Foto: Sergei Guneev
Por Luis Edmundo Araujo, editor de esporte do Cafezinho
Que soem as trombetas da nossa grande mídia! Que as redações desfalcadas pelos passaralhos, desmotivadas pela inacreditável linha única editorial, indigente mental, espalhem por aí a grande notícia! Que os repórteres felizes, otimistas, que torcem muito, muito para o sucesso disso que está aí bradem aos ventos que o Brasil, em menos de mês de novo governo – interino, macho, velho e investigado – já foi alçado à rara categoria de superpotência mundial, ou não é superpotência o país que, prestes a abrir uma Olimpíada em seu território, sofre ameaça de boicote?
Em 1980 a grande vítima foi a então União Soviética, com todo o seu poderio militar, territorial e espacial. A invasão do Afeganistão por tropas soviéticas no fim de 1979 foi o motivo alegado pelos Estados Unidos para, sob o governo democrata de Jimmy Carter, liderar um boicote de 61 países aos Jogos de Moscou. O Brasil do presidente João Figueiredo não estava entre eles e conquistou duas medalhas de ouro, as duas com o Iatismo, uma na classe 470 masculino, com Eduardo Penido e Marcos Soares, e a outra na classe Tornado, com Alex Welter e Lars Björkström.
O País também conquistaria outras duas medalhas de bronze, uma na natação, outra com o inesquecível João do Pulo, recordista mundial do salto triplo que viria a encerrar a carreira precocemente no ano seguinte, ao amputar uma perna após grave acidente na rodovia Anhanguera, no sentido Campinas-São Paulo. Foi a segunda medalha de bronze de João Carlos de Oliveira, confirmando a má sorte olímpica do atleta brasileiro tricampeão mundial, que dominava sua categoria na época e cujo recorde mundial, de 17,89m, estabelecido nos Jogos Panamericanos da Cidade do México, em 1975, só viria a ser quebrado quase 10 anos depois, no dia 16 de junho de 1985, em Indianápolis, pelo norte-americano Willie Banks, que saltou 17,90 m.
Quatro anos depois do boicote capitalista, veio a Olimpíada de Los Angeles, em 1984, e a óbvia retaliação do outro lado da Guerra Fria. De todo o bloco comunista da época, apenas Romênia, Iugoslávia e China não aderiram ao boicote liderado pela União Soviética, e que teve novamente uma guerra no ano anterior aos Jogos como pretexto. Em 1983, os Estados Unidos invadiram a pequena ilha caribenha de Granada para derrubar Maurice Bishop, o líder do Movimento New Jewl que tomou o poder e estabeleceu um governo marxista no país, alinhado à URSS e à Cuba. Bishop tinha a simpatia da maioria da população de Granada graças, sobretudo, aos programas sociais que havia implementado.
Para o Brasil, nada nos Jogos de Los Angeles foi mais marcante do que o primeiro ouro conquistado pelo país no atletismo, com a vitória de Joaquim Cruz na prova dos 800 metros. A delegação brasileira conquistaria ainda duas medalhas de bronze, ambas no judô, com Luis Onmura, na categoria leve, e Walter Carmona, no peso médio masculino, e mais cinco pratas, uma delas também no judô, com o meio-pesado Douglas Vieira, dando início às conquistas da modalidade que se tornou, desde então, uma das esperanças de medalhas brasileiras em Olimpíadas. As outras medalhadas de prata foram no futebol, com uma derrota para a França na final; no vôlei, com a derrota para a seleção americana; na vela, com Daniel Adler, Ronaldo Senfft e Torben Grael, na categoria Soling; e na natação, com Ricardo Prado.
Agora, para os Jogos do Rio de Janeiro, não se sabe qual será o desempenho da delegação brasileira no comparativo com outras Olimpíadas. Sabe-se, porém, que com seu ministro da Justiça que manda espancar estudante, qualquer manifestante, com o ministro da Saúde teocrático, o do Esporte que lucra com os Jogos Olímpicos Rio 2016 e todo o rol de investigados na Lava Jato de sua Esplanada, o presidente interino macho, velho e suspeito, citado, pode não ver no País (se é que ele assistirá aos Jogos) nada nem perto da emoção da despedida do ursinho Misha na cerimônia de encerramento da Olimpíada de Moscou, mas tem a chance, a clara possibilidade de elevar nosso amado Brasil à categoria de superpotência boicotada, e também por conta de uma guerra, nesse caso uma guerra suja, torpe, cínica e covarde contra a democracia, contra a vontade de mais de 54 milhões de eleitores brasileiros.
luis.edmundo@terra.com.br
JOHN J.
02/06/2016 - 01h48
*• Um megagolpe dentro do golpe – TEMER remunera STF, MPF e TCU.
• Mais de 58 BILHÕES DE REAIS de dinheiro público para pagar a ajuda dos “BANDIDOS TOGADOS” no golpe contra a democracia brasileira.
• https://www.ocafezinho.com/2016/06/01/um-megagolpe-dentro-do-golpe-temer-remunera-stf-mpf-e-tcu/
• https://www.youtube.com/watch?v=03Lbuc_9oyI
CA
31/05/2016 - 19h27
Mais um idiota falando em golpe. Esse aí escreve blogs, mas não sabe ler. Se fosse minimamente alfabetizado, leria a constituição brasileira e perceberia que não foi um golpe. Ademais, o Brasil está longe de ser um superpotência, igual diriam seus amados tutores: A disléxica afastada e o barbudo assassino de plurais.
Jst
19/05/2016 - 09h17
Penso que assassinaram o Brasil. Agora os abutres dividirão o butim. Não sem antes perpetrarem uma perseguição insana contra o PT. É assim que os fascistas agem. Não deixam pedra sobre pedra viu Dilma.
Daqui a pouco estarão perseguindo até os eleitores do PT.
Adansil da Selva
19/05/2016 - 05h09
DE VOLTA AO PASSADO. VOLTAMOS PARA 1964.
E ISTO É SÓ O COMEÇO. O PIOR AINDA ESTA POR VIR.
VEJAMOS AS NOVAS ABERRAÇÕES DA DITADURA POLÍTICO/JURÍDICA/MIDIÁTICA.
Wikileaks: Michel Temer era informante do governo americano.
EUA coloca estafeta na Presidência do Brasil. Dá pra ver por que a pressa em acabar com o regime de partilha do Pré Sal, vender a Petrobras, a Caixa Federal e outras estatais.
Michel Temer nomeou ministros notavelmente medíocres e alguns notavelmente corruptos.
Novo Ministro da Justiça é ex-advogado do PCC e tem várias acusações.
Urgente! Ministro de Temer acaba de anunciar o corte de 11.250 unidades do Minha Casa, Minha Vida.
José Serra quer fechar as embaixadas do Brasil na África e no Caribe e tentou peitar representantes de organismos internacionais.
Novo Ministro da Saúde acaba de anunciar que assumiu o ministério para acabar com o SUS e ainda declara que SAMU e Farmácia Popular devem acabar em agosto em todo o Brasil.
Para novo presidente do BC, desemprego e redução do consumo ajudam a diminuir inflação.
Caso CPMF não seja aprovada, aumento da gasolina é plano B.
Privatização radical envolve Correios, Elétricas E ATÉ A CASA DA MOEDA.
Ministério da Educação apoiará Universidades públicas que quiserem cobrar mensalidade. Esse é o primeiro passo para a privatização do ensino público.
A mesquinhez do governo Temer na demissão de um garçom do Planalto “acusado” de petista e como não podia deixar de ser, por ser negro, naturalmente.
É também um governo contra a cultura e contra o social. Foram suprimidos, o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. O Ministério da Cultura foi simplesmente, deletado.
Pra que Ministério da Cultura se temos a Globo? A Globo e o seu PIG simplesmente voltam à sua antiga função, exercida competentemente na antiga revolução yanke, que era a de ser a Porta-voz oficial do GOLPE.
O ministério Temer é a expressão da mentalidade machista e escravocrata que predomina na elite brasileira. Ao nomear apenas homens brancos que cheiram o mofo da corrupção e dos vícios da velha política, Temer pratica uma violência e uma discriminação contra a principal força emergente do século XXI: AS MULHERES.
A PM prendeu e desceu o sarrafo no ato de secundaristas, professores e também em jornalistas em SP — e ainda prometeu que o próximo vai ser maior e pior.
O Fascismo avança: Sem autorização Judicial. Alckmin desocupa escolas e leva 89 alunos para DPS.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do governo Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou hoje (5) que vai adotar “todas as providências cabíveis” para garantir o uso de armas letais e não-letais contra os estudantes secundaristas, a maioria adolescentes.
Moro condena Dirceu a PRISÃO PERPÉTUA e toma a casa da sua pobre MÃEZINHA DE 94 ANOS.
Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspende investigações sobre Aécio Neves e cancelou os depoimentos do parlamentar e de testemunhas.
Grandes famílias mafio midiáticas citadas no mega escândalo “Panamá Papers” apoiaram e dão sustentação ao NOVO GOLPE DE ESTADO.
O também golpista STF, proibiu terminantemente, que se chame o NOVO GOLPE DE ESTADO de GOLPE e intimou a Prisioneira Presidente Dilma, a dar explicações, convincentes, do porquê anda chamando o seu impedimento de GOLPE.
E enfim a grande sacada do novo DITADOR. Receita de Temer para acabar com a crise: Simplesmente dizer à mídia para não falar mais em crise.
É UMA DITADURA OU NÃO É?
Naor Moraes Melo
19/05/2016 - 05h29
Homi, tudo que falaste foi produzido em nada mais nada menos que 5 dias! Vão ser corruptos e bandidos assim nos infernos! Vou imprimir isso tudo é mostrar pra uns trouxinhas!
Jst
19/05/2016 - 09h13
Dizem que o filho da sinistra trabalha na globo. provavelmente ela recebeu uma ordem dos marinho.
E pensar que dos onze sinistros, oito foram indicação dos governos Lula e Dilma. Fora aquele que iria salvar o Brasil, criou a farsa do mensalão e depois do pacote entregue foi curtir seu presente em Miami.
Será que eles não se informaram sobre a atuação destes sinistros no passado? Quem eram? de onde vinham? o que pensavam no campo social? se eram legalistas?
Foi GOLPE e o STF teve papel fundamental em sua execução.
Os caras são tão safados que mantiveram o Cunha na Câmara até que abrisse o impeachment e desse o aumento que eles tanto queriam.
Depois, o suspenderam do mandato. Quer dizer, ele continua com toadas as mordomias de deputado com a vantagem de não precisar mais ir a câmara e aguentar aquele bando de puxa sacos. Agora, ele preside a câmara de sua casa. Aliás, o Cunha é o primeiro ministro. O Temer é apenas um boneco em suas mãos.
Muito antes de darem o golpe eu alertava para ficarem de olho nos contracheques do judiciário se o golpe obtivesse sucesso. Foi dito e feito.
Sérgio Rodrigues
18/05/2016 - 23h19
Ponha imbecil nisso!…
Sérgio Rodrigues
18/05/2016 - 23h18
Esse Neto Cardoso é um imbecil!….
Pedro Pereira
18/05/2016 - 19h34
Sugura essa pedrada, temer lixao…
Gilmar Antunes Miranda
18/05/2016 - 19h29
Lembro-me das Olimpíadas de Moscou e do boicote liderado pelos EUA, até com boa razão para forçarem o russos a respeitarem a soberania do país vizinho, cujos nacionalistas foram ajudados pelos americanos a expulsar o invasores russos. Mas lembro tb de um fato mto curioso ocorrido com o João do Pulo: a medalha de ouro ou no mínimo a prata lhe foi roubada pq os árbitros recuaram sua marca, deixando a ele apenas o bronze. Este é um fato qe maculou aquela competição e diminuiu o brilho dos russos, além é claro da guerra suja contra o país vizinho, qe depois dos atentados de 11.9 – qe muitos ainda não entenderam tratar-se de uma grande farsa promovida pelo poder militar e econômico americano – passou a ser invadido pelos EUA, os mesmos qe boicotaram as olimpíadas de Moscou.
gilberto
18/05/2016 - 19h20
O Brasil, com o prestígio de Lula, passou a ser protagonista no âmbito internacional, período em que conquistou a honra de patrocinar grandes eventos esportivos, tais como os Jogos Panamericanos, Copa do Mundo e a Olimpíada. Com o golpe, doravante os usurpadores poderão voltar praticar seu esporte predileto que é tirar os sapatos em solo americano.
Neto Cardoso
18/05/2016 - 18h52
Vc petista que não reconhece o governo Temer, bem-vindo. Passei 13 anos sem reconhecer o governo do PT e sobrevivi. Vc também consegue mas vai ter que trabalhar de verdade..
Nazario Bento
18/05/2016 - 19h23
Um grande mané-cueca que você é, hein, netinho?!! Rsrsrsrsr! Nos governos PETISTA foi fácil não somente sobreviver como também progredir, avançar na vida. E se você somente sobreviveu, então não passa de um FDP fracassado e incompetente e certamente neste desgoverno golpista passará fome.
Sidnei Oliveira
18/05/2016 - 19h38
Neto,passaras comendo capim e assistindo a Globo,com certeza!!!!.
Neto Cardoso
18/05/2016 - 19h42
Não sou aquela vaca da sua, mãe para comer capim….
Luís CPPrudente
18/05/2016 - 19h49
Vaca talvez não seja, mas coxinha, paneleiro e golpista é, além de “inteligente” telespectador da Rede Golpe de Televisão.
Neto Cardoso
18/05/2016 - 19h54
E vc agora fica caladinho, que não curto pelego, desempregado….
Jst
19/05/2016 - 09h23
Não tem argumento e parte para o xingamento desclassificado. Típico direitoso fascista e, acima de tudo, muito BURRO.
Neto Neto
19/05/2016 - 11h19
Sempre o mesmo bla bla bla ! Kkk
Luís CPPrudente
19/05/2016 - 20h57
Então, como vai o pasto?
Neto Neto
19/05/2016 - 21h01
Mi Mi Mi….kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Luís CPPrudente
19/05/2016 - 20h56
Essa pessoa chamada de Neto Neto é um sujeito sem qualificação, coisa de quem come capim e não percebeu isto.
migueldorosario
18/05/2016 - 20h36
Neto, mas Dilma foi eleita 2 vezes, após 2 eleições seguidas de Lula… Vai trabalhar, vagabundo!
Neto Cardoso
18/05/2016 - 20h41
Vagabundo e aquela que te pariu! ….
Jst
19/05/2016 - 09h22
Vagabundo burro. é pior que vagabundo.
Neto Neto
19/05/2016 - 11h22
Cala a boca, pelego chorão ! Kkkkkkk
Jst
19/05/2016 - 09h21
Os doentes da direita afirmam que no governo petista a maioria não trabalhava. Digo maiorira porque nas quatro eleições o PT venceu com maioria absoluta.
Se os petistas, que eram maioria, não trabalhavam, como o PIB do Brasil multiplicou por quase quatro no período?
O PT fez mais pelo Brasil do que os outros em 502 anos.
Agora, voltaremos às trevas e a roubalheira desenfreada.
Neto Neto
19/05/2016 - 11h24
Tudo no primeiro turno! Kkkkk
Marcos Augusto Neves
27/05/2016 - 08h59
…meu amigo, vá estudar, quem sabe a ignorância não te assombre mais.
rogeriobezerra
18/05/2016 - 17h00
Caro Miguel! Como sabes os donos do dinheiro nunca aceitaram ver o Brasil sair da nulidade que eles sempre o colocaram. Por tanto, não estão nem aí para Olimpíada. São capazes de vaiar e xingar o Usurpador. Arrogantes e exploradores são a ralé do país, talvez do Planeta. Como diz minha mãe é “gente baixa”! A ralé da piada são os ricos e os remediados aderentes. Como no Pan 2007, vaiaram Cuba, Venezuela e, agora, até a Rússia. São um desperdício Divino!