PEC estabelece obrigatoriedade de diploma de curso superior para cargo eletivo
A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 194/16, que estabelece a exigência de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área como condição de elegibilidade para os cargos de senador, deputado federal, estadual ou distrital, presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, prefeito, vice-prefeito e vereador.
O autor da proposta, deputado Irajá Abreu (PSD-TO), diz que busca, com a PEC, “estabelecer um patamar superior para aqueles que tenham a intenção de concorrer a cargos eletivos”. Para ele, os aspirantes a cargos eletivos “devem ter, na busca de soluções dos problemas nacionais de forma duradoura, uma visão mais profunda da realidade brasileira, o que a disponibilidade de conhecimentos integrados por uma visão acadêmica pode propiciar com maior efetividade”.
“Hoje, verificamos que muitos membros do Poder Legislativo possuem, inclusive, dificuldade de leitura, o que impede que os membros atuem de modo efetivo nas suas funções constitucionais, na medida em que o exercício de tais funções torna-se cada vez mais complexo e dependente de conhecimentos específicos”, afirma o deputado.
Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto àadmissibilidade. Caso seja aprovada, será examinada por uma comissão especial criada especialmente para essa finalidade. Em seguida, precisará ser votada em dois turnos pelo Plenário.
ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
edição – Marcia Becker
josé
05/06/2017 - 11h42
Uma proposta dessa natureza nem consegue nascer viva , pois já é uma nat morta, no entanto ridícula, é só vê o que aconteceu com Color de Melo, é isso!
Oitava Dão
22/06/2016 - 17h11
Haha, Jesus estaria enrolado.
Luiz Carlos
18/06/2016 - 18h42
Lamentável os comentários estarem invadidos por preconceituosos, trolls e pagos em geral. Poucos comentam com honradez, com espírito de participar da discussão. Já ví que quando o assunto se refere, direta ou indiretamente a Lula, aparecem comentaristas do nada. Deve haver um aviso para a galera participar, isto há muito tempo.
Brancaleone
13/06/2016 - 16h48
Enéas Carneiro estava certo.
Halter Maia
07/06/2016 - 23h51
Será que vão recusar títulos superiores tipo ‘honoris causa’? O Lula tem uma coleção maior que a do FHC…
Paulo César
07/06/2016 - 21h47
Cafezinho dura quanto tempo sem a verba pública paga pelo PT?
Rubens Dultra E Silva
07/06/2016 - 17h05
Esta lei claramente visa manter a plutocracia. Estamos tendo um retrocesso não de 40 anos, mas de alguns séculos. E ler esses comentários é um show de arrogância e preconceito.
Luana Mineiro
06/06/2016 - 18h54
Hoje em dia se vc não tiver formação superior não é valorizado no mercado de trabalho – então porque temos que aceitar presidentes sem formação para o cargo maior do país???!!! Tá certo – eu APROVO!!!! Lula além de não ter formação já provou que é desonesto e não tem caráter!!!!
Jesus
07/06/2016 - 16h21
Vocêesta por fora
Marlene Salles
06/06/2016 - 13h43
Isso é o correto. Se para cargos publicos é preciso de um monte de predicados, que dirá para presidencia da republica. Tinha que ser assim para todos os cargos politicos. É uma vergonha o país ser governado e legislado por semi-analfabetos. Inclusive temos que fazer cumprirem a lei de fichas limpas para cargos publicos.
Ricardo Santos
06/06/2016 - 13h30
o LULA tem titulo the honoris causa dado de graca pela universidade de Coimbra, isso vale como curso superior!!
Maria Helena
06/06/2016 - 22h04
Tem certeza que foi de graça?Honoris causa,não serve para nada,é meramente simbólico
Carlos Eduardo
07/06/2016 - 18h36
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Abbah Kaxie
07/06/2016 - 13h23
Me poupe.
Rene Correa
06/06/2016 - 11h32
O erro começa lá atrás.
Se analfabeto e menores inimputáveis são aceitos como capacitados a discernir e portanto votar, quem sabe desenhar o nome pode ser candidato. Nada mais justo.
Alvarenga
05/06/2016 - 13h05
A proposta é totalmente logica e correta. Na verdade até voto de eleitor sem formação ou experiencia profissional deveria valer menos. Se quisermos avançar e progredir como pais ( o que é bom pra todos ), precisamos deixar de ser bobos e tomar medidas tecnicas e sérias. Gente sem formação ou experiencia não tem como gerenciar um pais de forma correta. Isto é simples e óbvio. Somente burro não enxerga isto.
Carlinda
04/06/2016 - 17h50
O Brasil não precisa de candidatos com nível superior. O Brasil precisa de candidatos com HONRADEZ superior.
Angela Dabela Lanoa
04/06/2016 - 16h47
Ainda dá tempo de fazer um tecnologo
Aldo
04/06/2016 - 15h05
Correto o objetivo da PEC. No mínimo vai evitar que picareta semelhantes ao Lula e Dilma sejam eleitos para representar os interesses do povo é do Brasil.
makiavell
04/06/2016 - 15h22
O Sociologo foi mestre na arte de comprar voto, e vender o patrimonio do povo .
Aldo
04/06/2016 - 18h13
O iletrado e a disléxica foram hábeis em mentir, fraudar, desviar e surrupiar dinheiro público, tudo em nome da democracia e do fim da pobreza.
Regina Lima
05/06/2016 - 09h00
Vou copiar e colar suas palavras pra denominar dois de seus exemplos: o sociólogo Fernando e o vendilhão Serra foram hábeis em mentir, fraudar, desviar, surrupiar o dinheiro publico, (por aí eu paro) venderam o Brasil e levaram comissões astronômicas. Pra não te ofender vou acreditar que nesse tempo, tu ainda nem era nascido.
Rene Correa
06/06/2016 - 11h41
Seu discurso “copiado e colado da militância” está ultrapassado e encarquilhado.
Pedro Paulo Pretti
06/06/2016 - 15h56
Que tal você alfabetizar o Lula no sítio dele(que não é dele) ou lá no apto dele(que também não é dele) em Guarujá! Você será remunerada em pixulecos! E peça a Dilma para bancar um corte de cabelo radical para você por apenas 5.000 pixulecos! Não esqueça também de renovar sua carteirinha de petista, ok?
Rene Correa
06/06/2016 - 11h39
Pelo pseudônimo creio que já deve ter estudado por um bom tempo.
Melhor voltar aos bancos escolares porque parece que ainda falta alguma coisa a ser entendida.
Jac Bueno
08/06/2016 - 23h03
Acho que você é que não entendeu que o professor universitário e sociólogo perdeu longe em comparação ao governo de Lula. O problema aqui foi o mesmo do Allende, não aceito pela elite que se uniu à Cia para derrubá-lo. Sempre é esse povo que se acha acima dos outros, que despreza os operários de quem depende, que acha que a universidade deve ser privilégio dos bem-nascidos, que acha que o Lichstentein onde habitam tem que ser preservado numa redoma dentro da Índia em que padecem os pobres.
Rene Correa
09/06/2016 - 07h52
Analise e confirme: FHC pavimentou a estrada para que LULA desfilasse por ela o que ele fez em grande estilo mas não deu manutenção e acabamos chegando onde estamos. Lula promoveu um grande jantar de gala para o povo brasileiro. Gastou o que tinha e o que não tinha.
Agora estamos a pão e banana. Simples assim e não há alternativa.
O PT não pode sair dessa sem pagar por isso.
Jac Bueno
09/06/2016 - 23h40
Você deve ser adepto de que o povo deve ser mantido a pão e água para o bem da casa grande. FHC não fez coisa alguma, pois o decantado real não foi criação daquela cabeça de abóbora, mas de uma equipe. Deixaram-no carregar os louros para alcançar a presidência para seu partido. Um sociólogo medíocre transformado em economista, essa só para os alienados. Jogou o país na maior inflação, quebrado e vendido, universidades sucateadas, escândalos abafados, uma figura patética, que nunca explicou por que vendeu a Vale por um valor aquém dos lucros que a empresa dava em uma semana e o resto talvez tenha ido para Paris. Seria letra morta se não fosse os abilolados que o endeusam. O que Lula deu ao povo pode ter sido um banquete, mas não. Pois do banquete nada fica, mas aqui na minha cidade temos nossa universidade restaurada, ampliada, aparelhada, cursos, professores concursados, estradas duplicadas, assim como a duplicação da que a une à capital, coisas que eram pedidas a décadas e ignoradas por todos os governos. O PT teria mudado a face desse país, mas foi sabotado por um Congresso canalha, Rombo? Com 347 bilhões em reserva? Nunca antes houve tanto. Vivíamos de joelhos ante o FMI que entrava no país dando ordens de arrocho para pagar os juros da dívida. O país parou? Parou porque tiraram os dirigentes das empresas. A corrupção parou? Sim. Parou no governo golpista e no Congresso. Está lá parada e abraçada com eles.
Rene Correa
10/06/2016 - 05h46
Seu conhecimento de economia é sofrível. Misturar reservas cambiais com deficit público não dá. Por outro lado seu discurso é da militância doentia. vender a Vale foi o melhor me
Jac Bueno
10/06/2016 - 20h58
Você deveria ter assistido à jornalista especializada em economia no Jô. Quem disse foi ela. Então diga a ela que seu conhecimento é sofrível. E o seu discurso é o maior ranço reacionário que já vi.É filiado aos partidos golpistas? Eu não sou filiada a nenhum partido. Eu quero é respeito à democracia. E o que é melhor para mantê-la não é nem de longe dar apoio à direita cretina.
Rene Correa
12/06/2016 - 19h11
Vamos por partes:
1-Jornalista especializada em economia? Falamos em ECONOMISTA não de “jornalista especializada”. Qualquer jornalista que mistura esses dois itens está querendo tapar o sol com a peneira. São coisas distintas. Se fossem iguais Dilma não teria cometido crime bastaria trazer as reservas externas e nada de decretos.
2-não sou nem nunca serei filiado a nenhum partido.
3-respeito à democracia – via nossa constituição – é o que estamos tendo.
4-se Temer é direita cretina é nela que até há bem pouco tempo se apoiou a esquerda caviar.
Só mais um detalhe: não sou contra a candidatura de Lula em 2018 não. Muito pelo contrário. Quero que ele se candidate e seja derrotado, juntamente com o PT, DEFINITIVAMENTE.
Carlos Eduardo
04/06/2016 - 23h28
Dilma tem graduação como Bacharel em Ciências Econômicas. Quanto a evitar picaretas candidatos, atente que o José Serra, não tem bacharelado em economia nem é registrado em qualquer Conselho Regional de nenhum estado brasileiro. Mas, isso não vem ao caso. APESAR DE LULA TER MOSTRADO, NOS OITO ANOS, que inteligência não pode ser medida pelo número de canudos, pós e mestrados, ENCANTANDO NÃO APENAS O BRASIL, MAS O MUNDO INTEIRO, ESSA TURMA DA PESADA NÃO ENGOLIU, E NUNCA VAI ENGOLIR, QUE UM PAU-DE-ARARA SAÍDO DO NORDESTE SE IMPONHA DIANTE DE OUTRAS NAÇÕES, PRINCIPALMENTE, DOS ESTADOS UNIDOS. E O MELHOR, O BRASIL, DE LULA, NÃO BAIXA A CABEÇA PARA O MUNDO. ISTO, A GLOBO, ESTADÃO, FOLHA, VEJA, O GLOBO…VOCÊ E O RESTANTE DA QUADRILHA NÃO ACEITAM.
Regina Lima
05/06/2016 - 08h53
É isso que os trouxas e os ricos não conseguem engolir!
Everaldo Apolinario Silva
08/06/2016 - 01h26
Nestas horas prefiro ser trouxa com dinheiro no bolso, que inteligente e pobre. Eu quero é Lula na cadeia, cago e ando quando me chamam de trouxinha. Petralhas são todos baba ovo do Lula, alguns até ganham para isso, mas muitos são babacas mesmo.
Rene Correa
06/06/2016 - 11h36
Lula com seu discurso populista demagógico conseguiu ENGANAR o mundo inteiro por um tempo mas agora TODOS estão conhecendo quem ele é realmente.
Carlos Eduardo
07/06/2016 - 18h42
Papo de mané. Lula é um homem público forjado na luta operária, que teve coragem para enfrentar de frente a pobreza no Brasil e com políticas públicas reconhecidas mundialmente. Um líder popular que mora no coração do povo, principalmente daqueles que tanto precisam. Tornou-se presidente do Brasil e maior liderança da História contemporânea.
Rene Correa
07/06/2016 - 20h24
Não tenho dúvidas. É papo de mané.
Mauro Sókrates
08/06/2016 - 02h39
Então prova que ele roubou, mané!
Procure na Grande Rede! O pai dos burros é seu amigo!
Rene Correa
08/06/2016 - 10h47
Diga onde e quando eu afirmei que ele roubou. Eu jamais disse que ele roubou mas que ele é um grande farsante e mentiroso, coisa que o próprio já afirmou em depoimentos.
Antes de postar algo avalie o que vai escrever para não falar bobagens.
Mauro Sókrates
15/06/2016 - 15h07
Ahan, senta lá, trouxinha! Ainda aguardando provas!
Katherine Carvalho
05/06/2016 - 01h53
O Lula não tem diploma convencional, mas é Doutor honoris causa! Está dentro!!
Dilma é economista!
Luiz Carlos
18/06/2016 - 18h37
Serra é que nunca apresentou seu diploma de economista que diz ter feito parte no Chile, parte nos EUA. Gostaríamos de vê-lo.
Li Alves
04/06/2016 - 13h43
Verdade, Lula é doutor! Hehehe
Rene Correa
08/06/2016 - 10h49
“Honoris causa” mas doutor.
Paulo Werneck
04/06/2016 - 12h47
Lula tem dezenas de titulos de doutor pelas mais renonadas universidades do mundo. Se a PEC é contra ele será um tiro n’agua. Lula é PhD. Chorem escondidinhos, ex-trouxinhas, ex-coxinhas.
Aldo
04/06/2016 - 15h06
Lula é PhD em mentir e roubar dinheiro do povo, inclusive o teu, P.W.
Paulo Werneck
05/06/2016 - 00h51
Engraçado. Ele deve ser PhD mesmo em mentir e roubar porque os escondidinhos ex-trouxinhas ex-coxinhas estão tentando descobrir algo para incriminá-lo e não encontram nada. Enquanto isso a FIESP violou os direitos autorais do artista que desenhou o pato e foi logo descoberta, os ministros do golpista caem um após o outro por corrupção (já tem gente na fila para cair), o Cunha foi afastado, o Aécio vai ser investigado… Nem sabem roubar os teus comparsas. A tua quadrilha é muito incompetente.
Rene Correa
06/06/2016 - 11h43
Concordo com parte do seu discurso bem treinado: a quadrilha petista é muito, mas muito mais competente. Pena, para ela, que “mentira tem perna curta”.
Li Alves
04/06/2016 - 12h44
Covardes medíocres! Então que também proíbam na Câmara e no Senado! Aí quero ver!
Deby
04/06/2016 - 12h40
Muito bem!É o mínimo para dar exemplo da importância do estudo as novas gerações. Chega de marginal analfabeto ter poder nesse país!
makiavell
04/06/2016 - 15h24
A Facul Augusta esta com teu espaco livre , Doutora.
Mauro Carriço
04/06/2016 - 13h33
Posso bancar o advogado do diabo? Alguém aí, contrataria um CEO para sua empresa baseado apenas na experiência mas sem formação?
Em tese, é um cargo de decisões. Não pode ser delegado a pessoas sem preparo. E incompetentes e corruptos existem em todos os níveis sociais e culturais.
Jadir Rocha
04/06/2016 - 09h25
Não adianta ter alto grau de escolaridade se não tem capacidade. O importante é a capacidade. Grau de escolaridade qualquer um pode conseguir, porém, capacidade é um privilégio individual.
Alvarenga
05/06/2016 - 13h07
Desculpe mas grau de escolaridade qualquer um pode conseguir em escola meia-boca, em escola seria somente gente competente se forma. E não tem como alguem desenvolver competencia e visão longa sem estudo, muito estudo.
17Abril2016
04/06/2016 - 08h30
PELOS DANOS CAUSADOS, EU PROPONHO QUE QUEM TEM FORMACAO UNIVERSITARIA SEJA INELEGIVEL POR 50 ANOS.
ANDREIA LIMA
04/06/2016 - 11h57
Eu proponho que aqueles que possuem grau superior e não fazem nada de bom fiquem inelegíveis por 1000 anos.#TchauTemer e cia
EDVALDO
04/06/2016 - 06h42
Querem impedir o melhor presidente. O melhor candidato.
Deby
04/06/2016 - 12h41
Olha a situação do país. Não pensa só em mortadela…
rita de cassia c.colacique
04/06/2016 - 02h37
A vivência e a sabedoria que Lula tem não se aprende nos bancos das faculdades!
Deby
04/06/2016 - 12h42
nem tãão esperto assim…seus roubos forma descobertos pouco a pouco …e vem mais descobertas desse patife por aí!
Pedro Paulo Pretti
06/06/2016 - 16h01
Sabedoria que só se aprende no meio criminoso! Vamos todos para Atibaia aprender como roubar, mentir e se dar bem! Assim poderemos ter vários idiotas como massa de manobra!
Pelezinho
04/06/2016 - 00h25
Eu proponho a obrigatoriedade de caráter superior…
Alexandre Moreira
04/06/2016 - 00h56
Perfeito! Temos que dar um basta nos abusos deste congresso facista. O congresso tem que representar a população brasileira, em toda a sua diversidade. Em breve vão estar exigindo a cor branca, o sexo masculino e a orientação heterosexual.
Ana María Menéndez
04/06/2016 - 00h13
O Lula é:
Doutor honoris causa pela Universidade Federal de Viçosa, pela Universidade de Coimbra (Portugal), pela Universidade Federal de Pernambuco, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, pela Universidade de Pernambuco, pela Universidade Federal Fluminense, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pela Politécnica de Lausanne (Suíça), pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), pelo Sciences-Po (Institut d’Etudes Politiques de Paris), pela Universidade Federal do ABC, pela Universidad Nacional de La Matanza e Universidad Metropolitana de la Educación y el Trabajo (Argentina), pela Universidade de Salamanca (Espanha). Embora outros universidades nacionais e internacionais tenham feito diversos convites para que o então presidente recebesse a honraria, Lula recusou todos os títulos honoris causa enquanto ocupou a cadeira de chefe do estado brasileiro, passando a aceita-los apenas após deixar o cargo.
Lembrando que…
Honoris causa, abreviado como h.c., é uma locução latina (em português: “por causa de honra”) usada em títulos honoríficos concedidos por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário mas que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias etc.), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.
Historicamente, um doutor honoris causa (ou doctor honoris causa) recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional – a menos que se especifique o contrário.
Marcio Marconato
04/06/2016 - 00h16
Aplausos para vc., Ana Maria!!! Mas, não tenho dúvida nenhuma de que nosso STF não vai reconhecer nisso uma formação acadêmica e o Sr. Gilmar Mendes vai exigir a impugnação da candidatura de Lula :(
Ana María Menéndez
04/06/2016 - 00h23
Acredito que isso seria contraproducente, efeito boomerang. Repercutiria péssimo la fora. Quem pode tirar a legitimidade de um h.c. concedido por uma universidade renomada como a de Coimbra, por citar somente uma da lista?
Marcio Marconato
04/06/2016 - 00h50
Ana, o Brasil virou um país tão”sui generis” que não me espanto com nada mais que acontece aqui. Quando vejo um STF, que deveria zelar pelas regras constitucionais, se comportar da maneira que se comporta fico perplexo, em estado de choque, sem alento. Desculpe, mas nesses últimos dias os versos que melhor traduzem meu estado de espírito são de “Cálice” de Chico Buarque e Gilberto Gil: “quero cheirar fumaça de óleo diesel, me embriagar até que alguém me esqueça”
Pedro Paulo Pretti
06/06/2016 - 16h07
Chico e Gil, dois ícones da cultura chapa branca! Genialidade não é desculpa para apoiar governo e sistemas autoritários! Convido estes caras para viverem em Cuba, Venezuela ou melhor na Coreia do Norte! Ou seja intelectuais de araque ou esquerda caviar
Angela Dabela Lanoa
04/06/2016 - 16h39
Ainda dá tempo para ele se matricular e fazer um tecnologo
Pedro Paulo Pretti
06/06/2016 - 16h02
O PRONATEC pode ser considerado curso superior?
Jac Bueno
08/06/2016 - 23h17
Eu tenho um certificado de inglês pelo Yazigi obtido em dois meses de curso em categoria especial. O referido certificado foi conferido por comprovação de que eu já sabia mais do que os alunos que cursavam os três anos regulares mais um de conversação. Fiz teste antes e depois desses dois meses em que frequentei as aulas. Isso é o reconhecimento do saber acima do convencional. É esse reconhecimento que o mundo acadêmico tem em relação a Lula. Por que obrigar a alguém que já sabe a frequência e provas muitas vezes decorebas? Claro que isso não se aplica a Tiririca, mas foram os paulistas, quiçá coxinhas, que o elegeram.
Jojo The Man
03/06/2016 - 23h37
Isso é uma grande sacanagem .Mas por outro lado , eu jurava que Lula já tinha um diploma .
Tem faculdade por ai que o cara só vai uma vez por semana …
Rene Correa
06/06/2016 - 11h47
Você esqueceu que ele não gosta de ler ou estudar???
Jojo The Man
06/06/2016 - 18h51
É um problema. Ele só se preocupa com o povo , em achar meios de dar vida melhor ao povo . Isso é “lamentável” .
Yac Moreira
07/06/2016 - 21h45
Por que tanto medo? kkkk…. doutores com medo de ex-operário. Os ladrões e vendilhões tremem só de falar o nome Lula. #ForaTemer
Muitos daqui (coxinhas trouxinhas enganados) tem saudade do pais do bacharéis. É doutor…. tirando as calças… e sendo apenas vaca de presépio… bovinos…
Rene Correa
07/06/2016 - 21h57
A única vantagem dos coxinhas trouxinhas enganados é poder suportar e superar a ignorância e insensatez da militância da esquerda. Convenhamos que não é pouco não.
Apolônio
03/06/2016 - 21h28
Isto não pode, é até inconstitucional. Isto é retroagir o pais ao século dezenove , quando só podia ser candidato a qualquer cargo político, doutor, ou só podia votar alguém que tivesse alguma posse. Grau de escolaridade, não significa inteligência, muito menos sapiência.
Deby
04/06/2016 - 12h39
Não queremos doutor….no mínimo alfabetizado está bom. Grau de escolaridade influencia e muito a capacidade intelectual de uma pessoa,especialmente se for político. Chega de ignorantes no poder e chega de ignorantes que compactuam e apoiam os mesmos!
Pedro Paulo Pretti
06/06/2016 - 16h10
Acho que deveria ser exigido atestado de sanidade mental! Lembra dos discursos sem nexo de Lula e Dilma (“por de trás de toda criança tem um animal oculto, que é um cachorro!”)!
Jac Bueno
09/06/2016 - 23h46
Quem defende escolaridade, é porque só tem escolaridade. Há muitos que frequentam escola e alcançam um diploma, mas não tem liderança, capacidade, criatividade, discernimento. Lula foi reconhecido como líder por todo o mundo. Por isso os medíocres o combatem.
Marivane
03/06/2016 - 20h54
AÍ NAO PRECISARIAM NEM DO MORO
Luiz
03/06/2016 - 21h51
A ideia é absurda e antidemocrática, não afeta apenas o Lula, mas restringe os direitos políticos de parte significativa da população. Ora se vamos discutir a restrição de direitos políticos, então o mínimo exigido é que o deputado apresente pesquisas bem fundamentadas e empiricamente comprovadas que demonstrem o impacto da presença ou ausência do ensino superior, independente da área, nas decisões políticas. Por fim isso me parece mais uma tentativa de implantar um mecanismo de seleção fundado em valores aristocráticos, do que uma tentativa de melhorar os mecanismos de seleção da democracia.
Jose Silva
03/06/2016 - 20h08
Acho difícil. Mais da metade da câmara dos Deputados não tem nível superior, de acordo com o 17/04. Se mais daquela metade tiver diploma, pode ter sido comprado.
Já que é para zoar, por que não altera a lei para….quem tiver sofrido acidente trabalhando, e perdido um dedo por causa disso, não pode mais se candidatar….
É…..Parece que tá difícil achar crime do nosso Estadista.
Deus Lula
03/06/2016 - 19h55
Concordo parcialmente com a ideia. Para vereador poderia exigir o ensino médio. Porém, não poderia existir reeleição para nenhum cargo eletivo, e também, nomeação de parente para cargo de confiança (Nepotismo).
Carlos Eduardo
03/06/2016 - 19h39
É claro que não passará na Comissão, caso contrário não será aprovada, se aprovada, o José Serra está fora.
Angela Dabela Lanoa
04/06/2016 - 16h42
Verdade
Carlos Eduardo
04/06/2016 - 23h11
Verdade. José Serra, que não tem bacharelado em economia nem é registrado em qualquer Conselho Regional de nenhum estado brasileiro.
Rodrigo
03/06/2016 - 19h11
Ideia até que boa, desde que seja para todos os 3 poderes que tenham no mínimo um curso de direito com registro na OAB. Assim evita da maioria de políticos analfabetos de assumirem cargos.