidos, espero que um dia percebam isso.
Pedro Sanches
02/08/2016 - 15h21
VOCÊ ME DESCULPE MAS FALTA DE MORAL SÃO DAS ELITES BRASILEIRAS ENTREGUISTAS E APÁTRIDAS, O QUE É REDEGOLPEGLOBO, O QUE É PSDB, DEM, PPS, SD? O SÃO SÃO FERNANDO H. CARDOSO, JOSE SERRA, GERALDO ALCKMIN, AÉCIO NEVES, ALOYSIO NUNES, RONALDO CAIADO, JOSE AGRIPINO, ROMERO JUCÁ, O QUE É SÉRGIO MORO, O QUE PROCURADOR CARLOS FERNANDO LIMA? O QUE É O PGR RODRIGO JANOT? O QUE É GILMAR MENDES? AS ESQUERDAS TEM MORAL SIM SENHOR, TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO PARA MATAR A SEDE DE MAIS DE 20 MILHÕES DE BRASILEIROS E LEVAR DESENVOLVIMENTO PARA O NORTE E NORDESTE, LUZ PARA TODOS MAIS DE 125 MILHÕES DE FAMÍLIAS BENEFICIADAS, 36 MILHÕES BRASILEIROS QUE NÃO TINHAM O QUE COMER ATÉ 2002, MUDARAM DE VIDA, 300 CRIANÇAS QUE MORRIAM DE FOME POR DIA NO BRASIL, NÃO MORREM MAIS, O PAÍS SAIU DA 13ª ECONOMIA MUNDIAL E VEIO PARA 7ª ECONOMIA, O BRASIL VIVIA NO FMI E SAIMOS EM 2005 E NÃO VOLTAMOS MAIS, O BRASIL NÃO FABRICAVA AS PLATAFORMAS DE PETROLEO E PASSAMOS A FABRICAR OS ESTALEIROS JÁ NÃO FABRICAVAM MAIS NAVIOS E VOLTAMOS A FABRICAR, O BRASIL EM 502 ANOS DESGOVERNADO PELAS ELITES FEZ 45 FACULDADES SÓ NOS ULTIMOS 13 ANOS FEZ 19 E TEM MAIS 4 PARA COMEÇAREM A FUNCIONAR, CRIANDO CONDIÇÕES PARA TODOS SEM EXCEÇÃO PUDESSEM FAZER UMA, ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS EM 100 ANOS FORAM CONSTRUIDAS 130, EM TREZE ANOS FORAM 422 ESCOLAS, VÁRIAS EXTENSÕES UNIVERSITÁRIAS FORAM CRIADAS MAIS DE 190, CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS ATRAVES DO PRONATEC PARA ADOLESCENTES DOS 15 AOS 90 ANOS DE IDADE NO BRASIL TODO, NUNCA TIVEMOS TANTAS OFERTAS DE EMPREGOS COMO NOS ULTIMOS 13 ANOS, ISTO SE CHAMA OPORTUNIDADE PARA TODOS, NOSSO BRASIL NUNCA FOI TÃO BEM CUIDADO COMO NOS ULTIMOS 13 ANOS, O QUE É MORAL PARA VOCÊ? É VOLTARMOS A NÃO TER NADA DISSO NOVAMENTE? COMO JÁ ESTÃO FAZENDO NESTES 2 MESES DE DESGOVERNO PROVISÓRIO APÁTRIDA? COM INCLUSIVE FORTE CAMPANHA DESTA GOLPISTAS CHAMADA REDEGOLPEGLOBO MANDANDO O TEMER ACABAR COM FACULDADE GRATUITA E ENSINO MÉDIO? ONDE JÁ SE VIU ISTO EM SÃ CONSCIENCIA?
O QUE VOCÊ DEFENDE MESMO?
Ricardo Jr
07/08/2016 - 05h04
Eu defendo tudo que você defende, mas também defendo a honestidade. Apontar o erro dos outros como justificativa para os nossos é sinal de falta de caráter. Em vez de ficar papagueando esse vitimismo rasteiro que a cúpula petista malandramente usa como argumento de defesa, deveria pensar mais nas consequências nefastas que a falta de caráter petista está ocasionando. Em 2003, com 100% de aprovação, deviam ter metido o pé na porta e acabado com esses esquemas de corrupção de uma vez por todas. Em vez disso, o que fizeram? Foram passear no jatinho da Odebrecht. Agora eu, você e todos trabalhadores nem direitos trabalhistas teremos mais. Tudo que foi feito de bom nos últimos 13 anos vai para o saco.
Vitor Sorenzi
02/08/2016 - 15h29
Baseado em??
Ricardo Jr
07/08/2016 - 05h28
Camarada, em 2003, com 100% de aprovação o Lula devia ter metido o pé na porta e acabado com esse esquema de corrupção que é quase secular. Meu pai há 50 anos já me falava desse e outros esquemas, qualquer negócio na Petrobras envolvia algum tipo de propina,o dono da empresa onde ele trabalhava na época levava uma maleta misteriosa todo mês para entregar a alguém lá dentro, dizia. E minha avó dizia sempre que não interessava se os outros faziam coisas erradas, o que interessava é que eu não fizesse de maneira alguma. O que os outros fazem é problema deles. E que não justificasse meus erros apontando os dos outros.
Galvão
02/08/2016 - 19h10
Um vagabundo que se esconde atras do anonimato – porque Ricardo Jr pode ser qualquer coxinha imbecil, para acusar alguém de roubar coisa que nem os FDP da Guantánamo do Paraná fizeram Tenha coragem de por foto e nome real nos seus comentários.
Ricardo Jr
07/08/2016 - 05h16
Vagabundo é a pqp, trabalho, sempre trabalhei e não tenho vergonha disso não. Imbecil é você. E se você é ignorante sobre como usar internet com segurança não é problema meu. E não sou coxinha, nunca fui e nunca irei a manifestação de plimplim. Se você com seu reducionismo tacanho de coxinhas x petistas não entende isso, sinto muito, precisa tirar poeira da cabeça. Eu não sou é teleguiado, tiro minhas próprias conclusões, certas ou erradas, são minhas. E sei o seguinte: ela tá rica pra caralho e eu vou continuar a contar trocados para pagar as contas. E outra coisa, aprenda a respeitar as opiniões dos outros, mesmo aquelas que você detesta. É sinal de educação e maturidade política.
hb cwb
02/08/2016 - 13h54
Fica cada dia mais explicita a existência da Guantánamo da
república de Curitiba, instrumento de tortura e coação, da empresa de delações
do Moro (aquele que procura crimes para os seus culpados), que tenta legalizar as
gorjetas e propinas cobradas sobre as delações obtidas nas suas masmorras da
qual a corporação do judiciário é totalmente conivente!
Mariah Schloss
02/08/2016 - 12h34
Como não leio opinião dos site oligárquicas, apenas me resta repudiar a falta de fundamentos que o “jornalismo” deles propaga, a filha tem mais competência para fazer matéria, do que um ignorante, que apenas quer lucrar na venda e nos cliques. Péssimo o comportamento dessa mídia, e dessa justiça de compadrio e beneces, apenas com seus familiares.
Paulo Soares casanova
02/08/2016 - 12h31
Infelizmente nós não vivemos em um Pais sério onde se prende e condena sem julgamento, isso chama ditadura da justiça pior vc fica sem jogo de cintura não ha a quem recorrer, STF um covardão corrupto e comprado com 41% de aumento nos resta agora somente a sorte e mais nada, aqui não é uma democracia aqui somos uma anraquia onde o acusador é o proprio Juiz lamentavel.
João Ostral
02/08/2016 - 12h06
Estamos vivendo uma ditadura, isto não se discute. Por enquanto é com os outros (injustiças), em breve ela nos pega também, de um jeito ou de outro.
Mário Gonçalves
02/08/2016 - 11h34
E como disse o marido da Mônica Moura para o juiz: 98% das campanhas no Brasil tem caixa 2. Será que irão investigar as demais campanhas ou não vem ao caso?
Marcos Augusto Neves
02/08/2016 - 10h32
Por falar nisso, alguém viu os donos de um helicóptero com algumas toneladas de pasta base de cocaína, se virem favor informar a PF e ao Moro. Vergonha!
gilberto
02/08/2016 - 09h55
Trata-se do ganha-pão de empregados do PiG, porque jornalistas de verdade não se submete ao patrão.
boronov
02/08/2016 - 09h35
PITACO DO BORÔ: MORO SORRI NO INFERNO.
Popeye Comedor de Trouxinhas
02/08/2016 - 09h33
AI ESSES FILHOS DE RAPARIGA(PUTA) não querem que se chame esses canalhas que se dizem juíses de TORTURADOR, e o que é isso se não for tortura? Ha, o povo vai se levantar e quando fizer isso vai ser como na França CABEÇAS VÃO ROLAR podem escrever isso.
Marcos Nunes
02/08/2016 - 09h31
Método Guantánamo de Justiça. Ou seja, regime de exceção legal gerido por uma ditadura jurídico-policial. O que mesmo falava o Teotônio Vilela?
Maria Thereza G. de Freitas
02/08/2016 - 09h26
o que é essa lava jato? o que é esse “método” do moro? Ele precisa ser detido em suas arbitrariedades e ilegalidades. Merece ser julgado por um tribunal internacional. É um celerado. O pior é que tem seguidores. Somos esse tipo de gente, que se compraz com o sofrimento alheio? E nem adianta dizer que estamos perturbados apenas diante desses casos recentes e não nos importamos com os milhares de presos na mesma situação. Nós nos importamos, denunciamos, criticamos. Quem não se importa são as “otoridades” . Essa lava jato é a coisa mais corrupta e asquerosa que já vi.
Arnaldo D. Q.
02/08/2016 - 13h34
Realmente. Certos e lúcidos são os que colocaram o país na situação que está hoje. Certos e lúcidos são os que não chamam de retrocesso colocar a economia em encolhimento num patamar de mais de dez anos atrás. Certos e lúcidos são os que fazem índices de desemprego que beiram os de 20 anos atrás. Certos e lúcidos são os que retiram das universidades e do caminho da qualificação profissional e intelectual uma população que levou mais de 20 anos para chegar, piorando os índices de acesso em nível mundial e ainda se rotulavam “pátria educadora”. Isso tudo tirando recursos da educação e da saúde, que mostra tbém índices de DIMINUIÇÃO de acesso aos serviços, o que se traduz em mortes por falta de atendimento (ou insuficiência dele). Certos e lúcidos são os que dão bolsas com uma mão e produzem inflação, desemprego e mortes com a outra. Certo e lúcido é passar 30 anos bradando contra empreiteiras e, após passar para o outro lado, defendê-las e ter TODAS as suas palestras e passagens pagas por elas. Certo e lúcido é falir a maior empresa do país, comprometer os fundos de pensão de seus funcionários e não dar explicações disso. Certo e lúcido é deixar um caixa com provisões de pagamento de pessoal e de serviços para três meses. Certo e lúcido é passar 30 anos bradando contra 300 picaretas com anel de dotô e trocar o justo brado por Land/Range Rovers. Certo e lúcido é transformar a 6° economia mundial novamente em nona (como há 30 anos). Lúcido e certo é colocar gente na “classe média” e, em cinco anos, tirar 1,5 vezes essa população de lá. Certo e lúcido é, apesar de questionar a vida toda, esconder-se atrás do “foro privilegiado”, é retirar-se da cerimônia de homologação da constituição e, hoje, apelar para ela a todo momento. Lucidez é culpar um governo de dois meses pelo resultado de decisões de pelo menos seis anos. Certo e lúcido é não saber por qual motivo as manifestações contra o impedimento mobilizam apenas os setores organizados e diretamente ligados a movimentos políticos definidos. Lucidez é polarizar o pensamento social e político entre direita e esquerda. Lucidez é ignorar o indivíduo. Lucidez é ainda ter esperança em um Land Rover, pelo menos.
Ricardo Jr
02/08/2016 - 14h23
Apoiado!
Maria Thereza G. de Freitas
02/08/2016 - 15h04
vc tem razão. certos e lúcidos são os que não aceitam as regras do jogo, que não hesitam em jogar o país no caos e cogitam entregar todo o patrimônio conquistado a interesses externos. Ninguém disse que havia um governo perfeito (nem nunca haverá). Para corrigir as distorções existem eleições periódicas, leis e normas. Lutar por mudança é completamente diferente de querer impor uma vontade ao arrepio da lei.
Pedro Sanches
02/08/2016 - 15h52
OS QUE FIZERAM ISTO SÃO OS QUE VOCÊ ESTÁ DEFENDENDO, A REDEGOLPEGLOBO, O PSDB,DEM,PPS, SD, JUDICIÁRIO E OS PARLAMENTARES, E TAMBÉM A SUA FALTA DE UM MÍNIMO DE CONHECIMENTO DE GEOPOLÍTICA QUE BANDIDOS COMANDADOS POR AMERICANOS PARA OBTEREM OS SEUS OBJETIVOS DE TOMAREM AS RIQUEZAS DE UM PAÍS USAM SEUS PODERES DE DINHEIRO ENTRE TREINAMENTOS DE ENTREGUISTAS DE PAÍSES PARA DAREM O GOLPE PARECENDO UMA LEGALIDADE.
Arnaldo D. Q.
02/08/2016 - 16h51
Esqueceu os alienígenas
Galvão
02/08/2016 - 19h49
Pensei também no esquecimento da genitora dos coxinhas FDP
Luciane Cuervo
02/08/2016 - 09h21
Enquanto isso as corjas da família Cunha, Aécio é tantos outros com denúncias e mais denúncias robustamente comprovadas já, seguem soltos e gastando centenas de milhares de reais da sociedade!
maria nadiê Rodrigues
02/08/2016 - 09h06
Pelo visto, Mônica foi encarcerada como numa ditadura, constatando que vimos sabendo: para que as condições indignas a levassem a dedurar todo mundo. Delação forçada. Foi bom saber.
Gerson
02/08/2016 - 09h11
Como foi com outra esposa de um empresário preso, que mesmo recém submetida a cirurgia nos dois joelhos foi colocada numa cela sem vaso sanitário. Imagina uma pessoa com esse problema tendo que ficar agachada suportando o peso nos joelhos recém operados. Isso é tortura ou não?