(Comissão do Impeachment do Senado. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Por Ricardo Azambuja, correspondente do Cafezinho no Senado
A Comissão Especial do Impeachment teve, na semana, importantes testemunhos de defesa da presidente afastada Dilma Rousseff, como os ex-ministros Renato Janine Ribeiro (Educação), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e Miriam Belchior (Planejamento). A defesa argumenta que os créditos suplementares ao orçamento editados por Dilma — que integram a denúncia — eram legais e não afetaram a meta fiscal, por terem origem em recursos próprios das pastas a que se destinavam.
Os depoimentos das testemunhas de defesa seguem até a próxima quarta (29). Vão ser ouvidos três ex-ministros dos governos Dilma: Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário; Aldo Rebelo, da Defesa; e Luís Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União.
Até o momento, a Comissão do Impeachment ouviu 35 testemunhas nesta segunda fase do processo – a fase de pronúncia – que se destina à coleta de provas e à decisão sobre a pertinência da acusação por crime de responsabilidade.
A atual fase de depoimentos deve ser encerrada em 4 de agosto, e o julgamento final do processo pode ocorrer a partir do dia 9 do mesmo mês. O depoimento de Dilma está marcado para 6 de julho, mas ela não é obrigada a comparecer, podendo ser representada pelo seu advogado, o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Últimas notícias
O assunto impeachment recebeu neste sábado (25) uma declaração surpreendente que pode favorecer a presidente afastada Dilma Rousseff em seu julgamento no Senado. A líder do governo Temer no Congresso, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), em entrevista à rádio Itatiaia, afirmou que, em sua opinião, Dilma não foi afastada do cargo por causa das pedaladas fiscais, mas sim em razão da crise política. O advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, confirmou que vai transcrever as frases e anexar o discurso da senadora na defesa da presidente.
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) também criou constrangimentos para aqueles que defendem o impeachment da presidente, dizendo que Dilma não cometeu crime e afirmando que o relator da Comissão do Impeachment no Senado, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB-MG), fez em Minas Gerais exatamente aquilo de que acusa Dilma. Segundo ele, “É muito cinismo! Se os governadores, a maioria deles, fossem julgados com os mesmos critérios com que julgam a presidente afastada, não restaria um se quer no cargo.”
Ricardo Edmundo Cecconello
28/06/2016 - 08h37
O MILAGRE DA FAÍSCA DA FOGUEIRA SANTA DO BISPO “MORO”
Para mim, e meus anseios, essa faísca seria a coercitiva da mulher do Cunha. Seria, a meu ver., uma fogueira e tanto. Claro que isso, para os membros do silêncio omissivo dos inocentes santos, não vem ao caso.
Joao Carlos Santos
27/06/2016 - 08h55
O Brasil não é mais uma República Democrática.
Na última eleição presidencial, o povo deu um não aos políticos do PSDB, com seu candidato Aécio Neves, elegeram, legitimamente a presidenta Dilma Rousseff e o programa de governo do PT. Ora, o vice-presidente foi o senhor Temer, portanto, não tem cabimento a presidenta ser afastada do cargo e seu vice assumir e empossar os derrotados e inimigos políticos do partido que o elegeu, sem respaldo do poder do povo para governar em nome de um golpe político.
Se, o Brasil é uma República Democrática, deixou nesse momento de sê-lo. Já que, quem governa,
são os derrotados nas eleições; empossados pelo vice no cargo em desfavor dos eleitos pelo povo.
Obviamente, que trata-se com 100% de certeza, de um golpe político e de Estado, tanto na vontade
soberana do povo brasileiro, quanto nos fundamentos da constituição do país, que diz que o Brasil é uma República, de direito Democrático. Não é o que está acontecendo; portanto o Brasil tornou-se Estado ditatorial, e não mais democrático; comandado por um usurpador, saltimbanco, com passado corrupto e apoiado por uma mídia que provou que realmente é golpista.
Nando Oldenburg
27/06/2016 - 12h10
Isso aqui é a esbórnia, a lógica dos contrários, a terra do absurdo, república das bananas e dos bananas. Quando se vê uma total inversão de valores e de fatos como a que presenciamos somos obrigados a parar, pensar e reconhecer: nosso país está doente, muito doente. Sempre foi mas agora parece que o paciente está em estado terminal. Rest saber se ficaremos lugados a aparelhos para manter artificialmente a vida ou se reagiremos para tentar nos auto-curar.
Augusto Celso Reis Nogueira
26/06/2016 - 22h06
Eu não nunca vi tanto cinismo no mesmo lugar. O país está a entregue de uma classe política corrupta e canalha.
Messias Franca de Macedo
26/06/2016 - 20h02
… E como fica, agora, aquela cara de pau [e de paspalho] daquele procurador [golpista!] do MP [golpista!] no TCU [golpista] a $erviço dos nazigolpistas?
Um servidor público federal que comete um hediondo crime administrativo contra a nação, além de ser exonerado sumariamente do cargo, deverá passar quantos anos encarcerado numa penitenciária de segurança máxima?
***
… Ainda sobre a covarde e traiçoeira senadora golpista!
O pior do pecado é a confissão do pecado!
“senadora” Rose de Freitas por Rose de Freitas
https://www.youtube.com/watch?v=wAIy3NGST_Q
Messias Franca de Macedo
26/06/2016 - 19h58
EXTRA! EXTRA! EXTRA! SENSACIONAL!…
A senadora Rose de Freitas já havia denunciado o golpe bem antes desta última confissão!
VERDADE!
Especificamente, a partir dos 03:00 do devastador vídeo abaixo!
https://www.youtube.com/watch?v=TY8LzYEJRaA
Cesar de Sousa
26/06/2016 - 17h50
Nunca vi tanto inocente de Sender a Dilma. Ela eh tao pilantra quanto os companheiros do congresso. Eh hora de tocar fogo no congresso e renovar o sistema político. Todos canalhas.
Helder
26/06/2016 - 18h41
Ou seu jegue será que vc inda não entendeu que não ouvi crimes de responsabilidade fiscal. Quê isso tudo não passa de um golpe. Seu jumento inracional vc é triste vc é do tipo Maria vai com as outras.kkkkkkkk
Helder
26/06/2016 - 18h47
O Brasil parou isso tudo foi culpa desse canalhas dos deputados federais que barraram todos os projetos em posto pela presidente Dilma. Porquê que esses canalhas queria era que a Dilma barrace com a operação lava jato coisa que a Dilma não fez ai eles querem da um golpe desfarsado de impeachment. Seu burguês de araque.
renato andretti
26/06/2016 - 12h45
Diante de tanta hipocresia.
diante de tanta falta de honradez
Diante de homens e mulheres que
atentam contra os principios da POLITICA
E a POLITICA é algo sagrado, pois mantem
as vidas da Nação em movimentos constantes
È a voz da comunidade e sociedade..
Diantes de tudo isto..esta
DILMA
A QUERIDA..
IMPAVIDA QUE NEM COLOSSO.
EXEMPLO PARA OS VELHOS, IDOSOS
CRIANÇAS E JOVENS, MULHERES E HOMENS.
PARA MEUS FILHOS…PARA MINHA FAMILIA.
GUERREIRA DO POVO BRASILEIRO..
SERÁ CARREGADA NAS MÃOS DO POVO QUE
TEM POR ELA A CERTEZA QUE SEUS VALORES
ESTÃO SOBREVIVENDO A TANTA DESFAÇATEZ
VOLTA QUERIDA, MAS NÃO ANTES DE ANDAR
JUNTO AO POVO AGORA NAS OLIMPIADAS..
DIVIRTA-SE QUERIDA
ENQUANTO DESRATIZAMOS O PALÁCIO, RAINHA!!!!
Jst
26/06/2016 - 11h44
Mas nem por isto a Dilma escapará do impeachment. Esta farsa é só para dar aparência de legalidade. Por isto tem até o golpista que queria aumento de salário, o Lewanbolski.(mistura de leviano e bolso) para garantir que a Dilma não escapa. Provavelmente o parecer do Satanástasia deve estar pronto desde o fim de 2014.
Geysa Helena Dantas Guimarães
26/06/2016 - 11h07
Valem de nada. Esse jogo é de cartas marcadas, o final já está acertado.
ROBERT RODOLFO
27/06/2016 - 00h38
Certo… e quem dá as cartas é o Tio Sam.
Raynal Vi F
26/06/2016 - 11h00
Esse IMPICHT me lembra o julgamento de JESUS, por 3x Pilatos disse: NÃO VEJO NELE CRIME ALGUM. Por 3x Pilatos disse : Esse homem É INOCENTE, mas o GADO ESTOURADO DA MASSA ( CLAMOR PÚBLICO/ OPINIÃO PÚBLICA) pedia sua Morte. Como eles teimaram 4x com Pilatos, Pilatos TIROU O DELE DA RETA, lavou as mãos. e ofereceu a Alternativa para escolherem, um bandido que fazia rebeliões e estava preso por homicídio, em detrimento de soltar o Nazareno que por 3 anos e meio, por onde andava SÓ FAZIA O BEM. O que Pilatos fez, foi dizer algo como: Estão vendo? Isso aqui é uma PEDRA ( Jesus ), mas se vcs QUISEREM, eu digo que isso é um PAU ( perverso e culpado ). Por 3x Pilatos disse, meu Julgamento como Juiz é de que esse homem NÃO COMETEU CRIME ALGUM = É INOCENTE!, Mas, mas, COMO VCS QUEREM que Ele morra, TUDO BEM, FAÇO O QUE VCS “QUEREM”. Os Senadores, a mídia GOLPISTA, A MASSA DO GADO ESTOURADO NAS RUAS dizia, sabemos que Ela não Cometeu CRIME, MAS NOSSA VONTADE, é que Ela SAIA.
O mesmo com o JAPA DA FEDERAL, um sujeito respondendo a CRIME de Contrabando, pego na Operação da PF, é a MASSA DO GADO ESTOURADO NA NET SONHANDO com ele encarcerar o ex Presidente Lula, que nem Inquérito tinha contra ele. Um símbolo do Absurdo dessa VAZA-JATO, pode ser visto, transitando da Sede da PF, para a JUSTIÇA FEDERAL de Moro, em CURITIBA, COM UMA TORNOZELEIRA ELETRÔNICA, O JAPONÊS DA FEDERAL, em que mundo nós estamos que Nunca se aprende a VIOLÊNCIA que cometeram com JESUS, de CONDENAR UM INOCENTE e SOLTAR CRIMINOSOS E CONDENADOS. Vou responder, em Apocalipse diz sobre NOVOS CÉUS E NOVA TERRA, “ONDE HABITA A JUSTIÇA”, pois é, JUSTIÇA LÁ. Deu pra entender, porque a regra aqui, é a REPETIÇÃO de ERROS QUE NUNCA se APRENDEM com Eles.
LL Vanderlei
26/06/2016 - 09h07
Acho irritante essa linha de reportagem. Alô, Cafezinho e demais blogs de esquerda ou ditos “progressistas”, é golpe! Um golpe político-jurídico-midiático. Pouco importa se teve “pedalada” ou não. Pouco importa que burocratas e ex ministros falem em defesa da presidente Dilma. Se é golpe, por óbvio, as leis, a contabilidade, a ética, as regras…tudo vai pro lixo. Só venceremos esses bandidos com um levante popular em todo o Brasil. Não há salvação sem protestos, greves e desobediência civil.
Valdir Dantas
26/06/2016 - 10h17
TAMBEM ACHO ISSO. ,OS VOTOS DOS SENADORES CORRUPTOS SÃO FAVAS CONTADAS.
Elena Osawa
26/06/2016 - 19h15
Exemplo disso é o tal Romário, que para seduzí-lo Temer está cedendo-lhe indicações para Furnas. Eita baixinho do capeta!
Ronaldo Braga
26/06/2016 - 10h18
É isso aí Vanderlei. Concordo plenamente. Ficam dourando a pílula. Tentando dar ares de legalidade a um estupro televisionado. Vou repetir o que você disse: “Não há salvação sem protestos, greves e desobediência civíl.”. Perfeito!
Octavio Filho
27/06/2016 - 12h36
E boicote a FIESP.
Jst
26/06/2016 - 11h45
concordo plenamente, enquanto o povo ficar quieto a borracha vai ……
Octavio Filho
27/06/2016 - 12h35
As vezes temos que dar um tapa na cara das pessoas para que elas se reabilitem. Acho que muitos não acordaram ainda, realmente. Temos que nos preparar para a consumação do golpe. E não ficar com esperanças fúteis de que, um número grande de políticos a beira de serem investigados e presos, vão desistir de afastar definitivamente uma presidenta que permitirá a continuação das investigações. Se o vazamento do pedido de prisões do Sarney, Jucá e Renan, foi feito pela própria turma do Janot, significa que ele pediu para ser afastado depois do impítimam. De forma que o novo PGR engavete tudo contra os golpista e continue na linha de só investigar e prender mesmo sem provas os políticos e empresários ligados ao PT.
Sérgio Rodrigues
26/06/2016 - 02h09
O PMDB, PSDB, PSB e PPS são inimigos da democracia, golpistas e ponto. O resto é conversa mole!…
Under_Siege@SAGGIO_2
26/06/2016 - 04h26
O atual governo e os parlamentares que o suportam não escondem nem hesitam em afirmar que o Impeachment da presidente Dilma É APENAS POLITICO. E ponto final. Como já disse o GM, tem que ter é o numero de votos necessários para BARRA-LO. A presidente AFASTADA tem os tais VOTOS? Parece que não. Assim sendo, sigamos os conselhos da futura prefeita de Sampa, Martaxa… :(
darcy cru
26/06/2016 - 07h41
Dilma já estava condenada desde que ganhou a eleição, logo que o Aecio Aegyptis, o homem mosquito que inoculou ódio a nação, chamou o PT de quadrilheiros, o resto faz parte do golpe. E vai ser assim até prenderem o Lula. Não adianta defesa por mais justa que seja. Voltemos ao cícurlo de horrores na Câmara dos deputados, se Dilma ainda estivesse mancomunada com o tétrico PMDB do Cunha ( a dissidência aconteceu semanas ates) ela sairia incólume daquele embuste, mesmo que tivesse cometido o crime mais hediondo da história. Onde a justiça.
FABIO JOSE VIEIRA
27/06/2016 - 23h57
ESCALÃO DO GOLPE: 1o. FHC, SERRA, AÉCIO e GLOBO; 2o. CUNHA, TEMER e RENAN #PolíticosCorruptosGolpistasNãoSerãoReeleitos